Empresa
L’Occitane au Brésil e Juliette estreiam campanha digital da linha pioneira de Mandacaru

L’Occitane au Brésil celebra a beleza da Caatinga em sua icônica linha de Mandacaru. E, para essa missão, a marca franco-brasileira do Grupo L’Occitane escalou Juliette Freire para ressaltar em sua nova campanha a força e tradição que envolvem o Mandacaru e os benefícios do extrato concentrado presente em toda a linha de produtos da marca.
Mandacaru é um cacto típico da Caatinga, região do semiárido brasileiro, e é um símbolo de resistência e alegria para todos da região. E ninguém mais carrega a imagem do nordeste brasileiro representado pela imagem do cacto como a Juliette. Anunciada como embaixadora de L’Occitane au Brésil em junho de 2021, ela estreia a campanha #MandacaruÉCacto para evidenciar a força deste cacto nativo do Brasil. Ela estrelará essa campanha tanto no meio digital, com veiculação no Facebook, Instagram e no Youtube, como em todas as vitrines das lojas físicas da marca, estampando seu rosto nesses ambientes por todo o Brasil.
Até o dia 20 de setembro, Juliette trará uma série de conteúdos nas redes sociais de L’Occitane au Brésil, com temática informativa que conta o que só o Mandacaru tem, reforçando as histórias que envolvem o processo de produção e sustentabilidade socioambiental da linha pioneira de Mandacaru por parte da marca. Com a hashtag #MandacaruÉCacto, a estratégia traz atributos sensoriais – comprovando ser a única linha com Mandacaru de verdade feito a partir de seu extrato concentrado – além de vídeos sobre como usar todos os produtos em um ritual completo de beleza.
A escolha da Juliette vai muito além de ser nordestina e do seu conhecido amor pelos cactos. Os valores pessoais que ela carrega e de que não abre mão, sua ambição e influência por um Brasil melhor em diversos aspectos, servindo de exemplo a milhões de brasileiros, faz com que ela seja a melhor escolha para representar a campanha da primeira cadeia de abastecimento sustentável da L’Occitane au Brésil, ressaltando uma espécie de cacto nativo da biodiversidade brasileira presente nas regiões semiáridas do nordeste.
“Quando me contaram que a L’Occitane au Brésil tinha entrado em contato com meu time e eu descobri que eles tinham uma linha de Mandacaru, me apaixonei e tive certeza de que queria ajudar a contar essa história. Vi todo o trabalho que eles realizam desde 2013 com os produtores e toda a cadeia sustentável, sabendo valorizar esse ingrediente do meu Nordeste que é um símbolo de força e esperança pra mim. Me sinto muito orgulhosa e honrada de fazer parte dessa história como embaixadora e estou super feliz de estar nas vitrines das lojas com uma campanha linda!”, conta Juliette Freire, embaixadora da L’Occitane au Brésil.
A campanha é assinada pela Integer\OutPromo. “A união de L´Occitane au Brésil e Juliette Freire é um presente para nós que criamos e também trabalhamos com verdades. Por isso, pensamos em uma estratégia que traz o pioneirismo da marca por meio de conteúdos sensoriais contados por uma embaixadora que conversa exatamente com essa verdade. Buscamos uma forma de evidenciar essa riqueza natural brasileira, muitas vezes sem tanta visibilidade, e mostrar as qualidades do nosso Brasil tão rico na sua natureza.”, explica Danilo Vizagre, VP criativo da agência.
Ficha técnica
Título: #MandacaruÉCacto
Agência: Integer/OutPromo
Cliente: L’Occitane au Brésil
Marca: L’Occitane au Brésil
Managing Director: Ricardo Franken
Atendimento: Ana Luísa Périssé, Sully Siena, Mariê Borges, Giovana Zulian
CCO: Antônio Neto
VP de Criação: Danilo Vizagre
Direção de criação: Roberto Wolvie
Redação: Fernanda Pontes
Direção de Arte: Felipe Carbene, Gabriela Mesquita
CSO: Carlos Gajo
Mídia: Raphael Lima, Daiana Meireles, Thiago Endo
COO: Claudio Olimpio
Gerente de Produção: Michelle Samaritano
Produção agência: Bianca Ferraresi
Fotografia: Karine Basílio
Film director: Cabelo – Thiago Jenne
Art Director: Michell Lott
Hair & Make up: Krisna Carvalho
Stylist: Yan Acioli
Produção Executiva: Fernanda Sá, Roberta Guzzardi, Aline Zavatti
Aprovação/cliente: Bruno Bettencourt, André Abramo, Giovana Barné
Empresa
Pesquisa “Entre Brasis 2026” aponta que campanhas com creators locais geram até 3,5 vezes mais engajamento

Estudo inédito divulgado pelo Hub de Brasilidades — plataforma de inteligência cultural criada pelo Grupo Farol em parceria com a Waví e o BR Data Lab — revela que campanhas publicitárias conduzidas por criadores de conteúdo oriundos da mesma região do público-alvo alcançam taxas de engajamento até 3,5 vezes superiores às de ações com influenciadores externos ao contexto local. Intitulada “Entre Brasis 2026”, a pesquisa analisou o desempenho de campanhas e colheu mais de 2,3 mil respostas de creators de todas as regiões do país cadastrados na plataforma MIS.
Os dados mostram que creators locais obtiveram taxa de engajamento média de 5,45% em ações regionalizadas, ante 1,57% registrado por influenciadores de fora da região. A pesquisa também mensurou o índice de favorabilidade — percepção positiva gerada pela marca —, que foi 7,83 pontos percentuais superior quando a comunicação utilizou vozes com relevância e legitimidade territorial. “Durante muito tempo, a regionalização foi tratada como uma discussão ligada à representatividade. O que observamos é que ela também produz impacto mensurável em indicadores de performance. Em um país tão diverso quanto o Brasil, falar com as pessoas a partir de repertórios locais deixou de ser apenas uma escolha criativa para se tornar uma decisão estratégica de negócio”, analisa Raphael Vignola, presidente do Grupo Farol.
O levantamento aponta um desalinhamento entre o discurso das marcas e a percepção dos produtores de conteúdo: apenas 31% dos entrevistados consideram que marcas de fora de suas regiões compreendem adequadamente a cultura local, enquanto 55% avaliam que seus territórios não são bem representados no ambiente digital. Além disso, mais de 73% relataram incômodos com o uso de estereótipos e a falta de autenticidade nas peças publicitárias.
Na análise sobre frequência de marca, empresas que mantêm presença contínua em pautas regionais geram até seis vezes mais shareability (potencial de compartilhamento espontâneo) do que aquelas que realizam apenas ativações sazonais ou isoladas. “Os dados mostram que a regionalidade não é apenas uma questão de representação, mas um fator que influencia diretamente a conexão entre marcas e pessoas. Fica evidente que a proximidade cultural gera resultados mais consistentes e que ainda existe um descompasso entre a forma como muitos territórios são retratados e a maneira como a população local se enxerga”, pontua Marly Abdalla, sócia da Waví.
Empresa
Macunaíma.ag assume direção criativa do Baile da Sephora 2026 e assina ativações de Meta, Heinz, JOVI, Campari e Halls

A agência de brand experience Macunaíma.ag assumiu, pela quarta vez consecutiva, a direção criativa geral do Baile da Sephora, evento de destaque no calendário de lifestyle e beleza do país. Além de desenhar o conceito central da edição 2026 — intitulado “As Sombras da Floresta” —, a agência assina a criação e a operação de marcas pertencentes a diferentes segmentos no evento, incluindo Meta (Instagram), Heinz, JOVI, Campari e Halls (esta em parceria criativa com a agência David).
Para o Instagram, a agência coordena a transmissão ao vivo oficial do evento, comandada pelos criadores de conteúdo Carol Zaia e Theodoro, em um cenário que expõe biomas brasileiros por meio de fotografia artística. A Heinz utiliza o encontro para promover o Ketchup Heinz Zero, distribuindo bisnagas com artes exclusivas assinadas pelo artista Andy Alves, além de ações de degustação durante o jantar.
A marca de tecnologia JOVI, operada no Brasil pela vivo Mobile Communication, apresenta seu modelo X300 Ultra em um espaço cenográfico que simula uma lua em meio à floresta, projetado para destacar os recursos de fotografia noturna do smartphone. No setor de bebidas, a Macunaíma assina a cenografia do bar da Campari, unindo o paisagismo tropical à identidade visual vermelha da marca. Na frente de confeitos, a agência produz as ativações da Halls desde a fase de credenciamento até a entrega de portas-Halls e áreas para fotos com efeitos de vento. “Criar para quem recebe e, ao mesmo tempo, para quem participa mostra a confiança do mercado na nossa capacidade de transitar entre beleza, alimentação, tecnologia, bebidas e entretenimento sem perder a identidade de cada cliente”, analisa João Felipe Villanova, sócio e diretor criativo da Macunaíma.ag.
“Um ketchup, um smartphone, uma bala e uma rede social falam línguas completamente diferentes, e o desafio foi traduzir todas para o mesmo universo. Quando o convidado leva para casa uma bisnaga com arte exclusiva ou faz uma foto sob a lua da JOVI, ele não guarda a lembrança de um anúncio, guarda uma memória da festa”, complementa Daphne Duarte, gerente de planejamento criativo da agência.








