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Twitch: “A Twitch é o futuro do entretenimento”

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Twitch: “A Twitch é o futuro do entretenimento”

Dando continuidade na nossa semana do social media, conversamos com Phil Chaves, Diretor Comercial da Twitch. O executivo comentou diversos temas envolvendo a plataforma de streaming, a principal plataforma de lives do mundo dos games. Além disso, a empresa oferece transmissões ao vivo de música, conteúdo criativo e mais recentemente, streams “na vida real”.

Phil está inserido no universo da tecnologia há mais de 20 anos. A maior parte da sua carreira tem sido dedicada ao lado comercial, ajudando companhias altamente inovadoras que atuaram de forma disruptiva e mudaram indústrias inteiras. O executivo lidera a operação de Ad Sales da Twitch Brasil desde maio de 2020. Sob suas responsabilidades estão as áreas de vendas, operações de vendas e planejamento estratégico para a companhia. O executivo tem expandido e solidificado operações no Brasil para fortalecer a presença da Twitch nos mercados considerados de rápido crescimento.

Antes da Twitch, Phil ajudou a fundar e liderou a operação e as estratégias B2B para a Uber LATAM. Sua carreira é pautada em contribuir na criação, lançamento e liderança de operações comerciais de grandes empresas tecnológicas no Brasil e na América Latina como Google e Facebook.

Qual é o melhor conselho para quem quer crescer rápido na Twitch?

Nossas 10 dicas são:

  • Saiba o que você quer com o streaming
  • Pesquise o que torna outros streamers bem-sucedidos
  • Procure maximizar o alcance de seu público desde o primeiro dia
  • Não espere ser um sucesso da noite para o dia
  • Observe as regras de oferta e demanda.
  • Encontre seu nicho e, ao mesmo tempo, observe o que seu público deseja. Interatividade é a chave para um bom stream
  • Configure sua área de trabalho para a stream, planeje sua sessão (considere anotar as principais coisas que você deseja comunicar e até mesmo os horários aproximados)
  • Considere o seu estilo de apresentação. No mundo do streaming de jogos, os canais de maior sucesso são aqueles que oferecem conteúdo exclusivo ou uma personalidade vencedora
  • Faça-os voltar para mais
  • Consulte nosso blog para saber mais sobre as políticas e práticas recomendadas

Qual é o impacto dos campeonatos de eSports na plataforma?

Esports é um pilar do conteúdo e do público da Twitch. De ser parte integrante das estratégias de e-sports dos editores de jogos a criador de formatos internos como Twitch Rivals, lançado neste ano no Brasil. A Twitch atualmente mantém uma posição de domínio no setor. Os jogadores, principalmente os fãs de esportes eletrônicos, são os primeiros a adotar tecnologia, mídia social e entretenimento online, tornando a Twitch o lar perfeito para conexão e comunidade. Estima-se que a indústria de esportes eletrônicos atinja US $ 1,8 bilhão em receita até 2022. Os esportes decolaram em todo o mundo – inicialmente enchendo estádios e torneios na vida real, com jogadores em times sendo negociados e cortejados como os melhores atletas. Para os gamers, os esportes eletrônicos são uma busca, uma validação, um passatempo e uma paixão. A Twitch é onde esses jogadores encontram pessoas com ideias semelhantes. É aspiracional, divertido e tem uma barreira de entrada muito menor do que muitas outras formas de esportes. Suas competições e conteúdo contam histórias e constroem heróis apoiando o fandom. O público dos esportes eletrônicos nasceu em organizações íntimas e populares que construíram torneios e eventos unicamente por paixão e amor por jogos competitivos.

A Twitch deu a eles uma casa que eles próprios poderiam construir, onde pudessem assistir juntos e se conectar diretamente com suas personalidades favoritas e entre si. Esports é eficaz para editores de jogos na construção de engajamento de fãs e amor à marca por um jogo. E a Twitch é onde esse entusiasmo começa e floresce. As marcas têm algumas opções para entrar nos e-esports no serviço: patrocinar um time, patrocinar uma liga ou influenciador ou se envolver com um serviço que transmita todas essas coisas. Anunciar no Twitch em geral é anunciar para o público de e-sports. As marcas não precisam desenvolver uma estratégia específica para torneios, equipes ou jogos. Ao contrário de patrocinar uma equipe de esportes eletrônicos, ou entrar em uma liga, a Twitch oferece a melhor longevidade e exposição em esportes eletrônicos em toda a indústria em expansão. Se uma marca deseja alcançar fãs de esportes e optar por patrocinar um time, o valor da publicidade acaba se o time for eliminado de um torneio. Com Twitch, somos um hub central com torneios de streaming de parceiros. E a Twitch também é o lugar onde os jogadores vão para complementar sua jogabilidade e prática profissional. É muito mais eficaz se envolver na Twitch do que simplesmente fazer uma abordagem estreita com uma única equipe ou jogador.

Quais são as estratégias do Twitch para reter streamers?

Nossos dois principais diferenciais são nossa comunidade e ferramentas de monetização. Nenhum outro serviço tem a infraestrutura e as ferramentas que a Twitch oferece para alimentar a interação em tempo real com os fãs e ajudar os criadores a monetizarem ao mesmo tempo. Temos várias ferramentas de monetização em escala para artistas, incluindo assinaturas pagas, bits para permitir que os espectadores torçam pelos artistas e anúncios em que compartilhamos a receita com o artista. O bate-papo ao vivo da Twitch é incomparável.

Como a pandemia afetou o Twitch? As visualizações, usuários e streamers aumentaram?

A Twitch viu um fluxo em conteúdo de jogos e não-jogos desde o início do distanciamento social. Os games sempre foram mais populares do que a maioria das pessoas imagina, mas é especialmente popular agora que as pessoas estão passando tanto tempo em casa. Muitas pessoas procuram entretenimento e formas de se conectar com uma comunidade mais ampla e a Twitch permite que as pessoas joguem em um formato de transmissão ao vivo e é cativante. A Twitch cria um ambiente que imita encontros da vida real, uma característica que os jogadores reconhecem desde o início do Twitch. Sabemos que as pessoas provavelmente não dedicarão a mesma quantidade de tempo online – inclusive na Twitch – quando as medidas de distanciamento social aumentarem e as pessoas retornarem a interações mais “normais” no mundo físico. E isso é bom! Dito isso, durante esse tempo, um grande número de pessoas descobriram a magia da Twitch: a conexão e a comunidade que nos diferenciam. Nossos usuários estão encontrando comunidades e conteúdo que eles amam e com os quais sentem uma conexão poderosa. Esperamos que muitos desses novos usuários continuem conosco.

A Twitch pretende lançar novas parcerias, como a existente com a Amazon?

Estamos focados em ajudar os criadores, artistas e indústrias a fazer a transição de eventos presenciais para transmissões ao vivo na Twitch, criando a melhor experiência para nossa comunidade. Recebemos o interesse de uma série de parceiros em potencial nos mundos de esportes, esportes, corrida e arte também, e estamos sempre procurando ajudar mais organizações e streamers a se juntarem à comunidade Twitch.

Com um mercado em constante crescimento, quais são suas expectativas para o futuro das plataformas de streaming de jogos?

O consumo de entretenimento está mudando, e Twitch está no centro dessa transformação. A Twitch é o futuro do entretenimento. É um serviço ao vivo, interativo e voltado para a comunidade, onde qualquer pessoa pode desempenhar um papel na criação do momento. Aprendemos com nosso público que as pessoas gostam de participar e se envolver com seu entretenimento. 39% do nosso público não pode ser acessado pela TV tradicional. A Twitch é a janela para as tendências de consumo de mídia dos públicos mais procurados de hoje, que rejeitam a mídia e a publicidade tradicionais.

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Viih Tube, Bruna Oliveira e Denise Gomes são as novas influenciadoras de Plenitud

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Plenitud, que atua no segmento de roupas íntimas descartáveis para incontinência urinária da Kimberly-Clark, apresenta seu novo squad de influenciadoras para falar sobre a linha Plenitud Femme, voltada para mulheres durante o puerpério.

As três influenciadoras da marca, Viih Tube (@viihtube), Bruna Oliveira (@bruoliveiira__) e Denise Gomes (@eudeniisegomes) têm como missão engajar e levar informação sobre autocuidado para as mulheres em fase de recuperação pós-parto, promovendo o uso de Plenitud Femme como uma solução confiável para lidar com as pequenas perdas urinárias e outros fluidos típicos desse período.

Viih Tube, uma das principais influenciadoras digitais do Brasil, com mais de 33 milhões de seguidores no Instagram, atualmente está grávida de seu segundo filho, Ravi, cujo nascimento está previsto para novembro. Conhecida por compartilhar sua maternidade de forma autêntica e transparente, é uma voz influente e ressonante entre as mães. “Ter Plenitud ao meu lado nesse momento tão importante faz toda a diferença. A roupa íntima realmente oferece o conforto e a segurança que precisamos durante o puerpério, um período que, apesar de ser muito especial, também é repleto de desafios. A marca está comigo nos momentos mais sensíveis, e isso é algo que me tranquiliza e me permite focar no que realmente importa: minha família e meu bem-estar”, comenta Viih Tube.

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Estúdio Rocket anuncia parceria com MetLife para produções audiovisuais imersivas

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O Estúdio Rocket, parte integrante do Hub Rocket, anuncia parceria com a MetLife com inovações para as produções audiovisuais da marca. Com recursos de ponta, como Vídeos 360º Interativos e Imersivos e IA Generativa para produção de conteúdos, as soluções serão entregues de forma criativa e com tecnologias de alto impacto.

“O uso de vídeos 360º é uma nova maneira de criar conteúdo envolvente, permitindo que os consumidores explorem ambientes e produtos de forma interativa e detalhada. Esse formato aumenta significativamente o tempo de interação e a retenção da marca, proporcionando uma experiência imersiva que reforça o engajamento e a memória do consumidor”, afirma Eduardo Santos, líder criativo do Estúdio Rocket.

A estratégia, segundo Santos, é especialmente eficaz em campanhas publicitárias que buscam capturar a atenção do público em um ambiente de comunicação saturado, melhorando resultados considerando a economia de atenção que avalia o interesse e retenção perante os conteúdos.

Para a nova conta, o estúdio irá incorporar ainda a IA generativa, com plataformas otimizadas como ChatGPT, Artlist e MidJourney para criar conteúdo personalizado em grande escala. Além disso, processo inclui a geração de textos, imagens e vídeos, otimizando o tempo de produção com foco na qualidade. “Para marcas como a MetLife, que demandam um alto volume de conteúdo em múltiplas plataformas, essa abordagem será essencial para manter a relevância e a personalização em larga escala”, acrescenta Eduardo Santos.

“O uso dessas tecnologias não só revoluciona a forma como contamos histórias, mas também como nos conectamos com o público, entregando uma experiência memorável e inovadora”, explica o líder criativo do Estúdio Rocket. “Estamos empolgados em aplicar essas ferramentas nas campanhas da MetLife e criar narrativas visuais mais profundas e interativas”.

A parceria marca um novo capítulo tanto para o Estúdio Rocket quanto para a MetLife, mostrando o compromisso de ambas as marcas em adotar soluções tecnológicas de ponta para melhorar a comunicação com seus consumidores.

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