Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Beco do Batman inaugura grafites com realidade aumentada

Publicado

em

Com o objetivo de potencializar a experiência artística pelas ruas de São Paulo, o estúdio criativo Midiadub apresenta o projeto Beco Expandido.

O aplicativo de realidade aumentada permite a releitura de 5 obras de grafiteiros renomados no Beco do Batman, trazendo movimento e volume em um ambiente tridimensional que gera interação e dá vida à arte urbana.

São Paulo é uma das capitais mundiais do grafite. Artistas locais são internacionalmente reconhecidos e possuem seu trabalho em diversas cidades do mundo. A cidade atrai os turistas que incluem becos, vielas, ocupações, empenas, espaços e equipamentos públicos em seus roteiros, um emaranhado de circuitos, sejam eles centrais ou periféricos.

Especializados no desenvolvimento de obras imersivas, interativas e de mapping, o estúdio teve como conceito principal dar vida a essas emblemáticas obras, e uma nova visão para seus espectadores, criando uma nova layer para as criações.

Considerando a efemeridade da arte urbana, o Beco Expandido explora também a permanência e a atenção aos detalhes, com funcionalidade que permite o acesso tridimensional das obras em outras localidades que não sejam no próprio Beco do Batman, o que significa que o usuário poderá ver como a obra ficaria em sua casa ou qualquer outro lugar.

“O desafio foi unir tecnologias de computer vision e real-time spatial tracking com uma interface agradável e animações interativas em 3D para rodar em aparelhos smartphone que naturalmente não possuem alto poder computacional. Nosso foco foi colocar a experiência do usuário em primeiro lugar, valorizando a estética, contemplatividade e interatividade” explica André Mattos, diretor técnico do aplicativo.

Como ativar o Beco Expandido

  • Siga os três primeiros passos de como usar o app
  • Os marcadores que acionam a obra virtual são os próprios grafites selecionados. As obras que receberão a interação em AR estão identificadas sobre um mapa do beco: “mapa das obras”.
  • Com o aplicativo acionado e o celular como mediador da visão, o visitante poderá percorrer o trajeto do Beco do Batman de modo a poder observar o entorno.
  • Uma vez reconhecido pelo app, o grafite saltará da parede ganhando volume, cores e movimento permitindo também o registro fotográfico e em vídeo da experiência. As cinco obras serão reconstruídas em 3D e animadas garantindo a visão das obras digitais sob diferentes perspectivas.

Lista de obras do Beco do Batman

“Carpa flores e abelhas”  Binho Ribeiro
“A espreita”  Tikka
“Quintessência” – Highraff
“ReDesconstrução :)” – Enivo
“Sem título”  Bugre

Créditos

Conceito original e direção criativa
Arthur Boniconte
Gabriel Santos
André Mattos
Designer
Marcos Rodrigues

3D e animação
Gabriel Santos
Juliano dos Santos de Araújo
Viviane Adade
Daniel Ueno
Victor Polycarpo
Giancarlo T. Burani

Tecnologia
André Mattos
Yuri Cruz
Guilherme Silva

Redação 
Juliana Ribeiral

Tradução
Maira Giosa

Coordenação
Arthur Boniconte
Piero Pucci Falgetano

Produção
Miguel Gondim de Castro
Luís Alexandre Lobot

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

Continue lendo

Universo Live

NovaDAX distribui criptomoedas na Stock Car

Publicado

em

A sétima etapa da temporada de 2022 da Stock Car aconteceu no Autódromo de Interlagos, em São Paulo e agitou o mundo dos criptoativos. A NovaDAX – exchange global de negociação de criptomoedas e patrocinadora oficial da Stock Car, marcou presença com uma ação de live marketing, seguindo tendências de players internacionais ao apostar no automobilismo de maneira inovadora e imersiva.

“As ações de live marketing são importantes para criar awareness da marca e produtos, ao mesmo tempo em que aproximam o público e desenvolvem uma conexão mais próxima com os clientes”, diz Aloizio Manoel, trainee marketing da NovaDAX.

Os convidados tiveram a oportunidade de interagir com uma máquina de vento com distribuição gratuita de papéis que presentam valores reais em criptomoedas, ao mesmo tempo em que recebiam informações valiosas sobre as soluções da corretora de criptoativos, que tem se destacado no mercado brasileiro.

A ação foi idealizada e produzida pela Agência Folzke, que aposta na nova economia da geração Z.

“A NovaDAX é um retrato da nova economia, da era tech em que estamos vivendo e irá se intensificar ainda mais com a geração Z. Tudo isso está em total sintonia com a missão da Folzke e nos inspira a criar soluções cada vez mais criativas e imersivas”, conclui Gabriel Folzke, diretor da agência Folzke.

Continue lendo

Universo Live

Budweiser apresenta projeto artístico que impede a demolição de quadras de basquete de rua pelo Brasil

Publicado

em

As quadras de basquete de rua fazem parte da vida das pessoas. Elas estão nos bairros, nos centros, na infância e na juventude e, por isso, acabam se tornando mais do que um lugar para se jogar basquete. Mas se por um lado a quadra é sinônimo de lazer, cultura, música e senso de comunidade, ela também é um espaço altamente visado pelo mercado imobiliário. Afinal, são 420m2 de um terreno plano que poderia dar lugar para novos estacionamentos e prédios.

Infelizmente, quando uma quadra é destruída, não se perdem apenas 420 m2, mas toda a cultura que está a sua volta e, por isso, a Budweiser, parceira da NBA e uma das porta-vozes do basquete no Brasil, decidiu agir. A marca encontrou uma brecha na Lei de Tombamento Brasileira nº 25/1937, que diz: “um lugar de interesse público com valor artístico é considerado patrimônio público e não pode ser demolido”.

Intitulada “Quadras Indestrutíveis”, a iniciativa criada pela agência Africa contempla a realização de um projeto artístico, com relevância cultural ao local, em uma quadra de rua. Com o projeto realizado, é possível entrar com um pedido de tombamento*. Para isso, a Budweiser resumiu o processo em cinco passos, descritos no site Quadras Indestrutíveis : 1) Escolha uma quadra pública de basquete; 2) Encontre um tópico relevante para a cultura local; 3) Selecione um artista; 4) Budweiser conecta o artista, a quadra e você; 5) Entre com o pedido de tombamento.

“Esse é um projeto extremamente relevante, que dá poder para as pessoas exigirem o que é delas por lei. Cada dia que passa é mais comum vermos quadras abandonadas, sem cuidado ou iluminação. As pessoas não merecem esse descaso, elas merecem cultura e lazer,” comenta André Mota, gerente de estratégia da marca Budweiser na Ambev.

O projeto piloto, realizado com sucesso em uma quadra em Natal, RN, mostrou o potencial de transformação da iniciativa. A Budweiser convidou um artista local, que criou uma arte homenageando um dos principais jogadores brasileiros de basquete, também nascido na cidade, Oscar Schmidt. Após a realização da obra, o pedido de tombamento foi feito e levado para o secretário de cultura junto ao prefeito. Hoje, a quadra já é considerada um patrimônio cultural e não pode ser demolida. Daqui em diante, ela servirá apenas para lazer, entretenimento, cultura e até como ponto turístico na cidade.

Pelo site, já foram registradas cerca de 16 quadras, que agora estão no processo para receberem um artista e serem transformadas. Na Mooca, tradicional bairro da cidade de São Paulo, SP, uma quadra acaba de ser finalizada.

Continue lendo