Universo Live
Estapar incentiva comportamento “Se beber, não dirija”

Presente já há algum tempo no Allianz Parque e Beira Rio, a Estapar (ALPK3), maior rede de estacionamentos do Brasil, permite que os clientes retirem os carros dos estacionamentos dos estádios no dia seguinte dos eventos, até o meio-dia, e sem custo adicional. A ideia é fortalecer o comportamento ‘se beber, não dirija’ e garantir segurança para os motoristas.
O benefício é válido para todos que pagarem por uma diária nos estacionamentos. Para usufruir é necessário apresentar o QR Code via e-mail e aplicativo ou o tíquete comprovante de pagamento, no momento de retirada do veículo. Não será permitida a retirada de veículos por terceiros.
Para aproveitar a ação, vale marcar na agenda alguns shows que já foram confirmados para janeiro de 2023, no Allianz Parque: Backstreet Boys, Festival Carnauol, Imagine Dragons, Def Leppard, Motley Crue, Titãs Encontro e The Weekend. O Estádio do Beira Rio ainda não abriu agenda.
De acordo com a Marcella Mosquini, head de marketing da Estapar, “os clientes começaram a usar assim que o benefício foi disponibilizado. Acreditamos que a ação possa evitar muitos acidentes.”
O benefício oferecido pela Estapar poderá ser utilizado pelos clientes por tempo indeterminado.
Como reservar
Os clientes podem acessar o Estapar Reserva pelo site ou pelo aplicativo Vaga Inteligente da Estapar e reservar com antecedência vagas com descontos agressivos em estacionamentos de aeroportos, estádios, arenas. Basta preencher um cadastro com os dados pessoais, do veículo e do cartão de crédito. Após finalizar a compra, o usuário receberá por e-mail a confirmação juntamente com o código de barras, para utilização no acesso ao estacionamento. Não há a necessidade de impressão do voucher, que pode ser disponibilizado na tela do celular para o acesso. E em alguns estacionamentos a entrada se dá apenas pela leitura de placa, não havendo a necessidade de mostrar o QR Code.
Universo Live
OXXO e Bauducco se unem e decoram lojas para o Natal

O OXXO e a Bauducco se unem e decoram de duas unidades OXXO no Estado de São Paulo para celebrar o Natal de uma maneira inovadora. Durante cerca de 7 semanas, a unidade de Guarulhos e a de Campinas ficarão decoradas com a identidade da marca Bauducco. O Bauducco Chocottone será o protagonista da ação para celebrar a chegada do Natal.
De acordo com Roberto Barbera, diretor de marketing e Comercial do OXXO, esta é a primeira vez que um varejo alimentar realiza este tipo de ação no Brasil. No México, país originário da marca, a prática já é bastante comum e são conhecidas como ‘tienda insignia’, algo como ‘loja emblemática’, em português, e já foram realizadas mais de 100 lojas emblemáticas em co-branding com indústrias.
“Estamos muito animados de trazer essa inovação de loja temática para o País, marcas como OXXO tem a conexão com o cliente tão engajada que possibilita sair literalmente fora da caixa e realizar ações assim. E dar o ‘start’ dessa ação com a Bauducco foi um timing perfeito. Somos conhecidos como o ‘bom vizinho’ do bairro, por meio dessa aproximação que criamos com os nossos consumidores. E isso reflete todo o clima de Natal que queremos remeter nesse primeiro projeto junto à empresa, além de trabalharmos uma das sazonalidades mais importante para o brasileiro com um produto referência para toda ceia de Natal”, comenta Barbera.
“Estamos no exclusivo grupo de marcas cujo significado transcende o produto. É a Bauducco que sempre abre a temporada de Natal no Brasil com a chegada das caixas amarelas nos pontos de venda. Nesta parceria com a OXXO extrapolamos esse papel. Criamos uma experiência de conexão com a marca ‘bauduquizando’ a loja, aportando valor para o parceiro e fortalecendo a jornada e o relacionamento com o consumidor”, conta André Britto, CMO da Bauducco.
Universo Live
Sucesso da intervenção urbana realizada pela Visualfarm na Praça dos Arcos reforça a importância da inclusão social e do resgate de espaços públicos

A primeira experiência imersiva, o Visualdome – parceria entre a Visualfarm e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura,Economia e Indústria Criativas, e ProAC ICMS –, propôs uma reflexão sobre a ocupação urbana e seu impacto no meio ambiente através de imagens 360º projetadas em um domo geodésico de 18 metros de diâmetro, similar a um planetário. As projeções proporcionaram uma experiência audiovisual imersiva comparando o relevo e a vegetação de antes do descobrimento do Brasil ao que temos hoje na área ocupada pela capital paulista.
A segunda, o Tactile – apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e ProAC Direto, consistiu na realização de uma pista de dança sensorial para pessoas surdas e ouvintes poderem desfrutar juntos. Música e imagens que traduziam as diversas frequências sonoras foram unidas à sensação tátil através do aplicativo Tactile, que transmite as vibrações da música no aparelho celular em contato com o corpo de cada um.
Guilherme Felipe mergulhou nas duas experiências imersivas do domo geodésico. Ele é o intérprete de LIBRAS no vídeo do Visualdome e esteve na Praça dos Arcos para conferir o resultado. Também, como pessoa surda, ele curtiu a balada na pista de dança Tactile. “Foi uma experiência nova para mim. Eu senti e acompanhei o ritmo da música perfeitamente”, conta Guilherme.

Visual Dome
O projeto também contou com o apoio de empresas como as consultorias Acessibiliart e Surdo Mundo, a plataforma de atendimento em libras ICOM, e a sentidades que trabalham na acessibilidade de pessoas com surdez Instituto Santa Terezinha, Centro de Educação para Surdos Rio Branco e APASMA – Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá.
Para a atriz Cris Carniato, Tactile é “uma imersão de sentidos”. Ela achou incrível a proposta de uma pista de dança para pessoas surdas que é inclusiva para ouvintes. A dupla de influencers do Guia Paulistinha também destaca que é uma “mistura de sentidos para pessoas surdas e ouvintes”, enquanto o Visualdome, segundo a dupla, nos faz refletir sobre como “São Paulo se transformou na megalópole de hoje”.
A proposta das ações foi reforçar a importância da inclusão, do resgate e da ocupação dos espaços públicos de forma gratuita e democrática. A Praça dos Arcos, localizada na confluência das avenidas Paulista, Rebouças e Angélica mais rua da Consolação, foi escolhida por ter se tornado somente um ponto de passagem.
O diretor criativo da Visualfarm, Alexis Anastasiou, explica que “nossa intenção, com essa intervenção que combina duas ações diferentes, foi criar pontes entre pessoas com e sem deficiência auditiva e entre o Brasil do passado e o de hoje. Por meio dessas pontes podemos gerar reflexões e mudanças queprecisamos”. E completa, “não podemos simplesmente desistir dos espaços da cidade, aceitando a existência desses vazios urbanos que se transformaram apenas em corredores. Ainda dá tempo de criar soluções alternativas à degradação e incrementar a convivências entre as pessoas”.
Visualdome e Tactile ocuparam a Praça dos Arcos, entre os dias 23 e 28 de novembro, onde centenas de pessoas aproveitaram as experiências imersivas com entrada franca e acessibilidade também para cadeirantes.

Visual Dome
Realização: Visualfarm em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e ProACDireto (Tactile) e ProAC ICMS (Visualdome).