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Hotel Transamerica São Paulo retoma eventos presenciais com novos protocolos sanitários

O Hotel Transamerica São Paulo, que recentemente inaugurou uma área verde que se somou às 17 salas para eventos do hotel, recebeu seu primeiro evento corporativo depois do início da pandemia no Brasil. O evento Fretamento 2020 aconteceu no dia 19 de novembro e discutiu a realidade do setor de fretamento nesse novo momento causado pela disseminação do coronavírus. O evento é realizado pela Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (ANTTUR) e pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (FRESP).
Referência em eventos, o Hotel Transamerica São Paulo entende a importância desse primeiro encontro para a retomada gradual do setor na capital paulista. “Ver os eventos voltarem a acontecer, mesmo que de uma maneira bem diferente e com público reduzido do que fazíamos antes é energizante. No fim de setembro, tivemos uma primeira experiência de evento social, muito bem sucedida, com o Transamerica Green Days, que continua acontecendo aos fins de semana. E, agora, é muito bom poder ver os eventos corporativos buscando novas maneiras de funcionar”, destacou Alexandre Marcílio, diretor geral do Hotel Transamerica São Paulo. “O Fretamento 2020 foi um sucesso, respeitando todos os protocolos de segurança que propusemos, e um marco para essa retomada”, complementou.
O evento respeitou o distanciamento social, uso de máscaras e todos os diversos novos protocolos sanitários implantados durante o período em que o hotel ficou fechado e que renderam a certificação do selo Safe Guard, resultado de uma auditoria externa minuciosa que validou o preparo e cuidado do hotel com seus funcionários e visitantes. Vale lembrar que o Hotel Transamerica São Paulo foi o primeiro hotel no Brasil a ter o selo ISO 9001 de qualidade.

Confira as principais medidas adotadas pelo hotel para eventos:
- Antes de entrar no Hotel, medição de temperatura de todos os participantes;
- Participantes que apresentarem temperaturas superiores a 37,5ºC terão atendimento separado e podem ter sua entrada não autorizada;
- Organizadora do evento deve comunicar participantes sobre a medida e comunicar ao hotel a suspeita aparente de algum participante sintomático durante o evento;
- Uso obrigatório de máscaras por montadores e equipe terceirizada, que ficam sem acesso às áreas de back office do hotel;
- Uso obrigatório de máscara por participantes;
- Dispensers de álcool gel 70% em todas as salas e áreas de eventos;
- Site inspection por videoconferência e credenciamento somente online;
- Blocos e canetas para anotação nas mesas temporariamente retirados, anotações devem ser feitas em tablets ou smartphones próprios ou disponibilizados pelo organizador;
- Para eventos, com utilização de headset ou outros equipamentos individuais, o organizador deve comprovar desinfecção do material individual;
- Montagens das salas revisadas para garantir distância mínima de 1,5 metros entre participantes;
- Mesas redondas com no máximo 4 cadeiras e proteção plástica sobre o tecido de elástico, para facilitar a assepsia posterior;
- Durante os eventos recomenda-se que as portas das salas permaneçam abertas;
- Para alguns eventos, será necessário cobrir o carpete com proteção plástica;
- Serviço de coffee-break individual em embalagens descartáveis e buffet assistido;
Eventos
UBRAFE divulga balanço sobre o recorde na realização de eventos B2B em São Paulo no 1º semestre 2025

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), única entidade que representa oficialmente o setor de feiras e centros de eventos B2B no Brasil, em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris), acaba de apresentar o levantamento quantitativo semestral de 2025 sobre o setor de eventos voltado à geração de negócios, o Barômetro UBRAFE SP TURIS – incluindo feiras, congressos, convenções e eventos corporativos. Ao longo dos primeiros seis meses do ano, os participantes dos eventos B2B foram responsáveis por um impacto econômico total de R$ 5,4 bilhões na cidade de São Paulo.
“Se compararmos esse valor ao mesmo período do ano passado, observamos um crescimento de R$ 1 bilhão, o que evidencia o fortalecimento do setor de eventos na capital paulista. Esse barômetro reforça o quanto o segmento de eventos B2B está em constante crescimento, contribuindo positivamente para o mercado de negócios em São Paulo”, aponta Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.), diretor executivo da UBRAFE.
Dados registrados de janeiro a junho de 2025 mostram um total de 612 eventos B2B com foco em geração de negócios, todos com pelo menos 700 participantes cada — um aumento de 19% em comparação com o mesmo período de 2024, que contou com 516 eventos. A análise deste primeiro semestre revelou ainda um total de 3,2 milhões de visitantes únicos — 14% a mais do que no 1º semestre de 2024 —, dos quais 70% são moradores do estado de São Paulo, representando 2,2 milhões de pessoas. Os outros 30% são turistas de negócios, moradores de outros estados e do exterior, representando 1 milhão de pessoas que vieram a São Paulo para participar de eventos B2B na cidade.
Do total de eventos realizados, 69% foram voltados ao segmento Corporativo, reunindo, porém, apenas 15% do número de visitantes. As Feiras Setoriais de Negócios correspondem a 13% do total dos eventos realizados, mas concentram 70% dos visitantes realmente comprovando que são o principal formato de eventos presenciais com foco em negócios. Por sua vez, os Congressos representaram 10% da quantidade total de eventos, atraindo 5% do público. Já as Convenções correspondem a 8% do total, recebendo 10% dos participantes B2B.
“Com base nas projeções que temos, nossa expectativa é encerrar o ano de 2025 com uma movimentação econômica estimada em R$12bilhões na cidade de São Paulo, com a realização de mais de 1200 eventos de grande porte e a participação de aproximadamente 8 milhões de pessoas”, destaca Paulo Ventura, presidente do conselho de administração da Ubrafe.
Eventos
Nova plataforma facilita organização de eventos corporativos para PMEs

Pequenas e médias empresas que desejam promover eventos corporativos com qualidade profissional, mas não dispõem de orçamento para contratar uma agência especializada, agora podem contar com a plataforma Brilhar Eventos. Trata-se de um marketplace criado pela Joia – Experiências que Transformam, desenvolvido justamente para democratizar o acesso a experiências corporativas bem planejadas, com praticidade, transparência e controle de custos.
Com poucos cliques, é possível montar um evento completo e simular orçamentos personalizados, com base no tipo de ação, número de participantes, data, horário, local e serviços agregados, como buffets, mobiliário, decoração e brindes. Voltada inicialmente para eventos internos na capital e Grande São Paulo, a Brilhar também permite que fornecedores se cadastrem diretamente na plataforma, ampliando sua visibilidade e criando novas conexões comerciais.
A proposta atende especialmente empresas que não têm equipe ou verba dedicada exclusivamente para eventos, mas desejam realizar treinamentos, encontros com clientes, ativações de marca, convenções ou confraternizações com até 100 pessoas.
“Queremos que toda empresa, independentemente do porte, tenha acesso a eventos bem estruturados e com qualidade profissional. A Brilhar foi pensada para facilitar esse caminho, tornando o processo mais simples, ágil e acessível para quem nem sempre tem tempo ou estrutura para planejar”, afirma Flávia Morizono, diretora de planejamento e operações da Joia.
Com quase 13 anos de atuação no mercado de live marketing e eventos corporativos, a Joia compartilha sua expertise com empresas que desejam crescer e fortalecer sua cultura organizacional por meio de experiências memoráveis, e aposta no aquecimento do setor de eventos para impulsionar um crescimento de 40% em 2025.
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