Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Rio Coffee Nation transforma Rio de Janeiro na capital dos cafés especiais

Publicado

em

Cidade sediará em maio evento dedicado ao mundo de cafés especiais

Confirmada a participação de importantes nomes do setor como o francês Hippolyte Courty, fundador da L´Arbre à Café

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Junto com esta liderança, cresce também o interesse dos brasileiros para o consumo de cafés especiais, que seguem algumas premissas em sua produção: seleção qualificada dos grãos, certificado de qualidade, diferenças de fragrância, sabor, acidez e corpo. Focando no aumento, profissionalização e cultura deste mercado, o Rio de Janeiro sediará, entre os dias 22 e 24 de maio, a primeira edição do Rio Coffee Nation, evento dedicado exclusivamente ao segmento de cafés especiais e cafés orgânicos.

A programação do Rio Coffee Nation mostrará a evolução do mercado de cafés especiais — da cereja à xícara, para consumidores, produtores, profissionais e empresas do setor. Os visitantes poderão conferir uma exposição sobre as regiões do cultivo dos grãos especiais no Brasil, bem como, os “terroirs” e métodos de produção.

Em paralelo, acontecerão workshops com especialistas nacionais e internacionais sobre produção, importação e exportação, torrefação, métodos de extração dos grãos (soft, expresso, filtração), diferentes formatos de preparo de café, sustentabilidade, café na gastronomia, turismo entre outros.

O francês Hippolyte Courty, fundador da L´Arbre à Café e um dos maiores especialistas em cafés orgânicos e especiais, participa da primeira edição do Rio Coffee Nation. “O maior valor dos cafés especiais está em conhecer o sabor, valorizar ao processo agrícola de produção e a função social que podemos exercer com este trabalho”, diz Hippolyte Courty.

A agenda do Rio Coffee Nation também inclui degustação e harmonização de cafés especiais, apresentações de baristas femininos, lançamentos de produtos como o leite de Aveia e cardápio especial de drinks à base de café. Durante o evento, os visitantes poderão adquirir máquinas, acessórios, cafés especiais dos produtores, xícaras de design e biscoitos exclusivos do evento que harmonizam com café.

“Promover o Rio Coffee Nation tem como objetivo incentivar o mercado de café especiais no Brasil, desde a cereja à xícara. É também uma forma de estimular os produtores destes grãos e apresentar a excelência dos terroirs obtidos em plantações nacionais e, que estão cada dia mais presentes nas xícaras dos brasileiros e conquistam cada dia mais admiradores no exterior. Além disso, queremos apresentar ao público a versatilidade do café, seus grãos e sabores em workshops, palestras e degustações. Será uma oportunidade enriquecedora para os fãs da bebida e para toda a categoria”, afirma Martina Marina Barth d’Avila, idealizadora do evento e proprietária da SonImage. Para a idealização do Rio Coffee Nation, Martina conta com a parceria da Take the Lead, de Vania Tavares.

O Rio Coffee Nation é parceiro exclusivo do Paris Coffee Show, considerado o maior evento de café da França, com 35 anos de existência, e que acontece em 2020 entre os dias 5 e 7 de setembro. O ganhador do “Melhor Café torrado e moído para Espresso” do Rio Coffee Nation poderá expor seu produto no evento francês.

Café: estimativa de crescimento impulsiona o setor

De acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), só em 2018, o varejo de cafés especiais movimentou R$ 2,6 e o consumo interno foi de 700 mil sacas. Para este ano, a estimativa é que as vendas deste tipo de café dobrem. Os cafés especiais são classificados assim por terem uma classificação acima de 80 pontos nos critérios de seleção.

Quando falamos do mercado geral de café, na última pesquisa apresentada pela Associação Brasileira da Indústria de Café — ABIC, o consumo em nível mundial foi estimado em 165 milhões de sacas de 60kg num período seguido de doze meses. Em nosso país, o consumo foi calculado em 21 milhões de sacas anuais, número que representa em torno de 13% da demanda mundial. Com essa performance, nos mantemos em segundo lugar no consumo, seguido dos Estados Unidos, cuja demanda é de aproximadamente 23 milhões de sacas de 60kg anuais, que correspondem a 14% do que é bebido de café no planeta.

Serviço
Rio Coffee Nation
Data: 22 a 24 de maio
Horário: 22/05 — abertura para o público às 15h. Fechamento às 20h
23 e 24/05 – das 10h às 20h
Local: AABB — Avenida Borges de Medeiros, 829, Lagoa – Rio de Janeiro
Valor do ingresso: R$50 (Inteira)
Facebook – @riocoffeenation
Instagram – @rio_coffee_nation
#purosabordocafé

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Eventos

Centauro transforma lojas em arenas e convida o público para torcer na fase final da UEFA Champions League

Publicado

em

A emoção da UEFA Champions League vai invadir as lojas da Centauro. Para levar a atmosfera das grandes decisões aos seus clientes, a varejista realiza ‘watch parties’ grátis – encontros para torcedores vivenciam juntos a emoção dos jogos – durante as semifinais e a grande final do principal torneio de clubes do futebol mundial.

O primeiro evento foi no dia 6 de maio e o segundo acontece em 31 de maio. Nessa data as lojas da Centauro do Rio de Janeiro e São Paulo vão transmitir ao vivo os jogos decisivos, transformando os espaços em verdadeiras arquibancadas para a torcida vibrar junta. Além de acompanhar cada lance, o público poderá curtir atividades de entretenimento como pebolim, futebol de botão e saborear pipoca e bebidas gratuitas.

A Centauro, que mantém desde 2022 uma parceria exclusiva com a UEFA para a venda de produtos licenciados da Liga dos Campeões no Brasil, apresenta agora novas coleções oficiais para os apaixonados por futebol.

Continue lendo

Eventos

Volkswagen anuncia parceria com o festival de música The Town 2025

Publicado

em

A Volkswagen do Brasil anuncia seu patrocínio ao The Town 2025, que será realizado nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro, no Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo. O carro oficial do evento será o SUVW Tera Outfit The Town Edition, modelo 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil que será, ainda neste primeiro semestre, o lançamento mais importante da Volkswagen para a Região América do Sul dos últimos tempos.

“A Volkswagen do Brasil já faz história no território da música com presença nos festivais mais importantes do País e o The Town é um capítulo fundamental. A nossa parceria teve início na 1ª edição do maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, em 2023. O sucesso foi tão grande que renovamos o patrocínio para o The Town 2025, que agora será palco para o SUVW Tera Outfit The Town Edition, o carro oficial do evento e 4º modelo da nova ofensiva de 16 lançamentos da Volkswagen do Brasil até 2028, como parte dos investimentos de R$ 16 bilhões no País. Assim como na edição de estreia, a Volks promete show de engajamento em suas redes sociais e experiências inesquecíveis para quem estiver curtindo a Cidade da Música. Aguardem!”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil.

Com ingressos totalmente esgotados em sua primeira edição, o The Town – festival dos mesmos criadores do Rock in Rio – foi realizado em setembro de 2023 e entrou para a agenda oficial dos eventos paulistanos. O The Town é realizado na Cidade da Música, em uma área de 350 mil m² do Autódromo de Interlagos, totalmente renovada.

Continue lendo