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CM.com apresenta dicas para um bom atendimento e sucesso na Black Friday

Uma pesquisa sobre a Black Friday realizada pelo Google Brasil em parceria com a Offerwise, revela que, neste ano, 70% dos consumidores irão gastar mais que em 2022. Além disso, 91% afirmam que irão pesquisar online antes de comprar algo durante o período. Dessa forma, ter uma estratégia bem planejada pode ser fator crucial para as empresas se destacarem em meio à concorrência e ter impactos positivos a longo prazo. Entretanto, não é apenas o bom desconto que chama a atenção dos consumidores, mas também saber transformar a comunicação em conversão de vendas, é o que defende a CM.com, empresa holandesa que atua no segmento do comércio conversacional (ConvComm).
Para Glaucia Hora, gerente de marketing digital sênior da CM.com, a utilização de redes sociais e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, proporcionam abordagens inovadoras para transformar conversas em conversões dentro de um contexto cada vez mais personalizado, principalmente diante de momentos de altas vendas.
“O marketing conversacional entende a individualidade de cada um e coloca o controle do processo de vendas diretamente nas mãos do cliente. Tudo isso a partir do princípio de dar ao consumidor o que ele deseja e quando deseja. Quando as marcas utilizam as ferramentas adequadas, cada interação é uma oportunidade e cada conversa reflete uma potencial conversão. Por isso, usar dados para entender seu comportamento e ofertar algo de real interesse é imprescindível. Estar atento ao que o cliente deseja é a chave para trazer a conversão, isso inclui prestar atenção no histórico e também nas interações feitas dentro do ecossistema digital da empresa, de modo a criar campanhas mais assertivas de acordo com o interesse do consumidor”, diz a executiva.
Para ela, a organização e o planejamento são dois aspectos essenciais para garantir o sucesso de uma campanha, e esse é o momento de preparar sua equipe para lidar com um volume de consultas significativamente maior. A implementação de chatbots pode ajudar a filtrar questões mais simples daquelas mais complexas que requerem atendimento humano para serem solucionadas.
Também é importante que as ofertas e promoções sejam claras e de fácil compreensão para os clientes. Nesse sentido, um sistema de suporte proativo, que inclui e-mails ou canais conversacionais como WhatsApp, Instagram ou Facebook, pode ajudar no fornecimento de informações relevantes como prazos de entrega e políticas de devolução, de forma a garantir a transparência no processo de compras.
Durante a Black Friday, mais que apenas responder dúvidas ou resolver problemas, é necessário construir uma conexão duradoura com os clientes, que por sua vez, esperam um atendimento rápido e personalizado. Além disso, ao utilizar os canais preferidos dos consumidores, as marcas têm a possibilidade de garantir uma experiência consistente e marcante, evitando também o abandono de carrinhos – que é uma dor no mundo do e-commerce – ao enviar a mensagem certa, no canal certo.
Ainda no contexto do atendimento, integrar soluções de inteligência artificial pode ajudar a tornar a comunicação entre empresas e clientes mais eficaz. Isso pode ser aplicado tanto no atendimento quanto no envio de conteúdo personalizado. Outros fatores importantes para se considerar durante o período incluem oferecer opções de pagamento flexíveis, benefícios como entrega grátis, cashback e programas de fidelidade.
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Hellmann’s e NBA ampliam parceria e levam sucesso brasileiro para a América Latina

Após três temporadas de sucesso no Brasil, Hellmann’s e NBA anunciam a expansão de sua colaboração de marketing para outros países da América Latina. A partir da temporada atual da liga, além do Brasil, México e Argentina passam a integrar o ecossistema que une sabor, cultura e esporte em uma das parcerias mais bem-sucedidas do portfólio global de Hellmann’s. A decisão vem na esteira de um case consolidado no Brasil, que se tornou benchmark dentro da Unilever e para a própria liga, com resultados expressivos de negócios.
De 2022 a 2025, de acordo com dados Nielsen1, Hellmann’s registrou um aumento de mais de oito vezes em volume e mais de doze vezes em valor de vendas de maioneses squeeze saborizadas no mercado brasileiro durante o período da campanha — de janeiro a junho — consolidando sua liderança na categoria e criando uma nova sazonalidade estratégica para seu portfólio. Conforme a mesma pesquisa, já em 2024, após o segundo ano de parceria, a marca se tornou líder absoluta em volume e valor de vendas, bem como de marketshare no segmento de squeezes, reforçando o poder da colaboração entre o sabor irresistível de Hellmann’s e a NBA.
Desde o início da parceria com liga, em 2023, Hellmann’s se conectou com o universo do basquete de forma próxima e culturalmente relevante, atuando como uma ponte entre a NBA e os fãs brasileiros. O resultado dessa conexãotranscendeu o patrocínio e gerou impacto direto tanto em percepção de marca quanto em negócio no Brasil.
“A parceria com a NBA tem sido uma das mais importantes plataformas de rejuvenescimento de marca para Hellmann’s. A liga nos conecta com um público jovem, engajado e apaixonado, que vive o esporte dentro e fora das quadras — e é justamente aí que Hellmann’s entra: transformando esses momentos em experiências ainda mais gostosas e memoráveis. Ver esse sucesso expandindo as fronteiras do Brasil e chegando em novos mercados é um orgulho enorme para nós, e mostra o potencial da marca quando atua em territórios culturais de forma relevante”, afirma Carolina Riotto, head de marketing de Hellmann’s para a América Latina.
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Nestlé lança Academia de Inteligência Racial com trilhas sobre representatividade para toda a empresa

A Nestlé dá mais um passo em sua jornada de diversidade, equidade e inclusão com o lançamento da Academia de Inteligência Racial, iniciativa criada para ampliar o letramento racial na companhia. A ação foi desenvolvida pelo grupo de afinidade racial da Nestlé, o Nesblack, que atua pelo fortalecimento da equidade dentro da organização. Nos últimos cinco anos, o número de colaboradores negros cresceu 4%, alcançando a marca de 48% de todo o quadro empresa. Entre as lideranças, o avanço é ainda maior: 60% de novas posições ocupadas por pessoas negras.
A Academia de Inteligência Racial tem o objetivo de promover uma consciência coletiva sobre a importância da representatividade e do avanço racial na companhia. A trilha de conhecimento foi estruturada em três etapas: Inteligência social, com base conceitual sobre diversidade e realidade racial no Brasil, incluindo temas como colonialismo, ações afirmativas e racismo estrutural; Sessões aplicadas, voltadas a áreas estratégicas como Recursos Humanos, Liderança, Marketing e Vendas, aprofundando discussões sobre práticas inclusivas, gestão de times diversos e oportunidades de inovação e representatividade no consumo; e Inspiração, etapa final de engajamento e mobilização, que reforça o compromisso coletivo com a equidade racial.
A iniciativa também contará com rodas de conversa com empresas referência em equidade racial e discussões práticas com parceiros estratégicos — entre eles o Mover e o Grupo Globo, explorando temas como afroconsumo e comportamento das comunidades periféricas.
“Mais do que promover o desenvolvimento individual, queremos fortalecer uma consciência coletiva sobre o papel da liderança na promoção da equidade racial. A Academia de Inteligência Racial é um passo importante nessa construção, ela nos ajuda a compreender, agir e inspirar mudanças dentro e fora da companhia”, afirma Augusto Drumond, head de diversidade e inclusão da Nestlé Brasil.
O projeto é inspirado no modelo global Thrive, criado pelo time de Diversidade e Inclusão da Nestlé Global, que tem como base a liderança inclusiva e o aprendizado contínuo. No Brasil, o modelo foi adaptado à realidade local e conectado ao movimento de aceleração racial que vem sendo estruturado pelo grupo de afinidade racial da companhia.








