Eventos
EBS 2024: sustentabilidade, diversidade e inclusão são destaques no início do evento
O primeiro dia de EBS começou movimentado, com importantes players do mercado se encontrando durante o Speed Meeting, a rodada de negócios promovida pela feira antes da abertura dos portões para o público. Nos estandes, é possível observar o que será tendência para o segmento MICE (eventos corporativos, incentivos, congressos e feiras) durante os próximos meses de 2024, tendo como destaque a sustentabilidade, diversidade e inclusão.
O evento, que é um dos mais importantes do setor, conta com mais de 80 expositores apresentando destinos, espaços e soluções. Assim, é possível observar e compreender o caminho que o mercado do turismo de negócios tende a seguir após o crescimento significativo que teve no último ano, atingindo R$ 13,5 bilhões de faturamento, segundo o Ministério do Turismo.
Sustentabilidade
Quando falamos de eventos corporativos, os resíduos gerados são uma grande preocupação, principalmente se esses itens são descartados incorretamente. Pensando nisso, o Grupo R1 trouxe para a feira EBS, além de seu amplo portfólio tecnológico, novas cenografias, designs e uma calculadora inteligente que traz o resultado de performance sustentável do evento, fazendo a gestão de todos os resíduos que foram utilizados.
“Nós criamos um sistema onde o nosso cliente recebe o cálculo de quanto resíduo foi gerado e o que foi feito com esse resíduo e quanto ele economizou em relação a uma outra forma de fazer cenografia ou evento de um modo geral. Ou seja, nós utilizamos menos resíduo do que uma montagem tradicional. Assim, temos zero destino para o aterro, já de equipamento, por exemplo, a gente está mudando todos os equipamentos que são a pilha para equipamentos que são com bateria recarregável, Então, parecem besteiras, mas não são. Isso faz uma grande diferença na questão ambiental “, conta Marcelo Chanoft, diretor e co-fundador do Grupo R1.
Diversidade e Inclusão
A importância de abordar a diversidade e inclusão em eventos, especialmente considerando o cenário brasileiro, onde a variedade de etnias, gêneros, orientações sexuais é uma característica marcante segue em alta no mercado corporativo. Uma matéria divulgada pelo jornalista Ramiro Brites em 2023, para a Revista Veja, aponta que 80% das marcas investem em diversidade e inclusão, dedicando suas estratégias e orçamento para ações inclusivas.
Pessoas com deficiência, são outro grupo que inspira mudanças. Mesmo com dados recentes divulgados pelo IBGE em 2023 apontando que cerca de 8,9% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência, estas pessoas enfrentam dificuldades em ambientes pouco ou não adaptados para sua convivência, incluindo eventos e outras atividades sociais.
Para Cris Kerr, fundadora da CKZ Diversidade, empresa que se destaca por suas iniciativas no campo da diversidade e inclusão, oferecendo consultoria e treinamento especializados para organizações que desejam promover ambientes mais equitativos, o momento do planejamento dos eventos é crucial garantir a acessibilidade para uma experiência inclusiva. “Isso abrange desde a inscrição, com perguntas sobre necessidades específicas, até a adaptação dos espaços, como vagas de estacionamento e banheiros. A inclusão atitudinal da equipe também é fundamental. Por fim, os palestrantes devem oferecer sua audiodescrição, assegurando uma experiência completa para todos os participantes”, acrescenta.
Eventos
Fito organiza primeiro evento proprietário da agência
A Fito, agência de eventos e live marketing especializada no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), anuncia seu primeiro evento proprietário, o Universummit. Direcionado ao público universitário, o evento se propõe a enriquecer a jornada acadêmica com conteúdos que apoiem o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes que pretendem entrar no mercado de trabalho. A experiência contará com atividades, palestras e dinâmicas que irão abordar temas essenciais para transformar a carreira destes jovens talentos universitários.
O Universummit é fruto de uma análise de mercado que identificou a ausência de eventos direcionados ao preparo profissional dos universitários. “Temos diversos eventos no mercado voltados para universitários que desejam festejar e competir, como as inúmeras festas e jogos que ocorrem ao longo do ano. Mas não temos nenhum produto voltado para o universitário que quer estudar e entrar mais preparado em sua nova carreira ao sair da faculdade. E é pensando nisso que idealizamos esse projeto”, explica Rafael Moschetta, head de eventos proprietários da Fito.
Uma pesquisa realizada pela FEA Júnior de São Paulo, a pedido da Fito revelou que 54% dos estudantes se sentem pouco ou nada preparados para ingressar no mercado de trabalho após a graduação. Esse dado foi fundamental para a definição do formato de entrega de conteúdo, estruturado em três trilhas principais: Inteligência Profissional, com foco em temas como gestão de carreira, Inteligência Social, que aborda comunicação, networking e relacionamentos interpessoais; e Inteligência Emocional, com ênfase em saúde mental e resiliência.
Rodrigo Vitor, fundador e CEO da Fito, comenta sobre o marco que o evento representa para a agência. “Sempre sonhamos com um evento proprietário que levasse a essência da Fito ao público. O crescimento da agência nos permitiu tirar essa ideia do papel, e temos a expectativa de que o Universummit seja o primeiro de muitos,” finaliza o executivo. O evento está programado para ocorrer em 2025.
Eventos
Guaraná Antarctica celebra minissérie “Senna”, da Netflix, com exibição no Autódromo de Interlagos
Guaraná Antarctica, uma das bebidas favoritas de Ayrton Senna, lança uma experiência imersiva que integra a série de homenagens realizadas pela marca ao piloto em 2024: o “Drive In-terlagos”. O cinema drive-in será montado por Guaraná Antarctica no Autódromo de Interlagos, onde Ayrton viveu momentos marcantes, e vai levar os brasileiros literalmente para a pista junto com a lenda. Lá, o público irá se emocionar com os dois primeiros episódios da nova minissérie da Netflix, “Senna”, protagonizada por Gabriel Leone, que estreia no serviço de streaming no dia 29 de novembro.
Serão várias sessões ao ar livre entre os dias 30/11 e 01/12, logo após o lançamento no serviço de streaming. O público deverá ir de carro, fazendo um trajeto emocionante pelo autódromo, onde o piloto viveu momentos marcantes que inclui passar pela famosa curva ‘S do Senna’ até chegar ao drive-in. Um telão de 17 metros exibirá os episódios iniciais da série limitada da Netflix, que explora as vitórias, os desafios e a faceta mais humana do piloto. No local, além da distribuição de brindes, estarão à venda pipoca e, claro, Guaraná Antarctica, que Senna pedia frequentemente que familiares e amigos levassem para ele no exterior.
Para tornar a experiência ainda mais inesquecível, antes de cada exibição o público irá assistir à apresentação da Orquestra de Heliópolis, que vai tocar ao vivo o “Tema da Vitória”. O ingresso para o “Drive Interlagos” custa R$100,00 e pode ser adquirido no site Sympla. A arrecadação com a venda das entradas será revertida ao Instituto Ayrton Senna, apoiando o grande legado do piloto.
Com essa iniciativa, Guaraná Antarctica – presente na vida dos brasileiros há mais de 100 anos – reforça seu compromisso de unir diferentes gerações em torno do legado de um dos maiores nomes brasileiros.
“Com o ‘Drive In-terlagos’, queremos proporcionar uma experiência única e imersiva, que une entretenimento, emoção e uma verdadeira viagem ao legado de Senna, em um dos lugares mais emblemáticos de sua carreira”, explica Guilherme Poyares, head de marketing de Guaraná Antarctica.