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Campeonato Brasileiro de League of Legends 2020 tem novo patrocinador e anuncia modelo de franquia

Novos casters estreiam no CBLoL e no Circuito Desafiante, enquanto TFT entra para o cenário competitivo no Brasil
Uma das competições de jogos eletrônicos mais importantes do país, o Campeonato Brasileiro de League of Legends, mais conhecido como CBLoL, se renova para a Temporada 2020! Entre as novidades estão a Mastercard, como nova patrocinadora, e a atualização do time de narradores e comentaristas da liga. Além disso, a Riot Games, organizadora do torneio, anuncia a implantação do sistema de franquias em 2021 e a estreia de um projeto de Esports paraTeamfight Tactics (TFT) ainda este ano. Confira a seguir todos detalhes.
Patrocinadores
A Riot Games tem a honra em anunciar o mais novo patrocinador do Campeonato Brasileiro de League of Legends: Mastercard. Desde 2018, a marca é parceira global exclusiva de serviços de pagamento nos eventos de LoL e neste ano expande sua atuação para o CBLoL. Dentro do patrocínio estão previstas ativações em vídeo, OOH, exclusividade na pré-venda de ingressos, distribuição in-game de benefícios, experiências Priceless exclusivas, meet&greet com atletas, entre outras atividades.
“O incentivo ao CBLoL é uma das estratégias para se aproximar da geração Z e fazer com que a marca seja diferenciada não só entre os jogadores de LoL, mas também entre consumidores fora do mundo dos e-Sports”, diz Sarah Buchwitz, VP de Marketing e Comunicação Mastercard Brasil e Cone Sul.
Já a Gillette, primeira marca a patrocinar o CBLoL, mais uma vez renova a parceria com o campeonato. “Quando entramos nesse universo, sempre falamos que não era apenas um jogo e sempre acreditamos nisso, no potencial do território de Esports. Nossa nova campanha chega justamente para reforçar ainda mais esse compromisso, além de buscar proximidade genuína com os amantes de games. O público pode esperar um filme com alta produção e trazendo nosso embaixador Kami de uma forma bem diferente do que estão acostumados, estrelando o comercial como garoto-propaganda e se revelando um ótimo ator”, explica Bruno Martins, gerente de Marketing de Gillette no Brasil.
A competição continua também com o patrocínio da Dell Gaming, que segue oferecendo a estrutura de computadores que os jogadores utilizam durante as partidas oficiais de League of Legends. “A Dell, por meio da marca Dell Gaming, é patrocinadora oficial do CBLoL há dois anos e isso mostra a importância que o setor tem para a empresa, que além de trazer tecnologias com as últimas inovações do mercado para oferecer uma experiência ainda mais imersiva nos jogos e atender todos os tipos de jogadores, apoia e incentiva o crescimento e profissionalização do eSports no país”, afirma Fernanda Serrani, Gerente de Marketing do segmento de Consumer. “Ao promover e patrocinar campeonatos de expressão no país, a empresa espera marcar presença na história da modalidade brasileira”, completa.
Por fim, o CBLoL e a Red Bull também renovaram a parceria para 2020. A empresa de bebidas energéticas diz que “novamente, estaremos juntos no CBLol ao longo de todo o calendário e no Red Bull Player One, que a partir deste ano passa a se chamar Red Bull Solo Queue. O campeonato de 1×1 deste ano terá uma Final Américas no Brasil e, pela primeira vez em 7 anos, será organizada uma final mundial fora do país.”
A exemplo do que foi feito ano passado, “a Red Bull vai lançar 4 novas latas com Campeões do League of Legends e oferecerá uma série de premiações, dentro e fora do jogo, para os consumidores cadastrados na ativação.” Os personagens que vão estampar as latinhas serão divulgados ao longo do ano.
Para Carlos Antunes, diretor de Esports da Riot Games no Brasil, a presença de grandes marcas endossa a credibilidade do CBLoL e o poder da comunidade que acompanha esportes eletrônicos desde o aparecimento dos primeiros campeonatos no país. “Estamos muito felizes com os resultados do CBLoL e do Circuito Desafiante em 2019. Nossa comunidade não só cresceu como mostrou um engajamento incrível em termos de audiência, mostrando a força dos Esports na nossa comunidade e no Brasil”, afirma o executivo.
“2020 trará muita coisa nova e será um ano fundamental para construir o futuro do CBLoL”, destaca Antunes. “Estudamos a estrutura de franquias e chegamos à conclusão de se tratar de um modelo viável no Brasil. Vamos dar início ao processo de aplicação de times ainda neste ano e nosso foco é já termos um novo CBLoL em 2021”, completa.
Novo time de Casters
Uma das grandes novidades da Temporada 2020 é o novo time de narradores e comentaristas do CBLoL, mais conhecidos como casters. Buscando a criação de novos formatos de narrativa e considerando o feedback da comunidade, a Riot decidiu renovar seu quadro de talentos e agora Melão, Skeat, Tixinha, Schaeppi e GSTV vão dar as boas vindas ao Gruntar, ex-caster do Circuito Desafiante, e a dois ex-atletas de League of Legends: Carlos Henrique “Nappon” Rücker e Murilo “Takeshi” Alves. Para completar o time, no Circuito Desafiante, Arthur “Vecet” Rage e Gabriel “MiT” Souza se juntam a Dudu “Etsblade”.
Já o programa Depois do Nexus contará com a participação de Letícia Motta, Matheus “Mylon” Borges, Ravena Dutra e Gustavo “Baiano” Gomes.
Sistema de Franquia
Depois de analisar o cenário brasileiro e diferentes experiências de formatos no mundo, a Riot Games chegou a conclusão de que é viável implantar o sistema de franquias no cenário competitivo brasileiro de League of Legends. As regiões da América do Norte, Europa e China já atuam com essa estrutura nas ligas de Esports, no qual os times tornam-se parceiros formais e permanentes dos torneios.
O processo de inscrição e análise de organizações para o CBLoL tem início ainda este ano com o objetivo de implementar o novo modelo em 2021. Mais detalhes serão divulgados em breve.
Teamfight Tactics
A comunidade brasileira abraçou Teamfight Tactics e, por isso, a Riot Games vai organizar um torneio piloto do jogo em 2020 no Brasil. Mais novidades em breve.
A Fase de Pontos do Campeonato Brasileiro de League of Legends começa no dia 25 de janeiro, no estúdio da Riot Games, em São Paulo, a partir das 13h. Todos os confrontos serão transmitidos nos canais oficiais da empresa no YouTube e na Twitch e também no SporTV 2.
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Disney Brasil promove contações de histórias durante todo o mês de julho

Entre os dias 1º e 31 de julho, a Disney Brasil convida crianças e famílias para uma programação especial durante as férias escolares. Ao longo do mês, a companhia promove mais uma edição do Festival de Histórias, que tem como destaque sessões gratuitas de contação de histórias em livrarias selecionadas em cidades de todo o Brasil.
Com o objetivo de cultivo o hábito da leitura de forma leve, lúdica e envolvente — transformando-a em uma experiência interativa que une entretenimento e educação de maneira divertida e acessível —, as ativações acontecem no Shopping Center Norte, em São Paulo (SP); Shopping Parque Dom Pedro, em Campinas (SP); Continente Shopping, em São José (SC); Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro (RJ); BH Shopping e Shopping Del Rey, em Belo Horizonte (MG); Curitiba Shopping, em Curitiba (PR); Terraço Shopping, em Brasília (DF); e Salvador Shopping, em Salvador (BA).
A programação traz uma seleção especial de narrativas inspiradas em clássicos e sucessos contemporâneos das marcas Disney, Pixar e Marvel – incluindo as histórias favoritas do público, como Lilo & Stitch, Moana, Toy Story, Vingadores, Spidey e Seus Amigos Espetaculares e Mickey & Amigos. As sessões são conduzidas por contadores especializados que encontram momentos imersivos e cativantes para os pequenos, com duração de uma hora.
Além das contações, o Festival de Histórias se estende por mais de 200 lojas em todo o Brasil, com uma ampla oferta de títulos e sinalização especiais nos pontos de venda, além de um plano robusto de marketing digital. E para completar a experiência, quem adquirir livros ou HQs Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e 20th Century Studios, ganha uma cartela exclusiva de adesivos colecionáveis.
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Mootag leva experiência imersiva da Predator às finais do RE:LO:AD 2025

A Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, foi palco de um dos eventos mais aguardados do universo gamer: as finais do RE:LO:AD 2025. O torneio, promovido pela Ubisoft em parceria com a Blast, marcou o início de uma nova era no competitivo de Rainbow Six Siege com a estreia do título “Siege X”. A competição apresentou uma dinâmica inédita que envolveu 20 equipes internacionais — cinco delas brasileiras — em uma disputa que mesclou estratégia, interatividade e inovação.
Dentro deste novo capítulo do eSport, a Predator, linha gamer da Acer do Brasil, esteve presente com força total — e uma cobertura de mídia social que refletiu a grandiosidade do momento. A comunicação da marca durante o evento ficou sob o comando da Mootag, agência especializada em brandformance da holding The 365 Group, que levou ao público uma cobertura imersiva, dinâmica e voltada para o engajamento real da comunidade gamer.
A estratégia da Mootag incluiu a ativação de um squad de influenciadores digitais, que acompanhou de perto todos os detalhes das finais do RE:LO:AD 2025. Os criadores de conteúdo compartilharam, em tempo real, suas experiências com o público em suas redes sociais, conectando fãs do jogo à atmosfera eletrizante da competição.
Em paralelo, a agência coordenou a cobertura de mídia, amplificando o alcance das comunicações do evento em canais estratégicos. Tudo em conjunto às mídias sociais oficiais da Predator no Brasil, com conteúdos que destacaram os momentos mais marcantes do torneio, mostrando os bastidores da produção e o impacto do lançamento de “Siege X”. Com a área de CRM integrada, a ideia foi linkar os públicos a potenciais conversores dos produtos.
Além da cobertura digital, a Predator também ofereceu ao público do torneio um espaço exclusivo ao lado da Intel, sua parceira de longa data. O stand das marcas atraiu milhares de visitantes com competições interativas, distribuição de brindes e experiências imersivas desenvolvidas especialmente para os apaixonados por Rainbow Six Siege. O local também funcionou como ponto de encontro da comunidade, criando oportunidades para interação entre fãs, influenciadores e marcas.
“Mais do que uma cobertura, o que entregamos no Campeonato RE:LO:AD 2025 foi uma estratégia de presença integrada. Aproveitamos o evento e a aguardada estreia da atualização Siege X para conectar a Predator aos fãs por meio de experiências no evento, influenciadores que têm voz na comunidade e conteúdos pensados para engajar em todas as frentes”, afirma Gustavo Peres, gerente de criação da Mootag.
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