Conecte-se com a LIVE MARKETING

Padrão

Entre aspas, cochetes e parênteses

Publicado

em

Por Dil Mota

Mas poderia também ser com retiscências, entre vírgulas, terminado em ponto final ou, quem sabe, ao sabor de um hífen, de uma mudança de parágrafo, ou se questionando ainda se tem um acento agudo, grave ou circunflexo, ou se a trema caiu.

Mas afinal, onde eu coloco esse apóstrofo? E cadê esse C, que tem som de S, e me confundo se tem cê-cedilha ou não?

Em um mundo que se reduz vogais e consoantes a grunhidos, onomatopéias e muitos emojis, fica cada vez mais difícil saber.

Eu já falei dos emojis, mas agora, quero falar sobre os acentos, as palavras e as letras, principalmente aqueles que não dizem o que parecem dizer, que escondem significados entre letras, palavras e linhas, brincando com significados, similaridades, duplicidades e não se rendendo ao óbvio, ao literal, usando de um texto para provocar reações, questionamentos, reflexões, e, deixando claro, até mesmo para os que não conseguem ver, que sim: há espaço para ser irônico, para não aceitar ser tão previsível e que também é muito bom poder aproveitar nosso imenso vernáculo.

Por muitas vezes, eu gostaria que tudo terminasse em retiscências, tanta é a vontade de deixar que o final fosse dado pelo entendimento de cada um, do seu jeito ou, simplesmente, ficasse no ar, porque realmente não existe uma obrigação em ser conclusivo.

Tenho a impressão também, que acentuar pra frente ou pra trás (agudo ou crase) me dá um senso de direção.

Por mais que a minha revisora preferida, Antonia Goularte, em sua generosidade, sempre me diga que eu uso a crase errada, e me divirto com isso, porque é gostoso brincar de não saber, escrever sem saber ao certo se a regra é essa ou aquela, e, talvez, tudo isso seja um retrato de um atentado à Língua – e que me perdoem os lusófonos – porque a revisão ortográfica tirou o acento da palavra ideia, e, para mim, isso é imperdoável… (com retiscências).

Em um mundo com uma redução drástica do uso e controle de nossa Língua, com uma diminuição alarmante da quantidade de palavras que usamos, e de uma forte tendência de adotarmos e usarmos sistematicamente as mesmas expressões, muitas delas com inúmeras aplicações, cá estamos nós escrevendo, você talvez lendo, mas ainda buscando em linhas tortas, tentando não ser mal escritas, que se expressar de forma escrita ainda tem sua graça, como qualquer livro, poesia, poema, ou até mesmo uma notícia, porque a maior parte do seu conteúdo não é o que foi escrito, mas o que está sendo lido por quem lê, e sujeito à sua forma de leitura, da forma como ele consegue e pode entender.

Continue lendo

Gente

Paula Munhoz é a nova diretora de marketing de chocolates da Nestlé

Publicado

em

A Nestlé Brasil anuncia a promoção de Paula Munhoz como nova diretora de marketing de chocolates. A executiva, que está há 16 anos na empresa, será responsável pelas marcas Nestlé e Garoto. Paula substitui Tatiana Perri, recém promovida para a liderança de CPW Brasil, a divisão global de cereais matinais da empresa.

Paula iniciou carreira em marketing corporativo e mídia, passando por áreas como comunicação corporativa, Nestlé Health Science, Nutrição e CPW, o que contribuiu para seu desenvolvimento e liderança. Em 2022 assumiu a posição de gerente executiva de CPW e respondeu pelo reposicionamento de várias linhas de produtos, conquistando o Prêmio TOP of Mind na categoria e transformando o portfólio com  lançamentos relevantes, exposição para novos públicos, além  acelerar o crescimento e a liderança da categoria.

“Sigo motivada para transformar estratégias em resultados por meio da inovação centrada no consumidor e do trabalho colaborativo. Estou pronta para assumir este novo desafio na divisão de chocolates e contribuir para o crescimento sustentável dos negócios”, afirma Paula Munhoz.

 

Continue lendo

Padrão

Luiz Eduardo Almeida é o novo gerente de produto da Nexaas

Publicado

em

A Nexaas, retail tech especializada em omnichannel e inovação para o varejo, anuncia a chegada de Luiz Eduardo Lopes Telles de Almeida como seu novo gerente de produto. Com vasta experiência em empresas de tecnologia e consultoria, Luiz Eduardo traz consigo um profundo conhecimento em gestão de produtos digitais e uma visão estratégica voltada para o atendimento aos clientes.

Com mais de seis anos de experiência em gestão de produtos digitais, o novo colaborador destaca-se pela sua capacidade de conectar a estratégia de negócios à tecnologia, buscando agregar valor aos clientes. Sua atuação inclui a concepção de soluções analíticas e a aplicação de ciência de dados para automatizar processos complexos e gerar insights estratégicos.

“A primeira coisa que me chamou a atenção na Nexaas foi a visão das lideranças sobre o próximo ciclo da empresa. Essa visão se traduz em dois principais pontos: na consolidação das soluções de omnicanalidade, posicionando-as como verdadeiros diferenciais para varejistas que desejam oferecer serviços acima do padrão de mercado, e na oferta de mobilidade para o varejo físico a partir do nosso PDV móvel, impactando diretamente a experiência dos clientes in loco”, comenta.

Continue lendo