Agências
Segunda pesquisa da TracyLocke aponta brasileiros mais pessimistas na Páscoa

A TracyLocke, agência de shopper experience dos grupos Omnicom e ABC, e a Behup, startup de tecnologia e análise de comportamento do consumidor, acabam de divulgar a sua segunda pesquisa, que analisa a mudança de hábito e do comportamento do shopper brasileiro no período de pandemia do Covid-19. De acordo com o relatório, 45% dos pesquisados não irão comemorar a páscoa neste ano.
“Mesmo antes da Covid-19 o shopper já mostrou descontentamento em relação principalmente ao preço de ovos de Páscoa. Este ano uma situação adversa nos faz repensar como abordar as próximas datas comerciais do calendário. Estamos repensando estratégias para o Dia das Mães e Namorados”, comenta Thomas Tagliaferro, CEO da TracyLocke Brasil.
“O feriado da Páscoa serve de exemplo para notar o consumidor abrindo mão de itens não essenciais e antevendo dificuldades financeiras ocasionadas por queda nas receitas familiares. Os consumidores falam sobre substituir ovos de chocolate por doces caseiros ou barras de chocolate”, comenta Juliano Spyer, mestre e doutor em Antropologia pela UCL (University College London) e Head of Human Insights na Behup.
Páscoa
Com a aproximação do feriado de Páscoa, o sentimento de “preocupação” ainda é o principal para 26% dos respondentes, tecnicamente empatado com “indiferença” que foi mencionado por 25% dos entrevistados. Já para a faixa etária entre 18-34 anos, o sentimento de “otimismo”, representa 25% dos respondentes, assim como dentro da classe A, o desânimo na região sul aponta 24,5%.
Os ovos de Páscoa continuarão sendo os produtos mais procurados, porém este hábito tradicional de consumo deve sofrer impactos devido às incertezas econômicas impostas pelo coronavírus.
Os dados da pesquisa indicam que 39% dos entrevistados pretendem comprar ovos de Páscoa, enquanto 22% optarão pela busca de barras de chocolate.
Sentimento
A “preocupação” continua como o principal sentimento do período, mas o “medo”, segundo maior sentimento na semana anterior, deu lugar ao “tédio” que apresentou 4,6 p.p de crescimento e que reflete a mudança de humor devido o maior período de confinamento das pessoas em relação à primeira pesquisa.
A “ansiedade” teve 2,5 p.p de crescimento. A “positividade” também aumentou, com o sentimento de “felicidade” com 2,5 p.p de aumento.
Compras
Pela segunda semana, as pessoas mantêm o hábito de “fazer suas compras pessoalmente”, com 36,7%, representando 3 p.p a mais que a onda anterior.
Sobre a sugestão de comprar de comércios menores, há um aumento comparado ao período anterior. 69,5% dos respondentes ouviram falar sobre a iniciativa e 70,9% dos pesquisados já mudaram seus hábitos de compras para dar apoio a esses mercados locais.
Dia das Mães
Já para o Dia das Mães, o sentimento para a data ainda é de “otimismo”, visão de 34,9% dos respondentes, com um aumento na “indiferença” para 16,5% (+3,3 p.p) mas ainda 83,5% as pessoas ainda não iniciaram os planejamentos para as comemorações.
Com isto, 42,7% ainda têm dúvidas sobre o que dar de presente. Entre os mais escolhidos estão perfumes com 14%; 10,6% para vestuário ou acessórios; mesma porcentagem para lembrancinhas; e para 8,4% a escolha será flores.
Para a procura por presentes para mães, a compra on-line é a intenção de 20,5% dos respondentes. E, comparado ao período anterior, as lojas de rua tiveram um crescimento de 4,3 p.p sem variações relevantes entre as regiões do país.
Para ter acesso ao segundo relatório completo, basta acessar o link a seguir e cadastrar-se: http://tracylocke.com.br/unlocke/
Agências
Leapmotor realiza intervenção aérea, em parceria com a Fibra.ag, para marcar sua chegada ao Brasil

Uma tela de LED de 15×5 metros, içada por um drone de alta capacidade, sobrevoou o Modelódromo e o Obelisco do Parque do Ibirapuera, e transformou o céu de São Paulo em uma tela viva de arte, luz e movimento. Batizada de “O Salto para a Nova Era”, a performance aérea marcou a chegada da Leapmotor, marca parceira do grupo Stellantis, ao mercado brasileiro com uma intervenção urbana inédita na América do Sul, patrocinada pela própria montadora e concebida pela Fibra.ag. O Brasil foi o segundo país do mundo, fora a China, a operar esse equipamento.
No espetáculo, atletas, ginastas e bailarinos protagonizaram uma coreografia suspensa que misturava corpo, tecnologia e poesia visual. O filme projetado na tela voadora trazia artistas como Raul Florêncio, brasileiro com trajetória no Cirque du Soleil, e o campeão mundial de Le Parkour Ricardo Farias, ao lado de jovens ginastas promissores da ginástica olímpica nacional.
“A Leapmotor chega ao país patrocinando uma intervenção que traduz exatamente o espírito da marca: um salto corajoso rumo a uma nova era. Realizar essa ação inédita nos céus de São Paulo é um marco para nós e para o público brasileiro”, afirma Alessandra Souza, vice-presidente de marketing & comunicação de marca para a América do Sul.
No filme, os artistas exploraram acrobacias e gestos que dialogam com o conceito de salto, metáfora central da narrativa e essência do nome Leapmotor (leap significa salto, em inglês). O Le Parkour, com sua estética de liberdade e superação, ganhou papel simbólico e artístico, refletindo os valores de fluidez e inovação que marcam a identidade da marca.
Com direção artística de Rodrigo Pitta, diretor de Criação da Fibra.ag, o filme foi pensado para existir literalmente em suspensão. “Criamos um filme que só poderia acontecer no ar. A tela voadora nos permitiu trabalhar com amplitude e futuro, e o elenco traz emoção e potência à narrativa. É dar um salto com arte e transformar o céu em estrada para a chegada da Leapmotor”, afirma.
A Fibra.ag foi responsável pela idealização de todo o projeto e conduziu a criação, a produção executiva internacional (Brasil/China), a engenharia da operação aérea e a produção do filme.
“Nosso propósito foi transformar tecnologia em poesia visual. Ver a tela de 15×5 metros voando com essa narrativa forte é algo realmente único. Essa ação patrocinada pela Leapmotor marca um novo momento para as experiências urbanas”, completa Andrea Pitta, CEO da agência.
O Parque do Ibirapuera, escolhido como cenário, reforçou o diálogo entre natureza, urbanidade e inovação, transformando a paisagem verde em um espaço de contemplação digital. A trilha sonora e a direção de movimento criam uma experiência sensorial que une som, luz e performance em um mesmo plano poético.
“Nossa proposta foi usar a tecnologia como forma de expressão artística e emocional. Queríamos a cidade vivenciando uma experiência futurista, unindo arte, dados e movimento. Tornamos a concepção idealizada em realidade, conectando o público à mensagem da marca de forma viva e surpreendente”, diz Andrea.
Para Alessandra, a intervenção aérea traduz o propósito da Stellantis de unir inovação e emoção em experiências que conectam marca e público. “Queríamos que a chegada da Leapmotor fosse sentida de um jeito diferente. Como uma experiência viva, que unisse inovação e expressão artística. Esse é o primeiro de muitos passos que daremos para transformar a mobilidade em algo mais inspirador e humano”, conclui.
A intervenção “O Salto para a Nova Era” inaugura uma série de ativações previstas para São Paulo e outras capitais brasileiras, consolidando a chegada da Leapmotor ao país como um salto em tecnologia, criatividade e visão futurista, reafirmando o compromisso da Stellantis com a inovação e o futuro da mobilidade elétrica.
Agências
Lean Agency inova e lança campanha para o Baú do Milhão, modernizando a comunicação do mercado de filantropia premiável

A Lean Agency, agência full-service de comunicação, anuncia o lançamento da marca e da campanha de estreia do Baú do Milhão, uma nova empresa de filantropia premiável que chega para distribuir mais de R$1 milhão em prêmios, por mês, e apoiar crianças e adolescentes com câncer.
A marca faz parte do Grupo Federal Energia, que possui 25 anos de história e excelência em logística e abastecimento, e oferece prêmios semanais de mais de R$300 mil e valores instantâneos diários de até R$60 mil, além de um game chamado “Baú Premiado”, que distribui valores extras aos que adquirem os combos promocionais. A instituição beneficiada com parte da arrecadação é a Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer), que garante tratamento gratuito a crianças e adolescentes e apoio às suas famílias.
O desafio da Lean Agency foi ressignificar a comunicação de um mercado que tradicionalmente investe nos mesmos formatos, utilizando a expertise da agência para entregar uma campanha arrojada, criativa, de grande impacto e alcance, afastando-se do padrão comumente trabalhado pelo segmento.
O projeto idealizado e desenvolvido pela Lean Agency adotou uma abordagem que conecta a sorte ao potencial de transformar vidas, partindo de um gesto extremamente simples e verdadeiro: sorrir. Afinal, a marca foi criada com a feliz missão de impactar milhões de pessoas por meio de prêmios atrativos e de um compromisso genuíno com a causa social escolhida.
O filme de lançamento do Baú do Milhão, que celebra as pequenas e grandes sortes do dia a dia, como encontrar dinheiro esquecido no bolso ou conseguir um assento vago no ônibus, teve inserções estratégicas na TV aberta, incluindo espaços de alto share na TV Globo, como no intervalo do Domingão com Huck e do Fantástico no último domingo (23). Além da televisão, a campanha marcou presença em grandes peças de comunicação Out Of Home (OOH), garantindo alta visibilidade e reforçando a marca no cenário urbano.
As ações exploraram uma linguagem moderna e cativante, rompendo com o padrão visual e narrativo tradicional do mercado de títulos de capitalização. O conceito enfatiza que “fazer o bem dá retorno” , já que ao participar, “você concorre e ainda faz o bem”. O lançamento está alinhado com o movimento da agência de construir uma narrativa conjunta, embasada por dados e fomentada por canais de distribuição mais eficazes.
Para a Lean Agency, “o projeto Baú do Milhão demonstra a possibilidade de conectar o público com uma forma moderna de filantropia. Traz o benefício do prêmio mediante a sorte, ao mesmo tempo em que ajuda uma causa social importante, a causa do câncer”, comenta Anselmo Albuquerque, CEO da Lean Agency.









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