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Dados e segmentação são aliados da publicidade dentro dos jogos digitais

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O mercado dos jogos digitais deve ultrapassar US$ 200 bilhões ao final de 2023, segundo a consultoria de games Newzoo. Com um potencial econômico avassalador, marcas e anunciantes têm nos jogos eletrônicos a oportunidade de aperfeiçoar as estratégias de negócios e investir em novos formatos de mídia para engajar jogadores (profissionais ou casuais), fãs de e-sports, criadores de conteúdos e influenciadores do ramo.

Segundo a pesquisa Publicidade em Games no Mercado Brasileiro, 34% dos jogadores não gostam das propagandas nos jogos online. Apesar disso, 59% dos entrevistados declararam se lembrar dos anúncios veiculados. Portanto, marcas e anunciantes têm dois desafios: pensar em novos formatos para atender de forma mais satisfatória o jogador e melhorar as estratégias para anunciar nos formatos já existentes.

“O jogador de hoje não curte publicidade que atrapalhe seu jogo, e os anunciantes têm que procurar parcerias e integrações com product-placements criativos, além de oportunidades de branding que tenham a ver com o jogo que a galera que está jogando”, afirma Jonathan Pereira, head de gaming marketing da Siprocal.

Neste contexto, as comunidades podem facilitar o entendimento e a aceitação das publicidades nos jogos digitais. São pessoas com o gosto em comum (por um console, por uma franquia de jogos, por uma modalidade) que participam ativamente da experiência promovendo trocas, interações, debates e ações sobre determinado produto.

No caso de In-Game Advertising (propaganda inserida durante a experiência de jogo), as comunidades podem desempenhar uma função de melhorar a aceitação dos jogadores: “As comunidades são um canal importante nesse mix, facilitando e ampliando o entendimento do público gamer com a proposta da marca que deseja anunciar nesse meio. Mas é preciso ter fit com o público para não gerar o efeito contrário”, completou Jonathan.

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Quase metade das indústrias investem menos de 5% do faturamento em marketing, aponta estudo

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A Abraind acaba de lançar o primeiro Panorama de Marketing e Vendas da Indústria, que tem como objetivo ajudar a promover mudanças no ecossistema industrial. O estudo é fruto de uma parceria com grandes players do setor como Ploomes, PipeRun e Econodata.

O levantamento oferece dados exclusivos sobre o comportamento dos negócios do setor. Com essas informações, as indústrias poderão ajustar suas estratégias, planejar com mais assertividade e antecipar tendências e mudanças do mercado. Karine Sabino, CEO da Abraind, destaca a relevância do estudo para a tomada de decisões estratégicas em 2025: “Atualmente, não há nenhum estudo específico para indústrias que forneça esses dados essenciais, e queremos oferecer essa ferramenta poderosa para os gestores”, afirma.

O estudo revela que quase metade das empresas entrevistadas investem menos de 5% de seu faturamento em iniciativas de marketing. Enquanto isso, outras, mais ousadas, chegam a investir mais de 10% e observam resultados mais expressivos. Já empresas que investem mais de 1% em marketing, por exemplo, têm uma conversão de propostas em vendas acima de 50%.

Contudo, foi possível perceber que ainda há uma desconexão entre as equipes de marketing e vendas, o que prejudica a eficácia do processo. Isso reforça a necessidade de uma integração mais eficiente para garantir que os leads gerados sejam qualificados e alinhados às necessidades da equipe de vendas – principalmente, tendo em vista que as indústrias que investem em marketing digital, conseguem atingir suas metas e superar em mais de 70% dos respondentes, destacando o impacto positivo das estratégias digitais no setor.

“O levantamento traz uma visão abrangente sobre como a indústria está distribuindo seus investimentos em marketing, os canais mais eficazes para geração de leads e as taxas de conversão de vendas. Ele também aborda os principais obstáculos enfrentados na captação de clientes e na inovação de processos”, destaca Karine.

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Rosh lançará ferramenta de análise publicitária no Web Summit 2025

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A Rosh, referência em campanhas, conteúdo para social media e inteligência digital, apresentará no Web Summit Rio 2025 a plataforma Rosh Insights, uma solução inovadora que promete transformar a forma como marcas e agências utilizam dados e inteligência artificial para criar campanhas mais eficazes e estratégicas.

Reconhecido como um dos maiores eventos globais de tecnologia e inovação, o Web Summit será realizado no Rio de Janeiro de 27 a 30 de abril e servirá como palco para o lançamento da ferramenta. A Rosh Insights combina tecnologia de ponta com inteligência humana, oferecendo interações dinâmicas e análises aprofundadas para potencializar resultados publicitários.

Diferentemente de outras soluções do mercado, a plataforma utiliza Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), permitindo uma experiência mais intuitiva e flexível. “Enquanto muitas ferramentas oferecem relatórios estáticos, a Rosh Insights se diferencia por proporcionar aos clientes a possibilidade de explorar dados de forma dinâmica e personalizada”, afirma David Bydlowski, CEO da Agência Rosh. “Os dados sempre foram parte fundamental do DNA da empresa, como demonstrado ao longo da gestão da conta para o Carrefour, que registrou um aumento de +458% no sentimento positivo, +108% no número de comentários, +321% nas visitas ao perfil, +190% em comentários positivos e +52% no engajamento. Esses resultados destacam a eficácia das estratégias implementadas e comprovam a capacidade da agência em entregar resultados concretos e mensuráveis”, completa.

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