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Saiba como preparar seu estoque para a Black Friday

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A Black Friday de 2021 está se aproximando e o varejo precisa retomar os preparos anuais para aproveitar bem a data. Ainda que muitas marcas façam promoções durante todo mês de novembro, é imprescindível ter alguns cuidados especiais para o dia em si, que neste ano cai em 26 de novembro. Uma das atenções deve ser voltada ao estoque, isso vale tanto para empresas que trabalham com lojas físicas, como para os e-commerces.

É o estoque que vai garantir o maior número possível de vendas, sem faltas ou atrasos. Também é o que define a experiência do cliente com a entrega, um ponto-chave nas compras promocionais. É o que diz Graziela Luloian, gerente de Marketing e Operações na agência digital full service Raccoon: “O consumidor sempre espera que sua compra chegue o mais rápido possível. Durante a Black Friday não é diferente, inclusive esse desejo pode se intensificar, uma vez que muitas pessoas esperam pela data por meses para poder fazer uma compra maior e mais cara. Dessa forma, o estoque deve não só estar alinhado com a expectativa de venda, como um pouco mais inflado para garantir disponibilidade”.

Logo, a preparação do estoque tem papel fundamental no sucesso da Black Friday e na imagem da marca em seguida. Michele aponta que o tempo ideal para fazer essa organização é de 90 dias antes da data, mas a importância está sempre aí independente do momento. Cada empresa conhece seus fornecedores e cadeia logística e pode definir com mais exatidão quando começar, mas alguma antecedência é sempre fundamental.

Para auxiliar empreendedores a resolver essa questão no próximo mês, Graziela listou algumas dicas.

– Descubra e organize informações sobre períodos sazonais

Segundo a especialista, uma das melhores formas de prever tendências é ter uma ideia de volume e isso o empreendedor consegue observando dados passados. Com o controle dessas informações, é possível compreender a variação das vendas em dias comuns e naqueles quando há maior procura por conta de datas comemorativas ou promocionais.

Os dados coletados devem então ser organizados em planilhas ou outra ferramenta de fácil visualização. “Lembre-se que os consumidores esperam os melhores produtos em oferta, não somente aqueles que estão parados. Então para atrair é importante que os carros-chefe estejam em promoção. Além disso, é possível que os principais produtos estejam alinhados com aqueles que se deseja liquidar, até mesmo uma promo de compre um e leve outro pode ajudar”, afirma Graziela.

– Varie nas estratégias de captação

Promoções são essenciais em qualquer Black Friday, mas não são a única maneira de participar do evento e atrair público. A profissional explica: “Pesquisas apontam que o preço pode até ser um pouco acima do concorrente, mas se houver um bom cashback, por exemplo, acaba sendo até mais atrativo. Frete grátis também possui a mesma linha de raciocínio, ou porcentagem crescente de desconto, etc”. Tudo isso ajuda a esvaziar o estoque.

– Una as estratégias online e offline

O estoque de um e-commerce e loja física podem ser compartilhados, desde que bem organizados. Nesse sentido, uma boa estratégia é a Buy Online and Pick Up in Store (compre online e busque na loja). Ela costuma aumentar o ticket médio da venda, uma vez que o consumidor vai buscar o que comprou e mais de 50% deles acabam aproveitando para levar mais produtos, de acordo com Graziela.

– Utilize ferramentas e programas de auxílio

Existem muitos softwares de gestão de estoque que fazem um ótimo trabalho na organização em períodos sazonais. Eles são úteis durante todo o ano, mas se mostram ainda mais relevantes em datas como a Black Friday.

A diretora traz alguns nomes como sugestão: “Para microempresas, existem softwares gratuitos como ABC Inventory, Canvus ou Delivrd. Para estoques maiores, as mais utilizadas são Conta Azul, SAP, Linx e Sage. Elas são essenciais, mas precisam estar alinhadas com uma boa plataforma de e-commerce, se estivermos falando de comércio eletrônico. Nesse âmbito, para pequenos comércios a Loja Integrada funciona bem e, para aqueles de maior porte, as melhores opções são VTEX e Shopify”.

O que esperar da Black Friday 2021

Este é um momento peculiar para os varejistas, visto que a retomada de lojas físicas é recente e gradual ao redor do Brasil. Ao mesmo tempo, muitos estavam focados somente no e-commerce desde 2020, quando a pandemia se agravou e fez com que o virtual fosse a única possibilidade para inúmeras empresas continuarem funcionando.

Portanto, a Black Friday de 2021 acontece em um cenário novo, diferente do ano passado — já que, agora, a vacinação está de fato ajudando a retomada — e dos anos anteriores, pois ainda existem particularidades em voga por conta do covid. Além disso, a situação econômica atual lança uma sombra de dúvidas sobre a data.

O fato é que ela segue importante, ainda que diferente. “Estamos em um cenário com a maior inflação dos últimos 20 anos, alinhada com a maior taxa de desemprego. Por conta desses fatores, o poder de compra está reduzido, então o consumidor escolherá mais e deverá comprar menos, mas não deixará de aproveitar ofertas”, aponta a diretora.

Mesmo em um ano difícil, a Black Friday segue como um ponto alto nas vendas de milhões de lojas pelo País. Por isso, toda preparação é válida — talvez ainda mais justamente pela crise. Empreendedores devem aproveitar as datas de maior movimento para fechar o mês com mais alívio, e os cuidados prévios sempre ajudam a aumentar a margem de lucro.

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AMPRO apresenta nova diretoria para o biênio 2024/2025

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 AMPRO, Associação de Marketing Promocional, anuncia sua nova diretoria nacional para o biênio 2024/2025. Pelos próximos dois anos estarão à frente da associação: Heloísa Santana, como presidente executiva; ao lado de Alexa Carvalho, vice-presidente regional; Felipe Malta,  vice-presidente nacional;  Ricardo Beato, vice-presidente administrativo, financeiro e jurídico e Celio Ashcar Jr., que permanece como presidente do Conselho Deliberativo.

Heloísa Santana afirmou que a escolha dos nomes para esse ano foi estratégica. “Pensamos em criar um grupo que se complementasse em conhecimentos, por isso, os novos representantes vêm de áreas distintas”, disse ela.

Certificada com o selo Women on Board, que tem por objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos em que as mulheres fazem parte do conselho de administração, a AMPRO reforça seu posicionamento de representatividade e inclusão, com destaque  às mulheres em posições de liderança. Atualmente, a estrutura organizacional da AMPRO – Conselho, Diretoria Nacional, Diretoria Setorial e Colaboradores, o quadro é composto 52% por mulheres e 48% por homens. Salientando que a diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em eficiência, criatividade e práticas em ESG.

Já para Celio Ashcar Jr., presidente do Conselho Deliberativo da AMPRO, a gestão continuará trabalhando pela união do mercado. “A nova gestão continuará sendo protagonista da construção de um mercado mais justo e sustentável através do diálogo e principalmente do esforço e união de todos.”

A entidade aproveitou ainda para comunicar mudanças em seus comitês, que agora se tornaram diretorias setoriais, divididos entre frentes de conhecimento e mercadológico; ESG, relações institucionais; relações humanas; marketing de incentivo e trade marketing.

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UBRAFE participa de Audiência Pública sobre impactos da possível revogação do PERSE

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Na manhã do último dia 15 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo foi palco de uma importante manifestação sobre o futuro do setor na cidade. Sob a presidência do vereador Rodrigo Goulart, a audiência pública da Comissão de Política Urbana ouviu os representantes dos segmentos econômicos que compõem a cadeia do turismo e eventos sobre os impactos da possível revogação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

O evento contou com a participação da UBRAFE e de especialistas, empresários, representantes do setor e autoridades locais, que demonstraram os impactos da possível revogação do PERSE e solicitaram o apoio da Edilidade para a busca de solução de consenso que garanta a manutenção do programa.

“É difícil para o setor de eventos estarmos aqui, para defender a permanência do Perse. Num país onde até o passado é incerto, precisamos defender dia após dia a permanência de um programa emergencial criado para auxiliar a sobrevivência das empresas pós-pandemia. Porém, temos que enaltecer ao poder legislativo que permanece entendendo o sentido da criação do Perse e nos apoiando em iniciativas, como essa audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Paulo, casa das leis do município que sedia grande número de feiras e eventos de negócios. Como diz o vereador Rodrigo Goulart, que presidiu esta audiência, o trabalho continua!”, destaca Paulo Ventura, presidente da UBRAFE.

O PERSE tem desempenhado um papel essencial na manutenção das atividades do setor durante um período desafiador, e ainda determinante para muitos que estão em processo de recuperação. Embora haja vozes em Brasília sugerindo que os setores já se recuperaram, a realidade em São Paulo e em muitas outras partes do país é diferente. Diversos hotéis, restaurantes, empresas e profissionais do ramo ainda estão em processo de reabilitação e dependem do apoio contínuo do programa para se restabelecerem completamente.

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