Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Aprendizados da pandemia: o que a Coca-Cola, como multinacional, enfrentou?

Publicado

em

A pandemia da Covid-19, que chegou no Brasil no início de 2020 e perdura até os dias atuais, trouxe muitos pontos de reflexão e aprendizados para as marcas e empresas: adaptabilidade, capacidade de gerenciar incertezas e endereçar rapidamente as mudanças de hábito dos consumidores.

Em uma conversa sobre os desafios encontrados durante a crise em que estamos vivenciando, Adriana Knackfuss, executiva sênior de Marketing Global da Coca-Cola, compartilhou sua visão com Bob Wollheim, Chief Strategy Officer (CSO) da CI&T, multinacional brasileira especialista digital para grandes marcas globais.

“Nós teremos que navegar sobre as incertezas do presente, com uma capacidade ambidestra de ler o futuro”, disse Adriana. “A adaptabilidade deve ser a força motriz das mudanças em um cenário pós-covid-19. A habilidade de ser ambidestro. Pensando neste ano, nós teremos que sempre planejar o futuro com base em premissas que nós não sabemos onde estão. Ao mesmo tempo as companhias tentarão acelerar seus resultados”, destacou.

Para a executiva, tanto as empresas como os indivíduos postergaram ao máximo uma série de conceitos que sabíamos que eram importantes, como trabalhar de casa ou a necessidade de promover reuniões com mais flexibilidades para os times das empresas. “O que essa crise nos mostrou foi que não precisamos ficar presos a isso. Você pode ter o trabalho feito de casa, remotamente. Esse certamente foi o principal aprendizado para todos nós”, afirmou.

Ainda segundo Adriana, é preciso colocar em prática a questão de ser ágil e estar apto a aprender rapidamente, tendo um novo contexto em mente. Além disso, mencionou os quatro novos “P” em marketing, que serão levados em consideração pelas empresas para se aproximar dos consumidores: “É sobre pulso – sentindo o pulso dos consumidores -, propósito, pivotando para a performance, e passo – sendo ágil. E eu acho que isso é perfeito, porque não é mais suficiente pensar nos tradicionais quatro ‘P’s”, disse ela referindo-se aos pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Com relação a Coca-Cola, Adriana foi questionada sobre os principais desafios encontrados para atender as demandas dos consumidores em um momento de isolamento social: “Para nós, o consumo a partir de casa tem sido uma realidade com certeza. Em um cenário em que 50% dos nossos produtos eram consumidos fora de casa, nós tivemos de adaptar com muita rapidez para garantir que os consumidores estavam sendo atendidos a partir de suas casas”, disse. “Uma coisa que nós observamos, enquanto os consumidores estavam mais em casa, foi uma mudança no hábito de consumo. Por exemplo, o happy hour de sexta à noite, ou os encontros no bar, não pararam de acontecer. O que aconteceu foi que as pessoas começaram a fazer isso virtualmente, de suas casas”.

O pacote de produtos adequado e o canal certo para endereçar o consumidor que está em casa demandou uma série de adaptações para marca. A gestão e liderança à distância, incluindo conexão interpessoal, aprofundamento das relações humanas e estreitamento da confiança mútua foram aspectos trazidos pela executiva de Marketing Global da Coca-Cola:

“Estamos tendo que aprender a fazer tudo isso, e os gestores não tinham que se ater a isso antes. É parte da adaptabilidade”, ressalta Adriana. “Mas eu penso que a beleza disso tudo é que no fim do dia não há como trabalhar remotamente se não houver confiança. Eu preciso confiar que todo mundo está dando o seu melhor, mesmo eu não vendo ninguém. É preciso desaprender coisas que já não cabem nesse novo mundo, e começar com uma página em branco”.

O bate-papo de Adriana Knackfuss e Bob Wollheim pode ser conferido na íntegra (em inglês) de podcasts da CI&T nas plataformas SpotifyGoogle Podcasts e Apple Podcasts.

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Empresa

Arcor lança Halloween Guloseimas ou Trollvessuras

Publicado

em

Para comemorar a data mais misteriosa e divertida do ano, a Arcor promove uma campanha 360º com todo o potencial lúdico de Plutonita – marca pioneira no Brasil em oferecer chicles com diversas sensações, como ácida, gelada, quente, efervescente, entre outras. Este ano, o tema “Guloseimas ou TROLLvessuras” faz referência à expressão “trollagem” e ao conceito “Desafio e Recompensa”, em que a proposta do ritual é consumir os chicles Plutonita sem fazer careta, até que o gosto fique doce.

Pensando em promover o clima de Halloween entre os brasileiros, o projeto traz novidades nas frentes de comunicação, trade marketing e digital. Nas redes oficiais da Arcor no Instagram e no Facebook, os seguidores terão acesso a um conteúdo exclusivo com filtros e dicas de maquiagem e de decoração; no TikTok, a parceria com o influenciador digital Enaldo Lopes (@enaldinho) será o grande destaque; já no Spotify, haverá uma playlist tematizada para animar ainda mais as comemorações em casa. Como estratégia para gerar interação e engajamento em suas páginas, a empresa ainda apostará na produção de kits especiais para influencers que trabalham com make artística.

“A Plutonita é referência no Halloween brasileiro. Com uma ampla linha de produtos exclusivos traz sensações e experiências que só a marca entrega. Ano após ano, a data ganha relevância no calendário festivo, e trabalhar a ludicidade desse momento é um dos nossos pilares de crescimento”, comenta Anderson Freire, Diretor de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento da Arcor do Brasil.

Parcerias

Outra novidade são as parcerias da Arcor com empresas renomadas do mercado. As escolas de inglês são as principais difusoras do Halloween no Brasil, portanto, durante o mês de outubro, a Red Balloon (unidades Nova Campinas, em Campinas/SP; Valinhos/SP e Indaiatuba/SP) fará atividades exclusivas que envolverão o portfólio de chicles Plutonita. Um outro destaque é a ação com o Escape Up, em Campinas/SP, experiência indoor vivenciada em um ambiente de mistério entre amigos. Durante os enigmas, os grupos também terão acesso aos chicles que desafiam o paladar com sensações diferentes.

Já no dia 31 de outubro acontecerá um evento de Halloween no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas/SP. A programação trará uma atividade de “Caça ao tesouro”, em que os participantes farão a busca por produtos da Arcor. A empresa também contará com três pontos estratégicos espalhados pelo espaço e com promotores para reforçar ainda mais a marca e aumentar sua exposição.

Continue lendo

Empresa

RUFFLES anuncia acordo e passa a ser o snack oficial da NBA no Brasil

Publicado

em

Ruffles, batata chips número 1 do Brasil*, acaba de anunciar um acordo de longo prazo com a NBA (National Basketball Association) e é o novo snack oficial da liga também no Brasil. A parceria com a marca, que já apoia a NBA nos Estados Unidos e México, promete deixar as próximas temporadas muuuuuuito mais crocantes. Ruffles, que sempre busca oferecer momentos de descontração e sabor para o consumidor, chega com o objetivo de aliviar a tensão das quadras, levando toda a sua crocância e irreverência aos fãs do melhor basquete do mundo.

“Estamos bastante empolgados com esta parceria, a audiência dos jogos está cada vez maior no país e percebemos que a marca já estava presente nesse contexto. Vemos a ascensão do basquete e de todo esse entorno como algo muito promissor entre os jovens, público alvo de Ruffles”, afirma Cintia Spielmann, Gerente de batatas na PepsiCo Brasil.

“Com Ruffles, vamos criar uma conexão ímpar entre a marca e o jogo, promover uma onda de ações imersivas que combinam interação e experiências para os nossos fãs. Teremos muitas surpresas durante toda a temporada”, informa Fábio Laudísio, Diretor de Novos Negócios e Parcerias da NBA no Brasil.

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

Continue lendo