Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

B2B: saiba como estruturar o marketing da sua empresa para Black Friday

Publicado

em

Comemorada sempre na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday, data instituída para as ofertas e grandes descontos, tornou-se um dos eventos mais esperados, tanto pelos consumidores, como para os lojistas e empresários. Às vésperas dela e, portanto, na contagem regressiva para uma das ocasiões mais importantes do comércio Brasileiro, o que não dá para fazer é economizar nas estratégias que visam atrair clientes e nem abrir mão do planejamento que dará suporte para aumento do fluxo de vendas.

Mesmo que a data seja, especialmente, mais explorada pelas empresas B2C, este é um período em que há espaço para toda a esfera comercial, incluído o ecossistema  B2B.  À vista disso, Rodrigo Moreno, Vice-Presidente de Marketing, na Associação Brasileira de Tecnologia para o Varejo (AFRAC), destaca duas ferramentas digitais para automatizar o marketing e fazer uma ação mais assertiva.

Como parte da estratégia para alavancar os negócios, a Black Friday torna-se uma oportunidade de fidelização e visibilidade para novos clientes. Contudo, no que diz respeito à exposição dos descontos é importante a empresa se atentar a segmentação do seu público e personalizar as ofertas.  Ou seja, em linhas gerais, não é preciso e, muitas vezes, não é viável oferecer o mesmo desconto para os clientes “de casa” e para atrair os novos.

Como fazer essa personalização?  

Para criar diferentes grupos target é preciso usar a tecnologia a seu favor. Neste caso, Moreno indica o Machine Learning ou a Inteligência Artificial. Feito a segmentação do público por meio de uma das ferramentas, é possível distinguir, por exemplo, quem é o comprador mais frequente daquele que ainda não foi possível alcançar de forma definitiva e, assim, pensar estrategicamente em uma taxa de desconto para agradar quem já é um parceiro e em outra  promoção  capaz de chamar atenção até de quem nunca ouviu falar do seu produto ou serviço.

A partir disso, cada anúncio passa a ter uma página de destino diferente. “Uma vez que você possui a inteligência da personalização é possível apresentar uma oferta adequada ao comportamento do usuário ou comprador sem misturar as páginas de destino”, acrescenta.

Traduzindo, funciona assim: ao identificar, por meio das ferramentas digitais, que determinado usuário pertence ao grupo de compradores fiéis e o outro pertence a rede dos que não são frequentes, é possível direcioná-lo para uma página de desconto específica.

“Portanto, em meio às alternativas para conquistar e atrair novos clientes e, claro, não perder dinheiro, utilizar  ferramentas  que possibilitam fazer uma hipersegmentação do público para ofertas, com certeza,  é uma grande aposta”, conclui.

Continue lendo

Empresa

NESCAU® lança latas colecionáveis e edição especial de cereal com Ana Castela e Pedro Sampaio

Publicado

em

Após o lançamento de sua maior campanha publicitária dos últimos dez anos, a NESCAU® anunciou o desdobramento da iniciativa para os pontos de venda com embalagens promocionais e colecionáveis. Inspiradas no single “Agora ou Nunca”, gravado por Ana Castela e Pedro Sampaio, as novidades integram a estratégia da marca de conectar música, esporte e cultura pop no cotidiano dos consumidores.

As embalagens tradicionais de lata ganharam versões com as fotos e autógrafos dos artistas em três variações: uma estampada por Ana Castela, outra por Pedro Sampaio e uma terceira reunindo a dupla. A comunicação estimula a interação do público com a pergunta: “Você é Time Ana ou Time Pedro?”. Além da bebida em pó, o cereal matinal da linha também recebeu identidade visual temática da campanha. “A campanha vai além da comunicação e passa a fazer parte da experiência do consumidor também no ponto de venda. As novas embalagens traduzem toda a energia e atitude desse projeto, criando uma conexão ainda mais forte com o público jovem por meio da música, do esporte e da cultura pop”, afirma Lara Naccache Miranda, diretora de marketing de bebidas e cereais família da Nestlé® no Brasil.

As versões comemorativas chegaram aos canais de varejo, atacarejos, lojas de conveniência e plataformas de e-commerce de todo o país com distribuição iniciada em julho, mantendo os preços regulares das opções tradicionais do portfólio.

A ação em loja física será acompanhada por desdobramentos nas redes sociais da marca, incluindo desafios digitais, conteúdos interativos e ativações focadas no ecossistema de fãs dos cantores.

Continue lendo

Empresa

Azul e Africa Creative lançam campanha sincronizada em relógios de rua para celebrar liderança em pontualidade

Publicado

em

A Azul Linhas Aéreas e a agência Africa Creative levaram às ruas de São Paulo e Campinas uma campanha de mídia Out-of-Home (OOH) que transforma a precisão operacional da companhia em mensagem de marca. A ação, desenvolvida em parceria com a JCDecaux, utiliza a sincronia dos relógios digitais urbanos para destacar a liderança da empresa no Cirium On-Time Performance Report.

Durante uma semana, a comunicação ocupará mais de 600 relógios de rua das duas cidades. A cada hora cheia, a programação habitual dos painéis cede espaço por 60 segundos exatos para exibir a peça da Azul, somando 24 inserções diárias por ponto.

A campanha celebra os resultados de julho de 2026 do relatório global da Cirium, no qual a Azul obteve índice de pontualidade de 87,7% — alcançando a posição de companhia aérea mais pontual da América Latina e liderando o indicador no Brasil pelo segundo mês consecutivo. No período, a empresa transportou mais de 2,6 milhões de passageiros com o suporte de 14 mil colaboradores. “Esta campanha tem origem em uma conquista que reflete o trabalho diário de milhares de Tripulantes que atuam em toda a nossa operação com foco na segurança, na eficiência e na experiência dos Clientes. Ao levar essa mensagem para os relógios da cidade, transformamos esse reconhecimento em uma expressão concreta da nossa marca, reforçando o compromisso da Azul com a pontualidade e com o respeito ao tempo de quem escolhe voar conosco”, destaca Tariana Cruz, gerente geral de marketing da Azul.

Continue lendo