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Agência Incomum avalia 2019 e projeta celebração de 25 anos

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Estratégias multiplataformas, mudanças de conceito e público, vídeo, áudio, impresso e live marketing, separado ou integrado em uma só campanha. Assim foi um pouco do 2019 da Agência Incomum, que registrou uma evolução constante nos últimos quatro anos, apesar de todas as transformações do mercado comunicação e marketing. Um dos responsáveis pelos dados positivos é o formato de remuneração que a agência utiliza, baseado em custos internos de criação. E o trabalho também foi intenso ao longo do ano: somaram-se 13 mil horas trabalhadas pela equipe de criação da Incomum.

A agência caminha cada vez mais para fortalecer o seu trabalho no meio digital, mostrando-se alinhada à tendência nacional segundo dados do IAB Brasil Digital Adspend, que constataram uma previsão de que em 2023 pelo menos 50% dos orçamentos em publicidade sejam destinados ao ambiente online. Os números da Incomum refletem também escolhas feitas há mais tempo, precisamente há 25 anos, quando a agência foi criada, como salienta o sócio Daniel Moreira: “Quando inauguramos a agência, sabíamos que não poderíamos depender do modelo tradicional de remuneração baseado em comissionamento de mídia e produção. Sempre valorizamos nossa criação e, desde cedo, nossos orçamentos eram baseados nesses custos e calculados por hora de dedicação. Acredito que, isso tenha sido uma decisão acertada, que na época foi de difícil aceitação, mas que hoje, em tempos de crise do modelo conhecido de agência, se tornou preponderante não só para a sobrevivência do negócio quanto para nosso crescimento.” Atualmente, as receitas provenientes de custos internos chegam a 70% do total da agência, 20% a mais que no passado.

Daniel explica que entre 2000 e 2015, o crescimento real da Incomum foi de 130%. Contudo, a oscilação anual era grande, chegando a variar de -16% a +40% de ano pra ano. Hoje, essa gangorra foi estabilizada. Nos últimos 48 meses o incremento acumulado, descontando a inflação, foi de 115%. “Crescemos, em média, 3,5 vezes mais por ano, neste período, do que nos 16 anos anteriores, e de forma constante”, destaca Daniel.

Campanhas estratégicas marcaram 2019
A equipe de mais de 30 colaboradores que atuam hoje na Incomum se destacou por diversas campanhas ao longo do ano. A mais recente foi junto à empresa Expresso Embaixador, celebrando os seus 60 anos com foco nas conexões que o transporte diário de passageiros é capaz de ligar. As peças foram produzidas para web, televisão e mídia impressa.

Já o plano de voo criado pela Incomum mais uma vez rendeu grandes resultados aos parceiros e clientes, como o caso da Safras & Cifras. A agência desenvolveu um trabalho de alinhamento interno para gerar um novo conceito da marca pensando nas gerações futuras.

Na reta final de 2019 a Incomum também ganhou destaque nacional em mais uma oportunidade nos seus 25 anos de trabalho. Desta vez foi com a nomeação entre os finalistas na categoria Melhor em RD Station, coroando trabalhos para clientes como Casarão Imóveis, Extratos da Terra, Universidade Católica de Pelotas e Polvo Internet. “”Soubemos explorar a tecnologia para complementar e entregar mais resultado dentro de um trabalho de comunicação estratégica”, explica Ana Paula Bachiega, sócia e diretora de novos negócios. Em 2019 ainda destacaram-se trabalhos para Parque Una; GX Investimentos e Quarteto Supermercados.

Compartilhando conhecimento
Em 2019 a Incomum também atualizou dois e-books produzidos pela equipe da agência, que compartilha suas estratégias e aprendizados sobre mídias sociais. A 2ª edição do “Guia Completo das Mídias Sociais”, mostra como identificar se uma empresa está extraindo o melhor de suas redes sociais e como escolher seu foco de atuação online, com estudos sobre o Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Twitter. Já a também 2ª edição do “Guia das Mídias Sociais”, tem foco nas métricas, e teve sua edição ampliada com informações sobre Google Ads, métricas para e-commerce, entre outros.

Campanhas Internas
A Incomum também se destacou pelas campanhas e ações internas. Uma delas foi a adoção do próprio horário de verão, cuja decisão foi tomada entre os colaboradores. A iniciativa passou também para as redes sociais da agência e incentivou outras pessoas a criarem o seu horário e aproveitarem o sol por mais tempo no dia.

Em 2019 a agência deu continuidade também às atividades voltadas ao bem-estar da equipe, como a prática da meditação no ambiente de trabalho. A proposta é ofertada a partir de sessões abertas e livres de 30 minutos utilizando a técnica do mindfulness.

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Equipe da Lean Agency marcou presença e celebrou premiação da Betnacional no Buzz Summit 2025

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A Lean Agency marcou presença no Buzz Summit 2025, realizado em São Paulo no dia 29 de outubro. O evento, promovido pelo Buzzmonitor, celebrou o lançamento do Estudo de Diversidade 2024 e estreou o 1º Prêmio de Diversidade na Comunicação.

Durante o encontro, a agência comemorou a conquista de sua cliente Betnacional, reconhecida como a marca com maior representatividade em posts com presenças negras. Segundo o estudo, 68,8% das publicações da marca contaram com ao menos uma pessoa negra, um resultado que reforça o compromisso da Betnacional com a inclusão e a diversidade.

Representando a Lean Agency no evento estiveram Rodrigo Ramos, Vice-Presidente de Negócios e Operações e Phelipe Menezes, Head de Dados e Insights.

Para Rodrigo Ramos, a premiação simboliza o papel estratégico da inteligência de dados aliada à relevância social. “Receber este reconhecimento como a agência por trás da marca com maior representatividade em posts com presenças negras é motivo de orgulho. Ele reforça que o trabalho da Lean vai além da criação de campanhas, é sobre usar dados, estratégia e sensibilidade para gerar impacto real e refletir a diversidade do Brasil em cada comunicação”, declara.

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Tração potencializa presença da Natura no Círio de Nazaré

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A Tração Live Marketing foi a agência responsável pelas principais ativações da Natura durante o Círio de Nazaré 2025, que, neste mês de outubro, reuniu cerca de 2,5 milhões de pessoas nas ruas de Belém (PA). Em parceria com a marca pelo segundo ano consecutivo no evento, a agência desenhou um projeto que uniu cultura amazônica, biodiversidade e experiência sensorial para reforçar a presença da Natura no coração do público paraense.

O plano estratégico teve como objetivo aproximar a marca das pessoas, evidenciando sua conexão com o território, o respeito à cultura local e seu compromisso socioambiental. As ações incluíram experiências imersivas inspiradas na linha Natura Ekos, que valoriza ingredientes da biodiversidade amazônica. Durante o evento, foram distribuídas 30 mil amostras de Ekos Andiroba ao público, dado alinhado ao compromisso da marca de proporcionar bem-estar e cuidado.

A Natura esteve presente em momentos emblemáticos, como a Trasladação e a Romaria Fluvial. A ativação também incluiu espaços de convivência, contemplação e experimentação, reforçando os valores de beleza, afeto e sustentabilidade.

A Tração foi responsável por toda a concepção criativa, inteligência operacional e execução das ativações, incluindo encontros com a Força de Vendas da Natura em Belém, além de ações específicas para imprensa e influenciadores.

“Priorizamos fornecedores locais em quase 100% da operação. Foi uma escolha estratégica para valorizar a mão de obra paraense e otimizar recursos com eficiência. A rua exige visão prática, saber o que funciona e o que não funciona em cada cenário. A entrega foi precisa porque combinamos emoção, logística e respeito ao território”, afirma Patrícia Fernandes, executiva de contas da Tração.

 

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