Empresa
“Brasil precisa aprender a falar sobre valores para construir futuro”, diz a empresária Ana Couto

O Canal Um Brasil, projeto da FecomercioSP que ouve semanalmente grandes nomes da academia, da política, dos negócios e da intelectualidade sobre questões brasileiras, recebeu a designer e gestora de marcas Ana Couto, da Agência Ana Couto para uma conversa sobre a imagem do Brasil para o mundo.
A entrevista foi gravada de maneira remota, e o ADNEWS recebeu em primeira mão o conteúdo que acabou de ser publicada nesta manhã de sexta-feira (12).
O bate-papo faz parte de uma série de entrevistas sobre mulheres empreendedoras do país. Neste mês de março conhecido pelo importante dia 8, Dia Internacional das Mulheres, o canal Um Brasil vai trazer vozes de mulheres do empreendedorismo para debates importantes como esse.
Na entrevista, Ana discutiu os problemas da imagem do Brasil no exterior como uma marca. Segunda ela, o país não tem uma identidade própria, porque sequer se pergunta sobre: o que acredita, o que quer para o futuro, e o que pensa sobre o presente.
Para Ana Couto, o Rio de Janeiro é símbolo disso: coisas como o samba e o futebol foram construídas e cresceram às margens da cultura, e só se tornaram hegemônicas depois de muito tempo. Para mudar essa imagem, segundo Ana Couto, é preciso “enfrentar os fantasmas e combinar o que queremos ser”.
Quando a apresentadora Joyce Ribeiro pergunta, sobre a forma como é praticado o design aqui no Brasil, Ana conta da sua experiência do mundo do design. “Quando eu resolvi cursar design e antopoliga, eu já tinha intuição de que o design é muito mais do que uma inspeção visual de algo. Na verdade ele [design] representa algo em uma expressão visual.”, diz a CEO da agência Ana Couto.
Ela argumenta ainda que o design é uma ferramenta para a construção de marcas fortes, mas para isso é preciso que as marcas tenham estabelecido exatamente quem elas são.
“As marcas são como as pessoas. Se nós não sabemos, enquanto pessoas, qual é o nosso propósito, porque nós existimos, ou qual o nosso papel na vida, com certeza nós vamos ter uma trajetória um pouco mais volátil na nossa construção de vida, de valores e reputação. E no final, é sobre isso que estamos falando.”
Ana completa dizendo que o papel das agências é “decodificar” esses valores, e encontrar o que ela chama de DNA das marcas. E com isso, definir o propósito da marca, os atributos da sua personalidade, definir narrativas e por fim conseguir alcançar uma gestão de valor.
Com uma longa experiência nos Estados Unidos, a design fala com propriedade da marca Brasil, os problemas da sua imagem e a gestão de valor do país.
Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
Empresa
BWT Alpine Formula One Team revela carro para 2026 a bordo de um navio da MSC Cruzeiros

A BWT Alpine Formula One Team entrou para os livros de história, ao se tornar a primeira equipe na história da Fórmula 1 a revelar as cores do seu carro a bordo de um navio de cruzeiro. A pintura do carro para a temporada 2026, o A526, foi apresentada durante um evento exclusivo a bordo do MSC World Europa, em Barcelona, enquanto o navio estava atracado no novo terminal ultramoderno da Companhia.
O evento contou com a presença dos pilotos Pierre Gasly e Franco Colapinto, do Conselheiro Executivo da Alpine, Flavio Briatore, do Presidente Executivo da MSC Cruzeiros, Pierfrancesco Vago, além de um seleto grupo de convidados VIP.
O navio operou utilizando Bio‑GNL por meio do Sistema Europeu de Balanço de Massa, resultando em emissões líquidas zero de carbono durante o evento. Essa abordagem complementa o novo carro da BWT Alpine Formula One Team, que na temporada 2026 utilizará combustível sintético — um tipo de combustível que a MSC Cruzeiros também está se preparando para adotar no futuro.
Pierfrancesco Vago, presidente executivo da MSC Cruzeiros, disse:“Estamos extremamente orgulhosos de fazer parte deste momento lendário a bordo do MSC World Europa. Embora cruzeiros e Fórmula 1 possam parecer mundos diferentes, compartilhamos o mesmo DNA — um profundo compromisso com o trabalho em equipe, inovação e a criação de momentos inesquecíveis, assim como aqueles que nossa excepcional tripulação proporciona em nossos navios todos os dias.”
Empresa
BIC Kids aposta em desenhos infantis para reconectar pais e filhos através da criatividade

O que acontece quando um simples desenho infantil deixa de ser um papel esquecido na gaveta e passa a ser tratado como algo relevante? Esta é a provocação central da nova comunicação de BIC Kids, que lança no Brasil o “Museu do UAU”, uma iniciativa que convida famílias a desacelerarem a rotina, afastarem-se das telas e olharem com mais atenção para a criatividade das crianças.
Parte da plataforma de comunicação global “Criando o UAU”, a campanha assinada pelo Omnicom Media Brasil nasce de um insight simples e poderoso: para as crianças, cada rabisco é uma forma de expressão legítima e quando uma mãe ou pai reage com um “UAU”, estão dizendo para seus filhos “eu te vejo, do jeito que você é”. A proposta é transformar a casa em um espaço simbólico de exposição, onde corredores, portas e paredes viram galerias que celebram desenhos feitos à mão, com tempo, afeto e muita imaginação, conectando pais e filhos através do lápis de cor.
O objetivo da marca é trazer a relevância da categoria de colorir com a linha de lápis BIC Kids, especialmente no período da Volta às Aulas. “O ‘Museu do UAU’ reforça o papel da BIC Kids como parceira das famílias no desenvolvimento criativo e cognitivo das crianças, especialmente no período de Volta às Aulas. Queremos mostrar a relevância o ato de desenhar dentro de casa, incentivando momentos de conexão genuína, longe das telas.” afirma Rodrigo Iasi, Diretor de Marketing BIC Brasil e Argentina.
O filme manifesto da campanha retrata uma família diversa que decide montar um museu dentro de casa. O irmão mais velho assume o papel de guia da exposição, enquanto a irmã mais nova explora o espaço com encantamento, criando personagens e histórias a partir de seus próprios desenhos. Tudo acontece longe das telas, em um convite sutil ao resgate do tempo compartilhado entre pais e filhos.
Mais do que falar apenas sobre atributos técnicos ou performance, a campanha valoriza o processo criativo e o vínculo emocional construído a partir dele. “O desenho infantil não é um rascunho imperfeito, na verdade, é um registro vivo de como a criança sente e enxerga o mundo. Quando os pais param, olham e se conectam com esse momento, qualquer rabisco pode virar UAU”, explica Elder Oliveira, CCO do Omnicom Media Brasil, responsável pela criação da campanha.
A campanha acontece de janeiro a março de 2026. Além do filme, o “Museu do UAU” ganha vida em uma estratégia 360º que inclui presença em TV, streaming, YouTube, Instagram, Facebook, canais kidsafe, mídia programática (Logan e Adsmovil/Flix), além de conteúdos com creators e influenciadores focados em parentalidade e educação. Nessas ativações, famílias reais são convidadas a montar seus próprios museus em casa, transformar desenhos em fantasias, histórias ou exposições improvisadas, sempre colocando a criança no centro da narrativa.







