Gente
ABAP indica 7 mulheres para o Conselho de Ética do Conar

A Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) indicou mais sete mulheres como representantes da entidade no Conselho de Ética do Conar para o biênio 2020/2022. Para todas as cadeiras vagas (sete no total) foram indicadas mulheres, subindo de três para dez a presença de publicitárias sob a indicação da ABAP no colegiado.
Passam a integrar o conselho as profissionais: Priscilla Menezes, da Artplan; Luciana Rodrigues, da Grey; Carol Escorel, da Talent; Laura Esteves, da DPZ&T; Andrea Hirata, da Leo Burnett; Priscilla Ceruti, da DentsuMB; e Juliana Nascimento, da Fbiz. Adriana Pinheiro Machado (Tom Comunicação), Marlene Bregman (Leo Burnett) e Marcia Esteves (Lew’Lara TBWA) tiveram seus mandatos renovados.
Priscilla Menezes também será a primeira mulher negra a participar do Conselho de Ética. “Me sinto honrada por contribuir com a diversidade desse Conselho. É necessária e urgente a representatividade – prática e não teórica – em todos os aspectos da publicidade brasileira, começando pelos órgãos mais respeitados do mercado. Acredito que trazer mais mulheres para o Conselho de Ética é um passo importante para ajudar a valorizar novos pontos de vista e tornar a publicidade cada vez mais inclusiva, igualitária e menos estereotipada”, diz Priscilla.
As novas integrantes destacam a importância da diversidade no mercado publicitário e da leitura atenta ao contexto atual. “A publicidade influencia a sociedade e impacta diretamente a vida das pessoas. Por consequência, o Conselho de Ética torna-se ainda mais indispensável nesse cenário turbulento de ambiguidades que estamos vivendo”, diz Luciana Rodrigues. Para Laura Esteves é uma grande oportunidade e responsabilidade “zelar pela integridade e liberdade de expressão publicitária em uma época onde o senso comum anda cada vez menos comum”.
Compete ao Conselho de Ética do Conar apreciar e julgar as infrações, com total e plena garantia de direito de defesa aos responsáveis pelo anúncio. Quando comprovada a procedência de uma denúncia, é responsabilidade dos integrantes recomendar alteração ou suspensão da veiculação da peça publicitária. “É muito gratificante ser convidada a fazer parte de um grupo que, por meio de suas deliberações, norteia o nosso mercado, ainda mais em tempos tão marcados pela polarização. Ao acolher sete novas conselheiras em sua corte, o Conar dá um passo importante em direção à proporcionalidade e estimula nossa indústria a seguir na mesma direção”, comenta Juliana Nascimento
O segmento publicitário, além de ser um grande gerador de empregos direitos e indiretos e de gerar riquezas ao país, mantém conexão direta com a sociedade. Segundo Priscilla Ceruti, “a multiplicidade de olhares é o único caminho para valorizar as diferenças e respeitar pontos de vista numa sociedade verdadeiramente inclusiva”. Já Carol Escorel destaca o papel do Conar em evitar que propagandas possam ofender e enganar a qualquer pessoa. “Como podemos ter uma visão ampla sobre esses assuntos sem um olhar diverso e com diferentes perspectivas? Aumentar a diversidade é um movimento (ainda que tardio) fundamental para melhoramos nossa atuação com o mercado e com a sociedade. E me sinto muito feliz de fazer parte desse momento de renovação”, diz.
A publicitária Andrea Hirata recorda que o papel do Conar foi fundamental para que a propaganda brasileira tenha chegado ao nível de representatividade e ética reconhecido no Brasil e internacionalmente. “O Conar é uma bússola das melhores práticas na comunicação e tem desde sua criação um perfil baseado em princípios nos quais concordar e discordar faz parte de um discurso democrático, cada vez mais inclusivo e de liberdade de expressão.”
A atual composição da ABAP, iniciada em maio de 2019, tem promovido iniciativas para incluir mais publicitárias em suas atividades. A liderança da entidade conta com a vice-presidente Maria Laura Nicotero e com as diretoras Marcia Esteves, Miriam Shirley e Iara Silva Diniz. Um número recorde na entidade.
“Elevar a representatividade de publicitárias na diretoria, em comissões da ABAP e em todas as entidades do mercado é dever de todos. Acreditamos que a diversidade não só enriquece o debate da nossa atividade, como também traz novos pontos de vista na busca constante em construir um mercado forte e ético”, diz Mario D´Andrea, presidente nacional da entidade.
Gente
um.a Diversidade Criativa promove Marina Chieppe a coordenadora de planejamento

A agência um.a Diversidade Criativa anunciou a contratação e consolidação de Marina Chieppe na coordenação de planejamento da empresa. Na agência desde setembro de 2025, a executiva assume o comando da área com a missão de liderar o desenvolvimento estratégico de projetos que integram experiências presenciais, comunicação digital e marketing de influência.
Com trajetória profissional no setor de comunicação digital e e-commerce, Chieppe acumula passagens pela produção visual de marcas dos grupos Restoque e Amaro. Antes de ingressar na um.a, atuou como coordenadora de marketing de influência na Prosa Branding, gerando estratégias de relacionamento e atração de marcas com criadores de conteúdo.
Em sua nova função, a executiva focará no desenho de iniciativas com visão ecossistêmica de eventos e ativações, integrando estratégias de amplificação digital que cobrem as etapas de pré, durante e pós-evento. A movimentação visa fortalecer a entrega da agência em projetos integrados de brand experiência e conteúdo para sua cartela de clientes.
Gente
Pierre Fabre nomeia Alejandra Luna como nova diretora de marketing no Brasil e eleva presença feminina no comitê executivo

Os Laboratórios Pierre Fabre — grupo farmacêutico e dermocosmético detentor das marcas Avène, Ducray e Darrow — anunciaram a contratação da executiva mexicana Alejandra Luna para assumir o cargo de diretora de marketing da operação no Brasil. Baseada no Rio de Janeiro, a profissional acumula mais de 20 anos de experiência nos mercados de bens de consumo e beleza na América Latina, com passagens por companhias como Unilever, Beiersdorf e Goodyear.
Formada em marketing pelo Tecnológico de Monterrey, Luna ingressou na Pierre Fabre México em 2016, ascendendo ao comando do marketing local em 2023. Em sua nova posição no mercado brasileiro, um dos maiores do mundo em cuidados com a pele e cabelos, a executiva terá como desafio liderar a consolidação da Avène e Ducray, além da expansão da brasileira Darrow.
“Será desafiador e ao mesmo tempo muito interessante acompanhar as transformações de um dos mercados mais relevantes para a indústria de dermocosméticos. O Brasil é um país muito dinâmico, com consumidores que têm uma relação muito próxima com cuidados com a pele e com os cabelos. Chego com muita vontade de aprender, trocar experiências e contribuir para o crescimento das marcas da Pierre Fabre”, avalia Alejandra Luna.








