Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Profissionais de eventos e empresas ganham e-book, webinars e workshops sobre Eventos Digitais

Publicado

em

Iniciativas de especialistas visam orientar gratuitamente profissionais de eventos e clientes na criação de eventos digitais. “Mercado precisa se preparar”, defendem.

O mercado de Eventos acaba de ganhar o e-book Eventos Digitais – Híbridos e Virtuais, escrito pelos especialistas Vanessa Martin e Robson Lisboa. O material chega para orientar profissionais de eventos e clientes sobre como criar um evento híbrido ou virtual do zero, ou a partir do projeto de um evento presencial, e pode ser baixado gratuitamente pelo link: https://mkt.midiacode.com/eventosdigitais. Um dia após o lançamento, já haviam mais de 750 downloads do e-book.

Os eventos digitais experimentam crescimento sem precedentes após a quarentena do coronavírus. Em 2019, pesquisa realizada entre clientes e profissionais de eventos, apontou que 83% do mercado corporativo já utilizava o evento híbrido – que acontece parte presencialmente e parte virtualmente. Cerca de 76% dos entrevistados apontou que o formato seria o mais utilizado no futuro.

Com a necessidade do isolamento social, a experiência dos eventos virtuais tem sido adotada por empresas de todos os segmentos econômicos e sociais. No entanto profissionais de eventos e os clientes que contratam ainda não possuem a expertise e experiência necessárias para adotar o evento digital como a principal plataforma de comunicação das suas empresas.

“Quanto maior a abrangência e número de participantes, mais complexa é a sua criação e operacionalização. E ainda há vários aspectos a serem considerados para realizá-los, como o conteúdo. No híbrido e no digital, o principal aspecto que move o participante online a estar ligado é a grande relevância do conteúdo. E precisa ser entregue de forma diferente do presencial”, alerta Vanessa Martin.

“O evento digital tem duração menor que o presencial nas sessões. O participante entra pelo conteúdo e só permanece se ficar engajado e se sentir parte do evento. Para tal, são necessárias plataformas de engajamento, moderador exclusivo e muitas outras ações para segurá-lo até o final”, complementa Robson Lisboa.

Além do lançamento do E-book gratuito, Vanessa e Robson escolheram Maarten Vanneste, CEO do Meeting Design Institute (Bélgica) autor best-seller e um dos grandes especialistas mundiais em multi-hub meeting, para realizar, também gratuitamente, um workshop online, com dicas de técnicas e metodologias sobre eventos híbridos e virtuais.

Voltado para organizadores de eventos, profissionais da área, clientes de eventos corporativos, profissionais técnicos e demais interessados, o workshop terá duração de 90 minutos, com tradução simultânea para o português. O evento está marcado para o próximo dia 16 de abril, mas as 300 vagas ofertadas acabaram em poucas horas.

Para atender à esta forte demanda, os dois rapidamente ofereceram outros eventos digitais:

Curso online do Meeting Design Institute, da Europa, com Certificação Internacional, com Maarten Vanneste – para aqueles que não conseguiram se inscrever no workshop gratuito ou querem aprofundar seu aprendizado com este renomado especialista. Serão 18 horas/aula durante 6 semanas, com tradução simultânea para o português. Terá certificado internacional emitido pelo Meeting Design Institute da Bélgica. Para também colaborar com o mercado brasileiro de eventos, Maarten concordou em oferecer, apenas para esta turma, valor da inscrição bem abaixo do que normalmente trabalha, pagas em reais e em várias parcelas. Serão apenas 45 vagas. Inscrições no link – https://lets.events/e/ed-2020-curso-de-online-meetings-designer/

Outra opção será um workshop gratuito com Vanessa Martin e Robson Lisboa para aprender as diferenças que devem ser consideradas entre os eventos presenciais e os digitais, os processos, as tecnologias, plataformas e como evitar os principais erros na criação e operação dos eventos híbridos e virtuais. Acontecerá no dia 20/04, às 14h30. Vagas limitadas e inscrições gratuitas no link https://lets.events/e/ed-2020-eventos-digitais-hibridos-e-virtuais-2/

Haverá ainda um webinar gratuito com Will Curran – fundador e Chief Event Einstein da Endless Events, reconhecido como uma das pessoas mais influentes do mercado de eventos internacionais. É um dos 40 líderes desse mercado com menos de 40 anos. Trabalha no desenvolvimento de negócios à produção técnica de eventos, com vasta experiência nos eventos híbridos e virtuais. Will tem fala animada e rica em conteúdo e aprendizado. O webinar acontece dia 28/04 às 14h30. Os lugares também são limitados. Inscrição por meio do link: https://lets.events/e/ed-2020-eventos-digitais-hibridos-e-virtuais-will-curran/

Vanessa Martin desenvolveu pesquisas inéditas na área, além de livros, matérias e workshops diferenciados com foco em estratégia de negócios. É jornalista, colunista, consultora e autora de livros publicados no Brasil e Exterior, além de professora de pós graduação de eventos enquanto ferramenta estratégica corporativa. Executiva, empresária e consultora com mais de 30 anos de atuação em várias áreas do turismo e eventos. É também criadora do prêmio MICE Tech Awards, inédito no país, com a 1ª edição em 2021, voltado para a tecnologia no setor de turismo e eventos, além de curadora do São Paulo Tech Week e jurada do Prêmio Caio desde 2005.

Com mais de 26 anos de experiência em mercados de tecnologia (Sony, Nokia, Samsung, Santillana) implementando serviços web/mobile, apps e plataformas de conteúdo digital, Robson Lisboa é MBA em Arte Multimídia e em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (Unicamp). Mestre em Educação e Tecnologia e doutorando em Inovação Aberta pela Unicamp, atua como BDM do Midiacode, plataforma de mobile marketing e mobile content, muito usada em eventos.

SERVIÇO – WORKSHOP ONLINE EVENTOS DIGITAIS 2020 – com Vanessa Martin & Robson Lisboa

Data: 20 de abril de 2020

Horário: 14h30

PROGRAMAÇÃO

  • 14h15 Sala aberta para conexões
  • 14h30 Abertura – Eventos Híbridos e Virtuais – Vanessa Martin e Robson Lisboa
  • 14h40 Workshop DESIGN DE EVENTOS DIGITAIS – métodos
  • 15h20 Intervalo
  • 15h30 Continuação do Workshop DESIGN DE EVENTOS DIGITAIS – Ferramentas de tecnologia
  • 15h55 Novidades e Próximos passos – Vanessa Martin e Robson Lisboa
  • 16h00 Fechamento – soft closing

Inscrições gratuitas: https://lets.events/e/ed-2020-eventos-digitais-hibridos-e-virtuais-2/

SERVIÇO – CURSO ONLINE EVENTOS DIGITAIS 2020 – Com Maarten Vanneste

Data: Início 22 de abril de 2020

Horário: 16h00

PROGRAMAÇÃO

O programa é composto por seis módulos semanais de 3 horas cada:

  • MÓDULO 1 | Introdução ao uso da Internet
  • MÓDULO 2 | Tecnologia – plataformas, ferramentas de engajamento
  • MÓDULO 3 | Técnico – equipamento, montagem de salas
  • MÓDULO 4 | Formatos online e híbridos
  • MÓDULO 5 | Design de conteúdo – programa, script, sessões, atividades
  • MÓDULO 6 | Palestrante e gerenciamento de apresentações – palestrantes, painéis, facilitadores e moderadores

Inscrições: https://lets.events/e/ed-2020-curso-de-online-meetings-designer/


SERVIÇO – WEBINAR ONLINE GRATUITO SOBRE EVENTOS DIGITAIS 2020 – Com Will Curran

Data: Início 28 de abril de 2020

Horário: 14h30

PROGRAMAÇÃO

  • 14h15 Sala aberta para conexões
  • 14h30 Abertura – Apresentação do convidado – Vanessa Martin e Robson Lisboa
  • 14h40 Webinar com Will Curran sobre eventos híbridos e virtuais
  • 15h40 Espaço interativo para perguntas e respostas
  • 15h55 Novidades e Próximos passos – Vanessa Martin e Robson Lisboa
  • 16h00 Fechamento – soft closing

Inscrições: https://lets.events/e/ed-2020-eventos-digitais-hibridos-e-virtuais-will-curran/

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Eventos

Rock in Rio é a segunda marca que mais emociona os brasileiros e a quinta mais amada, de acordo com pesquisa da GfK

Publicado

em

A emoção é o sentimento que move o Rock in Rio desde a primeira nota musical que soou na edição de 1985. Com 41 anos recém-completados no último dia 11 de janeiro, o festival se prepara para entregar uma edição em 2026 que promete ser histórica, reunindo nomes como Elton John, Stray Kids, Maroon 5, Demi Lovato, Gilberto Gil, Jamiroquai, Mumford & Sons, João Gomes e Orquestra Brasileira, além de outras atrações que serão anunciadas em breve. É a partir dessa relação construída ao longo do tempo que o Rock in Rio é reconhecido por sua potência e presença na vida das pessoas, sendo apontado, dentre as maiores marcas do Brasil, como a segunda que mais emociona os brasileiros, de acordo com estudo conduzido pela GfK uma empresa NielsenIQ. O mesmo estudo mostra ainda que, entre os frequentadores de festivais, o Rock in Rio é a marca que mais emociona entre todas as demais marcas. Outro dado apontado pela pesquisa é que, quando comparado as maiores marcas do Brasil, o festival é considerado a quinta marca mais amada pelos brasileiros.

A pesquisa realizada com mais de 1,3 mil pessoas entre 15 e 50 anos, moradoras do Rio de Janeiro e São Paulo, mostrou, entre os resultados, que o Rock in Rio impressiona e reforça a conexão da marca com o brasileiro: o festival é considerado o evento mais importante do Brasil nos últimos anos, a frente de grandes forças como Olimpíadas, Copa do Mundo, Fórmula 1 e Carnaval. Já em uma lista que reuniu as maiores marcas do Brasil, os brasileiros colocaram o Rock in Rio como a quinta mais amada, enquanto, no recorte de quem frequenta festivais, o evento ocupa a segunda posição entre todas as marcas citadas.

Outra informação que chama a atenção diz respeito ao irmão mais novo do festival, o The Town. Mesmo com duas edições, o festival já é amplamente reconhecido e querido, figurando entre os três principais festivais e as 20 marcas que mais emocionam brasileiros e festivaleiros. No estudo, junto ao Rock in Rio, foram testadas 29 marcas (as maiores de suas categorias e do Brasil) para que se obtivessem os resultados comparativos.

Em 2026 essa história e o legado continuam. A Cidade do Rock está se preparando para voltar a ser palco de experiências únicas pensadas para surpreender o público desde a chegada até o último acorde. O Palco Mundo chega com uma cenografia totalmente inédita e, pela primeira vez, toda a sua estrutura frontal será revestida por 2.400 m² de painéis de LED de altíssima definição, transformando o espaço em um grande painel visual. Outro destaque da edição é o retorno do espetáculo aéreo The Flight, um dos momentos mais emblemáticos do festival e um dos mais pedidos pelos fãs. Após 2024, o balé no céu da Cidade do Rock volta a integrar a programação com manobras acrobáticas sincronizadas, trilha sonora especial e 756 disparos de fogos diurnos, criando uma experiência visual e sensorial que vai emocionar para além dos shows que acontecem nos palcos.

Continue lendo

Eventos

Demanda por eventos corporativos aumenta quase 20% e impulsiona mobilidade corporativa em 2025

Publicado

em

O setor de eventos corporativos no Brasil registrou um crescimento de 19,98% no número de eventos realizados entre janeiro e 10 de dezembro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são da DataEventos, ferramenta de inteligência de mercado da plataforma MeEventos. O estudo analisou mais de 50 mil solicitações de propostas e 20 mil eventos corporativos movimentados na plataforma.

O mercado corporativo de eventos passa por um momento de consolidação, no qual iniciativas antes vistas como ações de branding agora migraram para a estratégia comercial das empresas. A comparação entre 2024 e 2025 revela aumentos expressivos mês a mês na realização de eventos, com destaque para fevereiro, que apresentou alta de 72,6% no volume de eventos realizados. Outros meses também registraram crescimento relevante: março (+36,7%), maio (+35,3%), abril (+27,5%), junho (+26,7%) e janeiro (+26,4%) mostram um início de ano aquecido. No segundo semestre, a tendência de alta permaneceu, ainda que em ritmo mais moderado: outubro cresceu 28,2%, setembro 21,7%, julho 11,6%, agosto 9,7% e novembro 6,5%.

No entanto, a taxa média de conversão apresentou queda: passou de 66,22% em 2024 para 57,45% em 2025, ou seja, uma redução no número de propostas de eventos que efetivamente se concretizam em contratos fechados, um sinal de que o mercado está mais competitivo e exigente. A expectativa é de maior concentração de eventos entre os meses de agosto e dezembro, seguindo o padrão observado no ano anterior, um alerta para fornecedores e organizadores se prepararem com antecedência para atender à alta demanda.

“É um movimento que tem se intensificado desde 2023. Estamos observando um crescimento acelerado dos micro eventos corporativos, encontros estratégicos organizados pelas empresas para aproximar clientes atuais, conquistar novos, fortalecer parcerias e engajar fornecedores. Além de reforçar o relacionamento, esses eventos têm se mostrado uma excelente oportunidade para gerar negócios e atrair novas oportunidades. Os dados consolidados confirmam não apenas a retomada, mas a consolidação do setor de eventos corporativos como um pilar estratégico nas empresas. O salto na demanda e o aumento na concorrência mostram que o mercado está mais dinâmico e exigente”afirma Tiago Ferreira, CEO da MeEventos.

Continue lendo