Universo Live
Shopping JK Iguatemi promove sessões inovadoras de cinema ao ar livre

Para oferecer uma experiência única de cinema open air, com toda a segurança que o cenário atual exige, JK Iguatemi e Cinépolis apresentam a sétima edição do Cine Vista, de 4 a 18 de julho, no Terraço JK.
Idealizada pelo grupo Iguatemi e desenvolvida ao lado da parceira de longa data Just Live, especialista em designer experience, a nova edição apresenta uma solução que traz um formato totalmente inovador para a cidade de São Paulo: oito cápsulas ao ar livre com capacidade de até seis pessoas em cada uma. Os pequenos grupos poderão assistir aos filmes de maneira ainda mais intimista e aconchegante, sob uma nova perspectiva: de dentro das cabines, com poltronas confortáveis e reclináveis, sem perder o charme e o ineditismo do projeto.
As cápsulas são um show à parte e transformam a arquitetura em experiência. Sob tetos transparentes, o espectador continuará tendo a visão do céu durante todo o evento, ao lado, apenas, de pessoas conhecidas. Cada poltrona reclinável contará com uma mesa dobrável com suporte para copo, luminária, conectores de USB e cooler embutido. As cadeiras ficarão posicionadas em alturas diferentes, para facilitar a visão, e os degraus terão luz de led e carpete no piso. Para completar, o serviço de bomboniere da Cinépolis, para compra de pipocas e refrigerantes, estará disponível exclusivamente no local. A grande novidade, porém, fica por conta de um menu desenvolvido especialmente para os clientes, pelo restaurante Astor. Os pratos e demais itens da bomboniere poderão ser adquiridos no momento da compra do ingresso online ou no dia do filme, através dos QR Codes.
“Quando o JK Iguatemi nos trouxe a ideia das cápsulas ficamos muito animados, pois nossa especialidade é justamente desenvolver experiências por meio do retail. Nosso planejamento, nessa e em várias outras demandas, é usar o Design Thinking como principal metodologia, a fim de entregar emoções genuínas e personalizadas para as pessoas. A liberdade criativa foi o nosso grande fio condutor, sobretudo por sermos apaixonados e especialistas em design de experiência. A expectativa é grande, e a confiança que o Iguatemi tem em nós, nos permite sempre ir além.” comenta Renato Naya, CEO & Partner da Just Live, empresa de designer experience da B&Partners.co
O JK Iguatemi mantém os rígidos protocolos de proteção e segurança estabelecidos para operações de cinema, com o máximo de cuidado, pensando no bem-estar de todos: apenas pessoas que se conhecem podem comprar os ingressos para, juntos, poderem participar da experiência em suas cápsulas – higienizadas sempre ao final de cada sessão. Além disso, o uso de máscaras será obrigatório, além de dispositivos com álcool em gel espelhados pelo local e higienização de todos os sacos e embalagens dos alimentos e bebidas disponibilizados no evento. Por fim, todos os clientes passarão por controle de temperatura antes dos respectivos acessos.
Com uma sessão diária, a programação contará com filmes como: 12/07 – Segunda-feira, 19h, Meu Pai; 13/07 – Terça-feira, 19h, Pinóquio; 14/07 – Quarta-feira, 19h, Nomadland; 15/07 – Quinta-feira, 19h, Bela Vingança; 16/07 – Sexta-feira, 19h – Judas e o Messias Negro; 17/07 – Sábado, 19h – Minari; 18/07 – Domingo (Dublado), 19h – Raya e o Último Dragão.
Universo Live
Apro+Som e entidades do setor criativo se mobilizam pela proteção cultural e autoral

A ascensão da inteligência artificial (IA) na indústria da dublagem tem gerado preocupações importantes entre profissionais do setor, especialmente no que tange aos direitos autorais e de personalidade. A capacidade da IA de replicar vozes humanas levanta questões sobre identidade, pagamentos e preservação da cultura nas produções audiovisuais.
No Brasil, o Projeto de Lei 2.338/2023, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, busca diretrizes para o uso da IA, incluindo a proteção dos direitos autorais contra utilizações não autorizadas em sistemas de IA generativa. “A dublagem de inteligência feita por artificial envolve questões de direito autoral e direito de personalidade. Hoje, no Brasil, um dos principais usos da IA nesse mercado é a recriação da voz original em inglês para que soe em português com o mesmo timbre”, explica Bia Ambrogi, presidente da Apro+Som.
A Apro+Som (Associação Brasileira das Produtoras de Som), juntamente com mais de 40 entidades da indústria criativa, musical, jornalística e de comunicação, inveja uma carta ao Senado em defesa do projeto de lei, no ano de 2024. O documento enfatiza a necessidade de um marco regulatório que assegure a transparência no uso de obras e proteja os interesses dos criadores de conteúdos artísticos, intelectuais e jornalísticos no contexto da IA.
Dubladores brasileiros vêm conscientizando que a utilização indiscriminada dessa tecnologia pode comprometer a qualidade das adaptações culturais e ameaçar postos de trabalho no setor. “A dublagem vai muito além da simples reprodução de uma voz. O trabalho dos diretores de dublagem, locutores e dubladores inclui a adaptação do roteiro à cultura local, ajustando piadas, expressões e referências para tornar a experiência mais natural. Além disso, há um cuidado técnico para garantir que a sincronização labial seja precisa. Com a IA, grande parte desse processo se perde, resultando em uma dublagem que muitas vezes não se adequa à realidade cultural do país”, alerta Bia Ambrogi.
A clonagem de voz por meio de IA também gera debates jurídicos. Atualmente, a legislação brasileira de propriedade intelectual não abrange especificamente a proteção da voz isolada, isso faz parte dos direitos de personalidade protegidos pelo Código Civil e relacionados com a proteção à dignidade humana que está na Constituição Federal, sendo estes direitos extrapatrimoniais, o que deixa uma lacuna na tutela dos profissionais da voz, que utilizam este recurso como fonte de renda contra usos não autorizados de suas identidades vocais. “Diante desse cenário, estamos trabalhando em conjunto com diversas associações que representam dubladores e profissionais de voz, como o Movimento Dublagem Viva, Clube da Voz e Interartis, associação de gestão coletiva do setor audiovisual formada por artistas brasileiros, para ampliar o debate sobre a regulamentação da IA. Isso inclui a participação em fóruns, seminários e festivais, além do diálogo constante com o legislativo para avanço na construção do marco regulatório da IA e na tramitação do PL 2338”, ressalta.
A Apro+Som, em conjunto com outras entidades, segue atuando na frente “IA Responsável”, acompanhando as comissões especiais da Câmara dos Deputados que analisam o projeto de lei. “Estamos em uma campanha de conscientização para a população sobre o impacto do uso da IA na dublagem e promovendo conversas com assessores e deputados para garantir que compreendam os desdobramentos dessa tecnologia. Como o PL 2338 tramita há quase dois anos no Senado, é essencial o processo de conscientização para todos os envolvidos na Câmara dos Deputados, para que se aprofundem no tema e considerem suas implicações para o Brasil antes das votações”, explica Bia.
“Além disso, associações de gestão coletiva, como a Abramus, Interartis e a UBC, têm espaços abertos de discussão para que entidades do setor contribuam com perspectivas e demandas. Nesse contexto, o papel da Apro+Som é acompanhar o PL de perto, garantindo que os diferentes recortes sejam contemplados e que as constantes adaptações e atualizações sigam os desdobramentos do tema de forma eficaz”, completa.
A luta reforça a necessidade de que a tecnologia não avance em detrimento dos direitos dos profissionais das indústrias criativas e da integridade cultural. A preocupação vai além da garantia de remuneração justa aos profissionais de identidade vocal: trata-se de proteger a produção das produções audiovisuais brasileiras. A mobilização coletiva dessas organizações tem sido fundamental para garantir que a regulamentação da IA ocorra de maneira ética e responsável, garantindo que os interesses dos profissionais e da cultura nacional sejam devidamente contemplados no processo legislativo.
Universo Live
Heineken apresenta ativação que reúne diferentes espaços de São Paulo

A Heineken apresenta o Single Night Bar, ativação proprietária que reúne em um só prédio, no centro de São Paulo, ambientes e bares, destacando algumas das pluralidades de espaços icônicos da capital paulista. A iniciativa faz parte da campanha Bar Dating e do lançamento do Hei App, ambos co-criados pela LePub São Paulo e Milão.
O Hei é um aplicativo da marca com curadoria exclusiva sobre a noite paulistana, com a finalidade de ajudar os consumidores a descobrirem mais locais na cidade. Segundo uma pesquisa realizada pela marca em parceria com a Onepoll, a maioria (68%) da Geração Z e Millennials afirma que costuma frequentar sempre o mesmo bar para socializar. No entanto, outro dado relevante é que 66% dos entrevistados afirmam que o desejo de explorar mais lugares, ter novas experiências e conhecer novas pessoas é mais forte agora do que há cinco anos. Com os aplicativos de namoro já incorporados ao dia a dia, a Heineken está unindo os mundos do swiping e da socialização – oferecendo uma maneira inteligente e descomplicada de “combinar” com um bar e renovar sua vida social.
A entrada para o evento é gratuita com ingressos limitados mediante apresentação de ingresso gerado por QR Code. Para garantir o seu, basta baixar o aplicativo Hei. Após o download, é necessário fazer um rápido cadastro. Em seguida, é só acessar o banner do Single Night Bar dentro do app, escolher a data, o horário da reserva e a quantidade de ingressos desejada (limitada a dois por pessoa). Os ingressos ficam disponíveis automaticamente no aplicativo.
O Single Night Bar está localizado no coração da cidade, no edifício Misericórdia, no Centro Histórico de São Paulo. O edifício terá quatro andares dedicados ao evento. Toda a ação foi criada e desenvolvida pela ATENAS.ag – agência de brand experience e parceira no planejamento, criação e execução de projetos da marca Heineken no Brasil – e conta com a curadoria de Facundo Guerra, um dos principais pioneiros da vida noturna e da cena cultural paulistana — também embaixador do projeto.