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Startup Fábula Live completa um ano e busca democratizar os eventos digitais no Brasil

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Startup Fábula Live completa um ano e busca democratizar os eventos digitais no Brasil

Em maio de 2020 o Eugênio Neto e o Cristiano Vicenti, ambos com mais de 20 anos de experiência em eventos e vídeos, respectivamente, fizeram a primeira transmissão da Fábula Live, direto de Florianópolis. Um ano depois, já alcançaram mais 1,2 milhões de pessoas através das soluções do “método Fábula” de oferecer transmissão digital personalizada com acompanhamento técnico experiente. Os primeiros clientes foram o Avaí Futebol Clube, time de Florianópolis que lançou o uniforme novo da temporada, e a Labellamafia, grife fitness de projeção internacional, a democratização dos eventos on-line havia sido lançada. “A Labellamafia tem um DNA de inovação, por isso buscamos recursos que fossem afins pra lançar nossa coleção em maio do ano passado de forma virtual, porque o momento exigia. E aqui mesmo, em Florianópolis, encontramos a Fábula que, não só resolveu de forma eficiente a nossa transmissão, mas apresentou uma solução que o mercado precisava no timming certo”, conta Giuliano Puga, CEO da Labellamafia sobre a experiência de estrear os estúdios da Fábula em maio de 2020.

Estar no lugar certo na hora certa foi uma agenda cumprida pela startup que atualmente soma cinco centros de operação, três em Santa Catarina e dois em São Paulo, e atendeu 160 clientes entregando cerca de mil horas de transmissão.

Alicerces da Fábula

O Neto operou por mais de três décadas a Neto Eventos, fornecedora de equipamentos e mão de obra na transmissão em eventos de pequeno, médio e grande porte; o Cris, com formação em jornalismo e cinema, somava mais de vinte anos de experiências na área audiovisual, dez deles como sócio na Fábula Transmídia, produtora de filmes institucionais. Foi como se hardware e o software se unissem em prol de uma virada de chave no setor de eventos: transformá-los de presenciais para virtuais. E fizeram isso com muitos dos clientes estreando diante das câmeras, numa rotação completa de inovação onde todos estavam aprendendo. “A vantagem de iniciar um caminho pouco explorado, é poder aplicar de forma prática a experiência de anos na produção audiovisual numa solução que beneficiaria muitos mercados, pois os mais diversos setores da economia promovem seus encontros anuais, treinamentos, confraternizações, congressos, lançamentos, e a Fábula nasceu pra ser ponte nessa transição do abraço físico para o híbrido”, explica Cris. Ele ainda percebeu que oferecer todos os serviços que envolviam os projetos, do pré-roteiro à edição final, podia ser como uma mão estendida para que os estreantes subissem ao palco mais seguros, e fossem para frente das câmeras, um lugar onde a maioria nunca esteve.

Aliás, muitos foram os clientes que estrearam eventos virtuais nos estúdios da Fábula Live e redesenharam seu processo de comunicação, entre eles, a rede Imaginarium que tem 218 operações no Brasil e fez sua primeira convenção nacional 100% on-line em outubro de 2020. Alcançando presença em 26 estados, a marca quebrou o recorde de participação em convenções na história da empresa que atua desde 1992. “A Fábula teve uma importância relevante na nossa trajetória recente porque através dela conseguimos manter o elo de comunicação com a nossa rede, e na nossa primeira convenção on-line em 30 anos de história da marca, conseguimos interagir com mais de 2 mil colaboradores no evento que foi um sucesso, de forma muito bem planejada e elaborada em conjunto”, conta Uggo Angioletti, diretor comercial da Imaginarium, sobre a estreia da companhia criativa nos eventos virtuais.

Adaptação e atualização são pilares

E se o acolhimento de projetos com ou sem roteiros, e as adaptações em tamanho de cenários modulares já pareciam bons atrativos para os clientes, os equipamentos de altíssima tecnologia foram decisivos algumas vezes na escolha dos estúdios da Fábula. “Temos mais de sete toneladas de equipamentos de última geração entre ilhas de edição, iluminação, câmeras e LEDs são os mesmos dos cenários do Domingão do Faustão e do Caldeirão do Hulk, por exemplo, e como otimizamos estes equipamentos da Neto Eventos, o cliente tem acesso ao que há de mais moderno no mercado com um orçamento elástico, super adaptável”, explica Neto. Argumento também defendido por Luciano Faustino, CMO da Genial Investimentos, onde Gustavo Kuerten é um dos sócios, – tendo o tenista, inclusive, participado de eventos virtuais nos estúdios da Fábula. Segundo Faustino, “a Fábula tem uma estrutura incrível, com painel 180º. Pensamos junto com eles a criação de uma experiência nova, e também inovadora, para nossos clientes com o formato de um evento totalmente digital. A experiência deles foi essencial para o sucesso do nosso evento”. A Genial Investimentos tem mais dois eventos confirmados com a Fábula Live, em junho e julho.

Voltando à questão das adaptações, de tão modulares que são os estúdios da Fábula Live, eles até já saíram de seus Centros de Operação, como aconteceu no Trend Week da Portobello, em março de 2021, onde uma tonelada de equipamentos foi montada na fábrica da Portobello, a maior indústria de cerâmica do Brasil, em Tijucas, Santa Catarina, para que cinco estúdios operassem simultaneamente em seis dias de eventos, conforme solicitava o projeto da agência de live marketing do cliente. “A gente trabalhou como TV, montamos uma operação de estúdios independentes operando simultaneamente para atender um cliente que é tão conectado à qualidade, que em 2020 ganhou o TOP ONE, prêmio máximo do Top de Marketing e Vendas da ADVB SC, justamente pela maestria de seus eventos virtuais”, conta Cris.

 Biossegurança e robótica

Cada centro de operação da Fábula Live pode atuar com 10 a 40 profissionais multidisciplinares, isso depende do tamanho do evento, das horas de operação que o projeto exige, e do quanto a Fábula está envolvida na produção. Por isso, alguns critérios de segurança sanitária são imprescindíveis e um deles exclusivo no setor, um sistema de biossegurança que troca o ar do ambiente de hora em hora o que destrói 99,9% dos vírus em circulação.

Testes de Covid são feitos regularmente em todos os colaboradores, e kits com roupas descartáveis anticontágio, luvas, máscaras e álcool em gel são distribuídos aos profissionais em estúdio. Câmeras automatizadas realizam a captação das imagens via comandos vindos direto da ilha de edição, o que diminui a presença humana no cenário.

Presencial é pouco, online é bom, híbrido é demais!

Embora jovem, a Fábula Live traz na essência a maturidade profissional dos sócios que ouvem atentamente o mercado para projetar inovações em transmissão digital. “Já estamos trabalhando com estúdios que tem estrutura para plateia virtual, e acreditamos muito que o futuro vai ser da interação digital nos eventos híbridos”, diz Neto ao planejar novos caminhos para a startup.

E um dos atrativos consideráveis do evento híbrido está o valor investido X público alcançado. “Para aproximadamente 70% dos nossos clientes o custo do evento virtual é menor do que seria o correspondente presencial e, em boa parte projeto on-line a audiência é maior que o público presencial”, explica Cris sobre um cálculo rápido que a maioria dos clientes faz antes de render-se às câmeras.

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Avantgarde cria primeiro lançamento de produto em realidade estendida (xR) da América Latina para Volvo

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Avantgarde cria primeiro lançamento de produto em realidade estendida (xR) da América Latina para Volvo

A Volvo acaba de lançar sua nova linha F de caminhões com uma experiência virtual inédita e inovadora no segmento automotivo brasileiro, assinada pela Avantgarde. Em um momento histórico da marca – a apresentação de três produtos simultaneamente, os novos caminhões Volvo FH, FM e FMX – a agência projetou o que se tornou o primeiro lançamento de produto em xR (realidade estendida) da América Latina. O evento aconteceu neste dia 16 de junho e foi transmitido ao vivo pelo Youtube da Volvo.

“O lançamento da nova Linha F foi um momento histórico para o segmento de caminhões, por isso, idealizamos um evento que entrará para a história, o primeiro em nossa indústria ao usar xR, Produção Virtual e cenários reais para o lançamento de três produtos simultaneamente, medindo mais de 4m de altura e pesando mais de 8 toneladas cada. Conseguimos unir o mundo virtual e real em uma experiência imersiva que levou o storytelling a outro nível e permitiu a Volvo apresentar sua nova linha de caminhões em cenários cinematográficos, indo das raízes da marca na Suécia a uma viagem pelo Brasil, de norte a sul, sem sair de Curitiba”, comemora o presidente da Avantgarde Brasil, Ricardo Bruno.

“A Volvo é reconhecida por levar a seus clientes experiências de marca inéditas, singulares e inesquecíveis. Trazer esse mesmo espírito para um evento on-line foi o nosso grande desafio. Assim como os novos caminhões que lançamos, buscamos uma tecnologia de ponta e inédita em nosso segmento, para reforçar nossa imagem de marca que está sempre na vanguarda”, assegura Felipe Battistella, gerente de marketing e concessionárias da Volvo na A. Latina.

O modelo de evento criado para a Volvo deve lançar tendências e abrir um mundo de possibilidades para marcas que abraçarem o recurso de storytelling imersivo para encantarem o público em produções publicitárias e de conteúdo. A realidade estendida é uma nova técnica utilizada para produção de conteúdo que permite que sejam combinados mundos físicos e virtuais de forma jamais vista antes. Trata-se de uma combinação das tecnologias de realidade virtual, aumentada e mista, que oferece uma completa imersão do público e dos apresentadores dentro do conteúdo e amplia o leque de possibilidades para marcas.

A xR permite que o produto e os apresentadores sejam inseridos dentro de cenários virtuais impressionantes, realistas e integrados aos demais elementos em cena, com níveis superiores de iluminação, texturas, sombras e detalhes.

Com tecnologia de última geração utilizada na série Mandalorian, do Disney +, e jogos como Fortnite e Mortal Kombat 11, a produção épica para a Volvo contou com mais de 150m² em telas de LED, composição em tempo real, câmeras com rastreamento, toneladas de terra, pedras e plantas cenográficas, além de áudio imersivo, para desafiar os limites dos eventos corporativos e da produção audiovisual.

Para convidados especiais e influenciadores, a experiência foi ainda melhor graças a uma caixa de experiências com presentes destinados a ativar todos os seus sentidos, incluindo fone de ouvido, café gourmet, fragrância oficial da Volvo e óculos VR para uma visita virtual 360º a bordo dos novos caminhões Volvo. Os convidados também receberam uma caixa surpresa, com cadeado e senha, que só pôde ser aberta ao final do evento, com um modelo em escala 1:43 do novo Volvo FH 540.

“A Caixa de Experiência reflete uma cultura que temos na marca Volvo de olhar toda a jornada do cliente. Queremos sempre nos diferenciar em cada momento de contato com nossos clientes e, para o lançamento da nova linha, também buscamos acrescentar esse cuidado. Não bastaria apenas vivenciar o momento da LIVE, mas o antes e depois precisavam ser tão especiais quanto”, complementa Felipe.

“Na Avantgarde, somos movidos pela inovação e acreditamos que é essencial buscar incessantemente por novas perspectivas e abordagens cada vez mais criativas para os desafios dos nossos clientes. Neste projeto lançamos mão dos recursos mais modernos disponíveis na produção de eventos de alto nível para promover uma experiência inédita no segmento e superar as expectativas do público da marca. A jornada de experiências também foi pensada para entregar o verdadeiro valor da parceria e afinidade que a Volvo orgulhosamente cultiva com os seus clientes mais estratégicos”, finaliza Ricardo Bruno.

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Fábula Live foi palco de evento do Instituto Ayrton Senna com participação de Gisele Bundchen e Príncipe Albert II de Mônaco

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Fábula Live foi palco de evento do Instituto Ayrton Senna com participação de Gisele Bundchen e Príncipe Albert II de Mônaco

O estúdio 360º da startup Fábula Live em São Paulo foi escolhido através da agência ZAZ Produções, para ser o palco do Seminário Internacional – Motivação: Evidências para promover a aprendizagem assinado pelo Instituto Ayrton Senna, que aconteceu dia 15 de junho. O evento on-line e gratuito, tratou dos processos de motivação para estudantes através de uma intensa programação que teve oito horas de transmissão com a presença virtual de cientistas, gestores, professores e pessoas inspiradoras. Entre as atrações do Seminário, destaque para a top model e ativista ambiental Gisele Bundchen, que falou diretamente  dos EUA sobre a motivação na preservação do meio ambiente como uma causa que vale a pena. O príncipe Albert II, direto de Mônaco, e o artista Eduardo Kobra, de São Paulo, também estiveram entre os participantes do evento, que foi  comandado por Viviane Senna, irmã do saudoso piloto e presidente do Instituto Ayrton Senna.

A startup Fábula Live, que nasceu em Florianópolis/SC em maio de 2020, conta atualmente com cinco centros de operação entre SC e SP, e coleciona clientes importantes entre os quase 200 já atendidos. Para Eugênio Neto e Cristiano Vicenti, sócios da Fábula, que foi o primeiro estúdio 360º do Brasil exclusivamente para eventos virtuais, atender a demanda de uma instituição tão icônica e respeitada como o Instituto Ayrton Senna, foi um momento importante na consolidação da empresa como referência no setor.

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