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Estratégias de retenção de clientes para o seu negócio

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O dia do cliente, celebrado no dia 15 de setembro, traz uma boa oportunidade das marcas se aproximarem ainda mais dos seus públicos. Assim, como em outras datas sazonais importantes, nessa, os varejistas, lojistas e comerciantes também preparam promoções e descontos para impulsionar as vendas e atrair novos consumidores. Contudo, especialistas apontam que as datas sazonais, mais do que oportunidades para alavancar vendas, devem ser vistas de maneira estratégica, pensando na retenção e fidelização de clientes.

“É preciso pensar além da venda. Em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador, é preciso se preparar para oferecer a melhor experiência possível ao consumidor. Isso é fundamental para reter clientes, influenciar suas escolhas e fidelizá-los. Dessa forma, os resultados se prolongam no tempo e não ficam limitados às vendas pontuais realizadas apenas nestas datas”, explica Cristina Fragata, sócia e COO da Attri – empresa de tecnologia e usabilidade que oferece soluções para melhorar a experiência do usuário.

Cristina destaca que estratégias de UX têm papel importante na construção da experiência positiva do usuário e, pensando nisso, ela traz cinco dicas para ajudar as empresas a criarem relacionamentos duradouros e reter clientes por meio de suas experiências dentro de apps e lojas virtuais. Confira:

Teste a usabilidade do site e app do seu negócio: é preciso testar seu site ou aplicativo, levando em conta as necessidades dos usuários e possíveis problemas que eles possam encontrar. Apps que travam, por exemplo, perdem usuários e também a possibilidade da retenção. “Testar é uma excelente forma de alcançar melhorias e antecipar problemas e suas soluções. Pensar que um site ou app está bom o suficiente é um erro. O correto é constantemente verificar o padrão de comportamento dos usuários e o adequado funcionamento das plataformas”, comenta a COO.

Facilite a vida do consumidor: sua loja virtual, site ou aplicativo precisa oferecer uma interface simples, que não sobrecarregue a jornada do consumidor com atributos em excesso. Mostrar tudo que sua marca pode oferecer é bastante

tentador, mas pode ser demais. Então, limite o número de decisões do usuário usando psicologia. “O dia a dia das pessoas é cada vez mais agitado. Quando elas buscam presentes ou serviços, também procuram facilidade e comodidade. É fundamental que as informações sejam claras e intuitivas, para que o usuário encontre em menos tempo o que procura e seja conduzido por um processo prático na hora da compra”, recomenda a especialista.

Guie, ensine e apoie: uma boa estratégia de UX contém sua parcela de ensinamentos e orientações, seja um e-mail de boas-vindas introduzindo sua marca e plataformas aos usuários. Clientes aprendem a usar os produtos com a orientação da empresa. Além disso, é possível guiar e ensinar usuários dentro do aplicativo ou site, por meio de configurações iniciais, popovers e modals. “Ao se antecipar e responder às questões do usuário, a empresa melhora sua UX, evitando frustrações e aumentando o nível de satisfação durante a jornada”, pontua Fragata.

Priorize a acessibilidade: é importante desenvolver apps sabendo, desde o início, que ele deve prever descrições em áudio para cegos e legendas para surdos e pessoas com problemas de audição. “A empatia que uma determinada marca demonstra ao adotar estratégias de UX abrangentes cria um público orgulhoso de escolher os produtos e serviços dessa empresa”, aposta Cristina.

Ofereça uma experiência inesquecível: encantar clientes é garantir a retenção. Uma estratégia de UX, do desenvolvimento ao design, passando pelo texto e conteúdo, tem o poder de fazer o usuário voltar para a plataforma buscando sempre ser surpreendido. “Para reter clientes, é fundamental criar momentos que os recompensem. E aqui não estamos falando de dinheiro, mas dos elementos que causam boas emoções no usuário. Uma resposta diferente, uma descrição mais detalhada, um layout que converse com alguma promoção específica, são atributos que criam uma experiência positiva e fazem a diferença na avaliação final de quem usou sua plataforma”, finaliza a especialista.

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Oreo lança produtos inspirados em Wandinha, série da Netflix produzida pela MGM Television

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Este ano o biscoito Oreo, uniu-se a Amazon MGM Studios Consumer Products and Interactive Licensing e Netflix, em uma colaboração com a série de sucesso Wandinha, conhecida por conquistar legiões de fãs em todo o mundo. Em edição limitada, embalagens e biscoitos personalizados foram criados com as personagens icônicas da série: a própria Wandinha, sua melhor amiga, Enid, e o Mãozinha.

Com o lançamento do produto, Oreo convida a todos para ativar o Modo Wandinha e entrar no universo icônico, divertido e único da personagem no momento de saborear o biscoito. Para marcar essa colaboração, a marca criará ainda diversos conteúdos, ativações e a promoção ‘Viagem no Modo Wandinha‘.

O projeto representa o maior investimento da história da Oreo no Brasil e um dos maiores planos da categoria de biscoitos da Mondelēz Brasil. O lançamento será repleto de surpresas, ativações em pontos de venda e ações de marketing à altura dessa colaboração. As novidades e mais detalhes da colaboração podem ser acompanhados nas redes sociais da marca.

Oreo está mergulhando de cabeça nesse fenômeno cultural criado pela primeira temporada de sucesso na Netflix, com o lançamento de produto criado para fãs de todas as idades. Os personagens estarão presentes na embalagem do produto, assim como incorporados no design dos biscoitos. Wandinha será destaque no biscoito com sabor de baunilha, sua melhor amiga e personagem importante da trama, Enid no Oreo com sabor de morango, e o adorado Mãozinha, no biscoito com sabor de chocolate.

Além disso, haverá biscoitos com o brasão da Escola Nunca Mais , onde a série se passa. Cada pacote pode conter biscoitos com até cinco designs diferentes, que serão enviados de forma sortida.

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Assaí entra na folia do São João em campanha com Michel Teló e Raphaela Santos

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O Assaí Atacadista chega ao mês de São João com uma nova campanha para celebrar a data e reforçar como as suas lojas já estão preparadas para oferecer produtos típicos, de qualidade e a preços baixos em todo o Brasil.

Protagonizada pelo cantor paranaense Michel Teló e pela cantora do brega pernambucano Raphaela Santos, a campanha tem como conceito o mote “É Arraiá até o Sol Raiá”, que se traduz em um contagiante jingle interpretado pelos cantores, ressaltando diversos aspectos da tradição junina. Pelo segundo ano consecutivo, a companhia utiliza o “Sol Raiá”, também como uma expressão que se conecta diretamente com a marca Assaí, tradução da origem japonesa do nome do Assaí (Asahi).

A campanha conta com filme de 30’’ para TV, patrocínios em todo o Brasil, conteúdo em digital (redes sociais e influenciadores), mídia programática (rádio, TVs e carros de som), folheteria e mídia digital externa (Out of Home) e interna em estabelecimentos (Indoor), além de campanhas de vendas com faixas de gradil e banners em porta loja.

De acordo com Marly Yamamoto, diretora executiva de marketing e de gestão de clientes do Assaí Atacadista, “as festas de São João são um momento especial para todos os brasileiros. Esta data, marcada por uma forte tradição, une pessoas de todas as regiões do país para celebrarem e se divertirem com amigos e familiares. Além de ser uma comemoração cultural significativa, o São João também representa uma oportunidade importante para micro e pequenos empreendedores, que aproveitam a data para impulsionar as suas vendas com a distribuição de produtos típicos juninos. E o Assaí está preparado para atender essa demanda, oferecendo uma variedade de sortimento de alta qualidade a preços acessíveis, como nossos clientes esperam”, avalia a executiva.

Ativações culturais 

Em duas das principais cidades do São João no Nordeste: Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), o Assaí pensou em um trabalho de patrocínio focado em explorar o conceito da campanha com interação presencial junto aos foliões. Em Caruaru, a marca contará com uma barraca junina, envelopada com a identidade visual da campanha, onde haverá brincadeiras para quem estiver curtindo a folia, com roletas em que os participantes podem ganhar vales-presentes para utilizarem nas lojas do Assaí. Além disso, a marca assinará a circulação do tradicional e divertido trenzinho junino pelas principais áreas do evento, com três vagões e espaço para até quatro pessoas em cada um deles.

Já em Campina Grande (PB), as ativações também contemplam barracas juninas e a possibilidade de prêmios em vales-presentes, junto de um painel de fotos para redes sociais. O mesmo painel será utilizado durante os casamentos coletivos (iniciativa histórica da cidade durante o São João), onde, ao lado das igrejas de comemoração, haverá um coração em neon com a frase “casei em Campina Grande”, para que os recém-casados possam registrar o momento e cada par ganhará um vale-presente de R$ 300,00 para utilizarem nas lojas do Assaí em Campina Grande.

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