Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

TIM leva 4G a regiões de difícil acesso utilizando energia solar para conectar antenas

Publicado

em

Democratizar o acesso à conectividade é uma das prioridades da TIM, assim como a condução do negócio em linha com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Por isso, a operadora está utilizando sites off-grid no projeto de expansão da sua cobertura 4G, que alcançará todos os municípios brasileiros até 2023. O objetivo é levar a rede de quarta geração a locais de difícil acesso e sem energia elétrica disponível, com a instalação de torres e antenas alimentadas por painéis solares.

A iniciativa pioneira está atrelada às metas da TIM de uso de fontes renováveis de energia, de ecoeficiência e de acesso à conectividade e já está em implementação no país, levando a presença 4G da empresa a distritos, vilas, estradas, resorts e pontos turísticos que hoje não são atendidos por outras operadoras. Cada site do projeto tem sua própria geração de energia solar com painéis fotovoltaicos e utiliza ainda baterias de lítio, que garantem autonomia completa e mais capacidade para ciclos de carga e descarga, resultando em maior vida útil do equipamento. Dessa forma, a operadora garante uma maior cobertura 4G com infraestrutura simplificada, de baixo impacto ambiental e menor custo.

Os dois primeiros sites off-grid estão localizados em São Paulo e foram ativados, em parceria com a Highline, em fevereiro. Um fica em Presidente Bernardes, na região Oeste do Estado, a 578 quilômetros da capital, e fornece cobertura 4G para parte da BR 374 (Rodovia Castelo Branco), no trecho entre as cidades de Presidente Prudente e Presidente Venceslau. O outro fica em General Salgado, a 80 quilômetros de Araçatuba, no Centro Oeste paulista, atendendo a SP 463. Outros 13 sites off-grid também estão em fase de implementação nos estados de São Paulo – ainda com Highline -, em Santa Catarina, Pará e Acre – em parceria com IHS e Winity.

“Nosso objetivo é levar conectividade a qualquer lugar do Brasil com o uso de diferentes tecnologias, para cobrir 100% do país com a nossa rede 4G até 2023. Temos um modelo de negócio escalável baseado em sites autossuficientes e sustentáveis, ideais para localidades onde a energia comercial é precária. Ajudamos ainda a aprimorar o potencial de negócios como resorts e atrações turísticas e incluir digitalmente distritos e vilas”, declara Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

Mario GirasoleVP de Assuntos Regulatórios e Institucionais da operadora ressalta a importância de iniciativas verdes, alinhadas aos pilares ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês) da companhia: “A jornada ESG da TIM é uma longa realidade, de mais de uma década de iniciativas e resultados, e mantemos sempre o empenho constante para conduzir negócios baseados nas melhores práticas corporativas. Iniciativas inovadoras, como os sites off-grid, são essenciais nessa evolução. O projeto faz parte de nossas ambições ESG e vai também colaborar com a nossa meta de, até 2025, alcançar 80% de ecoeficiência no tráfego de dados e ter 90% do nosso consumo de energia proveniente de fontes renováveis, além de contribuir também com aspectos sociais ao promover a inclusão digital”, explica o executivo.

Para Carolina VilelaDiretora Comercial da Highline“o projeto em parceria com a TIM reforça nossos objetivos de investimento em infraestrutura digital. Está no centro da estratégia da Highline disponibilizar um conjunto completo de soluções sustentáveis que suportem nossos clientes, as operadoras, a prover conectividade de qualidade e democratizar os serviços digitais no Brasil”.

Continue lendo

Empresa

BWT Alpine Formula One Team revela carro para 2026 a bordo de um navio da MSC Cruzeiros

Publicado

em

A BWT Alpine Formula One Team entrou para os livros de história, ao se tornar a primeira equipe na história da Fórmula 1 a revelar as cores do seu carro a bordo de um navio de cruzeiro. A pintura do carro para a temporada 2026, o A526, foi apresentada durante um evento exclusivo a bordo do MSC World Europa, em Barcelona, enquanto o navio estava atracado no novo terminal ultramoderno da Companhia.

O evento contou com a presença dos pilotos Pierre Gasly e Franco Colapinto, do Conselheiro Executivo da Alpine, Flavio Briatore, do Presidente Executivo da MSC Cruzeiros, Pierfrancesco Vago, além de um seleto grupo de convidados VIP.

O navio operou utilizando Bio‑GNL por meio do Sistema Europeu de Balanço de Massa, resultando em emissões líquidas zero de carbono durante o evento. Essa abordagem complementa o novo carro da BWT Alpine Formula One Team, que na temporada 2026 utilizará combustível sintético — um tipo de combustível que a MSC Cruzeiros também está se preparando para adotar no futuro.

Pierfrancesco Vago, presidente executivo da MSC Cruzeiros, disse:Estamos extremamente orgulhosos de fazer parte deste momento lendário a bordo do MSC World Europa. Embora cruzeiros e Fórmula 1 possam parecer mundos diferentes, compartilhamos o mesmo DNA — um profundo compromisso com o trabalho em equipe, inovação e a criação de momentos inesquecíveis, assim como aqueles que nossa excepcional tripulação proporciona em nossos navios todos os dias.”

Continue lendo

Empresa

BIC Kids aposta em desenhos infantis para reconectar pais e filhos através da criatividade

Publicado

em

O que acontece quando um simples desenho infantil deixa de ser um papel esquecido na gaveta e passa a ser tratado como algo relevante? Esta é a provocação central da nova comunicação de BIC Kids, que lança no Brasil o “Museu do UAU”, uma iniciativa que convida famílias a desacelerarem a rotina, afastarem-se das telas e olharem com mais atenção para a criatividade das crianças.

Parte da plataforma de comunicação global “Criando o UAU”, a campanha assinada pelo Omnicom Media Brasil nasce de um insight simples e poderoso: para as crianças, cada rabisco é uma forma de expressão legítima e quando uma mãe ou pai reage com um “UAU”, estão dizendo para seus filhos “eu te vejo, do jeito que você é”. A proposta é transformar a casa em um espaço simbólico de exposição, onde corredores, portas e paredes viram galerias que celebram desenhos feitos à mão, com tempo, afeto e muita imaginação, conectando pais e filhos através do lápis de cor.

O objetivo da marca é trazer a relevância da categoria de colorir com a linha de lápis BIC Kids, especialmente no período da Volta às Aulas. “O ‘Museu do UAU’ reforça o papel da BIC Kids como parceira das famílias no desenvolvimento criativo e cognitivo das crianças, especialmente no período de Volta às Aulas. Queremos mostrar a relevância o ato de desenhar dentro de casa, incentivando momentos de conexão genuína, longe das telas.” afirma Rodrigo Iasi, Diretor de Marketing BIC Brasil e Argentina.

O filme manifesto da campanha retrata uma família diversa que decide montar um museu dentro de casa. O irmão mais velho assume o papel de guia da exposição, enquanto a irmã mais nova explora o espaço com encantamento, criando personagens e histórias a partir de seus próprios desenhos. Tudo acontece longe das telas, em um convite sutil ao resgate do tempo compartilhado entre pais e filhos.

Mais do que falar apenas sobre atributos técnicos ou performance, a campanha valoriza o processo criativo e o vínculo emocional construído a partir dele. “O desenho infantil não é um rascunho imperfeito, na verdade, é um registro vivo de como a criança sente e enxerga o mundo. Quando os pais param, olham e se conectam com esse momento, qualquer rabisco pode virar UAU”, explica Elder Oliveira, CCO do Omnicom Media Brasil, responsável pela criação da campanha.

A campanha acontece de janeiro a março de 2026. Além do filme, o “Museu do UAU” ganha vida em uma estratégia 360º que inclui presença em TV, streaming, YouTube, Instagram, Facebook, canais kidsafe, mídia programática (Logan e Adsmovil/Flix), além de conteúdos com creators e influenciadores focados em parentalidade e educação. Nessas ativações, famílias reais são convidadas a montar seus próprios museus em casa, transformar desenhos em fantasias, histórias ou exposições improvisadas, sempre colocando a criança no centro da narrativa.

Continue lendo