Agências
Segunda pesquisa da TracyLocke aponta brasileiros mais pessimistas na Páscoa

A TracyLocke, agência de shopper experience dos grupos Omnicom e ABC, e a Behup, startup de tecnologia e análise de comportamento do consumidor, acabam de divulgar a sua segunda pesquisa, que analisa a mudança de hábito e do comportamento do shopper brasileiro no período de pandemia do Covid-19. De acordo com o relatório, 45% dos pesquisados não irão comemorar a páscoa neste ano.
“Mesmo antes da Covid-19 o shopper já mostrou descontentamento em relação principalmente ao preço de ovos de Páscoa. Este ano uma situação adversa nos faz repensar como abordar as próximas datas comerciais do calendário. Estamos repensando estratégias para o Dia das Mães e Namorados”, comenta Thomas Tagliaferro, CEO da TracyLocke Brasil.
“O feriado da Páscoa serve de exemplo para notar o consumidor abrindo mão de itens não essenciais e antevendo dificuldades financeiras ocasionadas por queda nas receitas familiares. Os consumidores falam sobre substituir ovos de chocolate por doces caseiros ou barras de chocolate”, comenta Juliano Spyer, mestre e doutor em Antropologia pela UCL (University College London) e Head of Human Insights na Behup.
Páscoa
Com a aproximação do feriado de Páscoa, o sentimento de “preocupação” ainda é o principal para 26% dos respondentes, tecnicamente empatado com “indiferença” que foi mencionado por 25% dos entrevistados. Já para a faixa etária entre 18-34 anos, o sentimento de “otimismo”, representa 25% dos respondentes, assim como dentro da classe A, o desânimo na região sul aponta 24,5%.
Os ovos de Páscoa continuarão sendo os produtos mais procurados, porém este hábito tradicional de consumo deve sofrer impactos devido às incertezas econômicas impostas pelo coronavírus.
Os dados da pesquisa indicam que 39% dos entrevistados pretendem comprar ovos de Páscoa, enquanto 22% optarão pela busca de barras de chocolate.
Sentimento
A “preocupação” continua como o principal sentimento do período, mas o “medo”, segundo maior sentimento na semana anterior, deu lugar ao “tédio” que apresentou 4,6 p.p de crescimento e que reflete a mudança de humor devido o maior período de confinamento das pessoas em relação à primeira pesquisa.
A “ansiedade” teve 2,5 p.p de crescimento. A “positividade” também aumentou, com o sentimento de “felicidade” com 2,5 p.p de aumento.
Compras
Pela segunda semana, as pessoas mantêm o hábito de “fazer suas compras pessoalmente”, com 36,7%, representando 3 p.p a mais que a onda anterior.
Sobre a sugestão de comprar de comércios menores, há um aumento comparado ao período anterior. 69,5% dos respondentes ouviram falar sobre a iniciativa e 70,9% dos pesquisados já mudaram seus hábitos de compras para dar apoio a esses mercados locais.
Dia das Mães
Já para o Dia das Mães, o sentimento para a data ainda é de “otimismo”, visão de 34,9% dos respondentes, com um aumento na “indiferença” para 16,5% (+3,3 p.p) mas ainda 83,5% as pessoas ainda não iniciaram os planejamentos para as comemorações.
Com isto, 42,7% ainda têm dúvidas sobre o que dar de presente. Entre os mais escolhidos estão perfumes com 14%; 10,6% para vestuário ou acessórios; mesma porcentagem para lembrancinhas; e para 8,4% a escolha será flores.
Para a procura por presentes para mães, a compra on-line é a intenção de 20,5% dos respondentes. E, comparado ao período anterior, as lojas de rua tiveram um crescimento de 4,3 p.p sem variações relevantes entre as regiões do país.
Para ter acesso ao segundo relatório completo, basta acessar o link a seguir e cadastrar-se: http://tracylocke.com.br/unlocke/
Agências
Avantgarde cresce 20% e projeta 2026 com expansão, tecnologia intencional e experiências de alta complexidade

A Avantgarde encerra 2025 com um resultado que reforça sua estratégia global de operação baseada em experiências relevantes e construção de comunidades: crescimento de 20% no ano e a consolidação de um modelo cada vez mais orientado a dados, criatividade aplicada e excelência operacional. Para 2026, a agência projeta um avanço adicional de 30% impulsionado por novos formatos de ativação, projetos proprietários e pela demanda crescente por eventos de alta complexidade.
O desempenho do último ano combina a consistência das parcerias históricas com a entrada de novas contas de grande relevância. A Copa Energia segue como uma das relações mais longevas da operação brasileira, com projetos que evidenciam a maturidade da colaboração e o alinhamento estratégico entre as marcas. Em paralelo, a Avantgarde ampliou sua atuação para a Renault do Brasil, elevando o escopo e aprofundando o caráter consultivo das entregas, movimento que aproximou ainda mais as iniciativas locais do posicionamento global da montadora.
A carteira de clientes ganhou reforço com Casas Bahia, Dell Technologies e Espaçolaser, trazendo desafios distintos em narrativa, arquitetura de experiência e engenharia de operação. Entre os projetos de maior visibilidade, o Dell Technologies Forum reuniu mais de 3 mil participantes em São Paulo e consolidou a Avantgarde como uma das referências na criação de Summits de inovação e tecnologia no País.
Outro marco foi a participação da agência no retorno do Salão do Automóvel, representando a Geely. O estande apresentou uma sequência de ativações imersivas, camadas sensoriais e uma narrativa futurista que traduziu o posicionamento global da marca, além de demonstrar a capacidade da Avantgarde de operar eventos de grande visibilidade e alta complexidade técnica.
Tendências e expectativas para 2026
Ao analisar o cenário para o próximo ano, a agência identifica um ambiente de transformação profunda na forma como marcas constroem vínculos com seus públicos. Segundo Elaine Rufato, CEO da Avantgarde, o mercado está passando por uma virada importante. “Estamos vendo uma mudança clara: o mercado busca experiências mais autorais e menos superficiais. Isso nos desafia a construir jornadas imersivas, com narrativa forte e relevância emocional. Ao mesmo tempo, a chegada de novos clientes e o fortalecimento de relações históricas confirmam que nosso modelo está maduro. A perspectiva para 2026 é otimista e guiada por eficiência, escalabilidade e criatividade aplicada”, afirma.
A Avantgarde prevê crescer 30% em 2026 apoiada em movimentos que devem ganhar força no setor. As experiências tendem a ser menos centradas em estética e mais orientadas a rituais de presença e conexão. A tecnologia avança com propósito, com IA, realidade aumentada, ambientes responsivos e dados em tempo real contribuindo para personalização e profundidade narrativa. Eventos passam a privilegiar estruturas moduláveis e escaláveis, sobretudo em feiras e estandes, como forma de otimizar investimentos e garantir consistência de marca em diferentes mercados. A busca por bem-estar nas jornadas corporativas também deve influenciar agendas e formatos, atendendo a um público executivo que demanda cuidado e presença.
Com processos robustos, uma carteira diversidade e maior demanda por projetos proprietários e eventos de alta complexidade, a Avantgarde deve iniciar 2026 posicionada para ampliar sua atuação em grandes Summits, feiras estratégicas, integrações entre dado, conteúdo e experiência, além de iniciativas que fortaleçam a construção de marcas a partir de narrativas imersivas e tecnologia com relevância emocional.
“A expectativa é de um ano marcado por expansão, inovação e entregas que consolidem definitivamente o papel da Avantgarde como uma das referências centrais do mercado de experiências no Brasil”, finaliza Elaine Rufato.
Agências
LGL Case é a responsável por dar vida ao Natal Iluminado de São Paulo

Neste fim de ano, milhares de luzes espalhadas por todo o Centro Histórico de São Paulo dão vida ao Natal Iluminado da cidade, promovido pela Prefeitura de São Paulo. E por trás dessa transformação está a LGL Case, responsável pela produção da cenografia e atmosfera que dão vida ao projeto que é gratuito e vai até o dia 06 de janeiro.
Diversos pontos da cidade ganham destaque com cenários, projeções visuais e uma programação variada, cheia de atividades para toda a família. A Praça da Sé, por exemplo, oferece diariamente um show de luzes, além de apresentações ao vivo, cercada por brinquedos para crianças e espaços instagramáveis. As projeções na fachada da Catedral da Sé tornam o passeio ainda mais especial e mágico.
Na Avenida Paulista, que em 2025 celebra 134 anos de história, o percurso se transforma completamente. 290 arcos formam um túnel contínuo de luz, complementado por um grande pórtico natalino que marca a entrada do cartão postal da cidade. O cenário se completa com iluminação especial no Parque Trianon e apresentações no vão livre do MASP.
Produção e cenografia
A LGL Case é responsável por toda a produção cenográfica do circuito, desenvolvendo estruturas de grande escala que unem beleza, funcionalidade e emoção. Entre suas principais criações estão árvores monumentais com iluminação sincronizada, túneis de LED e arcos luminosos, além de iluminação arquitetural em fachadas e prédios históricos. O trabalho inclui também instalações animadas, elementos artísticos de luz, portais, vitrines temáticas, áreas sensoriais e cenários para fotos, além de ambientes lúdicos, zonas de convivência e espaços projetados para acomodar grandes fluxos de público.
Cada peça passa por testes rigorosos, certificação técnica e acompanhamento diário, garantindo segurança, qualidade e precisão em cada detalhe. A operação envolve equipes especializadas, logística complexa, infraestrutura elétrica, manutenção contínua e integração com toda a programação cultural, que inclui palcos, corais, cortejos e ativações temáticas.









You must be logged in to post a comment Login