Agências
Segunda pesquisa da TracyLocke aponta brasileiros mais pessimistas na Páscoa

A TracyLocke, agência de shopper experience dos grupos Omnicom e ABC, e a Behup, startup de tecnologia e análise de comportamento do consumidor, acabam de divulgar a sua segunda pesquisa, que analisa a mudança de hábito e do comportamento do shopper brasileiro no período de pandemia do Covid-19. De acordo com o relatório, 45% dos pesquisados não irão comemorar a páscoa neste ano.
“Mesmo antes da Covid-19 o shopper já mostrou descontentamento em relação principalmente ao preço de ovos de Páscoa. Este ano uma situação adversa nos faz repensar como abordar as próximas datas comerciais do calendário. Estamos repensando estratégias para o Dia das Mães e Namorados”, comenta Thomas Tagliaferro, CEO da TracyLocke Brasil.
“O feriado da Páscoa serve de exemplo para notar o consumidor abrindo mão de itens não essenciais e antevendo dificuldades financeiras ocasionadas por queda nas receitas familiares. Os consumidores falam sobre substituir ovos de chocolate por doces caseiros ou barras de chocolate”, comenta Juliano Spyer, mestre e doutor em Antropologia pela UCL (University College London) e Head of Human Insights na Behup.
Páscoa
Com a aproximação do feriado de Páscoa, o sentimento de “preocupação” ainda é o principal para 26% dos respondentes, tecnicamente empatado com “indiferença” que foi mencionado por 25% dos entrevistados. Já para a faixa etária entre 18-34 anos, o sentimento de “otimismo”, representa 25% dos respondentes, assim como dentro da classe A, o desânimo na região sul aponta 24,5%.
Os ovos de Páscoa continuarão sendo os produtos mais procurados, porém este hábito tradicional de consumo deve sofrer impactos devido às incertezas econômicas impostas pelo coronavírus.
Os dados da pesquisa indicam que 39% dos entrevistados pretendem comprar ovos de Páscoa, enquanto 22% optarão pela busca de barras de chocolate.
Sentimento
A “preocupação” continua como o principal sentimento do período, mas o “medo”, segundo maior sentimento na semana anterior, deu lugar ao “tédio” que apresentou 4,6 p.p de crescimento e que reflete a mudança de humor devido o maior período de confinamento das pessoas em relação à primeira pesquisa.
A “ansiedade” teve 2,5 p.p de crescimento. A “positividade” também aumentou, com o sentimento de “felicidade” com 2,5 p.p de aumento.
Compras
Pela segunda semana, as pessoas mantêm o hábito de “fazer suas compras pessoalmente”, com 36,7%, representando 3 p.p a mais que a onda anterior.
Sobre a sugestão de comprar de comércios menores, há um aumento comparado ao período anterior. 69,5% dos respondentes ouviram falar sobre a iniciativa e 70,9% dos pesquisados já mudaram seus hábitos de compras para dar apoio a esses mercados locais.
Dia das Mães
Já para o Dia das Mães, o sentimento para a data ainda é de “otimismo”, visão de 34,9% dos respondentes, com um aumento na “indiferença” para 16,5% (+3,3 p.p) mas ainda 83,5% as pessoas ainda não iniciaram os planejamentos para as comemorações.
Com isto, 42,7% ainda têm dúvidas sobre o que dar de presente. Entre os mais escolhidos estão perfumes com 14%; 10,6% para vestuário ou acessórios; mesma porcentagem para lembrancinhas; e para 8,4% a escolha será flores.
Para a procura por presentes para mães, a compra on-line é a intenção de 20,5% dos respondentes. E, comparado ao período anterior, as lojas de rua tiveram um crescimento de 4,3 p.p sem variações relevantes entre as regiões do país.
Para ter acesso ao segundo relatório completo, basta acessar o link a seguir e cadastrar-se: http://tracylocke.com.br/unlocke/
Agências
PiU assume conta full service da Esfera Energia e lidera novo posicionamento de marca no mercado livre de energia

A PiU foi anunciada como a nova agência de comunicação full service da Esfera Energia. A empresa assume a responsabilidade pela gestão integrada de estratégia, criação, conteúdo, canais digitais, compra de mídia e eventos de relacionamento da marca, que atua na gestão de 6% de toda a energia produzida no Brasil e soma mais de 1,9 mil clientes em todos os estados do país. A Esfera integra o ecossistema corporativo da Auren Energia.
A movimentação ocorre em um cenário de transformação regulatória e expansão no mercado livre de energia. O desafio da agência abrange a tradução de conceitos técnicos do setor para o ambiente B2B, a construção do novo posicionamento institucional, estratégias de mídia de performance e a execução do Núcleo Esfera, série proprietária de eventos voltada a clientes e prospectos estratégicos. “Temos grande expertise em atender clientes B2B e no tema da sustentabilidade, o que contribui para esse match entre a agência e a Esfera, que está no centro da transformação do mercado de energia no Brasil. Vamos aplicar a nossa capacidade de traduzir desafios complexos em comunicação criativa e eficiente”, afirma Claudia Carmello, head de estratégia da PiU.
Após 11 anos de operação, a Esfera Energia visa estruturar sua marca para acompanhar o novo estágio de maturidade do mercado e a ampliação do portfólio de soluções viabilizada após a união com a Auren. “O setor elétrico encontra-se em um momento de rápida transformação e a Esfera Energia, depois de 11 anos, busca consolidar sua posição de liderança e, ao mesmo tempo, expandir sua proposta de valor, ofertando produtos e serviços de alto nível. Ao integrar o ecossistema da Auren Energia, um dos maiores grupos de energia do país, passamos a oferecer ainda mais solidez e um portfólio de soluções muito mais robusto para nossos clientes. E tudo isso demanda um novo posicionamento de marca. Nesse cenário, encontramos um momento oportuno para buscar uma agência full service com experiência no setor para estar lado a lado conosco no desenvolvimento de uma nova estratégia de marca e executá-la com excelência em todas as frentes de impacto junto aos nossos públicos”, declara Marcelo Costa, gerente de marketing e inteligência de mercado da Esfera Energia.
Agências
Sherpa42 transforma Beco do Batman em Beco do Wolverine para lançamento de novo jogo de PlayStation 5

A agência Sherpa42 assina a execução da estratégia de ativação nacional para o lançamento de Marvel’s Wolverine, título desenvolvido pela Insomniac Games e Marvel em parceria com a Sony Interactive Entertainment para o console PlayStation 5. Para o projeto, a empresa ocupou a Galeria ZIV e áreas do Beco do Batman, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, com um painel de arte urbana de 90 metros quadrados, eventos e cenografias imersivas abertas a criadores de conteúdo e ao público.
A conceituação da ação partiu do fluxo contínuo de visitantes e da relevância cultural do local como ponto de arte de rua da capital paulista. Como proposta para expandir o alcance da campanha além do público consumidor de jogos eletrônicos, a agência estabeleceu uma intervenção temporária que rebatizou o espaço como Beco do Wolverine durante o período da ação. “Para furar a bolha neste lançamento, fomos atrás de atenção onde ela já existe. O Beco do Batman recebe milhares de visitantes com o celular na mão todo fim de semana, e fãs de cultura pop chegam lá sem precisar de convite. Então, pedimos licença ao Batman por alguns dias, criamos um mural inspirado no jogo e recriamos, dentro da galeria, cenários que qualquer grande fã vai reconhecer”, explica Bruno Vaz, criativo sênior da Sherpa42.
O painel externo foi assinado pelo artista plástico e designer Diego Alcenso Lemos, cobrindo a fachada da Galeria ZIV com ilustrações alusivas ao personagem e ranhuras que simulam marcas de garras na parede. Na parte interna do imóvel, a agência estruturou um circuito dividido em quatro ambientes temáticos: o Princess Bar, decorado com iluminação em neon; a área Tokyo, que abriga estações de experimentação do jogo em consoles PlayStation 5; a reprodução da cabana do personagem Logan; e o corredor Telebang Jungle, ambientado com vegetação e recursos de iluminação.
A programação da iniciativa incluiu sessões de testes do título, exibição de trailers e painéis com a equipe de desenvolvimento e dubladores do jogo, com acesso mediante reserva via plataforma Sympla. Enquanto as atividades na galeria se encerraram nesta semana, o mural artístico permanecerá em exibição no local ao longo de um mês. O jogo Marvel’s Wolverine já está sendo comercializado exclusivamente para PlayStation 5.








