Empresa
Clientivizar: Uma comunidade completamente obcecada por clientes

“Não existe nada mais fora de moda do que vender e desaparecer”, é a frase sempre repetida por Márcio Pessoa, idealizador e fundador da comunidade online Clientivizar, que tem o propósito de revolucionar o relacionamento com clientes por meio da colaboração e do compartilhamento entre os seus membros e seguidores.
A ideia surgiu durante a pandemia quando Márcio, que já acumula mais de 27 anos de carreira em Relacionamento com Clientes e cargos correlatos, resolveu criar sua própria rede de conteúdo depois de participar de vários cursos e vivenciar inúmeras implementações nas diversas empresas por onde passou. “Ao participar de vários eventos em torno dos temas relacionados ao atendimento a clientes, eu sempre sentia falta de uma linguagem mais próxima de quem realmente lida com clientes no dia a dia. Muitos conteúdos são gerados por pessoas que, há anos, não lidam diretamente com o atendimento a clientes. E eu tinha a ideia de levar algo simples, descomplicado e fácil de ser implementado”, diz Márcio.
E assim nasceu o Método Clientivizar, um curso online que conta com 5 módulas e 25 aulas divididas entre recomendação e comentários dos livros que norteiam a o programa, seguido de aplicação de métodos eficazes para serem aplicados individualmente ou com todo o time da empresa ou negócio. E as aulas vão ainda além, ensinando a tratar e manipular dados de clientes, fazer pesquisas de satisfação online, e implementar um sistema de CRM gratuito. Ao fim do curso, os alunos têm em mãos, um projeto completo de Relacionamento com Clientes para implementar em seu negócio, onde trabalha ou pretende trabalhar.
A Comunidade tem lives gratuitas semanais, com esclarecimento de dúvidas, participação de convidados e postagens diárias levando “doses homeopáticas” de Clientividade para os seus seguidores.
A Clientivizar acredita que todas as empresas deveriam prestar mais atenção e entender para atender todos aqueles clientes que já disseram sim para o produto ou serviço que oferecem, ao invés de manterem o foco principal somente em conseguir novos compradores. O cliente satisfeito gera lucro ao recomendar e contribuir para a reputação positiva da empresa, que é o bem mais valioso que se pode ter na atual “Era do Cliente”.
As inscrições para os interessados em participar do curso online em torno do Método Clientivizar estão abertas até o dia 17 de novembro e as vagas são limitadas. Os primeiros inscritos terão direito a uma mentoria gratuita com o Márcio Pessoa para avaliação do projeto final a ser implementado. O link para inscrições é este aqui: https://clientivizar.com.br/clientivizar/
*Marcio Pessoa é publicitário, pós-graduado em Comunicação 360º pela ESPM de SP e especialização em Inteligência Competitiva. Especialista em Relacionamento com Clientes, Marketing e Inteligência de Mercado. Em 27 anos de carreira, acumula experiência nos mercados de Telecom, TI e Eventos e Incorporação e Construção, onde atualmente é Gestor de Sucesso do Cliente.
Empresa
Itaú Unibanco escala Ronaldo Fenômeno para lançar estratégia focada na temporada de futebol de 2026

O Itaú Unibanco acaba de dar o pontapé inicial em sua estratégia para a temporada de futebol de 2026 com o lançamento da campanha Torcendo Feito Você. A iniciativa marca a evolução do movimento institucional Feito e consolida a presença do banco em um dos territórios culturais mais vibrantes do país, conectando soluções bancárias, promoções e parcerias à paixão nacional pelo esporte. Como patrocinador oficial de todas as Seleções Brasileiras, a instituição financeira reforça seu compromisso histórico em um ano em que o futebol se torna o epicentro das atenções globais.
O grande destaque da peça publicitária, assinada pela Africa Creative, é a presença de Ronaldo Fenômeno. No filme, o ex-jogador é apresentado como um torcedor comum, vivenciando com leveza e bom humor o carrossel de emoções que o torneio desperta. A narrativa explora a cultura digital ao mostrar Ronaldo interagindo com memes e celebridades, incluindo sua famosa dancinha que viralizou. O elenco de apoio conta com um time de peso de parceiros da marca, como Beatriz Haddad, Carlos Alcaraz, Rebeca Andrade e a pequena Alice, além de figuras icônicas como o Canarinho e a personagem Adênia Chloe.
A estratégia de mídia contempla uma presença massiva em TV aberta, mídia digital e out-of-home (OOH), com desdobramentos específicos para redes sociais como Meta, TikTok e YouTube. Mais do que uma ação isolada, a campanha funciona como a base de um ecossistema completo de live marketing e engajamento. “O futebol é uma expressão cultural central na vida dos brasileiros e um território legítimo de conexão com as pessoas. Nosso patrocínio às Seleções Brasileiras é um compromisso construído ao longo do tempo, baseado em presença e consistência. Com Torcendo Feito Você, fortalecemos essa relação ao integrar nossos produtos e serviços ao dia a dia dos clientes, apoiando a organização da vida financeira também em momentos de alta relevância emocional”, afirma Juliana Cury, CMO do Itaú Unibanco.
No campo das experiências e benefícios, o banco transformou funcionalidades como Pix, pagamentos por aproximação e carteiras digitais em ferramentas de apoio à jornada do torcedor. O programa de relacionamento Minhas Vantagens e o Itaú Shop também entram no jogo, oferecendo desde cashback na compra das camisas oficiais até descontos exclusivos. Para os clientes de alta renda, a ação Itaú com a Visa: Seu Lugar na Final promete experiências exclusivas, enquanto a promoção Seleção de Prêmios engaja a base geral com sorteios e recompensas.
De acordo com Angerson Vieira, co-CCO da Africa Creative, a campanha busca a identificação real com o público. “Em algum momento, todo mundo diz que não vai se envolver tanto. Até que a paixão fala mais alto, os sentimentos intrusivos surgem e todos nós passamos a sentir de tudo: ansiedade, amor, raiva e mais um monte de coisa que faz o nosso coração dar cambalhota. Nossa campanha se propõe a torcer do lado do brasileiro, passando por todos os sentimentos. De forma próxima e identificável”, comenta o executivo. A estratégia é complementada por parcerias nos setores de varejo esportivo e entretenimento, posicionando o Itaú como o parceiro financeiro indispensável para o brasileiro viver intensamente o maior evento de futebol do mundo.
Empresa
Accesstage promove networking estratégico e debate tendências do setor de crédito em noite de experiência gastronômica

A Accesstage, referência em tecnologia para gestão financeira e Open Finance, promoveu um happy hour exclusivo voltado a clientes e parceiros estratégicos que atuam como financiadores no mercado de crédito. O encontro aliou o relacionamento interpessoal a uma refinada experiência gastronômica, oferecendo aos convidados um menu degustação de pizzas harmonizado com vinhos selecionados.
O evento reuniu cerca de 60 lideranças representantes das principais instituições bancárias, financiadoras, FIDCs e securitizadoras do país. Para além do networking, a iniciativa serviu como um fórum qualificado para a troca de perspectivas sobre o cenário macroeconômico estrutural e as transformações regulatórias em curso. Entre os temas centrais debatidos pelos especialistas, destacaram-se as projeções tecnológicas para o restante de 2026, com ênfase na segurança em operações de Risco Sacado junto a âncoras e fornecedores, além dos desafios e avanços na implantação da Duplicata Escritural pelo Banco Central.
O caráter estratégico do encontro foi potencializado pela união de conteúdo técnico de alto nível e ambiente de descompressão, estimulando conexões sólidas entre os players do setor. Para Maria Martins, head das operações de crédito na Accesstage, tais momentos são vitais para que o mercado se mantenha atualizado sobre temas urgentes, como a transição para modelos digitais de recebíveis.
A executiva reforçou a visão da companhia de atuar como um facilitador entre os diversos agentes da cadeia financeira. “Nosso objetivo é conciliar a geração de negócios com a criação de impacto verdadeiro, sendo um ecossistema completo entre empresas âncoras, financiadores e fornecedores. Neste encontro focamos muito nos financiadores, pois 2025 foi um ano desafiador para este segmento, onde a taxa de juros e a rápida passagem do IOF nas operações fizeram um ano muito instável. Este foi o momento de nos reunirmos e traçarmos juntos um ano de 2026 muito mais positivo”, pontua Maria Martins.








