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Felipe Cotecchia – Computação quântica: o que podemos esperar no e-commerce?
Felipe Cotecchia
Diretor de TI da Braspag
Muito se tem falado sobre o conceito de computação quântica e a potência das máquinas do futuro com esta tecnologia, mas quase ninguém aborda quais serão os reais impactos que este tipo de inovação trará para o dia a dia.
Embora seja um campo muito experimental, há indícios de que a computação quântica irá revolucionar tudo o que vemos hoje em termos de tecnologia, tornando processos muito mais ágeis, graças à sua alta capacidade de processamento, abrindo um vasto campo de possibilidades.
Isso porque, diferente da tecnologia atual – que é baseada em códigos binários, ou seja, sequências que combinam 0 e 1 – na computação quântica é possível encontrar uma gama de resultados diferentes, inclusive simultâneos, possibilitando outras realidades e interações.
Pesquisadores nos Estados Unidos já apontam que no campo financeiro, por exemplo, a computação quântica poderá auxiliar a escolher a melhor combinação de ações para investimentos, considerando as diversas variáveis. Na medicina, é possível testar tratamentos específicos para uma determinada pessoa a partir do seu genoma, ou prever a interação de moléculas para testar novas drogas. Mas, e no comércio eletrônico?
Imagine todo esse potencial de agilidade, personalização e múltiplas possibilidades no mundo das compras integrado à Inteligência Artificial e à Internet das Coisas? Talvez tenhamos um novo universo do consumo, uma espécie de realidade artificial no dia a dia que permita adquirir produtos e serviços que interajam no plano físico e online. Louco, né?
Entretanto, a segurança é sempre um fator preocupante neste grau de inovação. Se por um lado a computação quântica pode aperfeiçoar aplicações em criptografia, por outro uma invasão de dados neste universo pode ser devastadora, porque quanto mais qubits* existem, mas é preciso avaliar como eles podem trabalhar juntos de forma completamente confiável e contínua, o que significa que toda a infraestrutura de segurança precisará ser revista para evitar ataques quânticos neste tipo de máquina.
Claro que muito disso ainda é especulação. O que os cientistas realmente sabem é que a computação quântica, por enquanto precisa ser combinada com a computação “clássica” para a realização de certas tarefas, mas ela também pode ser a solução para limitações que começam a surgir nos algoritmos que envolvem a IA e ainda abre espaço para a criação de uma nova era informacional. A aposta é tão grande, que gigantes como IBM, Google, Amazon e Alibaba investem atualmente em pesquisas e tecnologias ligadas à computação quântica. Mesmo sem saber direito o que nos espera, é bom observar de perto esse movimento, que deverá se tornar a nova revolução tecnológica e comunicacional na próxima década.
*unidade de informação quântica
Sobre Felipe Cotecchia
Felipe Cotecchia é diretor de TI da Braspag. É bacharel em TI pela PUC-RJ e certificado em Gestão de Projetos de Software pela mesma instituição. Antes de ingressar na Braspag, onde trabalha desde 2005, atuou por mais de dois anos como desenvolvedor.
Sobre a Braspag
Empresa do grupo Cielo, a Braspag é líder no desenvolvimento de soluções para processamento de pagamentos (gateway de pagamentos), conciliação, antifraude, virtualização e checkout com certificação de segurança PCI DSS 3.2 e ISO 22301 que fortalece a governança corporativa e garante a continuidade dos negócios. Possui presença direta nos principais países da América Latina e conectividade nos Estados Unidos por empresa do mesmo grupo. No Brasil, tem como clientes as principais empresas de comércio eletrônico, oferecendo soluções inovadoras, confiáveis, seguras e com o melhor custo-benefício do mercado. Além disso, a Braspag é a única empresa do setor que está formalmente comprometida com o Pacto Global da ONU, mantendo suas estratégias alinhadas aos princípios relacionados aos Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Contra a Corrupção.
www.braspag.com.br
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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co
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