Conecte-se com a LIVE MARKETING

Agências

Renan Mota – Como o omnichannel aproxima o cliente da marca

Publicado

em

Por Renan Mota

O varejo e o comércio em geral sabem que não é mais suficiente ter um site para vender e se comunicar com o cliente. Embora as compras pela internet tendam a aumentar, a verdade é que o consumidor hoje adquire produtos e serviços em ambientes diversificados, nos meios físico e virtual. Nesse sentido, o omnichannel é uma estratégia cada vez mais necessária e utilizada pelas empresas a fim de estreitar a relação entre on-line e off-line e aprimorar a experiência do cliente, já que busca a excelência em todos os pontos de contato entre empresa e consumidor.

Trata-se, portanto, de uma estratégia que adota vários meios de compra para proporcionar a melhor experiência ao consumidor. Une diversos canais de consumo como catálogos, lojas físicas, e-commerce, venda porta a porta, televendas etc. Há grande integração entre os canais: o cliente pode, por exemplo, ver o produto em um canal e comprar em outro. O omnichannel é, também, resposta à exigência do consumidor por uma experiência de compra mais proveitosa e confortável, com menos barreiras.

É bom lembrar que, atualmente, os clientes não são mais leais a uma marca, mas sim a uma boa experiência. E o omnichannel é uma ferramenta para atender e superar as expectativas nesse sentido. Esse resultado é possível porque ele ajuda a melhorar vários processos. É capaz de proporcionar visibilidade única de todas as encomendas, em toda a rede de distribuição, de fornecedores a lojas, passando por centros de distribuição. Assim, é possível reduzir os custos de entrega e melhorar o controle de estoque, fornecendo excelência a esse processo. Com isso, garante-se pontualidade nas entregas e boa experiência ao cliente.

Com uma única plataforma, é possível administrar cada pedido, em cada canal, além de se ter controle de todo o estoque em tempo real, o que proporciona informações confiáveis para o abastecimento das lojas, evitando desperdícios e trazendo ganhos para a empresa. Como foi dito, tudo é feito para que os pontos de contato com o cliente sejam ágeis, eficientes e confortáveis para superar as expectativas do consumidor. Com o cliente satisfeito, é possível oferecer mais produtos e serviços, aumentar as vendas e fidelizar o comprador.

O sucesso do omnichannel, no entanto, depende de a empresa ter, ou implantar, uma cultura organizacional de comprometimento com o cliente, em que todos os serviços e canais tenham o mesmo tipo de conteúdo, preços, promoções, descrição de produto, informação sobre entregas e pagamentos. Todos os canais precisam divulgar os mesmos conceitos, valores e informações. E é importantíssimo integrar a logística de entregas, devoluções e trocas.

Mesmo sendo uma estratégia cada vez mais comentada, sua adoção ainda é relativamente pouco utilizada, o que abre espaço para que se torne um diferencial de mercado para as empresas que a implantarem.

*Renan Mota é Founder da CoreBiz, agência especializada em omnichannel, que atua em três vertentes: tecnologia, experiência e marketing de performance.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Agências

Eagle assina evento literário sobre liderança em São Paulo

Publicado

em

A Eagle foi a agência responsável pelo planejamento e organização do evento de lançamento do livro “Solo para Liderança: Sentimentos Possíveis”, do autor, consultor, conselheiro e palestrante Felipe Urbano, que aconteceu na noite do último dia 25 de abril, na Unibes Cultural, em São Paulo.

Durante o encontro, o autor “guiou” os convidados em uma jornada de reflexão e diálogo sobre os temas abordados na obra, que convida o leitor a pensar, reconhecer e acessar os sentimentos que atravessam a liderança, todos os dias. No palco, cercado por poltronas aconchegantes, Urbano compartilhou insights valiosos e histórias inspiradoras, convidando o público a participar ativamente da conversa.

O evento contou ainda com a presença do artista Tchelo, responsável pela ilustração de capa, compartilhando detalhes sobre seu processo criativo e realizando duas inserções artísticas ao vivo durante o evento. A proposta foi transformar cada momento em uma experiência visual única.

“Nosso objetivo foi criar um ambiente incrivelmente inspirador, onde os participantes pudessem mergulhar na essência do livro e explorar os diversos sentimentos que a liderança proporciona. Foi mais do que um evento literário, foi uma celebração da liderança, da arte e da conexão entre pessoas unidas por interesses compartilhados”, enfatiza a CEO da Eagle, Brenda Maia.

Continue lendo

Agências

Avantgarde produz primeiro encontro nacional de revendedores da Copa Energia

Publicado

em

Pela primeira vez, a Copa Energia, líder na América Latina em engarrafamento, distribuição e comercialização de GLP – gás de cozinha, reuniu revendedores Liquigás e Copagaz de todo o Brasil em uma convenção nacional. A Convenção Energizados 2024 foi organizada e produzida pela Avantgarde para mais de 1000 participantes no Costão do Santinho, em Florianópolis, neste mês de abril.

Uma programação animada com ativações, conteúdo e premiações “energizou” o público. Cenografia e ambientes foram elaborados para envolver os participantes no conceito de energia. O programa contou ainda com uma Feira de Negócios que apresentou novas soluções e oportunidades de parcerias, além da Copa Nossa Energia, com atividades esportivas como futebol, dança e yoga.

A Avantgarde assinou toda a organização, produção e execução do evento, além de todas as peças de comunicação, welcome kits, gifts e cenografia. A festa de encerramento, ao som da Banda EVA e da dupla Mateus e Cristiano, também contou com ativações com o objetivo de promover a união entre os participantes. Para comandar o tempo livre, foram convidados os jogadores de futebol Luizão e Amaral.

Com mais de 70 anos de mercado, a Copa Energia é reconhecida por ser a soma de duas empresas líderes: a Copagaz, principal em todo o centro do país, e a Liquigás, primeira marca nacional de gás, presente em vários estados do Brasil. São quase 4 mil colaboradores e mais de 12 mil revendas que atendem cerca de 30 milhões de lares e 40 mil empresas de diversos segmentos.

Continue lendo