Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Brasil tem potencial para liderar o mercado global de cacau e chocolate cresce com sustentabilidade e inovação

Publicado

em

A chegada da Páscoa e o período de inverno se aproximando colocam o consumo de chocolate em alta. O alimento produzido com base na amêndoa do cacau não somente é um dos mais queridos dos brasileiros, mas pode colocar o País como protagonista no mercado global, de acordo com a quarta edição do dump de insights “Jaé Fresh”, levantamento produzido pela agência 3mais. O Brasil possui a qualidade da produção cacaueira reconhecida mundialmente e a cadeia produtiva interna movimenta mais de US$ 2 bilhões, sustentando cerca de 300 mil empregos. Porém, apesar da importância econômica, o crescimento dos players da indústria nacional depende do fortalecimento de práticas sustentáveis e de responsabilidade social, cada vez mais exigidas pelos consumidores.

Concretizar o potencial transformador do setor está em posição central para o crescimento das empresas. Esse movimento passa, necessariamente, por geração de empregos e impacto socioeconômico das pequenas e médias propriedades rurais, com foco em práticas sustentáveis e de responsabilidade social. O olhar ESG na produção vai ao encontro do comportamento de consumo mais exigente e consciente. Além da sustentabilidade, qualidade e inovação são aspectos fundamentais na busca pela liderança do mercado para o País, já responsável por 13% da produção global. A penetração do chocolate nos lares brasileiros saltou de 85,5% para 92,9% nos últimos quatro anos. Atualmente, cada pessoa consome, em média, 3,9 quilos por ano.

Transformação com sustentabilidade e inovação

Um dos pontos que mais chama a atenção nesse mercado em ascensão é a mudança no perfil do consumidor. As novas gerações exigem mais transparência e inovação das marcas, buscando produtos com origem consciente e comprometidos com a sustentabilidade. Os hábitos dos consumidores estão mudando e as marcas precisam se adaptar para se destacarem.

“A avaliação aponta que a demanda por chocolate sustentável e de origem consciente cresce, refletindo a busca dos consumidores por mais informações sobre a produção. No total, 69% dos consumidores querem saber mais sobre a origem do produto. Já 61% deles esperam opções veganas ou sem laticínios. Ao mesmo tempo, mais de 60% buscam chocolates com sabores e texturas diferenciadas”, explica Rômulo Vieira, gerente de Inteligência e Estratégia de Marca da 3mais e responsável pelo levantamento.

Segundo ele, esse comportamento está impulsionando um mercado cada vez mais diversificado e adaptado às necessidades do público. A qualidade do cacau brasileiro tem se destacado globalmente, sendo reconhecido pela Organização Internacional do Cacau como um fruto 100% fino e de aroma. Isso confere ao Brasil vantagem competitiva importante.

A sustentabilidade e as práticas responsáveis no processo de produção têm ganhado destaque, com iniciativas como o movimento Bean to Bar, que promove uma cadeia de produção ética e transparente. Essa iniciativa garante ao consumidor acesso a produtos com impacto socioambiental reduzido, respeitando tanto os produtores quanto o meio ambiente.

Desafio e oportunidades

O Brasil se posiciona como um dos principais países produtores de cacau, com meta de alcançar 400 mil toneladas do fruto até 2030, contribuindo para a geração de mais empregos e o fortalecimento da economia local. Apesar de grandes vantagens na produção, a dependência de importações tem aumentado nos últimos anos, destacando a necessidade de estratégias mais eficientes para reduzir esse fator e consolidar o Brasil como líder global no setor.

Com a crescente demanda por chocolates de qualidade e produzidos de forma responsável, o varejo brasileiro tem à disposição excelente oportunidade de se destacar no mercado. Investir em produtos com certificações de sustentabilidade e de origem garantida pode ser uma estratégia eficaz para atrair consumidores que buscam produtos alinhados com seus valores pessoais.

“A sondagem aponta que marcas que se posicionam de maneira transparente, oferecendo produtos inovadores e atendendo à crescente demanda por opções saudáveis e sustentáveis, têm muito a ganhar. A chave para o sucesso está em ouvir os consumidores e se adaptar às novas exigências, criando produtos que vão além do sabor, com responsabilidade socioambiental”, conclui Vieira.

Continue lendo

Empresa

Rosh lançará ferramenta de análise publicitária no Web Summit 2025

Publicado

em

A Rosh, referência em campanhas, conteúdo para social media e inteligência digital, apresentará no Web Summit Rio 2025 a plataforma Rosh Insights, uma solução inovadora que promete transformar a forma como marcas e agências utilizam dados e inteligência artificial para criar campanhas mais eficazes e estratégicas.

Reconhecido como um dos maiores eventos globais de tecnologia e inovação, o Web Summit será realizado no Rio de Janeiro de 27 a 30 de abril e servirá como palco para o lançamento da ferramenta. A Rosh Insights combina tecnologia de ponta com inteligência humana, oferecendo interações dinâmicas e análises aprofundadas para potencializar resultados publicitários.

Diferentemente de outras soluções do mercado, a plataforma utiliza Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), permitindo uma experiência mais intuitiva e flexível. “Enquanto muitas ferramentas oferecem relatórios estáticos, a Rosh Insights se diferencia por proporcionar aos clientes a possibilidade de explorar dados de forma dinâmica e personalizada”, afirma David Bydlowski, CEO da Agência Rosh. “Os dados sempre foram parte fundamental do DNA da empresa, como demonstrado ao longo da gestão da conta para o Carrefour, que registrou um aumento de +458% no sentimento positivo, +108% no número de comentários, +321% nas visitas ao perfil, +190% em comentários positivos e +52% no engajamento. Esses resultados destacam a eficácia das estratégias implementadas e comprovam a capacidade da agência em entregar resultados concretos e mensuráveis”, completa.

Continue lendo

Empresa

Páscoa 2025: estratégias para competir com as gigantes do chocolate

Publicado

em

A Páscoa é uma das datas mais lucrativas para o varejo, com projeção de 8% de crescimento nas vendas em relação a 2024 e produção estimada de mais de 45 milhões de ovos de chocolate no Brasil. Diante de um mercado altamente competitivo, dominado por grandes players como Nestlé, Mondelēz e Cacau Show, como pequenas e médias empresas podem se destacar? A Walks, agência de branding especializada em varejo e e-commerce, revela estratégias criativas e acessíveis para marcas de todos os portes aproveitarem o potencial emocional e comercial da data.

Enquanto as grandes marcas investem em massividade, empresas menores podem conquistar o público com personalização, interatividade e conexão emocional. “A Páscoa vai além do chocolate, é uma data afetiva que reúne famílias e amigos. Marcas que entendem isso e criam experiências memoráveis, mesmo com orçamentos enxutos, conseguem se destacar e fidelizar clientes”, afirma Igor Santos, cofundador e COO da Walks.

Estratégias que atraem o público:

Lojas físicas

A ambientação temática é um diferencial comprovado. Além de decoração com elementos como coelhinhos e ovos, investir em estímulos sensoriais – como o aroma de chocolate utilizado pela Americanas em campanhas passadas – aumenta em até 30% o tempo de permanência do cliente na loja, segundo estudo da Retail TouchPoints. Outra tendência são vitrines interativas, com telas touchscreen que permitem ao consumidor montar seu ovo de Páscoa virtual antes da compra.

E-commerce

A adaptação visual é apenas o primeiro passo. Dados da ConversionXL mostram que e-commerces com identidade visual temática têm 15% mais conversão durante datas sazonais. “A Páscoa é uma data visual e emocional e, por isso, deve existir um empenho em criar experiências para os clientes, mesmo que de forma on-line. A criação de ‘abas’ específicas para presentear pai, mãe, filho (a), amigo (a) é uma ideia que especifica a venda e desenvolve uma jornada memorável para o consumidor”, afirma Santos.

Promoção e gamificação

Além de cupons como “PASCOA2025”, estratégias como descontos progressivos (ex.: 10% em 1 ovo, 20% em 3) e kits surpresa (com produtos limitados) impulsionam o ticket médio.  Outra estratégia que aumentam as vendas no meio digital é a gamificação. Ações como sorteios ou brindes temáticos geram engajamento orgânico.

Redes sociais

Todo mundo gosta de responder quizz personalizado que cria uma identificação pessoal e exclusiva. Ações como “qual ovo de Páscoa combina com você?” geram até 3x mais interações que posts convencionais, segundo a Socialbakers.

“Essas estratégias, quando bem executadas, permitem que empresas de qualquer porte compitam em um mercado tradicionalmente dominado por grandes players, criando não apenas vendas, mas relacionamento duradouro com o cliente”, finaliza o cofundador da agência.

Continue lendo