Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Beco do Batman inaugura grafites com realidade aumentada

Publicado

em

Com o objetivo de potencializar a experiência artística pelas ruas de São Paulo, o estúdio criativo Midiadub apresenta o projeto Beco Expandido.

O aplicativo de realidade aumentada permite a releitura de 5 obras de grafiteiros renomados no Beco do Batman, trazendo movimento e volume em um ambiente tridimensional que gera interação e dá vida à arte urbana.

São Paulo é uma das capitais mundiais do grafite. Artistas locais são internacionalmente reconhecidos e possuem seu trabalho em diversas cidades do mundo. A cidade atrai os turistas que incluem becos, vielas, ocupações, empenas, espaços e equipamentos públicos em seus roteiros, um emaranhado de circuitos, sejam eles centrais ou periféricos.

Especializados no desenvolvimento de obras imersivas, interativas e de mapping, o estúdio teve como conceito principal dar vida a essas emblemáticas obras, e uma nova visão para seus espectadores, criando uma nova layer para as criações.

Considerando a efemeridade da arte urbana, o Beco Expandido explora também a permanência e a atenção aos detalhes, com funcionalidade que permite o acesso tridimensional das obras em outras localidades que não sejam no próprio Beco do Batman, o que significa que o usuário poderá ver como a obra ficaria em sua casa ou qualquer outro lugar.

“O desafio foi unir tecnologias de computer vision e real-time spatial tracking com uma interface agradável e animações interativas em 3D para rodar em aparelhos smartphone que naturalmente não possuem alto poder computacional. Nosso foco foi colocar a experiência do usuário em primeiro lugar, valorizando a estética, contemplatividade e interatividade” explica André Mattos, diretor técnico do aplicativo.

Como ativar o Beco Expandido

  • Siga os três primeiros passos de como usar o app
  • Os marcadores que acionam a obra virtual são os próprios grafites selecionados. As obras que receberão a interação em AR estão identificadas sobre um mapa do beco: “mapa das obras”.
  • Com o aplicativo acionado e o celular como mediador da visão, o visitante poderá percorrer o trajeto do Beco do Batman de modo a poder observar o entorno.
  • Uma vez reconhecido pelo app, o grafite saltará da parede ganhando volume, cores e movimento permitindo também o registro fotográfico e em vídeo da experiência. As cinco obras serão reconstruídas em 3D e animadas garantindo a visão das obras digitais sob diferentes perspectivas.

Lista de obras do Beco do Batman

“Carpa flores e abelhas”  Binho Ribeiro
“A espreita”  Tikka
“Quintessência” – Highraff
“ReDesconstrução :)” – Enivo
“Sem título”  Bugre

Créditos

Conceito original e direção criativa
Arthur Boniconte
Gabriel Santos
André Mattos
Designer
Marcos Rodrigues

3D e animação
Gabriel Santos
Juliano dos Santos de Araújo
Viviane Adade
Daniel Ueno
Victor Polycarpo
Giancarlo T. Burani

Tecnologia
André Mattos
Yuri Cruz
Guilherme Silva

Redação 
Juliana Ribeiral

Tradução
Maira Giosa

Coordenação
Arthur Boniconte
Piero Pucci Falgetano

Produção
Miguel Gondim de Castro
Luís Alexandre Lobot

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

Continue lendo

Universo Live

AMPRO apresenta nova diretoria para o biênio 2024/2025

Publicado

em

 AMPRO, Associação de Marketing Promocional, anuncia sua nova diretoria nacional para o biênio 2024/2025. Pelos próximos dois anos estarão à frente da associação: Heloísa Santana, como presidente executiva; ao lado de Alexa Carvalho, vice-presidente regional; Felipe Malta,  vice-presidente nacional;  Ricardo Beato, vice-presidente administrativo, financeiro e jurídico e Celio Ashcar Jr., que permanece como presidente do Conselho Deliberativo.

Heloísa Santana afirmou que a escolha dos nomes para esse ano foi estratégica. “Pensamos em criar um grupo que se complementasse em conhecimentos, por isso, os novos representantes vêm de áreas distintas”, disse ela.

Certificada com o selo Women on Board, que tem por objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos em que as mulheres fazem parte do conselho de administração, a AMPRO reforça seu posicionamento de representatividade e inclusão, com destaque  às mulheres em posições de liderança. Atualmente, a estrutura organizacional da AMPRO – Conselho, Diretoria Nacional, Diretoria Setorial e Colaboradores, o quadro é composto 52% por mulheres e 48% por homens. Salientando que a diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em eficiência, criatividade e práticas em ESG.

Já para Celio Ashcar Jr., presidente do Conselho Deliberativo da AMPRO, a gestão continuará trabalhando pela união do mercado. “A nova gestão continuará sendo protagonista da construção de um mercado mais justo e sustentável através do diálogo e principalmente do esforço e união de todos.”

A entidade aproveitou ainda para comunicar mudanças em seus comitês, que agora se tornaram diretorias setoriais, divididos entre frentes de conhecimento e mercadológico; ESG, relações institucionais; relações humanas; marketing de incentivo e trade marketing.

Continue lendo

Universo Live

UBRAFE participa de Audiência Pública sobre impactos da possível revogação do PERSE

Publicado

em

Na manhã do último dia 15 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo foi palco de uma importante manifestação sobre o futuro do setor na cidade. Sob a presidência do vereador Rodrigo Goulart, a audiência pública da Comissão de Política Urbana ouviu os representantes dos segmentos econômicos que compõem a cadeia do turismo e eventos sobre os impactos da possível revogação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

O evento contou com a participação da UBRAFE e de especialistas, empresários, representantes do setor e autoridades locais, que demonstraram os impactos da possível revogação do PERSE e solicitaram o apoio da Edilidade para a busca de solução de consenso que garanta a manutenção do programa.

“É difícil para o setor de eventos estarmos aqui, para defender a permanência do Perse. Num país onde até o passado é incerto, precisamos defender dia após dia a permanência de um programa emergencial criado para auxiliar a sobrevivência das empresas pós-pandemia. Porém, temos que enaltecer ao poder legislativo que permanece entendendo o sentido da criação do Perse e nos apoiando em iniciativas, como essa audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Paulo, casa das leis do município que sedia grande número de feiras e eventos de negócios. Como diz o vereador Rodrigo Goulart, que presidiu esta audiência, o trabalho continua!”, destaca Paulo Ventura, presidente da UBRAFE.

O PERSE tem desempenhado um papel essencial na manutenção das atividades do setor durante um período desafiador, e ainda determinante para muitos que estão em processo de recuperação. Embora haja vozes em Brasília sugerindo que os setores já se recuperaram, a realidade em São Paulo e em muitas outras partes do país é diferente. Diversos hotéis, restaurantes, empresas e profissionais do ramo ainda estão em processo de reabilitação e dependem do apoio contínuo do programa para se restabelecerem completamente.

Continue lendo