Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Setor de eventos cria plataforma para alinhar boas práticas no ESG

Publicado

em

O setor de eventos caminha para o alinhamento de boas práticas conforme as exigências ESG no Brasil. O ESG Pulse, plataforma criada por especialistas desse mercado, começa a unir e instruir criadores, organizadores e prestadores de serviços para entregas com mais impactos positivos à sociedade e ao meio ambiente. A solução é voltada especialmente a empresas que buscam usar seus eventos para educar seus fornecedores com melhores práticas ESG na entrega de seus serviços.

“Pensamos em uma forma de impulsionar o setor, que economicamente se constitui como uma das maiores potências na economia brasileira e contribui de maneira robusta para o PIB nacional. A proposta é contribuir e inspirar toda a cadeia de valor do setor, por meio da transferência de conhecimento sobre como aliar as entregas, que sempre envolvem criatividade, tecnologia e inovação, para atender com excelência os seus clientes, com as melhores práticas ESG em todos os processos que realiza, tornando-se uma referência de sustentabilidade e inclusão”, afirma o idealizador do ESG Pulse, Helio Brito Jr., que atua no setor de eventos há mais de 30 anos.

Segundo Brito Jr., a ideia da criação da plataforma, que já recebeu investimentos de mais de R$ 620 mil até o momento, é a de convidar profissionais da indústria para serem inspiração com a apresentação de melhores práticas, além de terem sua prestação de serviços repensada e alinhada com os pilares ESG. De acordo com a matriz de impacto da plataforma, o ESG Pulse, em seu estágio gerencial de desenvolvimento, tem o potencial de impulsionar 400 mil negócios locais, envolver 1,2 milhão de colaboradores do setor e aprimorar mais de 4 milhões de serviços prestados.

“Mais do que uma plataforma para coleta, análise e mensuração de práticas ESG para esse mercado, nos posicionamos como um movimento, por isso nosso lema é ‘Push the Pulse!’, pois nos colocamos como um impulsionador de transformação ativa para impactar positivamente clientes, fornecedores, comunidades e negócios locais que estejam envolvidos com a cadeia de valor dos eventos. A ideia é instruir e inspirar organizadores, fornecedores e colaboradores e revisar com cada fornecedor o que eles têm praticado e como podem repensar a prestação de serviços para trazerem impactos positivos para a sociedade e para o Planeta. Vamos transferir conhecimento para toda essa imensa cadeia produtiva, para que o setor de eventos, que já sabe fazer tão bem o que faz, torne-se uma referência de sustentabilidade e inclusão”, acrescenta.

O ESG Pulse é considerado uma iniciativa pioneira no Brasil, já que é a primeira plataforma voltada diretamente para a instrução e alinhamento do setor de eventos. Por aqui, a indústria de eventos impacta, sozinha, mais de 50 setores da economia. Dados relativos ao número de eventos pré-pandemia registram mais de 590 mil eventos sediados anualmente no Brasil segundo o último dimensionamento divulgado pela ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, em parceria com o Sebrae. Somente para os eventos de negócios na capital paulista, as expectativas para 2023 preveem impacto de até R$ 18 bilhões na economia da cidade e a participação de 12 milhões de pessoas, segundo a UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios.

Continue lendo

Eventos

UBRAFE anuncia programação gratuita da feira de negócios Experience Expo

Publicado

em

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) divulga a programação gratuita do Experience Expo, evento e feira de negócios que acontecem em paralelo nos próximos dias 1 e 2 de Agosto no Distrito Anhembi, e já é considerado não apenas uma plataforma de networking, mas também um gerador de oportunidades de negócios, além de promover trocas de conhecimento entre os participantes e atuar como um catalisador de inovações para o setor de eventos B2B e B2C. A Arena Sustentável e o Palco Conteúdo trarão uma série de palestras e apresentações e debates para gerar insights aos participantes e que poderão ser acessados gratuitamente, mediante credenciamento antecipado via Sympla.

O espaço Arena Sustentável ocorre durante os dois dias do evento e traz a proposta de ampliar as discussões sobre os propósitos dos eventos, por meio de conversas informais com diversos líderes de ONGs e iniciativas inspiradoras sobre sustentabilidade nos eventos, com a moderação e apresentação do consultor em práticas ESG Rafael Vaisman (CarbonoB), e líderes visionários como André Palhano (Virada Sustentável), Stella Araújo (Teto BR), Joildo Santos (fundador do Grupo Cria), Tomas Miranda (Sympla), Ana Addobbati (Livre de Assédio), Tatiana Costa (MADHU) e Paulo Octavio Pereira de Almeida (UBRAFE), que vão expor em conversas informais quais são as práticas mais sustentáveis na concepção, gestão e implementação de eventos e como estes compromissos estão moldando o futuro do setor ao redor do país. Os temas que serão abordados são “Como os móveis utilizados nos eventos podem ser reciclados e reaproveitados para famílias e locais que os necessitam” e “Como os organizadores de eventos podem e devem promover equidade e evitar o assédio”

Já o Palco Conteúdo, com palestras silenciosas transmitida por fones de ouvido e localizado no meio da área de exposição, propõe gerar Insights por meio de debates e palestras com alguns dos principais players que estão transformando o cenário dos eventos no país. Nomes como Valeska Oliveira (Francal Feiras), Ricardo Garrido (Assurê seguros), Ricardo Dias (Abrafesta), Andre Biazzo (Abiform), Fabio Zelenski (SPVCB) com participação especial da LINA (Assistente Virtual da Cidade de São para eventos B2B), Tomas Miranda (Sympla), Adriane Zagari (HZ Casting), Gabriela Moreno (grupo El Dourado), Juliana Arenaga (MCI) e Vanessa Martin (VM Consultoria e Pesquisas em Eventos) falam sobre temas práticos e que impactam o dia a dia da maioria dos organizadores, gerando oportunidades de atualização e inspiração. Nas apresentações serão discutidos entre outros assuntos: “O valor das experiências presenciais“, “Desafios no setor de eventos sociais”, “a importância do casting  em eventos”, e “Conheça a LINA a assistente virtual dos organizadores de eventos B2B”.

Continue lendo

Eventos

A ABA promoverá o evento virtual “ABA 65 anos Cannes Insights, by GoAd”

Publicado

em

O evento, que será aberto ao público e realizado em formato virtual, via plataforma Zoom, abordará temas cruciais para a comunicação e marketing, destacando cultura, conectividade e responsabilidade na criatividade contemporânea, tendo início às 09h com a abertura de Sandra Martinelli, CEO da ABA.

Às 09h05, José Saad Neto, head de insights da GoAd, apresentará “Cannes insights 2024”, discutindo os impactos do festival na indústria da comunicação e do marketing.

Em seguida, das 09h35 às 10h10, ocorrerá o painel “Por dentro do júri”, onde Marcia Esteves, CEO da Lew´Lara/TBWA e jurada em Business Transformation, Sumara Osório, CCO da VLM e jurada em Creative Strategy, Patrícia Moura, CEO da Pride Content e jurada em Entertainment Lions e Henrique Del Lama, diretor de criação da AlmapBBDO e jurado em Creative B2B, compartilharão os critérios e bastidores para reconhecer os projetos mais criativos do ano. Renato Pezzotti, jornalista do UOL, conduzirá o painel.

Às 10h10, o foco será na “Criatividade e efetividade”, com Guilherme Martins, vice-presidente da ABA e CMO da Diageo e Grand Prix em Entertainment for Music, Iuri Maia, head de branding do Mercado Livre e Grand Prix em Media e Natalia Calixto, diretora de mídia, CRM e Loyalt do Grupo Boticário analisando o valor e o impacto das estratégias criativas nos negócios, moderados por Lena Castellón, Fundadora da Lexis Comunicação. O evento encerrará às 10h45.

Link de inscrição: ABA 65 anos Cannes Insights by Goad – Associação Brasileira de Anunciantes

 

Continue lendo