Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Relatório anual Tendências Globais em Governança Corporativa, da Russell Reynolds, aponta desafios e oportunidades identificadas para conselhos empresariais

Publicado

em

As inovações disruptivas como Inteligência Artificial (IA), diversidade, iniciativas ESG e as mudanças nos padrões de governança estão entre os principais desafios e preocupações dos Conselhos de Administração identificadas pela edição de 2024 do estudo Tendências Globais em Governança Corporativa. Produzido anualmente pela Russell Reynolds, referência global em busca executiva, consultoria e desenvolvimento de lideranças, o estudo também revela tendências para o Brasil, onde a Sustentabilidade ganha destaque pela realização da COP 2030 e a recuperação do mercado de capitais torna-se tema prioritário na agenda das lideranças.

“Enquanto no ano passado, víamos o ceticismo dos investidores sobre a qualidade da composição e o desempenho de seus conselhos, a performance de CEOs e seus planos de sucessão, para 2024 notamos que o foco tem mudado, demonstrando como a governança corporativa é dinâmica e apresenta novas exigências. O tema de ESG segue fortemente em pauta, agora com pressão ainda maior para as ações se tornarem práticas, incluindo programas de diversidade, equidade e inclusão”, analisa Jacques Sarfatti, sócio-diretor da Russell Reynolds e líder da prática de avaliação de conselhos de administração e CEOs.

O avanço da Inteligência Artificial e outras inovações disruptivas chegaram à vanguarda das discussões do Conselho em 2023 e elevaram o grau de preocupação quanto às crescentes ameaças à segurança da informação e à privacidade de dados. Para este ano, espera-se um aumento de propostas enfatizando a necessidade de governança, os seus efeitos na força de trabalho e a utilização ética da IA.

O caminho da paridade ganha foco na diversidade. Os conselhos enfrentam o desafio de promover um ambiente inclusivo que não apenas acomode, mas busque ativamente dar voz e ecoar as diversas perspectivas. Em 2023, houve um avanço significativo na paridade de gênero, com mulheres representando mais de 40% dos conselhos de empresas dos principais índices da França, Itália e Reino Unido. Embora, no Brasil, esse indicador ainda esteja em 18%, o estudo observa grandes progressos em relação às múltiplas dimensões de diversidade em todo o mundo, o que inclui etnia, idade e proficiência tecnológica. “Com o aumento gradativo da representatividade, a missão dos Conselhos é garantir que esses grupos sejam ouvidos e tenham o devido espaço nas discussões e, posteriormente, as iniciativas sejam disseminadas para todos os níveis da empresa”, complementa Sarfatti.

Se por um lado, há maior pressão dos stakeholders e da sociedade por ações concretas em ESG, do outro, nota-se uma certa relutância de líderes empresariais em divulgar de maneira mais transparente essas ações, dados e seus impactos para as organizações. Isso se deve em parte à politização da agenda, especialmente nos Estados Unidos, e não necessariamente representa uma desaceleração dos esforços em iniciativas ESG. A realização da COP 30 no Brasil, em 2025, e o compromisso da CVM em aderir às normas ISSB IFRS S1 e S2 têm influenciado um maior direcionamento da governança corporativa das empresas brasileiras para a Sustentabilidade. Conselheiros e investidores estão mais atentos às iniciativas de suas organizações, aos impactos dessas ações e ao desenvolvimento de suas próprias competências técnicas em relação ao tema.

Nota-se também uma migração dos padrões de governança, com empresas de capital fechado adotando alguns dos requisitos significativos de governança corporativa e de relatórios mandatórios de empresas de capital aberto. Há também uma movimentação crescente para profissionalização das atividades e processos dos conselhos. No Brasil, o foco está na mudança dos mecanismos de remuneração dos executivos, planejamento sucessório de todo o C-level e implementação de avaliação externa e matriz de competência dos conselhos.

O relatório Tendências Globais em Governança Corporativa para 2024 foi realizado por uma equipe multidisciplinar de consultores e líderes influentes do Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Países Nórdicos, Índia, Emirados Árabes, Austrália, Cingapura e Malásia. Leia o estudo na íntegra em https://www.russellreynolds.com/en/insights/reports-surveys/2024-global-corporate-governance-trends

Continue lendo

Empresa

Qatar Airways lança primeiro comercial de companhia aérea com IA

Publicado

em

A Qatar Airways acaba de revelar seu novo filme global “AI Adventure”, que utiliza tecnologia de ponta e recursos avançados de inteligência artificial (IA) para que os clientes possam se posicionar no vídeo como as estrelas da campanha. A iniciativa reforça o compromisso da companhia aérea em desenvolver experiências imersivas, sempre colocando os clientes no centro.

É possível selecionar entre várias cenas do filme para estrelar os papéis principais. Graças à tecnologia de IA de ponta, os personagens serão um reflexo preciso da aparência do espectador, adaptando-se às suas características faciais e tom de pele.

“Na Qatar Airways, vamos além de simplesmente atender às expectativas dos clientes – trata-se de antecipar suas necessidades e criar experiências que ressoem em um nível pessoal. O lançamento desta nova campanha da marca é uma verdadeira prova disso e do nosso espírito de fornecer experiências superiores incomparáveis aos clientes”, assegura o CEO do grupo Qatar Airways, Badr Mohammed Al Meer.

Continue lendo

Empresa

Chilli Beans celebra 40 anos de Rock in Rio com coleção inédita

Publicado

em

A Chilli Beans anuncia o lançamento da coleção inédita Rock in Rio, unindo moda, música e atitude. Amantes do festival, fãs e admiradores do estilo rock’n’roll e da cultura musical em geral poderão adquirir modelos exclusivos de óculos de sol, óculos de prescrição e relógios inspirados no mood do maior festival de música e entretenimento do mundo.

Com os pilares de moda e música fortemente presentes em seu universo, a Chilli Beans se une ao Rock in Rio Brasil 2024 para celebrar seus 40 anos. Desta forma, a marca mergulhou nos clássicos e na diversidade da cena musical da Cidade do Rock para apresentar produtos exclusivos para a nova edição, sendo cuidadosamente projetados para transmitir a energia e estilo do evento. Entre os destaques estão os icônicos modelos inspirados no trap e funk, gêneros fortemente presentes, a estética do pop 2000, a cultura hippie, fazendo alusão indireta ao ícone Cazuza e, claro, o espírito rock das melhores eras. Além disso, com a inclusão do sertanejo no line-up do festival, a coleção possui ainda um modelo inspirado no country, com o símbolo da fivela do cinto desenhado na haste.

Para além dos novos produtos, a marca também estará presente no festival com quatro ativações exclusivas celebrando o amor, como a Capela Chilli Beans, onde serão celebrados inúmeros casamentos, Óculos Gigante, que servirá como ponto instagramável e oferta de brindes, mosaicos personalizados feitos de cubos mágicos ao vivo pelo artista Jhonatan Martins (@xhonatas) na Área Vip e, por fim, a Loja Chilli Beans, no Global Village, onde será possível encontrar os óculos e relógios da coleção Rock in Rio Brasil 2024 disponíveis para venda.

“Essa é a nossa sétima edição apoiando o Rock in Rio. É uma parceria de longo prazo e muito especial para nós, porque o festival traz muito dos nossos principais pilares que são diversidade, música e moda. Para essa coleção, podem esperar de tudo! Está irada, cheia de referências icônicas desse evento incrível e de músicas de diversos estilos: pop, rock, funk, trap, sertanejo. Esperamos que o público goste e vibre junto com a gente lá no festival”, comenta Caito Maia, fundador da Chilli Beans.

Continue lendo