Eventos
Líderes do setor de franquias se reúnem para debater inovação e tendências na 4ª ABF Franchising Week
Promovida pela Associação Brasileira de Franchising, evento traz conhecimento, experiências e negócios nacionais e internacionais
Maior fórum do franchising na América Latina, a ABF Franchising Week chega a sua quarta edição como um verdadeiro “termômetro” do setor. Este ano o foco será discutir a velocidade das transformações sociais e do consumidor, as ações necessárias para atendê-las e como a inovação pode ser aplicada de forma sustentável e rápida para o desenvolvimento das franquias. Iniciativa da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o megaevento será realizado de 24 a 30 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, e contará com a participação das principais lideranças do setor. Reunindo nove eventos em um só, a Franchising Week promove uma verdadeira imersão no que há de mais atual e relevante neste universo. Neste ano, além dos seminários e eventos tradicionais, a semana será encerrada com a F.RUN, 1ª corrida de rua do franchising nacional.
“Acompanhando as últimas edições, fica claro que estamos vivendo um momento de inflexão: acompanhamos a curva de mudança ou teremos nossos resultados erodidos rapidamente. Na edição deste ano, vamos trazer casos bem-sucedidos de transformação digital e eficiência operacional, incluindo em segmentos tradicionais como Alimentação e Educação, e debater movimentos fundamentais como a integração de canais, a internacionalização de franquias e os multifranqueados. Mais do que nunca o espírito de rede das franquias vai falar mais alto e apontar novos caminhos”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.
O Seminário Setorial de Food Service e Pós-NRA Show abre a Franchising Week na segunda-feira, dia 24/6, com a Pesquisa Setorial ABF Food Service 2019 trazendo um panorama do segmento em relação a aspectos operacionais, estratégicos e do comportamento do consumidor. No evento haverá também a apresentação de dados do segmento de Alimentação pela Cielo, um debate sobre a transformação dos modelos de negócios, além de insights da delegação da Galunion, que contou com o apoio da ABF, na convenção da National Restaurant Association, o maior evento de Alimentação do mundo realizado em Chicago (EUA). Representantes de marcas como Casa Bauducco, Domino’s, Spoleto, Oakberry e Rei do Mate tomarão parte dos painéis e palestras.
No Congresso de Expansão de Redes (25/6), profissionais reconhecidos do setor compartilharão suas experiências e estratégias para capilarizar as redes de franquias de forma competitiva e sustentável. Dentre os temas em discussão, destaque para como os shoppings enxergam o varejo em 2025, cuidados para uma expansão forte e estruturada, panorama 360º do processo, atração de leads, seleção de franqueados e melhores práticas de implantação. Haverá ainda uma sessão especial sobre como comunicar e vender seus negócios em apenas 3 minutos! Participarão das atividades marcas e consultorias como Fast Açaí, Cacau Show, Chilli Beans, CNA, Bibi Calçados, Morana, Arezzo e Grupo Bittencourt.
O Fórum de Metodologia e Ferramentas de Gestão de Redes de Franquia (25/6) visa trazer técnicas e instrumentos práticos para a administração diária das redes. Este ano serão abordados tanto técnicas já estabelecidas como o Kaizen, Kanban e o Diagrama de Ishikawa como alternativas emergentes como a gamificação. Haverá também um debate com o tema “Do pensar para o fazer: o método e ferramentas na prática”.
Em sua 3ª edição, o Fórum Setorial de Redes de Educação (25/6) abordará as transformações deste segmento, um dos mais tradicionais do franchising brasileiro. Com quase 16 mil unidades, o segmento faturou mais de 11,4 bilhões em 2018, 5,2% a mais do que em 2017. Para o evento deste ano, está sendo preparada a 1ª Pesquisa Setorial de Franquias de Educação, que vai descer mais fundo nas tendências, desafios e demandas do consumidor deste segmento. Serão debatidos também temas como a jornada do aluno e o papel do educador e a Educação 4.0. Redes reconhecidas como The Kids Club, Kumon, Grupo Moveedu, Minds, Influx, Rockfeller, CNA e Happy Code tomarão parte dos trabalhos.
O Fórum de Multifranqueados (26/6) irá reunir investidores que administram mais de uma unidade para falar sobre temas como disrupção tecnológica, gestão de talentos, marketing digital e clusterização (como ter vários modelos em uma mesma rede). Serão apresentados também os principais insights da missão ABF, que teve o apoio do Grupo MD, a Multi-Unit Franchising Conference, realizada em março, em Las Vegas.
Também no dia 26/6, ocorre a abertura da 28ª ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo em visitação, que vai até o dia 29, com cerca de 400 marcas expositoras. Nos 31 mil m² de exposição, o evento trará franquias com investimento inicial a partir de R$ 10 mil até mais de R$ 1 milhão, de segmentos como Alimentação, Moda, Serviços Educacionais, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Casa e Construção, Entretenimento etc. A feira oferece também espaços temáticos como a Arena do Conhecimento, com apresentações sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil, o Boulevard de Microfranquias, com redes cujo investimento inicial é de até R$ 90 mil, e o Montando Minha Franquia, que reunirá fornecedores do sistema.
No dia 27/6, será a vez do Congresso Internacional de Franchising, cujo destaque este ano será debater os principais requisitos para ingressar nos mercados norte-americano, chinês e português. Outro tema importante será o modelo de máster franquias para expansão internacional. Participarão dos painéis os franqueadores internacionais Remax, Petland e Mapple Bear junto com seus máster franqueados brasileiros, além de marcas com experiência internacional como iGUi, O Boticário e Flytour.
Já no dia 28/6 (sexta-feira), o tradicional Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial ABF trará a interseção entre negócios e aspectos jurídicos. Dentre os temas que serão abordados, destaque para as mudanças necessários com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os fundos de propaganda e sua tributação, repasse de unidades e novos meios de comunicação na rede. A palestra magna será proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal – STF e do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso.
No domingo, 30/6, encerrando a semana, haverá F.RUN, primeira corrida de rua do franchising brasileiro. Idealizada pelo Grupo MD com o apoio da ABF, a F.RUN será uma experiência completa no universo de franquias no Brasil. A corrida é formada por equipes divididas por marcas franqueadoras, onde se pode escolher qual deseja correr e adquirir seu kit. Com percursos de 4 km e 8 km (ambos caminhada ou corrida), o evento será realizado no Campo de Marte, com largada às 7h00. A entrega dos kits será realizada no dia anterior, com uma série de ativações das marcas patrocinadoras. A inscrição é separada da credencial geral da ABF Franchising Week e deve ser realizada pelo site www.frun.com.br/index.html.
As inscrições para a ABF Franchising Week 2019 estão abertas e as vagas são limitadas. Acesse www.abffranchisingweek.com.br, antecipe seu credenciamento para ter mais comodidade e garanta o seu lugar.
SERVIÇO:
ABF Franchising Week 2019
Data: de 24 a 30 de junho
Local: Expo Center Norte – Salas Cantareira 2º andar
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Informações ao público: (11) 3017-6800
Website: www.abffranchisingweek.com.br
28ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Quando: de 26 a 29 de junho de 2019
Website: www.abfexpo.com.br
Eventos
Fito organiza primeiro evento proprietário da agência
A Fito, agência de eventos e live marketing especializada no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), anuncia seu primeiro evento proprietário, o Universummit. Direcionado ao público universitário, o evento se propõe a enriquecer a jornada acadêmica com conteúdos que apoiem o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes que pretendem entrar no mercado de trabalho. A experiência contará com atividades, palestras e dinâmicas que irão abordar temas essenciais para transformar a carreira destes jovens talentos universitários.
O Universummit é fruto de uma análise de mercado que identificou a ausência de eventos direcionados ao preparo profissional dos universitários. “Temos diversos eventos no mercado voltados para universitários que desejam festejar e competir, como as inúmeras festas e jogos que ocorrem ao longo do ano. Mas não temos nenhum produto voltado para o universitário que quer estudar e entrar mais preparado em sua nova carreira ao sair da faculdade. E é pensando nisso que idealizamos esse projeto”, explica Rafael Moschetta, head de eventos proprietários da Fito.
Uma pesquisa realizada pela FEA Júnior de São Paulo, a pedido da Fito revelou que 54% dos estudantes se sentem pouco ou nada preparados para ingressar no mercado de trabalho após a graduação. Esse dado foi fundamental para a definição do formato de entrega de conteúdo, estruturado em três trilhas principais: Inteligência Profissional, com foco em temas como gestão de carreira, Inteligência Social, que aborda comunicação, networking e relacionamentos interpessoais; e Inteligência Emocional, com ênfase em saúde mental e resiliência.
Rodrigo Vitor, fundador e CEO da Fito, comenta sobre o marco que o evento representa para a agência. “Sempre sonhamos com um evento proprietário que levasse a essência da Fito ao público. O crescimento da agência nos permitiu tirar essa ideia do papel, e temos a expectativa de que o Universummit seja o primeiro de muitos,” finaliza o executivo. O evento está programado para ocorrer em 2025.
Eventos
Guaraná Antarctica celebra minissérie “Senna”, da Netflix, com exibição no Autódromo de Interlagos
Guaraná Antarctica, uma das bebidas favoritas de Ayrton Senna, lança uma experiência imersiva que integra a série de homenagens realizadas pela marca ao piloto em 2024: o “Drive In-terlagos”. O cinema drive-in será montado por Guaraná Antarctica no Autódromo de Interlagos, onde Ayrton viveu momentos marcantes, e vai levar os brasileiros literalmente para a pista junto com a lenda. Lá, o público irá se emocionar com os dois primeiros episódios da nova minissérie da Netflix, “Senna”, protagonizada por Gabriel Leone, que estreia no serviço de streaming no dia 29 de novembro.
Serão várias sessões ao ar livre entre os dias 30/11 e 01/12, logo após o lançamento no serviço de streaming. O público deverá ir de carro, fazendo um trajeto emocionante pelo autódromo, onde o piloto viveu momentos marcantes que inclui passar pela famosa curva ‘S do Senna’ até chegar ao drive-in. Um telão de 17 metros exibirá os episódios iniciais da série limitada da Netflix, que explora as vitórias, os desafios e a faceta mais humana do piloto. No local, além da distribuição de brindes, estarão à venda pipoca e, claro, Guaraná Antarctica, que Senna pedia frequentemente que familiares e amigos levassem para ele no exterior.
Para tornar a experiência ainda mais inesquecível, antes de cada exibição o público irá assistir à apresentação da Orquestra de Heliópolis, que vai tocar ao vivo o “Tema da Vitória”. O ingresso para o “Drive Interlagos” custa R$100,00 e pode ser adquirido no site Sympla. A arrecadação com a venda das entradas será revertida ao Instituto Ayrton Senna, apoiando o grande legado do piloto.
Com essa iniciativa, Guaraná Antarctica – presente na vida dos brasileiros há mais de 100 anos – reforça seu compromisso de unir diferentes gerações em torno do legado de um dos maiores nomes brasileiros.
“Com o ‘Drive In-terlagos’, queremos proporcionar uma experiência única e imersiva, que une entretenimento, emoção e uma verdadeira viagem ao legado de Senna, em um dos lugares mais emblemáticos de sua carreira”, explica Guilherme Poyares, head de marketing de Guaraná Antarctica.
You must be logged in to post a comment Login