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Revista Live Marketing em ação inédita, lança sua primeira edição especial em homenagem os vencedores do Ampro Globes Awards

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Em tempo recorde a Revista Live Marketing conseguiu colocar no ar a edição especial com uma cobertura completa do Ampro Globes Awards, que é a principal premiação do live marketing brasileiro e está completando 20 anos de existência. Isso só foi possível porque recebemos o apoio de 11 agências que fizeram parte do shortlist e que também foram premiadas com troféus de ouro, prata e bronze, tanto na edição regional como nacional.

Por isso queremos agradecer especialmente às agências Atenas, Batux, Brunez, Casa 96, CL, Eleve, EAI, Hub Brasil, Sallero, Sherpa 42 e V3A que não pensaram duas vezes para apoiar essa iniciativa da Revisa Live Marketing.

Quem ganha com isso é o mercado do Live Marketing que tem acesso aos principais cases que marcaram o ano de 2020 que sabemos, foi extremamente difícil em razão da pandemia por conta do Covid 19. É importante vermos que apesar de tudo e das dificuldades, as agências conseguiram colocar a criatividade a serviço do mercado anunciante.

O que vemos nessa edição são cases de sucesso recheados de dados que mostram que as empresas precisam oferecer toda a atenção do mundo às ações de live marketing que envolve promoções, ativações, eventos, experiências das mais diversas, digital entre outras tantas possibilidades que se apresentam nesse mercado que parece ser infinito.

Queremos que essa nossa iniciativa seja vista pelo mercado como uma oportunidade para que as agências possam dar uma maior visibilidade ao seu trabalho e ao empenho de suas equipes, por isso fizemos questão de colocar junto com os cases, além das informações gerais da agência a ficha técnica que traz o nome de todos os envolvidos nos projetos.

Além disso, essa edição especial está em um formato diferente do nosso tradicional que proporciona leitura agradável e completa de todos os detalhes dos cases vencedores.

Por fim, não podemos deixar de fazer um agradecimento mais do que especial a agência Eleve que está patrocinando a edição e assim está presente nas três capas da edição e seu logo apresenta todas as categorias de premiados.

Para conhecer de perto os cases vencedores entre no link: https://www.revistalivemarketing.com.br/edicao-digital-dezembro/

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Publicidade nos muros das favelas gera cestas básicas ao G10

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Presente em comunidades de todo o país, o Outdoor Social® foi criado para conectar marcas com o público das favelas e aquecer a economia local. Na prática, como modelo de mídia OOH (Out Of Home), o morador recebe para tornar o muro de sua casa um outdoor para anúncios, fazendo com que a população local tenha contato com as marcas. “É uma forma de mostrar ao mundo o poder de consumo da região e possibilitar uma renda extra aos expositores, que são domiciliados locais”, explica Emilia Rabello, fundadora do Outdoor Social®, pioneiro no segmento OOH em favelas.

Nesse momento de agravamento da pandemia, além da renda extra, que auxilia os moradores, o Outdoor Social® destinará cestas básicas para o G10, bloco das 10 maiores favelas do Brasil. A cada painel instalado em abril, uma cesta básica é doada. A meta é alcançar o mínimo de 1.000 outdoors, de marcas como O Boticário e Tim, colocados nos muros dos moradores das principais favelas do país. O intuito é amenizar os impactos socioeconômicos deste momento de crise no país. “Estamos em uma situação crítica com o agravamento da pandemia e precisamos nos mobilizar. Só na primeira semana, conseguimos entregar 268 cestas e esperamos distribuir ainda mais rapidamente. Com essas doações, queremos atravessar juntos o momento de crise e inspirar outros líderes empresariais a destinarem parte do lucro à entrega social”, conta Emilia.

Segundo o Monitor das Doações Covid-19, organizado pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), a população brasileira fez muitas doações durante os 12 meses da pandemia no país. A cifra da solidariedade já totaliza R$ 6,5 bilhões, englobando doações de pessoas físicas e jurídicas. Desse valor, 84% são originários de companhias privadas.

 “Não podemos mais esperar por políticas públicas. Somos um povo forte, unido, trabalhador e juntos, sairemos dessa”, ressalta Gilson Rodrigues, presidente do G10. Acreditando na soma de esforços para atender as necessidades da sociedade, Emilia reforça o potencial que as comunidades têm. “As favelas brasileiras possuem um enorme potencial cultural, intelectual e econômico. Por isso, precisamos seguir somando esforços para garantir as ferramentas de pleno desenvolvimento dessas populações e alavancar a economia do país”, finaliza.

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Marketing de influência: como as comunidades potencializam as marcas

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A oportunidade de criar uma proximidade maior com os clientes é um dos pontos que mais chama atenção das marcas para as comunidades, que também são conhecidas como “Fórum 4.0”. O levantamento do Community Roundtable, que aponta as estratégias de comunidade com um ROI médio de 6.469% para as marcas, é a prova de que esse tipo de ação está em alta entre as empresas.
As comunidades propiciam a troca de conhecimento por meio da produção de artigos, interação rápida, cursos online e se tornou uma oportunidade para o público, influenciadores e marcas conviverem em um ambiente virtual seguro e garante até mesmo uma chance de obter renda e maior faturamento. De acordo com Luciano Kalil, CPO da Squid e especialista em comunidades, essa é uma forma assertiva de as marcas entenderem o que de fato os consumidores estão buscando.

“Para se aproximar dos seus clientes, empresas têm investido na construção de comunidades como um canal direto de relacionamento com influenciadores e, claro, com o consumidor. Esse canal se torna um ambiente de troca de informações e também para a construção de produtos e serviços que tenham a cara daquele público, pois quem consome tem esse canal direto com a marca”, analisa o executivo da empresa líder em marketing de influência e comunidades no Brasil.

Essas comunidades também são importantes para que as empresas compreendam quais as necessidades da sua marca e apliquem mudanças em seus serviços ou produtos. É como se fosse um novo FAQ, em que as principais dúvidas dos usuários são esclarecidas e a partir disso, é possível realizar mudanças que aproximem ainda mais aquela empresa ao público final.

No mundo, essa solução já é a realidade de muitas empresas. A Lego, por exemplo, criou uma comunidade para os amantes da marca. Lá, os consumidores conseguiram propor novas soluções, votar em seus favoritos e enviar feedbacks. As ideias mais populares se tornam produtos e o idealizador do projeto ganha um percentual das vendas. A plataforma agrega mais de 1 milhão de inscritos.

“Aqui no Brasil, a Squid lançou o #ClubeDaInfluência e já possui mais de 40 mil inscritos. Nesse espaço, os criadores de conteúdo ajudam os outros de forma colaborativa e encontram na plataforma cursos que proporcionam a profissionalização de influenciadores digitais. É uma oportunidade de gerar conhecimento, além de movimentar o mercado da influência”, explica Luciano Kalil.

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