Empresa
Automação de marketing e CRM ajuda a maximizar o retorno sobre investimento

Em tempos de inteligência artificial e avanços tecnológicos acelerados, as empresas encontram como desafio o equilíbrio entre a automação e o atendimento humanizado, onde o primeiro vem para otimizar o trabalho e agilizar a comunicação, mas o segundo é fundamental para criar conexão e fidelizar o público.
De acordo com Renato Torres, empresário e especialista em tecnologia e marketing, empresas estão cada vez mais adotando softwares e plataformas de automação que permitem a personalização em massa de campanhas de marketing. “A integração dessas ferramentas com sistemas de CRM está, de fato, transformando a forma como as empresas coletam dados, analisam o comportamento dos clientes e personalizam suas comunicações”, comenta.
Entender esse movimento melhora a experiência do cliente e também potencializa de forma significativa o retorno sobre investimento (ROI) em campanhas de marketing. O primeiro passo para a transição é observar os benefícios e pontos de atenção das tecnologias emergentes que adaptam as mensagens de acordo com a segmentação dos grupos de consumidores.
“Algumas plataformas avançadas permitem segmentar audiências com precisão, automatizando o envio de e-mails, mensagens em redes sociais e outras comunicações de marketing. Ao entender seu funcionamento e adaptar o tom de voz, a marca aumenta a produtividade e mantém um diálogo humanizado”, acrescenta. Essas ferramentas visam garantir que cada interação seja relevante e oportuna, aumentando a eficácia das campanhas e o engajamento do cliente.
A coleta de dados é outro pilar que pode ser muito beneficiado pela integração do CRM com sistemas de automação, auxiliando a análise de comportamento do cliente e a personalização das comunicações. Com isso, as empresas podem consolidar todas as interações em um único sistema, permitindo uma visão 360 graus do consumidor, o que facilita a criação de campanhas altamente segmentadas e baseadas em dados confiáveis. “O resultado é uma comunicação mais precisa e eficaz, que ressoa com as necessidades e preferências individuais dos clientes”, pontua o especialista
Empresa
Accenture lança Client Value Experience para transformar relações B2B

Empresa
Heineken convida o público a trocar áudios longos por cerveja no bar

A Heineken segue incentivando conexões reais entre as pessoas com a ação Podia Ser Uma Heineken (Could Have Been a Heineken) que convida as pessoas a trocarem os longos áudios do WhatsApp por conversas presenciais.
Inspirada no fato de que o Brasil é o país que envia quatro vezes mais mensagens de voz no aplicativo do que qualquer outro país – segundo a Meta -, a marca decidiu dar um novo destino a esses áudios: o bar. Para participar, basta encaminhar um áudio de pelo menos três minutos, com a marcação de encaminhado, para o BOT oficial de Heineken no WhatsApp. Após confirmar que tem mais de 18 anos e aceitar os termos de participação, o BOT responde com um voucher para trocar por uma Heineken® por CPF em um bar parceiro disponível no site da ação.
“Acreditamos que as melhores conversas acontecem fora das telas. A ação ‘Podia ser uma Heineken’ reforça esse convite para que as pessoas se desconectem do digital e se reconectem entre si. Mais do que uma promoção, é um lembrete de que experiências reais continuam sendo o que realmente nos aproxima”, afirma Williane Vieira, gerente de marketing da Heineken no Brasil.
Criada pela agência LePub e parte da campanha Social Off Socials, a ação acontece de forma presencial em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cada CPF tem direito a um voucher gratuito, válido por tempo limitado após a emissão. A recomendação é gerar o código já estando no bar.
“Para ilustrar os longos áudios enviados pelas pessoas, principalmente por nós, brasileiros, exploramos diferentes formatos de mídia OOH, como envelopamento de trens, grandes e longas telas digitais que mostram o desenho de gravação de um áudio, que termina com a assinatura da campanha: Podia ser uma Heineken. Porque a provocação é justamente essa: em vez de longos áudios que impedem as pessoas de se conectarem na vida real, por que não conversarem pessoalmente desfrutando de uma Heineken?”, conta Laura Esteves, CCO da LePub São Paulo.
Além de mídia OOH, a campanha também contempla influenciadores e mídias digitais.








