Empresa
Projeto corporativo de EAD apoia jovens brasileiros com impacto social positivo e transformador
Inovadoras, digitais e fáceis de utilizar. É assim que plataformas corporativas EAD apoiadas por marcas e organizações estão ampliando seu impacto positivo muito além das estratégias de marketing, com efeito social relevante e transformador. São projetos com acesso gratuito, tecnologia, narrativas diferenciadas, interação e a melhor experiência do usuário, elaborados para ajudar principalmente os jovens brasileiros em situação vulnerável a encontrar um novo caminho para a construção de um futuro melhor.
Uma iniciativa criada pela consultoria em branding e inovação Eólica, é exemplo de resultados concretos e foi premiada na 1ª edição do Design for a Better World Award, do Centro Brasil Design: a Plataforma PROA, criada para o Instituto PROA para apoiar a busca pelo primeiro emprego.
“É um projeto que tem um cunho social importantíssimo nesse momento pós pandemia onde, além da preocupação e das graves consequências da doença, muitas famílias perderam também sua renda e enfrentam enormes dificuldades econômicas”, destaca Mariana Vidigal, sócia e diretora de estratégia da Eólica. “A Plataforma PROA prepara os jovens para o mercado de trabalho e, ao final da formação, ainda faz a ponte com grandes empresas”, explica. “Dos 446 usuários que completaram todo o curso em 2021, 48% conseguiram se empregar”, revela.
Além de utilizar narrativa diferenciada e muita interação para tornar o conteúdo mais atrativo e engajar o público, Mariana conta que a elaboração do projeto envolveu ainda um contato direto e essencial com os futuros usuários. “Nossos projetos sempre contam com técnicas de pesquisa para estruturar a experiência do usuário, com a realização de entrevistas em profundidade, testes de usabilidade e workshops”, acrescenta a diretora de estratégica da Eólica. “Essa visão de quem estará lá no dia a dia, utilizando a plataforma, é fundamental para que a marca possa proporcionar uma experiência que realmente faça a diferença, com os melhores resultados”.
A diretora da Eólica revela que receber a premiação do Centro Brasil Design para este projeto foi gratificante para toda a equipe, especialmente por seu caráter pioneiro. “É uma ação que estimula a valorização de soluções de design que colaboram para a construção de um mundo melhor, o que está amplamente alinhado aos nossos propósitos e à responsabilidade social corporativa, em uma visão do branding que vai muito além de um logo ou uma identidade visual”, avalia Mariana. “Temos um modelo de trabalho mais integrado entre pesquisa, estratégia e design, com um olhar holístico e que considera a gestão da marca como um processo de longo prazo”, aponta. “Sempre buscamos com nossos projetos a transformação positiva para os negócios e para as pessoas, e essa conquista indica que estamos conseguindo atingir essa meta”.
Empresa
Brahma lança latas temáticas em homenagem às escolas de samba para o Carnaval do Rio 2025
Dando início às festas, Brahma anunciou o lançamento das novas latas temáticas para o Carnaval do Rio de Janeiro de 2025. Celebrando as cores e a energia das 12 agremiações do Grupo Especial, a marca apresenta uma coleção que homenageia cada escola de samba, reforçando sua conexão com a maior festa popular brasileira. As novas latas foram apresentadas em grande estilo, com um brinde que reuniu representantes das escolas de samba no primeiro dia do evento realizado pela Liesa para comemorar o Dia Nacional do Samba.
A tradição, iniciada no Carnaval de 2024, faz parte da parceria com a Rio Carnaval e ganha novos contornos neste ano, com as latas extrapolando as quadras das escolas de samba e chegando também à Sapucaí e às prateleiras de redes de supermercados em novo tamanho, com 473ml. A venda para o público geral começa em janeiro de 2025, tornando possível que mais pessoas levem um pedacinho da magia do Carnaval para casa.
“Brahma é a marca anfitriã do carnaval. Todos os anos nós “abrimos as portas” para essa que é a maior festa do Brasil. De norte a sul, convidamos os foliões a brindarem com a gente. Neste ano, essa celebração fica ainda mais forte com a novidade de que novas latas chegarão para ainda mais pessoas”, comenta Felipe Cerchiari, diretor de marketing de Brahma.
“As latinhas personalizadas fizeram tanto sucesso no último Carnaval que os sambistas buscaram não só aquela da escola de samba de coração, mas também das coirmãs. Dessa vez, não será diferente. Todos estão ansiosos para aumentar a coleção” Gabriel David, presidente da Liesa.
Empresa
Google leva Gemini às ruas do Rio e São Paulo com campanha interativa criada pela IA
As ruas de São Paulo e Rio de Janeiro vão experimentar um pouco da interatividade promovida pelo Gemini, assistente de inteligência artificial (IA) do Google, em dezembro. Para promover a chegada da ferramenta de geração de imagens ImaGen à plataforma, por uma semana, mais de 30 mil telas de digital-out-of-home estarão dedicadas aos Babies Pets, imagens criadas usando a inteligência artificial do Google que mostram animais durante tarefas inusitadas, como um cachorrinho pedalando na orla, um gatinho andando de skate, um bebê capivara trabalhando e uma ovelha fazendo crochê.
“Apostamos em destacar o potencial ilimitado do Gemini em dar vida aos mais versáteis pedidos dos usuários, dos mais simples aos mais engenhosos e criativos”, afirma Maria Clara Fleury, head de marketing de consumidor e IA do Google.
A campanha vai ser ainda mais especial em três endereços: quem estiver passando pelo Shopping Boulevard Tatuapé ou Avenida Paulista, em frente à Cásper Líbero, em São Paulo, e Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, poderá interagir com o Gemini diretamente pelo DOOH por meio de comandos (prompts) em tempo real. Será possível criar um roteiro de viagens em Salvador, saber curiosidades sobre a Paulista e até pedir dicas de presentes para os amigos secretos de final de ano.
Lançado em 2023, o Gemini caiu no gosto dos brasileiros ao se tornar um parceiro inteligente para o dia a dia das pessoas. Com ele é possível gerar conteúdo, identificar tendências, criar rascunhos e fazer a revisão de e-mails, entre outras coisas, funcionando como uma “mãozinha” para tarefas simples e complexas.