Empresa
Promax traz de volta o Detetive Bardahl e a Turminha Brava
Grande cases de marketing são perenes. Trazem a capacidade de se renovar e atravessar gerações. O Detetive Bardahl e a Turminha Brava foram criados no início da década de 1950, nos Estados Unidos e chegaram ao Brasil em 1956. Os comerciais em preto e branco ganharam cores entre os anos 1980 e 1990 e os personagens ganharam ainda mais fama. Agora, mais de 70 anos após o nascimento, eles estão de volta. A campanha é intitulada
“Turminha Brava O Retorno” .
“Detetive Bardahl e a Turminha Brava são verdadeiros ícones, fazem parte da história da marca e acreditamos que, uma vez mais, serão um diferencial na comunicação. Os personagens têm sido repaginados ao longo dos anos, mas sem perder a essência. E é exatamente isso que estamos fazendo novamente, agora em 2022”, explica Ricardo Galvao, presidente da Promax Bardahl.
A Turminha Brava ficou famosa no Brasil e no mundo pela eterna tentativa de atacar os motores dos carros. Porém, o Detetive Bardahl sempre aparecia para salvar o dia e impedir a ação dos vilões. Ao final de cada pequena história, o herói empunhava um frasco de um produto, como lubrificante ou aditivo, e encerrava o caso com o bordão: “Tudo anda bem com Bardahl”.
No relançamento da repaginada Turminha Brava, projeto desenvolvido pela Agência Tangerine, os personagens seguem em constantes e atrapalhadas tentativas de detonar os motores dos veículos. São eles Kidesgaste, Dr. Sujão, Carvãozinho, Debby Car e Armando Falhas enfrentados pelo Detetive Bardahl. No evento na sede da Promax Bardahl, eles foram apresentados na versão “live action”, com atores.
Empresa
Kallas Mídia OOH lança Kallas Bus e expande atuação em mídia out of home para ônibus
A Kallas Mídia OOH, empresa de publicidade out of home com atuação nacional há mais de quatro décadas, anuncia o lançamento do Kallas Bus, seu mais novo serviço de mídia para ônibus, com atuação inicial em Pernambuco nas cidades de Recife, Camaragibe e região metropolitana. O novo produto reforça a presença da empresa no setor de mobilidade urbana e amplia sua oferta de soluções publicitárias para marcas que buscam impactar milhões de pessoas em seus deslocamentos diários.
A operação em Recife contará com 350 ônibus intermunicipais e outros 169 municipais (complementares), totalizando 100% das frotas a partir de janeiro de 2025. Os veículos operam em rotas de grande circulação, como Olinda-Recife e Recife-Jaboatão. Os formatos incluem BackBus (mídia em toda a traseira do ônibus), BackSeat (parte interna traseira dos assentos) e OutBus (em áreas externas, como o vidro traseiro), otimizando a visibilidade das campanhas.
A partir de janeiro, o Kallas Bus expandirá para Fortaleza e Natal, alcançando 30% das frotas municipais em Fortaleza e 192 ônibus em Natal. Em ambas as cidades, os serviços incluem os formatos BackBus, OutBus e BackSeat, garantindo cobertura estratégica em corredores e bairros de alto tráfego. Teresina também está na rota de expansão da Kallas para 2025, consolidando a presença do Kallas Bus no Nordeste.
“Com o Kallas Bus, reforçamos nosso compromisso em levar inovação e relevância ao mercado de mídia out of home, conectando marcas ao público de maneira estratégica. A mobilidade urbana é um pilar essencial do nosso portfólio, e expandir nossa atuação para novas praças e formatos demonstra a força e a abrangência da Kallas Mídia OOH”, afirma Rodrigo Kallas, CEO da Kallas Mídia OOH.
Empresa
INGF projeta a primeira obra artística no Brasil a integrar NFC para comemorar 5 anos de Fan Tokens
O Instagrafite (INGF), art-centric agency, reafirmou seu protagonismo na integração entre arte urbana e tecnologia ao idealizar o mural comemorativo dos 5 anos da Fan Token, que ficará por 6 meses exposto no Maracanã. Assinada pelo artista Guilherme Asthma, a obra se destacou como a primeira no Brasil a integrar NFC (Near-field Communication) acessíveis via celular, celebrando o universo Web3.
Os Fan Tokens, lançados em 2019, vem transformando o engajamento esportivo ao conectar o mundo físico e digital e tornar o fã um elemento ativo e central na relação com os clubes e ligas. Criados com tecnologia blockchain, eles permitem que torcedores participem de decisões, acessem experiências exclusivas e colecionem recompensas. Em 5 anos, esse ecossistema SportFi conquistou uma base global de milhões de usuários e movimentou €260 milhões, consolidando-se como uma inovação no universo esportivo.
O INGF reverberou essa trajetória com uma abordagem ousada. Marcelo Pimentel, fundador da agência, destaca o desafio técnico envolvido: “Queríamos ativar a interação do mural com o celular sem recorrer ao QR Code. Após uma extensa pesquisa, desenvolvemos, em parceria com a empresa francesa Poap, tags digitais que tornaram a experiência intuitiva e direta. O público pôde explorar a história da Fan Token e acessar NFTs exclusivos criados por Asthma.”