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Real Time Marketing é a chave para vencer os desafios do SEO no Google
*Ricardo Monteiro
Recentemente, o Google alterou a forma e a ordem dos resultados de buscas, impactando diretamente nas técnicas utilizadas nas ferramentas de SEO – Search Engine Optimization, em tradução para o português: “otimização para motores de busca”. Com isso, garantir a visibilidade dos anúncios ficou mais difícil e caro. Entretanto, existe luz no fim do túnel: o Real Time Marketing. E agora precisamos enfrentar esses desafios de maneira mais eficaz para alcançar o público-alvo no momento certo.
A partir das mudanças, os primeiros resultados das buscas no Google estão sempre dominados por anúncios pagos. E isso não é coincidência. O Google mudou suas regras, empurrando os resultados orgânicos para baixo. Isso significa que, se você quiser estar no topo, precisa investir mais em anúncios pagos. O Google também está apostando forte em inteligência artificial (IA) e automação. Com ferramentas como o Performance Max, que otimiza campanhas com base nos seus objetivos, tornando as campanhas ainda mais eficientes. Além disso, o Google está sendo mais transparente, rotulando claramente os anúncios como “Patrocinado”. Nesse sentido, as mudanças realizadas pelo Google aumentaram os desafios dos anunciantes. Isto porque, com o aumento do custo por clique – CPC, as empresas precisam desembolsar mais para garantir visibilidade. Além disso, resultados orgânicos, que antes traziam tráfego significativo, agora estão em posições inferiores e apenas os anúncios mais relevantes e com mais budget conseguem se destacar, acirrando ainda mais a concorrência.
É aqui que entra o Real Time Marketing, possibilitando alcançar seu público-alvo nos momentos mais relevantes, aproveitando situações e eventos que geram forte demanda para o online. Isso é o que o Real Time Marketing faz. Para tal, usa contextos do mundo real e do online, como o momento que um comercial vai ao ar na TV, condições climáticas, tendências de busca no Google, eventos esportivos e variações no mercado financeiro entre outros.
Por exemplo, durante um grande evento esportivo, como uma final de campeonato de futebol, um gol é marcado, ferramentas de IA ativam automaticamente campanhas online relacionadas, garantindo que os anunciantes possam fazer bids automáticos para promover produtos esportivos ou serviços de streaming para assistir ao jogo no Google e em outras plataformas. Isso tudo no momento exato em que o público-alvo está mais engajado. Noutro exemplo, quando o jornalista fala sobre FGTS durante um noticiário de forte audiência, o momento é detectado pela ferramenta de IA, que ativa campanhas relacionadas, garantindo que a mensagem impacte os consumidores no momento certo.
Enfim, as mudanças no Google trouxeram desafios significativos para o mercado online, mas com o Real Time Marketing, é possível transformar essas dificuldades em oportunidades. Aproveitar momentos-chave e utilizar tecnologias avançadas em estratégias para otimizar campanhas é o caminho certo para se destacar e alcançar o sucesso neste ambiente tão dinâmico.
*Ricardo Monteiro – COO da Tunad, plataforma de inteligência de mídia
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Marketing de incentivo: como ele ajuda na satisfação dos colaboradores?
*Marilyn Hahn
A satisfação dos colaboradores é um fator primordial para o sucesso de qualquer organização. Na atual conjuntura do mercado, na qual a demanda por qualidade e personalização está em alta, as empresas precisam estar atentas às novas tendências em benefícios corporativos para manter seus funcionários motivados e producentes.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, funcionários felizes e satisfeitos são 13% mais produtivos. Portanto, uma abordagem de endomarketing que inclua o marketing de incentivo pode ter um impacto relevante nos resultados do negócio e se tornar uma vantagem competitiva. Essa estratégia envolve a utilização de soluções especializadas que oferecem incentivos e premiações customizados, sem a necessidade de uma equipe dedicada exclusivamente a essa função.
O principal objetivo dessas medidas é melhorar a experiência dos colaboradores, estimulando-os a alcançar melhores resultados e promovendo uma jornada profissional positiva. Reconhecer o valor do time é essencial para garantir o engajamento e fortalecer as relações no ambiente de trabalho.
Colaboradores que recebem incentivos personalizados, como pontos acumulados, cartões pré-pagos e gift cards, tendem a se sentir mais valorizados, o que não só aumenta o comprometimento, mas também fortalece a cultura organizacional e promove maior produtividade. Além disso, utilizar cartões pré-pagos como forma de incentivo ajuda a minimizar complicações legais, já que eles não são considerados uma segunda linha de remuneração. Isso facilita a gestão de benefícios e reduz preocupações com questões trabalhistas.
Um ambiente de trabalho onde os times se sentem motivados e engajados contribui para a construção de uma marca empregadora forte. Isso favorece a retenção de talentos e diminui a rotatividade de funcionários, criando um clima organizacional positivo e produtivo.
Portanto, investir em benefícios e incentivos é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mercado e garantir a satisfação dos seus colaboradores. O tempo é agora.
*Marilyn Hahn – CRO e cofundadora do Bankly.
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Como as marcas devem se preparar para a Black Friday?
*Monique Areze
Segundo uma pesquisa da Wake, em parceria com a Opinion Box, 32,5% dos brasileiros iniciam o monitoramento de preços já no final de julho com foco em aproveitar as melhores ofertas durante a Black Friday. Se a antecipação é um ponto importante para o público, a retórica também se faz necessária para as empresas.
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as marcas que desejam ter êxito na campanha de Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro neste ano, precisam fazer um planejamento detalhado e se atentar aos mínimos detalhes.
Entre os maiores obstáculos enfrentados estão questões como logística, gestão eficiente dos estoques e o treinamento das equipes perante o volume elevado de atendimento e solicitações. Isso porque a Black Friday é uma data em que o atendimento ao cliente tem um papel crucial na jornada de compra. Um trabalho voltado a esses três elementos em conjunto tende a ser o grande diferencial para que as marcas consigam manter uma experiência fluida e positiva junto aos consumidores, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Nesse caso, estamos falando de três pilares operacionais: planejamento estratégico, atendimento ao cliente e capacidade de execução.
Por isso, a organização para a data precisa abranger toda a logística, metas e ações de marketing do negócio, com definição clara das estratégias para que os objetivos sejam atingidos. Já o atendimento eficaz e rápido traz um diferencial desejado pelo público em um contexto onde ele busca respostas e soluções ágeis. A competência funcional, por sua vez, envolve garantir estoques adequados, uma logística de entrega eficiente e o uso de tecnologias para suportar um grande volume de transações.
Além das questões operacionais, a criação de campanhas de marketing voltadas à Black Friday, por meio de uma comunicação clara e objetiva ao público-alvo, é outro elemento fundamental. Impulsionada pelo uso de soluções de automação e personalização, as ações representam um diferencial significativo, já que permitem uma melhor segmentação do público, um fator que possibilita o envio de ofertas mais atraentes e direcionadas.
Aliás, o uso de automação não deve ser limitado ao marketing. A criação de um FAQ destinado a elucidar questões comuns para a Black Friday, como prazos de entrega, políticas de troca e devolução, formas de pagamento, além de canais automatizados para atendimento, ajuda a aliviar a sobrecarga nas equipes e, ao mesmo tempo, acelera os esclarecimentos aos consumidores. Sem contar que o recurso melhora a experiência do cliente e permite que os times priorizem somente os casos que exigem, de fato, uma solução humana.
A verdade é que as empresas que investem em um detalhado planejamento, utilizam a tecnologia de forma inteligente e proporcionam uma experiência de compra fluida saem na frente na briga pela conquista da confiança do consumidor. Num cenário competitivo, superar o óbvio e surpreender o cliente é o verdadeiro diferencial. Até porque, no final das contas, o que se constrói na Black Friday é o valor da marca e a fidelidade. Isso certamente é mais importante do que o faturamento momentâneo.
*Monique Areze – COO do Grupo Duo&Co