Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Cultura, educação e arte são destaques na Exposição “Castelo Rá-Tim-Bum”, no Iguatemi Esplanada (Sorocaba)

Publicado

em

Mais que uma mostra lúdica, cada personagem, cenário e música trazem uma mensagem aos visitantes e despertam a nostalgia da época em que o programa era exibido na TV.

Aberta ao público no final de agosto, a exposição “Castelo Rá-Tim-Bum”, que já atraiu quase 20 mil mil visitantes ao Espaço de Eventos da Ala Sul do Iguatemi Esplanada, oferece ao público cultura, arte, educação e, claro, muita diversão. Localizado na Região Metropolitana de Sorocaba, grande parte do público que visita o evento no shopping teve sua infância marcada pelo seriado, exibido pela TV Cultura na década de 1990.

Criado por Flavio de Souza e dirigido por Cao Hamburger, o programa ia ao ar em horário nobre e conquistou altos números de audiência. Além de trazer excelentes resultados para a emissora, o Castelo também se tornou referência de programa infantil por ter ensinado às crianças lições importantes para o desenvolvimento educacional e pessoal.

De forma leve e descontraída, os conteúdos apresentavam desde noções de matemática até bons modos e higiene pessoal através de brincadeiras, músicas, histórias e experiências. No quadro “Porque sim não é resposta!”, por exemplo, o personagem Telekid, interpretado por Marcelo Tas, dava uma explicação quando uma pergunta feita não era respondida. Outro sucesso era o ‘Como se faz’, que mostrava o processo de fabricação ou construção de diferentes produtos, como copos e jarras de vidro, macarrão, entre outros.

Inspiração em Gaudi

A atriz Angela Dip, que interpretou a repórter Penélope e esteve na abertura da exposição no Iguatemi Esplanada, destaca a característica do seriado ser mais que uma diversão. “De uma forma lúdica e muito inteligente, o Castelo Rá-Tim-Bum levou às crianças da época noções de música, educação, matemática e até arte, já que todo o cenário teve inspiração nas obras de Gaudi”, explicou a atriz, lembrando do arquiteto espanhol conhecido por suas formas curvas e orgânicas e também por ter projetado a Catedral da Sagrada Família, em Barcelona/Espanha.

“Até hoje, quando participo de exposições do Castelo, vejo pessoas que cantam todas as músicas. Isso mostra o quanto ele impactou e ainda impacta a vida de muita gente”, acrescenta Angela, destacando personagens como o Ratinho, que ensinava a manter a casa limpa, tomar banho e escovar os dentes, e os gêmeos cientistas Tíbio e Perônio, que propunham brincadeiras e experimentos científicos, atiçando a curiosidade sobre a Ciência. 

A exposição

O Castelo Rá-Tim-Bum foi reconstruído em uma área de aproximadamente 600 m² no Espaço de Eventos do Piso Terraço, na Ala Sul do Iguatemi Esplanada, e fica aberto ao público até 27 de outubro. Na mostra, os visitantes podem conferir cenários como o saguão do Castelo com a árvore e a cobra Celeste, a biblioteca do Gato Pintado, o laboratório dos cientistas gêmeos Tíbio e Perônio, os quartos de Nino e Morgana, a Cozinha e outras surpresas. Também estão na exposição os figurinos originais dos personagens Nino, Pedro, Zequinha, Biba, Dr Victor, Morgana, Penélope, Dr. Abobrinha e muito mais.

Logo na entrada, os visitantes são recebidos pelo Porteiro. Afinal, quem nunca sonhou entrar no Castelo após ouvi-lo dizer “Klif, kloft, still … a porta se abriu”? Os fãs da música “Meu pé, meu querido pé, que me aguenta o dia interio…”, tema do personagem Ratinho, podem voltar no tempo e entrar na banheira com o personagem, reproduzido em escala gigante, e tirar fotos para guardar como lembrança.

Quem quiser levar uma recordação material do passeio também pode adquirir produtos oficiais e exclusivos na loja do Castelo como camisetas, chaveiros, canecas, almofadas e outros. A loja fica na saída do evento e tem acesso livre ao público do shopping.

Visitação e ingressos

As visitas à mostra podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 13h às 22h (início da última sessão às 21h30); aos sábados e feriados, das 10h às 22h (início da última sessão às 21h30); e aos domingos, das 12h às 20h (início da última sessão às 19h30). A classificação é livre, mas a idade mínima para crianças entrarem sem acompanhantes é 12 anos.

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente através do site www.ingressorapido.com.br/casteloratimbum ou na bilheteria da exposição, que funciona no mesmo horário de visitação. Os valores são: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), de terça a sexta-feira; e R$ 24,00 (inteira) e R$ 12,00 (meia), aos finais de semana e feriados. Às segundas-feiras, a exposição permanece fechada. No momento da compra é possível escolher o dia e o horário da sessão. Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam.

“Castelo Rá-Tim-Bum – Sorocaba” é uma realização da empresa Acervo 21 e do Shopping Iguatemi Esplanada, em parceria com a TV Cultura.

Sobre a TV Cultura
Atual, atrativa, crítica e democrática, a TV Cultura é um modelo de emissora pública brasileira. Com programação reconhecida e voltada para diversos públicos e faixas etárias, destaca-se no cenário nacional pelo conteúdo, dedicado ao desenvolvimento do cidadão. Em 50 anos de história, conquistou mais de 400 prêmios nacionais e internacionais, incluindo quatro Emmy Awards e mais de 10 troféus Prix Jeunesse. Além disso, foi tida como a segunda melhor emissora do mundo em qualidade de programação, de acordo com pesquisa encomendada pela BBC. Entre outros destaques, é lembrada por público e crítica por suas produções infantis de vanguarda, que mesclam educação e entretenimento com respeito à inteligência da criança.

Serviço
Exposição Castelo Rá-Tim-Bum – Iguatemi Esplanada
Período
: até 27 de outubro
Local: Espaço de Eventos do Piso Terraço – Ala Norte do Iguatemi Esplanada
Visitações: de terça a sexta-feira, das 13h às 22h (última sessão às 21h30) | sábados e feriados, das 10h às 22h (última sessão às 21h30) | domingos, das 12h às 20h (última sessão às 19h30)
Ingressos: terça a sexta-feira, R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia) | fim de semana e feriados – R$ 24,00 (inteira) / R$ 12,00 (meia)
Vendas: pelo site www.ingressorapido.com.br/casteloratimbum ou na bilheteria localizada na entrada da exposição.
Classificação: Livre

Endereço Ala Sul: Av. Gisele Constantino, 1850 – Parque Bela Vista – Votorantim
Endereço Ala Norte: Av. Izoraida Marques Peres, 401 – Altos do Campolim – Sorocaba

Siga o Iguatemi Esplanada Shopping nas redes sociais
Instagram – @iguatemiesplanada
Facebook – facebook.com/iguatemiesplanada

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Eventos

Fito organiza primeiro evento proprietário da agência

Publicado

em

Fito, agência de eventos e live marketing especializada no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), anuncia seu primeiro evento proprietário, o Universummit. Direcionado ao público universitário, o evento se propõe a enriquecer a jornada acadêmica com conteúdos que apoiem o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes que pretendem entrar no mercado de trabalho. A experiência contará com atividades, palestras e dinâmicas que irão abordar temas essenciais para transformar a carreira destes jovens talentos universitários.

Universummit é fruto de uma análise de mercado que identificou a ausência de eventos direcionados ao preparo profissional dos universitários. “Temos diversos eventos no mercado voltados para universitários que desejam festejar e competir, como as inúmeras festas e jogos que ocorrem ao longo do ano. Mas não temos nenhum produto voltado para o universitário que quer estudar e entrar mais preparado em sua nova carreira ao sair da faculdade. E é pensando nisso que idealizamos esse projeto”, explica Rafael Moschetta, head de eventos proprietários da Fito.

Uma pesquisa realizada pela FEA Júnior de São Paulo, a pedido da Fito revelou que 54% dos estudantes se sentem pouco ou nada preparados para ingressar no mercado de trabalho após a graduação. Esse dado foi fundamental para a definição do formato de entrega de conteúdo, estruturado em três trilhas principais: Inteligência Profissional, com foco em temas como gestão de carreira, Inteligência Social, que aborda comunicação, networking e relacionamentos interpessoais; e Inteligência Emocional, com ênfase em saúde mental e resiliência.

Rodrigo Vitor, fundador e CEO da Fito, comenta sobre o marco que o evento representa para a agência. “Sempre sonhamos com um evento proprietário que levasse a essência da Fito ao público. O crescimento da agência nos permitiu tirar essa ideia do papel, e temos a expectativa de que o Universummit seja o primeiro de muitos,” finaliza o executivo. O evento está programado para ocorrer em 2025.

Continue lendo

Eventos

Guaraná Antarctica celebra minissérie “Senna”, da Netflix, com exibição no Autódromo de Interlagos

Publicado

em

Guaraná Antarctica, uma das bebidas favoritas de Ayrton Senna, lança uma experiência imersiva que integra a série de homenagens realizadas pela marca ao piloto em 2024: o “Drive In-terlagos”. O cinema drive-in será montado por Guaraná Antarctica no Autódromo de Interlagos, onde Ayrton viveu momentos marcantes, e vai levar os brasileiros literalmente para a pista junto com a lenda. Lá, o público irá se emocionar com os dois primeiros episódios da nova minissérie da Netflix, “Senna”, protagonizada por Gabriel Leone, que estreia no serviço de streaming no dia 29 de novembro.

Serão várias sessões ao ar livre entre os dias 30/11 e 01/12, logo após o lançamento no serviço de streaming. O público deverá ir de carro, fazendo um trajeto emocionante pelo autódromo, onde o piloto viveu momentos marcantes que inclui passar pela famosa curva ‘S do Senna’ até chegar ao drive-in. Um telão de 17 metros exibirá os  episódios iniciais da série limitada da Netflix, que explora as vitórias, os desafios e a faceta mais humana do piloto. No local, além da distribuição de brindes, estarão à venda pipoca e, claro, Guaraná Antarctica, que Senna pedia frequentemente que familiares e amigos levassem para ele no exterior.

Para tornar a experiência ainda mais inesquecível, antes de cada exibição o público irá assistir à apresentação da Orquestra de Heliópolis, que vai tocar ao vivo o “Tema da Vitória”. O ingresso para o “Drive Interlagos” custa R$100,00 e pode ser adquirido no site Sympla. A arrecadação com a venda das entradas será revertida ao Instituto Ayrton Senna,  apoiando o grande legado do piloto.

Com essa iniciativa, Guaraná Antarctica – presente na vida dos brasileiros há mais de 100 anos – reforça seu compromisso de unir diferentes gerações em torno do legado de um dos maiores nomes brasileiros.

“Com o ‘Drive In-terlagos’, queremos proporcionar uma experiência única e imersiva, que une entretenimento, emoção e uma verdadeira viagem ao legado de Senna, em um dos lugares mais emblemáticos de sua carreira”, explica Guilherme Poyares, head de marketing de Guaraná Antarctica.

Continue lendo