Agências
Atenas anuncia nova identidade visual e reforça posicionamento criativo unido à pluralidade e inovação

Atenas, agência fundada em 2007 na Bahia pelas sócias Denise Garrido e Quércia Andrade, hoje com sede em São Paulo e escritórios em Salvador e no Rio de Janeiro, depois de um 2022 primoroso com direito ao prêmio de Melhor Agência no Ampro Globes Awards, anuncia nova identidade visual e reforça seu posicionamento criativo. Além de construir experiências inspiradoras de marca, a agência, desde a sua fundação, prioriza a entrega de resultados aos seus clientes sempre pautada com as novas tendências, buscando promover e inspirar o mercado de brand experience ao enfatizar políticas de igualdade de gênero, raça e diversidade, para que as barreiras da pluralidade sejam cada vez mais rompidas por meio de uma cultura inclusiva.
O lançamento da nova identidade visual chega para celebrar os 16 anos de história, o amadurecimento e a consolidação da Atenas como referência no mercado. Toda a construção do redesign da marca foi feita internamente pelo time de criação, dando protagonismo às pessoas que respiram o dia a dia da agência. “Somos uma agência descomplicada, criativa e disruptiva. Trazemos inspiração, conexões genuínas e resultados nas nossas entregas. Diante da força que ações de experiência de marca têm na vida e na cultura da sociedade, no decorrer desses anos, a Atenas se consolidou como uma agência que apresenta trabalhos memoráveis. As cores vivas e marcantes em tons neons da nossa nova identidade visual representam fluidez, modernidade e o design tipográfico a solidez, conquistada durante todos esses anos”, afirma Denise Garrido, CEO da Atenas.
Diversidade étnica, de gênero e empreendedorismo feminino reforçam a essência da agência. De 2020 para cá, a Atenas dobrou o tamanho do seu time, um reflexo do seu crescimento constante. Com 72% dos cargos de toda a agência composto de mulheres, sendo 80% do seu board de diretores e líderes também formados por elas, 32% de negros (na somatória entre autodeclarados negros e pardos) e 20% de profissionais LGBTQIAPN+. Além disso, a agência tem o Selo da Diversidade Étnico-Racial, da Secretaria de Reparação da Prefeitura de Salvador, que reconhece publicamente as ações de promoção da equidade racial nas políticas de gestão de pessoas e marketing das organizações. “Dentro da Atenas, temos a Janela Plural, uma plataforma onde trabalhamos os três pilares: étnico-racial, gênero e sexualidade e sustentabilidade ambiental. Ela é focada no negócio, no treinamento da nossa equipe, além de ser um espaço para diálogos e promoção de equidade. Respeitamos as diferenças. A nossa mudança de marca é para reforçar o nosso DNA, todos os nossos pilares e o nosso amadurecimento nestes 16 anos de história. São temas que naturalmente pautamos no nosso desenvolvimento como empresa e para o mercado, com as nossas entregas. Por isso, cada vez mais, a agência tem atraído trabalhos que envolvem e permeiam esses temas”, enfatiza Quércia Andrade.
Agências
Avantgarde cresce 20% e projeta 2026 com expansão, tecnologia intencional e experiências de alta complexidade

A Avantgarde encerra 2025 com um resultado que reforça sua estratégia global de operação baseada em experiências relevantes e construção de comunidades: crescimento de 20% no ano e a consolidação de um modelo cada vez mais orientado a dados, criatividade aplicada e excelência operacional. Para 2026, a agência projeta um avanço adicional de 30% impulsionado por novos formatos de ativação, projetos proprietários e pela demanda crescente por eventos de alta complexidade.
O desempenho do último ano combina a consistência das parcerias históricas com a entrada de novas contas de grande relevância. A Copa Energia segue como uma das relações mais longevas da operação brasileira, com projetos que evidenciam a maturidade da colaboração e o alinhamento estratégico entre as marcas. Em paralelo, a Avantgarde ampliou sua atuação para a Renault do Brasil, elevando o escopo e aprofundando o caráter consultivo das entregas, movimento que aproximou ainda mais as iniciativas locais do posicionamento global da montadora.
A carteira de clientes ganhou reforço com Casas Bahia, Dell Technologies e Espaçolaser, trazendo desafios distintos em narrativa, arquitetura de experiência e engenharia de operação. Entre os projetos de maior visibilidade, o Dell Technologies Forum reuniu mais de 3 mil participantes em São Paulo e consolidou a Avantgarde como uma das referências na criação de Summits de inovação e tecnologia no País.
Outro marco foi a participação da agência no retorno do Salão do Automóvel, representando a Geely. O estande apresentou uma sequência de ativações imersivas, camadas sensoriais e uma narrativa futurista que traduziu o posicionamento global da marca, além de demonstrar a capacidade da Avantgarde de operar eventos de grande visibilidade e alta complexidade técnica.
Tendências e expectativas para 2026
Ao analisar o cenário para o próximo ano, a agência identifica um ambiente de transformação profunda na forma como marcas constroem vínculos com seus públicos. Segundo Elaine Rufato, CEO da Avantgarde, o mercado está passando por uma virada importante. “Estamos vendo uma mudança clara: o mercado busca experiências mais autorais e menos superficiais. Isso nos desafia a construir jornadas imersivas, com narrativa forte e relevância emocional. Ao mesmo tempo, a chegada de novos clientes e o fortalecimento de relações históricas confirmam que nosso modelo está maduro. A perspectiva para 2026 é otimista e guiada por eficiência, escalabilidade e criatividade aplicada”, afirma.
A Avantgarde prevê crescer 30% em 2026 apoiada em movimentos que devem ganhar força no setor. As experiências tendem a ser menos centradas em estética e mais orientadas a rituais de presença e conexão. A tecnologia avança com propósito, com IA, realidade aumentada, ambientes responsivos e dados em tempo real contribuindo para personalização e profundidade narrativa. Eventos passam a privilegiar estruturas moduláveis e escaláveis, sobretudo em feiras e estandes, como forma de otimizar investimentos e garantir consistência de marca em diferentes mercados. A busca por bem-estar nas jornadas corporativas também deve influenciar agendas e formatos, atendendo a um público executivo que demanda cuidado e presença.
Com processos robustos, uma carteira diversidade e maior demanda por projetos proprietários e eventos de alta complexidade, a Avantgarde deve iniciar 2026 posicionada para ampliar sua atuação em grandes Summits, feiras estratégicas, integrações entre dado, conteúdo e experiência, além de iniciativas que fortaleçam a construção de marcas a partir de narrativas imersivas e tecnologia com relevância emocional.
“A expectativa é de um ano marcado por expansão, inovação e entregas que consolidem definitivamente o papel da Avantgarde como uma das referências centrais do mercado de experiências no Brasil”, finaliza Elaine Rufato.
Agências
LGL Case é a responsável por dar vida ao Natal Iluminado de São Paulo

Neste fim de ano, milhares de luzes espalhadas por todo o Centro Histórico de São Paulo dão vida ao Natal Iluminado da cidade, promovido pela Prefeitura de São Paulo. E por trás dessa transformação está a LGL Case, responsável pela produção da cenografia e atmosfera que dão vida ao projeto que é gratuito e vai até o dia 06 de janeiro.
Diversos pontos da cidade ganham destaque com cenários, projeções visuais e uma programação variada, cheia de atividades para toda a família. A Praça da Sé, por exemplo, oferece diariamente um show de luzes, além de apresentações ao vivo, cercada por brinquedos para crianças e espaços instagramáveis. As projeções na fachada da Catedral da Sé tornam o passeio ainda mais especial e mágico.
Na Avenida Paulista, que em 2025 celebra 134 anos de história, o percurso se transforma completamente. 290 arcos formam um túnel contínuo de luz, complementado por um grande pórtico natalino que marca a entrada do cartão postal da cidade. O cenário se completa com iluminação especial no Parque Trianon e apresentações no vão livre do MASP.
Produção e cenografia
A LGL Case é responsável por toda a produção cenográfica do circuito, desenvolvendo estruturas de grande escala que unem beleza, funcionalidade e emoção. Entre suas principais criações estão árvores monumentais com iluminação sincronizada, túneis de LED e arcos luminosos, além de iluminação arquitetural em fachadas e prédios históricos. O trabalho inclui também instalações animadas, elementos artísticos de luz, portais, vitrines temáticas, áreas sensoriais e cenários para fotos, além de ambientes lúdicos, zonas de convivência e espaços projetados para acomodar grandes fluxos de público.
Cada peça passa por testes rigorosos, certificação técnica e acompanhamento diário, garantindo segurança, qualidade e precisão em cada detalhe. A operação envolve equipes especializadas, logística complexa, infraestrutura elétrica, manutenção contínua e integração com toda a programação cultural, que inclui palcos, corais, cortejos e ativações temáticas.








