Eventos
Profissionais de eventos e empresas ganham e-book, webinars e workshops sobre Eventos Digitais

Iniciativas de especialistas visam orientar gratuitamente profissionais de eventos e clientes na criação de eventos digitais. “Mercado precisa se preparar”, defendem.
O mercado de Eventos acaba de ganhar o e-book Eventos Digitais – Híbridos e Virtuais, escrito pelos especialistas Vanessa Martin e Robson Lisboa. O material chega para orientar profissionais de eventos e clientes sobre como criar um evento híbrido ou virtual do zero, ou a partir do projeto de um evento presencial, e pode ser baixado gratuitamente pelo link: https://mkt.midiacode.com/eventosdigitais. Um dia após o lançamento, já haviam mais de 750 downloads do e-book.
Os eventos digitais experimentam crescimento sem precedentes após a quarentena do coronavírus. Em 2019, pesquisa realizada entre clientes e profissionais de eventos, apontou que 83% do mercado corporativo já utilizava o evento híbrido – que acontece parte presencialmente e parte virtualmente. Cerca de 76% dos entrevistados apontou que o formato seria o mais utilizado no futuro.
Com a necessidade do isolamento social, a experiência dos eventos virtuais tem sido adotada por empresas de todos os segmentos econômicos e sociais. No entanto profissionais de eventos e os clientes que contratam ainda não possuem a expertise e experiência necessárias para adotar o evento digital como a principal plataforma de comunicação das suas empresas.
“Quanto maior a abrangência e número de participantes, mais complexa é a sua criação e operacionalização. E ainda há vários aspectos a serem considerados para realizá-los, como o conteúdo. No híbrido e no digital, o principal aspecto que move o participante online a estar ligado é a grande relevância do conteúdo. E precisa ser entregue de forma diferente do presencial”, alerta Vanessa Martin.
“O evento digital tem duração menor que o presencial nas sessões. O participante entra pelo conteúdo e só permanece se ficar engajado e se sentir parte do evento. Para tal, são necessárias plataformas de engajamento, moderador exclusivo e muitas outras ações para segurá-lo até o final”, complementa Robson Lisboa.
Além do lançamento do E-book gratuito, Vanessa e Robson escolheram Maarten Vanneste, CEO do Meeting Design Institute (Bélgica) autor best-seller e um dos grandes especialistas mundiais em multi-hub meeting, para realizar, também gratuitamente, um workshop online, com dicas de técnicas e metodologias sobre eventos híbridos e virtuais.
Voltado para organizadores de eventos, profissionais da área, clientes de eventos corporativos, profissionais técnicos e demais interessados, o workshop terá duração de 90 minutos, com tradução simultânea para o português. O evento está marcado para o próximo dia 16 de abril, mas as 300 vagas ofertadas acabaram em poucas horas.
Para atender à esta forte demanda, os dois rapidamente ofereceram outros eventos digitais:
Curso online do Meeting Design Institute, da Europa, com Certificação Internacional, com Maarten Vanneste – para aqueles que não conseguiram se inscrever no workshop gratuito ou querem aprofundar seu aprendizado com este renomado especialista. Serão 18 horas/aula durante 6 semanas, com tradução simultânea para o português. Terá certificado internacional emitido pelo Meeting Design Institute da Bélgica. Para também colaborar com o mercado brasileiro de eventos, Maarten concordou em oferecer, apenas para esta turma, valor da inscrição bem abaixo do que normalmente trabalha, pagas em reais e em várias parcelas. Serão apenas 45 vagas. Inscrições no link – https://lets.events/e/ed-2020-curso-de-online-meetings-designer/
Outra opção será um workshop gratuito com Vanessa Martin e Robson Lisboa para aprender as diferenças que devem ser consideradas entre os eventos presenciais e os digitais, os processos, as tecnologias, plataformas e como evitar os principais erros na criação e operação dos eventos híbridos e virtuais. Acontecerá no dia 20/04, às 14h30. Vagas limitadas e inscrições gratuitas no link https://lets.events/e/ed-2020-eventos-digitais-hibridos-e-virtuais-2/
Haverá ainda um webinar gratuito com Will Curran – fundador e Chief Event Einstein da Endless Events, reconhecido como uma das pessoas mais influentes do mercado de eventos internacionais. É um dos 40 líderes desse mercado com menos de 40 anos. Trabalha no desenvolvimento de negócios à produção técnica de eventos, com vasta experiência nos eventos híbridos e virtuais. Will tem fala animada e rica em conteúdo e aprendizado. O webinar acontece dia 28/04 às 14h30. Os lugares também são limitados. Inscrição por meio do link: https://lets.events/e/ed-2020-eventos-digitais-hibridos-e-virtuais-will-curran/
Vanessa Martin desenvolveu pesquisas inéditas na área, além de livros, matérias e workshops diferenciados com foco em estratégia de negócios. É jornalista, colunista, consultora e autora de livros publicados no Brasil e Exterior, além de professora de pós graduação de eventos enquanto ferramenta estratégica corporativa. Executiva, empresária e consultora com mais de 30 anos de atuação em várias áreas do turismo e eventos. É também criadora do prêmio MICE Tech Awards, inédito no país, com a 1ª edição em 2021, voltado para a tecnologia no setor de turismo e eventos, além de curadora do São Paulo Tech Week e jurada do Prêmio Caio desde 2005.
Com mais de 26 anos de experiência em mercados de tecnologia (Sony, Nokia, Samsung, Santillana) implementando serviços web/mobile, apps e plataformas de conteúdo digital, Robson Lisboa é MBA em Arte Multimídia e em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (Unicamp). Mestre em Educação e Tecnologia e doutorando em Inovação Aberta pela Unicamp, atua como BDM do Midiacode, plataforma de mobile marketing e mobile content, muito usada em eventos.
SERVIÇO – WORKSHOP ONLINE EVENTOS DIGITAIS 2020 – com Vanessa Martin & Robson Lisboa
Data: 20 de abril de 2020
Horário: 14h30
PROGRAMAÇÃO
- 14h15 Sala aberta para conexões
- 14h30 Abertura – Eventos Híbridos e Virtuais – Vanessa Martin e Robson Lisboa
- 14h40 Workshop DESIGN DE EVENTOS DIGITAIS – métodos
- 15h20 Intervalo
- 15h30 Continuação do Workshop DESIGN DE EVENTOS DIGITAIS – Ferramentas de tecnologia
- 15h55 Novidades e Próximos passos – Vanessa Martin e Robson Lisboa
- 16h00 Fechamento – soft closing
Inscrições gratuitas: https://lets.events/e/ed-2020-eventos-digitais-hibridos-e-virtuais-2/
SERVIÇO – CURSO ONLINE EVENTOS DIGITAIS 2020 – Com Maarten Vanneste
Data: Início 22 de abril de 2020
Horário: 16h00
PROGRAMAÇÃO
O programa é composto por seis módulos semanais de 3 horas cada:
- MÓDULO 1 | Introdução ao uso da Internet
- MÓDULO 2 | Tecnologia – plataformas, ferramentas de engajamento
- MÓDULO 3 | Técnico – equipamento, montagem de salas
- MÓDULO 4 | Formatos online e híbridos
- MÓDULO 5 | Design de conteúdo – programa, script, sessões, atividades
- MÓDULO 6 | Palestrante e gerenciamento de apresentações – palestrantes, painéis, facilitadores e moderadores
Inscrições: https://lets.events/e/ed-2020-curso-de-online-meetings-designer/
SERVIÇO – WEBINAR ONLINE GRATUITO SOBRE EVENTOS DIGITAIS 2020 – Com Will Curran
Data: Início 28 de abril de 2020
Horário: 14h30
PROGRAMAÇÃO
- 14h15 Sala aberta para conexões
- 14h30 Abertura – Apresentação do convidado – Vanessa Martin e Robson Lisboa
- 14h40 Webinar com Will Curran sobre eventos híbridos e virtuais
- 15h40 Espaço interativo para perguntas e respostas
- 15h55 Novidades e Próximos passos – Vanessa Martin e Robson Lisboa
- 16h00 Fechamento – soft closing
Inscrições: https://lets.events/e/ed-2020-eventos-digitais-hibridos-e-virtuais-will-curran/
Eventos
São Paulo recebe 17ª edição do Festival comKids com debates sobre audiovisual, inteligência criativa e ECA Digital

Entre os dias 14 e 19 de agosto de 2026, a capital paulista sedia a 17ª edição do Festival comKids, encontro ibero-americano dedicado ao audiovisual, mídias digitais e conteúdos interativos voltados para crianças e adolescentes. Com programação gratuita, o evento reúne especialistas brasileiros e internacionais em espaços como ESPM, Goethe-Institut São Paulo, Espaço Petrobras de Cinema, ESPM Tech, Itaú Cultural e Hub Sampa Games.
A estrutura do festival está organizada em três frentes principais — formação, mercado e exibição —, com debates focados em tópicos como educação midiática, inteligência criativa, jogos eletrônicos, o impacto do ECA Digital e a regulação de plataformas de streaming para o público infantojuvenil.
Destaques da programação
Seminário do Audiovisual Infantil: Ciclo de seis dias com masterclasses, workshops, painéis de mercado e apresentação de pesquisas sobre produção de conteúdo e políticas públicas para a infância.
Masterclass Internacional: Apresentação do diretor holandês Jan-Willem Bult, referência em documentários feitos com crianças e criador da metodologia Preschool.doc, sobre construção de narrativas reais na ficção e no formato documental.
Debates sobre ECA Digital: Painel com a participação do Instituto Alana e advogados especializados para discutir as adequações regulatórias exigidas de produtoras de conteúdo, desenvolvedoras de games e projetos educativos.
Competição de Obras Digitais e Interativas: Mostra competitiva que reúne produções nas categorias games, e-books, podcasts, aplicativos e experiências web, acompanhada de rodadas de conversa entre desenvolvedores.
Conversa comKids: Encontros focados na criação de personagens, no papel da ficção na formação infantil e nos desafios de distribuição em plataformas de video on demand.
Para o fortalecimento da cadeia produtiva, o evento realiza a Zona de Impulso, espaço de consultoria e qualificação destinado a criadores com projetos audiovisuais em fase de desenvolvimento.
A participação nas atividades presenciais é gratuita, com inscrições sujeitas à lotação por meio das páginas oficiais do festival. Dando sequência à programação, a Mostra Audiovisual comKids ocorre de 20 de agosto a 27 de setembro em formato híbrido, com exibições em centros culturais, no Circuito Spcine e nas plataformas de streaming Itaú Cultural Play e Spcine Play.
Eventos
EVER Trade Marketing apresenta case da Motorola e debate uso estratégico de dados no Trade Connection 2026

A EVER Trade Marketing, especializada em execução e inteligência no ponto de venda, participa do Trade Connection 2026. O encontro do setor ocorre neste dia 30 de julho no Pro Magno Centro de Eventos, na capital paulista, reunindo lideranças, especialistas e executivos da indústria e do varejo para debater inovações e estratégias de comercialização.
Um dos destaques da programação é o painel “A Nova Vantagem Competitiva: A Execução Inteligente”, agendado para as 14h no palco simultâneo. O debate será mediado por Michelle Tsufa, Presidente do Conselho Consultivo e do Comitê de Estratégia da EVER Trade Marketing, e terá a participação de Iñaki Iriarte, Diretor Comercial da Beiersdorf Brasil — operação responsável pela marca NIVEA —, e de Nelson Marin, Diretor Nacional Comercial e de Marketing da Polpanorte. O painel abordará o impacto do avanço de dados e da tecnologia na tomada de decisões rápidas, analisando como métricas de participação de mercado, controle de ruptura e hábitos do shopper orientam as estratégias de loja.
No palco principal, às 12h, a diretora de trade marketing da Motorola Mobility Brasil, Tatiane Bernardazzi, apresentará o case “Market Share não se compra. Se conquista na loja”. A apresentação detalhará os bastidores do plano de execução estruturado para a linha premium da fabricante no varejo nacional, abordando a relevância do ambiente físico para produtos de tecnologia e a experiência do consumidor no ponto de venda.
O projeto apresentado ilustra a atuação da EVER na reorganização operacional da marca, englobando a priorização de lojas e regiões por potencial de venda, a otimização da rotina de visitas e o treinamento da equipe de promotores para atuar na geração de valor no PDV.
A empresa atua no Trade Connection 2026 como patrocinadora na cota Diamante. A participação no encontro reforça a estratégia da EVER de compartilhar metodologias de análise de dados aplicadas à gestão de loja, promovendo a colaboração entre os elos da cadeia de abastecimento para o desenvolvimento das práticas do trade marketing no Brasil.








