Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Clube Giro utiliza gamificação como estratégia de engajamento no transporte rodoviário

Publicado

em

O mercado global de games mobile deve movimentar US$ 90,7 bilhões até o final deste ano e crescer mais de 13% anualmente até 2023. É o que aponta um levantamento da Newzoo, consultoria global de games e eSports. Há ainda a recente Pesquisa Game Brasil, que mostra que os celulares foram a plataforma mais popular entre os gamers brasileiros em 2021. Segundo o relatório da SensorTower, o Brasil é, inclusive, o terceiro país com o maior número de downloads de jogos, atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos.

De olho nesse mercado, mesmo empresas de setores mais tradicionais têm apostado nessa solução para inovar na experiência dos consumidores. É o caso do clube giro, programa de fidelidade do Grupo JCA – formado pelas empresas Catarinense, Cometa, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão – que oferece diversos benefícios para seus clientes, e agora anuncia uma nova parceria com a divisão de Brand Gamification da etermax, companhia internacional de tecnologia criadora de jogos globais como ‘Perguntados’ e ‘Apalavrados’.

O programa de fidelidade vem se reinventando por meio da tecnologia e é pioneiro na aplicação de conceitos de games dentro do setor de transporte rodoviário. A etermax Brand Gamification, por sua vez, desenvolve soluções 360º de publicidade in-game e experiências de entretenimento inovadoras, com formatos especiais e uma rede de mais de 2,2 mil títulos mobile que conecta e potencializa a relação da marca com a audiência. Com a parceria, o clube giro espera impactar milhares de usuários, agregar e ampliar o conhecimento sobre a plataforma, alcançando um perfil de público que tem afinidade com jogos para celular e que pode vir a se interessar em realizar viagens nacionais – já com a garantia de passagens com um bom desconto.

“Os games se destacam por sua abrangência e as oportunidades são enormes. É uma alternativa lúdica, descomplicada e altamente eficaz no engajamento do público e que pode auxiliar as organizações de diversos segmentos a atraírem um novo perfil de cliente”, explica Márcia Martinez, líder do clube giro e gerente de clientes do Grupo JCA.

O clube funciona como um jogo que oferece prêmios em virtude da própria interação do usuário dentro de um aplicativo. Seu formato simplificado e dinâmico é um dos principais diferenciais da plataforma, pois os pontos não estão atrelados apenas com a frequência de viagens dos participantes, o que facilita o resgate dos benefícios (brindes, descontos graduais na compra de passagens e cortesias para viagens pelas empresas de ônibus parceiras). Para agilizar a evolução no game, existem ainda os aceleradores, que são pequenas tarefas que liberam medalhas adicionais e que o cliente pode realizar sem sair de casa, como participar de pesquisas, quizzes ou interagir com notícias e vídeos pela ferramenta.

“Neste primeiro ano de operação do clube giro, completado recentemente, percebemos um crescimento expressivo na nossa base de cadastrados, na proporção de 30% mensalmente, o que mostra que a estratégia de fazermos um programa gamificado é mais atrativo do que os convencionais. Agora, com a parceria com a etermax, temos a oportunidade de levar também o mundo das viagens e programas de fidelização para dentro dos games, atraindo um novo público, que muitas vezes não está habituado a viagens rodoviárias”, acrescenta Márcia Martinez, líder do clube giro e gerente de clientes do Grupo JCA.

Ainda segundo as métricas levantadas pelo clube giro neste primeiro ano de operação, cerca de 75% dos clientes interagem regularmente dentro do aplicativo e mais da metade já fez um resgate de pelo menos um prêmio, sendo passagens de ônibus o benefício favorito. O perfil do usuário do programa é predominantemente adulto, sendo que mais de 60% estão na faixa de 21 e 40 anos de idade, o que vai ao encontro a estudos que mostram que, diferente do que muitos imaginam, entusiastas e gamers não são apenas crianças e adolescentes, mas um grupo extremamente diversificado.

“A aposta da JCA reforça a versatilidade e eficácia do brand gamification mesmo em segmentos mais tradicionais, como o rodoviário, e as diversas possibilidades disponíveis no universo dos jogos eletrônicos”, comenta Christian Cunha, diretor de Brand Gamification no Brasil da etermax. “Para auxiliar as marcas nessa conexão com o mercado de games, possuímos um time multidisciplinar capacitado para desenvolver campanhas 360º, que passam pelo planejamento, execução e mensuração de resultados”.

Continue lendo

Empresa

Movimento amplia portfólio da empresa com plataforma de mídia programática autônoma

Publicado

em

A Auddas atuou como assessora financeira da ADSPLAY na aquisição da Pixel Roads, empresa de tecnologia em mídia digital que vai  operar sob a marca Pixel, e passa a ser uma oferta dentro do portfólio da ADSPLAY. A transação, cujo valor é estimado em R$ 15 milhões, marca um novo posicionamento estratégico da ADSPLAY, que passa a oferecer ao mercado dois modelos complementares de contratação: o consultivo, com atendimento personalizado, e o autônomo, por meio da plataforma Pixel.

Com a aquisição, a ADSPLAY estima crescer 35% ainda este ano, ampliando sua base de clientes e sua participação no mercado de mídia programática no Brasil. A operação adiciona à companhia uma plataforma própria com recursos de inteligência artificial, conexão com mais de 20 formatos de mídia, acesso a mais de 500 mil audiências e uma base de cerca de 700 anunciantes de diferentes portes e segmentos.

“A chegada da Pixel fortalece nossa estratégia de escalar sem perder qualidade. A Auddas nos apoiou em todo o processo de M&A, ajudando a garantir que a operação estivesse alinhada com nossos objetivos de crescimento e de diversificação de produto”, afirma Edu Sani, CEO da ADSPLAY.

Para Bruno Ruy, sócio da Auddas, a operação consolida um movimento importante no setor. “A ADSPLAY já vinha se destacando por seu modelo consultivo na gestão de mídia e pela capacidade de execução. Com a aquisição da Pixel, ela avança para um modelo híbrido, com mais tecnologia, dados e escala. Nosso papel foi garantir que a transação fosse estruturada de forma a manter a identidade da empresa e, ao mesmo tempo, destravar novas avenidas de crescimento”, destaca. Dessa forma, a empresa passa a atender a diferentes necessidades e perfis de clientes, consolidando seu posicionamento como um hub de mídia, que oferece soluções do topo ao fundo do funil.

Continue lendo

Empresa

Audi apresenta campanha para o A5

Publicado

em

Em seu maior lançamento de 2025 no Brasil, a Audi aposta em uma nova leitura de luxo contemporâneo ao apresentar o A5 Performance S Edition quattro, modelo mais potente da categoria. A campanha multicanal foi criada pela iD\TBWA. Com o conceito “ Chegar lá é só o começo” , o trabalho mira consumidores que veem no carro um reflexo da própria trajetória de sucesso, além de um bem de consumo que conecta desempenho, design e identidade pessoal.

A estratégia parte do entendimento de que, no universo premium, produtos de alto valor agregado são escolhidos por aquilo que representam, não só pelo que oferecem. E no caso do novo A5, potência máxima, design e sofisticação em cada detalhe se somam para criar desejo. “Ao longo da história, o A5 marcou momentos importantes para a Audi. Agora o novo modelo representa a materialização da jornada de crescimento. Um reflexo daquilo que o cliente se tornou e da forma como ele quer ser percebido”, afirma o head de marketing e comunicação da Audi do Brasil, Gerold Pillekamp.

A campanha foi desenhada em duas fases: a primeira é dedicada à pré-venda e inclui um evento presencial exclusivo, além de uma estratégia de relacionamento (CRM) focada na abordagem com o público.

Já a segunda fase tem início após o lançamento, prevista para meados de agosto, e segue até outubro. Nessa etapa, o objetivo é ampliar a divulgação do novo modelo por meio de uma comunicação multicanal, com ações em cinema, PayTV, redes sociais, OOH em relógios de rua, Pinterest, mídia programática e reforço nas iniciativas de CRM.

A construção da campanha foi baseada em dados e no entendimento de que o consumidor de luxo valoriza mais do que atributos técnicos. A estratégia foca em pessoas que enxergam no carro uma forma de autoexpressão e, ao mesmo tempo, vivem um momento de ascensão pessoal e profissional.

A presença nas redes sociais será um dos pilares centrais da campanha, com destaque para o LinkedIn. Três influenciadores convidados (Monique Evelle, Luiz Pacete e Marc Tawil) darão voz ao projeto, trazendo narrativas alinhadas ao universo da marca. Na fase de pré-venda, eles compartilharão suas trajetórias de ascensão profissional, conectando-se sutilmente à performance do modelo. Após o lançamento, o trio continuará produzindo conteúdos exclusivos que reforçam o A5 como símbolo desse novo patamar de conquistas.

“Todo carro de luxo tem o papel de marcar o sucesso, de afirmar o lugar de prestígio de quem o possui. Mas entendemos que a potência do A5 o coloca tão à frente dos outros da categoria que ele merece ir além desse papel. Enquanto todos se posicionam como linha de chegada, o A5 mostra que é possível ir além, sendo o próximo passo para quem já conquistou tudo”, conta Clarissa Astigarraga, diretora de criação associada da iD\TBWA.

 

Continue lendo