Universo Live
Apple Produções anuncia fusão com Foco Vídeo

Buscando atender às novas demandas do mercado, a Apple Produções – empresa de técnica full service, que realiza serviços em som, luz e vídeo acaba de anunciar fusão com especialista em streaming e captação “Foco Vídeo” – responsável por projetos audiovisuais de grandes marcas, como Google, Facebook, Jeep, Vivo, Fiat e Hotmart. “A proposta se deu pela sinergia que sempre existiu entre as companhias e representa musculatura em um segmento que até então não atuamos. Encaramos este novo e importante passo como uma preparação para atender uma necessidade do mercado, com um pool de serviços de técnica com broadcast, que acreditamos que aumentará significativamente na retomada dos eventos presenciais”, afirma Gijo Pinheiro, CEO da Apple Produções. Com um olhar promissor, Robson Fernandes, CEO da “Foco Vídeo” acredita que a fusão veio em um momento crucial para o setor. “O nosso mercado precisou evoluir quase uma década em apenas dois anos e hoje, estamos diante de demandas cada vez mais específicas e de um cliente que anseia por soluções criativas e tecnológicas, sem sombra de dúvidas, conseguimos unir o melhor em estrutura de serviços e know-how para atender este novo momento pico de retomada”, comenta.
Atuando como “Apple Broadcast powered by Foco Video”, a proposta chega para atender a procura dos serviços para produções audiovisuais, oferecendo os mais sofisticados recursos de captação e transmissão de imagem aliado à expertise de mais 30 anos de atuação.
Com a retomada dos eventos presenciais e das grandes produções, o setor colhe resultados positivos com os aprendizados do último ano, como aponta levantamento da MindMiners, onde 80% dos entrevistados acreditam que eventos online vão continuar após pandemia. Em um presente híbrido, onde eventos online e presenciais são complementares, é notável o movimento de grandes empresas do setor para expandir o portfólio de serviços. “Os dados mostram como o público está mais familiarizado, tanto com o movimento de retorno aos eventos presenciais, quanto com ações e interações online e aliado a isso, nós também vimos surgir um aumento na procura dos serviços de técnica em áreas videoclipe e filmes publicitários. A partir daí, temos buscado formas para amplificar o trabalho deste conjunto de entregas e refinar nossa expertise para atender novas demandas do mercado”, conclui Gijo.
Universo Live
“Quer receber em 15 dias?”: APRO+SOM fomenta a comoção nacional por condições justas na economia criativa

A APRO+SOM, Associação Brasileira das Produtoras de Som, está se mobilizando nacionalmente em defesa da aprovação do Projeto de Lei 1776/2025, o “Pague em 15”, que propõe um prazo máximo de 15 dias corridos para o pagamento de serviços da economia criativa prestados por microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte.
A proposta, que conta com o apoio institucional da DTRAC (Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura e Economia Criativa) e da SEC (Secretaria de Economia Criativa), foi protocolada na Câmara dos Deputados com relatoria da deputada Érika Kokay e contribuição da ministra da Cultura, Margareth Menezes. O texto busca corrigir uma distorção antiga nas relações comerciais do mercado criativo, em que pagamentos chegam a atrasar 90 ou até 120 dias, comprometendo a sustentabilidade financeira das produtoras e dos profissionais do setor.
“Essa medida é um passo concreto rumo a práticas mais justas e sustentáveis. O atraso nos pagamentos afeta toda a cadeia produtiva. Nosso objetivo é garantir que a economia criativa tenha condições reais de se manter viva, inovadora e competitiva”, afirma Bia Ambrogi, presidente da APRO+SOM.
O PL 1776/2025 propõe que contratos de até R$ 200 mil sejam pagos em até 15 dias corridos, podendo chegar a 30 dias apenas em casos excepcionais, mediante negociação entre as partes. Além de combater os atrasos crônicos, o projeto reconhece o trabalho criativo como um investimento estratégico e não apenas como um custo operacional a ser reduzido.
A iniciativa nasceu de um amplo processo de escuta e articulação liderado pela APRO+SOM desde 2024, reunindo representantes do governo, do setor criativo e da sociedade civil. Com queixas constantes de produtores e profissionais da área sobre as condições de pagamento e o desequilíbrio nas relações comerciais, a associação trabalhou na formulação de medidas que valorizassem o trabalho criativo e oferecessem amparo real para toda a categoria.
Junto à tramitação do PL, a APRO+SOM lançou um abaixo-assinado nacional convocando profissionais, empresas e o público em geral a manifestarem apoio à proposta. O documento, intitulado “Quer receber em 15 dias?”, busca sensibilizar o Congresso e a sociedade sobre os impactos dos atrasos de pagamento na cadeia criativa.
“O setor criativo movimenta ideias, cultura, mas também é um negócio. Sem fluxo financeiro justo, não há sustentabilidade. Temos que garantir um modelo que respeite quem cria de fato”, reforça Bia Ambrogi.
Universo Live
AMPRO Awards 2025 anuncia local da cerimônia e abre venda de convites

A 25ª edição do AMPRO Awards, principal premiação brasileira dedicada ao Live Marketing, será realizada no dia 24 de novembro, às 19h, na Estação Motiva Cultural, espaço anexo à Sala São Paulo e administrado pela Fundação Osesp. O local foi escolhido por refletir valores que marcam a trajetória da premiação: sustentabilidade, cultura e impacto positivo.
“Celebrar 25 anos é reconhecer a força de um setor em plena expansão, com o aumento constante de cases e agências participantes, além do apoio de mais de 35 patrocinadores que acreditam no marketing de experiência. Estar na Motiva Cultural traduz o espírito do nosso tempo: celebrar resultados, conexões e consciência coletiva”, afirma Heloísa Santana, presidente executiva da AMPRO.
A Fundação Osesp também celebra a parceria. “É uma honra receber a 25ª edição do AMPRO Awards na Estação Motiva Cultural. Esta casa, criada para ser palco da música e da cultura, também acolhe iniciativas que inspiram e projetam o Brasil pela inovação e diversidade. Assim, reafirmamos nossa vocação de ser um espaço de encontros inesquecíveis, onde arte, comunicação e sociedade se conectam”, destaca Mariana Stanisci, superintendente de Comunicação e Marketing.
Com mais de duas décadas de história, o AMPRO Awards se consolidou como um termômetro do Live Marketing nacional, reconhecendo campanhas que unem criatividade, estratégia e execução e resultados em experiências memoráveis. Em 2025, a premiação conta com 40 categorias, distribuídas em quatro verticais – Creative Effectiveness, Excellence in Activation, Excellence in Experience e Excellence in Business -, com 509 cases inscritos, 108 agências e um corpo de júri formado por 171 profissionais pautado com marcadores de representatividade como gênero, raça, geração, distribuição geográfica, entre outros.
Entre as novidades desta edição está o Ingresso Solidário, que destinará parte da renda obtida com a venda de convites à Gerando Falcões, instituição que atua no combate à pobreza e na transformação de comunidades periféricas. Os ingressos já estão disponíveis no site da Sympla. O evento também será transmitido online.








