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Orçamento para comunicação deve chegar a R$ 36 bilhões em 2024

O valor total dos orçamentos destinados às atividades de comunicação empresarial das empresas no Brasil deve chegar a R$ 36 bilhões em 2024, de acordo com o estudo realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em parceria com a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV Comunicação Rio). O número representa um crescimento nominal de 1,5% ante os investimentos em 2023, que somaram R$ 35,5 bilhões.
O estudo “Orçamento da Comunicação Empresarial no Brasil” é feito anualmente pela Aberje e, neste ano, foi realizado em parceria com a FGV Comunicação Rio e apoio do Valor Pro. Participaram do estudo 102 empresas, cujos resultados foram apresentados durante o Warm Up do Aberje Trends, que aconteceu no último dia 28 de maio, no auditório da FGV, no Rio de Janeiro.
O estudo foi apresentado por Leonardo Müller, economista-chefe do Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação da Aberje e professor do programa de pós-graduação em economia da Universidade Federal do ABC. Durante o evento, profissionais de comunicação participaram de duas rodas de conversa sobre tendências da comunicação e ESG.
“O objetivo do estudo é oferecer balizas para o comunicador gestor, tanto a respeito do tamanho do setor como um todo, com a estimativa de orçamento total, quanto das tendências de orçamento médio por nível de faturamento”, diz Müller.
O orçamento da comunicação para 2024 é estimado a partir do crescimento ou redução esperada pelas próprias empresas participantes da pesquisa em relação ao orçamento da área de 2023. A análise também dividiu o orçamento médio por faixa de faturamento bruto anual das empresas. Para as empresas cujo faturamento é maior do que R$ 50 bilhões, a tendência de orçamento estimada para a área de comunicação é da ordem de R$ 49,4 milhões. Já para aquelas cujo faturamento é inferior a R$ 300 milhões, o orçamento estimado para este ano é de R$ 320,1 mil.
Para o diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, a previsão para o orçamento mostra um crescimento na relevância que as empresas estão vendo na comunicação corporativa. “Ano a ano o investimento das empresas no departamento de comunicação vem crescendo. Isso mostra que as organizações estão reconhecendo, cada vez mais, a necessidade de investir na comunicação corporativa como estratégia para se destacarem no mercado e se mostrarem mais competitivas e relevantes”, afirma.
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Krispy Kreme comemora aniversário global com experiência exclusiva para os primeiros clientes no Brasil

A Krispy Kreme está comemorando 88 anos de história e para comemorar em grande estilo, pela primeira vez com o público brasileiro, a marca preparou uma surpresa para os Krispy Lovers. Como homenagem aos consumidores, a Krispy Kreme Brasil reuniu os primeiros clientes que se apresentaram na apresentação da loja conceito da marca em São Paulo para uma experiência gastronômica exclusiva, com menu apresentado desenvolvido pelo Chef Rodrigo Ribeiro. Todos os pratos tiveram como protagonista o Original Glaze, carro chefe da marca.
Com sabores, texturas e harmonizações diferenciadas, a ação reforça o posicionamento da marca no país e o propósito de promover momentos especiais para as pessoas. Além dos clientes, a ação também reuniu influenciadores convidados e apaixonados por donuts, que viveram uma noite repleta de conversas, gravações e conteúdo espontâneo.
Para marcar esse momento especial, o menu da noite de celebrações foi composto por cinco pratos trabalhados especialmente pelo Chef Rodrigo Ribeiro, dono do Restaurante ARA, palco escolhido para a comemoração.
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TV1 transforma Méqui 1000 em espaço de brincadeiras imersivas

A TV1 é a responsável pela nova intervenção cenográfica do icônico Méqui 1000, na Avenida Paulista. A exibição “Brincando de Méqui” propõe uma imersão completa no universo da marca, evoluindo a loja em um ambiente lúdico, sensorial e altamente instagramável — onde cada detalhe convida o público a interagir, se divertir e criar memórias.
A experiência já começa pela fachada, personalizada para lembrar a extensa caixinha do McLanche Feliz. A frente do Méqui 1000 também traz um Megafone Drive em tamanho ampliado, cuja brincadeira é falar de um lado e ter a sua voz transformada no outro. Ainda na fachada, os pequenos poderão se divertir em duas posições de atendimento com gigantografias do brinquedo “caixa registrada”, onde as crianças se posicionam como atendentes e abrem botões que simulam pedidos, gerando fictícias.
Após a fachada, os visitantes são recepcionados por um tabuleiro localizado na entrada e que representam um jogo de chão com 12 desafios que incentivam o público a cumprir tarefas como “fingir que o ketchup está espirrando” ou “simular um drive-thru com sotaque divertido”. A proposta é transformar o tempo de espera no restaurante em uma experiência criativa e participativa.
No “Meu Dia de Méqui”, o visitante se posiciona em frente a um painel com recorte para o rosto e assume simbolicamente o papel de funcionário do mês. A ativação continua com o “Caixa Toy”, em que as caixas tradicionais do restaurante são envelopadas com visual de brinquedo, reforçando a estética de um mundo encantado em que tudo remete à infância.
A escada que leva para o andar de cima foi estilizada em amarelo vibrante. O mezanino foi totalmente integrado à experiência. O ambiente foi transformado num espaço imersivo e feito por adesivos em recortes aplicados nas paredes e pisos, criando um efeito 3D que envolve o visitante por todos os lados.
A experiência se estende até o drive-thru. O totem de atendimento foi totalmente adesivo, incorporando elementos visuais que remetem ao universo dos brinquedos.
“Criamos uma jornada visual e sensorial que ativa o afeto, o pertencimento e a curiosidade. A ideia é fazer com que cada visitante se sinta parte do Méqui, como se estivesse dentro de um brinquedo interativo. Essa ludicidade gera memórias e fortalece vínculos”, afirma Simone Pires, diretora executiva da TV1.
“Combinando design imersivo, acessibilidade visual e interatividade, a TV1 entrega uma ativação que reposiciona o restaurante como um espaço de experiência, onde o entretenimento é parte essencial do consumo. ‘Brincando de Méqui’ é mais um exemplo de como a criatividade pode transformar pontos de venda em pontos de afeto”, finaliza a executiva.