Empresa
47% dos influenciadores já tiveram seu conteúdo utilizado por marcas sem autorização, aponta pesquisa

Um levantamento recente realizado pela empresa de software de vídeo MASV, em parceria com a empresa de pesquisa Dynata, mostrou que cerca de metade dos creators (47%) já tiveram seus vídeos usados por marcas, em campanhas de marketing, sem permissão. A mesma pesquisa apontou que 73% desses influenciadores não foram pagos pelo UGC (User Generated Content, em tradução livre “conteúdo gerado pelo usuário”).
O conteúdo gerado pelo usuário é todo tipo de conteúdo produzido pelo consumidor final a respeito de um produto ou serviço de uma marca. Classificações, reviews, fotos e vídeos em postagens nas redes sociais são alguns exemplos. Ferramenta de marketing de extrema importância para diversas empresas nos dias atuais, o UGC é levado em consideração por 85% dos consumidores antes de fazer uma compra, de acordo com a mesma pesquisa realizada pela MASV. Além disso, foi mostrado que 81% dos usuários dizem que vídeos gerados por usuários são mais confiáveis do que qualquer outro conteúdo de marca.
Tendo sua importância constatada pelas empresas e ratificada pelos dados de pesquisa, o crescimento da utilização do UGC no mercado de marketing de influência é notável. Tal impacto, porém, reflete diretamente no uso não autorizado da ferramenta, que segundo o levantamento, é predominante. De acordo com Fabio Gonçalves, diretor de talentos internacionais da Viral Nation e especialista em marketing de influência, o motivo principal pelo uso indevido de conteúdo se dá pelo baixo risco que a prática emprega.
“Muitas marcas operam sob a percepção de que o risco de enfrentar consequências legais ou danos à reputação é baixo. Isso ocorre porque a fiscalização de violações de direitos autorais nas mídias sociais é irregular e ineficiente, na maioria das vezes. A legislação sobre direitos autorais é outro ponto, porque as marcas confiam na incerteza jurídica para explorar brechas e evitar punições mais severas. Custos de litígio também são problemas para os influenciadores, uma vez que processos judiciais podem ser caros e demorados. Os creators que estão começando dificilmente terão recursos financeiros ou conhecimento para enfrentar grandes empresas em um tribunal, por exemplo. Além do mais, em raros casos em que uma penalidade acontece, ela se limita a advertências ou remoções de conteúdo, em vez de multas pesadas ou ações legais”, explica.
O que ratifica o discurso de Fabio é outro dado divulgado pela pesquisa da MASV, em que 44% dos profissionais de marketing indicaram que não há risco ou apenas um risco pequeno em usar um vídeo gerado por usuários sem permissão.
Empresa
Campanha do governo capixaba destaca papel da segurança pública no cuidado com a população

Cuidar dos capixabas é o compromisso que orienta as ações do Governo do Espírito Santo na área de segurança pública. Com investimentos estruturais, tecnológicos e estratégicos realizados nos últimos anos, o Estado tem avançado significativamente na proteção da população e melhoria da qualidade de vida. Para apresentar os resultados de forma perceptível e próxima da população, a administração estadual lança campanha institucional com o conceito “A Nossa Missão é Cuidar dos Capixabas”. Criada pela Ampla, a ação reforça o uso inteligente da tecnologia e a construção diária de um Espírito Santo mais seguro.
A esteira de comunicação conta com presença em televisão aberta, rádio e mídias digitais, abrangendo todas as regiões do Estado. O filme para TV, com linguagem inspirada em trailers de filmes e séries, mostra o trabalho cotidiano e contínuo das forças de segurança, combinando cenas de operação, tecnologia de ponta e o dia a dia capixaba. No rádio, três spots reforçam o senso de presença e prontidão. Já nas redes sociais, a campanha aposta em reels, carrosséis e banners com forte apelo visual e narrativo.
De acordo com Bruno Reis, diretor de criação da Ampla, a campanha foi criada em momento simbólico para o Espírito Santo, devido à redução histórica dos índices de violência. “A proposta não é celebrar somente resultados, mas reforçar a mensagem central de que a segurança pública vai além de números. As peças mostram que proteger vidas é, antes de tudo, um ato de cuidado. Elas traduzem o pensamento de construção da segurança com presença, tecnologia, inteligência e, principalmente, atenção às pessoas. Trata-se de uma missão que envolve cuidar dos capixabas em todos os sentidos”, destaca.
A proposta da Ampla foi criar uma narrativa institucional transparente, confiável e humanizada. “A comunicação investe em tom emocional e impactante, valorizando as histórias por trás dos números. Na prática, são vidas protegidas, ruas mais tranquilas e comunidades com maior confiança, mostrando bons resultados como frutos dos investimentos constantes do governo estadual.”
A campanha reforça os três pilares da segurança pública no Espírito Santo: inteligência, planejamento e respeito à vida. Investimentos como reforço no efetivo; modernização das Polícias Civil e Militar; aquisição de equipamentos de ponta; e adoção de tecnologias como o “Cerco Inteligente”, drones e o reconhecimento facial já apresentam resultados concretos, incluindo a menor taxa de homicídios em 28 anos.
“A partir do planejamento de mídia, são esperados mais de 17 milhões de impactos em diferentes canais, incluindo os principais portais de notícia e plataformas como Instagram, YouTube e rádio digital. É um convite para os capixabas reconhecerem o avanço na segurança pública do Estado”, conclui o criativo.
Empresa
Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC e Fórmula 1 renovam parceria global até 2030

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC – composta pela MSC Cruzeiros e pela Explora Journeys – e a Fórmula 1 anunciaram extensão plurianual de sua parceira global até 2030.
O anúncio marca uma renovação antecipada da parceria, iniciada em 2022, com a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC e a Fórmula 1 desfrutando de um relacionamento de sucesso, baseado na paixão compartilhada por inovação, excelência, viagens e entretenimento.
A renovação garantirá a continuidade dos direitos já existentes, incluindo o patrocínio de corridas, exposição da marca nos circuitos e ativações de hospitalidade. Como parte da parceria global, a Explora Journeys, marca irmã da MSC Cruzeiros, também estará presente, com exposição de marca, em Grandes Prêmios selecionados ao longo da parceria.
Neste fim de semana, a Explora Journeys levará sua expertise em criar experiências de luxo incomparáveis a um novo patamar durante o TAG HEUER GRAND PRIX DE MONACO 2025, quando seu mais novo navio, EXPLORA II, se transformará em um hotel-boutique flutuante para os hóspedes do Grande Prêmio, no coração do famoso Porto Hércules, em Mônaco. Sendo uma das corridas mais assistidas do calendário da F1, o EXPLORA II se tornará um marco central para fãs ao redor do mundo enquanto os pilotos aceleram pelas ruas de um dos circuitos mais icônicos da Fórmula 1. O navio ultraluxuoso da marca oferece aos hóspedes uma posição privilegiada para acompanhar a ação na pista e participar de uma série de eventos exclusivos a bordo.
Com a renovação, a Fórmula 1 e a MSC seguirão trabalhando juntas para criar ainda mais momentos e experiências únicas para os fãs e em eventos ao longo da parceria.