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Como a inteligência artificial está gerando ROI para o marketing em 2025

Em um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo, as equipes de marketing no Brasil estão intensificando o uso da inteligência artificial (IA) como parte essencial de suas estratégias. A HubSpot Brasil realizou, em dezembro de 2024, a pesquisa “Como a IA está gerando ROI para as equipes de marketing em 2025”, com o objetivo de analisar como as empresas brasileiras estão adotando a IA para melhorar suas operações de marketing e gerar resultados tangíveis.
O estudo demonstra que a inteligência artificial está se consolidando como uma ferramenta essencial para o marketing no Brasil, não apenas otimizando processos, mas também gerando retorno significativo sobre o investimento. Organizações que adotam IA estão vendo benefícios claros, como aumento de receitas e maior eficiência operacional. Além disso, as perspectivas para os próximos anos são altamente positivas, com um crescimento contínuo na adoção da tecnologia e novas áreas de aplicação sendo exploradas.
“O uso da inteligência artificial no marketing veio para ficar, e o retorno do investimento é claro para os líderes que adotaram cedo a tecnologia e agora estão em um elevado nível de maturidade”, explica Camilo Clavijo, vice-presidente de vendas para a HubSpot na América Latina. “Adotar novas tecnologias é essencial para impulsionar o crescimento sustentável. No entanto, o verdadeiro diferencial está em saber como integrá-las de forma estratégica, sem perder o foco nas pessoas e nos resultados”.
A pesquisa revela que a maioria das empresas brasileiras começou a adotar IA entre 2022 e 2023 (55,90%), com 45,10% classificando a adoção como avançada. As áreas de maior uso de IA nas estratégias de marketing incluem automação de tarefas (55,90%), criação de conteúdo em texto (52,70%) e criação de conteúdo em vídeo (50,60%). Esse movimento está sendo fortemente apoiado por consultorias especializadas, com 92,4% dos respondentes indicando que contaram com o apoio de consultores e empresas para implementar ferramentas de IA.
Um ponto crucial identificado no estudo foi a preocupação com ética e privacidade: 78,6% dos profissionais afirmaram que esses fatores são essenciais em suas decisões sobre a adoção de IA.
Além disso, a medição do impacto da IA é uma prioridade para as equipes de marketing, com 95,4% dos entrevistados afirmando que utilizam métricas específicas para avaliar os resultados. Os principais indicadores de sucesso incluem o aumento de receitas (59,85%) e o tempo economizado em tarefas operacionais (55,03%). Contudo, os desafios na mensuração são claros, com 29,8% dos profissionais apontando a dificuldade de atribuir resultados diretamente à IA e 26,2% destacando a complexidade na análise de dados.
Apesar desses desafios, a pesquisa aponta que o principal obstáculo para a adoção mais eficaz da IA é a falta de experiência e conhecimentos técnicos, apontado por 40,5% dos entrevistados.
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Bruna Marquezine protagoniza nova campanha da Omoda

A OMODA & JAECOO dá um passo importante em sua trajetória no país com o lançamento das campanhas que apresentam os novos super-híbridos OMODA 5 e OMODA 7. A comunicação dos novos Super-Híbridos OMODA é estrelada por Bruna Marquezine, uma artista que inspira o Brasil e conquista o mundo. A campanha celebra a força e a autenticidade, refletindo a atitude, a pluralidade e a estética global que definem o DNA da marca.
Desenvolvida pela iD\TBWA, a campanha reforça a visão ousada da Omoda de unir design, tecnologia e experiência em um novo patamar para o segmento de SUVs premium. Com estreia marcada para 29 de outubro, a comunicação será veiculada em TV, mídia digital, mídias offline e redes sociais, com três filmes principais: um dedicado a cada modelo e um terceiro destacando a presença e grandiosidade global da marca, que está presente em mais de 40 países.
Segundo Thiago Marques, head de marketing da Omoda & Jaecoo no Brasil, Bruna Marquezine personifica os valores de independência, atitude e sofisticação da marca, conectando o conceito de “super híbrido” não apenas à tecnologia automotiva, mas também a um modo de vida moderno, dinâmico, requinte e inovação. “Bruna traduz a essência da marca Omoda: ela traduz personalidade, autenticidade e liberdade para se expressar. Essa campanha firma a expansão da marca no Brasil, um momento em que design, inovação e experiência se fundem para redefinir o prazer de dirigir e ressignificar a mobilidade do futuro”, explica o executivo.
Para Camila M. Costa, CEO e sócia da iD\TBWA, o projeto representa a convergência entre criatividade, inovação, cultura e experiência, pilares que sustentam o trabalho da agência, unidos à entrega de resultados de marca e negócio. “A Omoda | Jaecoo é uma marca global que nasceu disruptiva e traz uma visão inspiradora de futuro. Nosso papel foi traduzir esse espírito em uma comunicação emocional e aspiracional, mostrando como tecnologia e estilo podem se unir para criar experiências verdadeiramente únicas e relevantes para o público brasileiro”, afirma Camila.
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SHEIN lança campanha de Black Friday com descontos de até 90%

A SHEIN, varejista global online de moda, beleza e lifestyle, já iniciou uma das campanhas mais aguardadas do ano, a de data dupla 11.11 e a Black Friday. Os descontos são progressivos e vão até 30 de novembro. Nessa semana, até 9 de novembro, são mais de 800 mil itens com até 90% de desconto e frete grátis.
As promoções começaram ainda em outubro e seguem ao longo de novembro, com dias de descontos exclusivos e frete grátis. As ofertas estarão distribuídas entre diversas categorias, mantendo a proposta da SHEIN de oferecer milhares de produtos a preços acessíveis.
A ênfase estará nas categorias de moda feminina e masculina, que são o foco central do posicionamento da marca, além de beleza, casa e eletrônicos, que complementam a experiência de lifestyle oferecida pela SHEIN.
A SHEIN está otimista com o desempenho de vendas neste ano. A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores brasileiros, e a empresa espera impulsionar os resultados com uma combinação de ofertas atrativas, frete estratégico, e campanhas de alto alcance.
Para reforçar a ação, a SHEIN escolheu Ludmilla como embaixadora da marca no Brasil. A cantora estrela uma campanha nacional com filmes em televisão e peças nas redes sociais.
Com sua autenticidade, impacto cultural e estilo único, Ludmilla representa perfeitamente a missão da SHEIN de democratizar a moda, tornando-a acessível, diversa e inclusiva, e promovendo a autoexpressão por meio do estilo.
A artista também lançou uma coleção exclusiva de 118 peças, desenvolvida em parceria com a marca, que reflete sua personalidade e reforça o portfólio de marcas próprias da SHEIN.
“Ludmilla foi escolhida para estrelar as maiores campanhas do ano da SHEIN por sua autenticidade e impacto cultural. Sua trajetória e estilo único traduzem diretamente nossa missão de democratizar a moda, tornando-a acessível e inclusiva”, explica Rodrigo Eimori, head de marketing da SHEIN no Brasil. “Ela representa a diversidade e a autoexpressão, valores fundamentais para a marca.”








