Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Primeiro casamento brasileiro no metaverso: confira tudo o que rolou em ação pioneira no País

Publicado

em

O que você estava fazendo no sábado, dia 19 de março, às 19h30? Se você não é uma das pessoas que estavam reunidas para o primeiro casamento brasileiro no metaverso perdeu a oportunidade de assinar o livro de convidados e também de participar de um momento histórico. Para não ficar de fora, entenda tudo o que rolou neste evento que já desponta como o maior do Brasil no Decentraland – um dos maiores e mais reconhecidos metaversos aberto ao público da atualidade e o preferido das celebridades.

Onde o casamento aconteceu?

Quando os noivos, Rita Wu e Andre Mertens, apaixonados por tecnologia e cultura maker, repensaram o formato de seu casamento, ninguém imaginava que o mesmo acabaria acontecendo em um local totalmente novo e inusitado, onde mundos digitais prometem interagir de forma imersiva e sem fricção com a realidade física, revolucionando o modo como nos relacionamos, consumimos e vivemos: o Metaverso.

O casamento virtual aconteceu no Decentraland, uma plataforma baseada em mundo virtual 3D no qual os usuários podem viver como fazem na realidade, incluindo socializar, trabalhar e consumir – tudo graças à tecnologia Blockchain. Para se ter uma ideia do tamanho e relevância da plataforma, o “terreno” mais caro já adquirido dentro do sistema foi vendido por, nada menos, do que US$ 2,4 milhões – aproximadamente R$12,1 milhões.

De forma divertida e descontraída, o casamento permitiu a reunião de amigos e convidados localizados em qualquer parte do mundo e em tempo real para assistir à cerimônia. Mas, além da lista oficial dos noivos, entusiastas das novas tecnologias e curiosos digitais também puderam comparecer na celebração.

“Ainda que essa fusão completa entre realidades esteja dando apenas seus primeiros passos, é perceptível o potencial que o metaverso pode alcançar nos próximos anos, dado o crescente número de ensaios, negócios e experiências inovadoras que estão em desenvolvimento nessas plataformas. O metaverso foi, inclusive, um dos temas principais do SXSW 2022, o maior evento de inovação do mundo, que acontece todos os anos em Austin, Texas, nos Estados Unidos”, detalha Léo Brazão, co-fundador e sócio da Deboo, startup de inovação para Web 3.0 recém-lançada no mercado brasileiro, fruto uma de joint venture formada pela a consultoria de inovação 16 01 e pela a exchange de criptoativos Stonoex, e responsável pela idealização criativa e tecnológica desse ato histórico.

Como foi a cerimônia e a festa?

Ao contrário de um tradicional evento online, o universo à parte contou com um espaço personalizado e aplicações de experiência real: uma igreja gótica com detalhes vívidos, como um livro dos convidados e até lista de presentes.

Diversas ações foram criadas para oferecer a experiência de um casamento completo, reduzindo as barreiras entre os mundos físico e virtual. A cerimônia foi realizada pelo historiador Leandro Karnal, enquanto o vestido da noiva – originalmente criado no mundo físico pela estilista Fernanda Yamamoto – teve seu gêmeo digital vestindo seu avatar no metaverso. Em paralelo, houve uma transmissão em tempo real no canal da criadora de conteúdo e streamer Clara Dfan, da família Los Grandes, na plataforma NimoTV.

Outras iniciativas inovadoras possibilitadas pela Deboo incluem a criação de um NFT para registrar a certidão de casamento no blockchain e ainda o desenvolvimento de uma aliança digital em forma de donut com lastro real em diamantes via Token, criando um doce virtual que é, na verdade, uma jóia. Em paralelo, uma coleção de mil NFTs foi distribuída no site do evento (https://metacasamento.net) – via wallet digital.

E, para celebrar o momento único, os avatares foram transportados para uma festa que contou com a animação do DJ Patrick Torquato, onde puderam interagir com os noivos e demais convidados e onde também tiveram contato com ativações especiais de marcas parceiras, com a oportunidade de aproveitar os benefícios na vida real.

Quais marcas estiveram presentes?

O Outback Steakhouse, que tem se aproximado cada vez mais do universo de cultura pop e e-Sports com participações na BGS e na CCXPW e recentemente anunciou a abertura do seu primeiro restaurante no Metaverso, foi um dos padrinhos do evento, Além de apoiar a realização do casamento, presenteou todos os convidados e os noivos com gift cards que podem ser usados em seus restaurantes do mundo real.

“Esse é mais um modo de nos conectarmos com a comunidade, proporcionando também a experiência Outback nas suas second lifes, interligando com a experiência real e, assim, nos mantermos sempre mais perto do nosso público”, diz Cristiane Berna, gerente de Trade Marketing do Outback Brasil.

A marca também realizou ações especiais para todos os participantes do jogo que apareceram para acompanhar o casamento. Além de um QR code para seu delivery e para sua Espera Digital, a rede de restaurantes disponibilizou um QR Code especial com a oferta de uma Bloomin’ Onion, a famosa cebola gigante da marca, de presente a todos que interagiram com o código. O voucher pode ser usado em qualquer restaurante Outback do Brasil na compra de um aperitivo ou prato principal.

Aproveitando o cenário multicanal, o Quero de Casamento, da varejista Magalu, foi a lista de presentes escolhida por Rita e André. Com modelo de créditos, o Quero de Casamento é o primeiro site de casamento a participar de um evento no metaverso.

No local da festa, a lista esteve presente no ambiente de gifts, e acessível a todos os convidados. Por meio do acesso via QR Code, era possível encontrar fotos do casal tecnológico, além de uma vitrine repleta de itens modernos e disponíveis no Magalu. A lista pode ser conferida em http://finalfeliz.de/rita-wu-andre-mertens.

“O Magalu está acostumado a ser pioneiro em novos ambientes e, quando surgiu essa possibilidade de estarmos presentes em um casamento no metaverso, não pensamos duas vezes. Ajudamos o casal a escolher itens tecnológicos, além de proporcionar uma experiência de navegação que segue as melhores práticas digitais”, afirma Pedro Aranha, Gerente de Novos Negócios do Magalu.

Já a Smiles, plataforma de viagem e programa de fidelidade da GOL, também apoiou a iniciativa. Por meio de um QR code, os noivos, convidados e público presente, foram bonificados com milhas para utilizar diretamente no site ou aplicativo da Smiles. Eles poderão utilizar essas milhas para passagens aéreas, diárias em hotéis, locação de automóveis e até produtos para casa ou eletrônicos por meio da parceria da empresa com os principais varejistas do Brasil. “Estar presente em um evento pioneiro como esse e ser o primeiro programa de fidelidade do país a participar é motivo de orgulho para nós. A Smiles já nasceu como uma empresa digital e estamos sempre em busca das experiências mais inovadoras. O metaverso já é uma realidade e queremos acompanhar esse movimento”, comenta Luiz Borrego, CIO da GOL Smiles.

“A economia digital já é uma realidade. E, por mais que exista pouquíssimo ou nenhum consenso sobre o que realmente é o metaverso, nos próximos anos veremos cada vez mais interações tecnológicas na nossa vida, que nos ajudarão a acessar ´outros´ universos de forma mais orgânica e intuitiva. E ativações como essa no primeiro casamento brasileiro no metaverso mostram que com criatividade para inovação e disponibilidade de tecnologia é possível aproximar marcas desse contexto do futuro possível, por meio de novos modelos de negócios conectado aos seus valores e à entrega de resultados financeiros reais”, completa Léo Brazão, co-fundador e sócio da Deboo.

Continue lendo

Universo Live

AMPRO apresenta nova diretoria para o biênio 2024/2025

Publicado

em

 AMPRO, Associação de Marketing Promocional, anuncia sua nova diretoria nacional para o biênio 2024/2025. Pelos próximos dois anos estarão à frente da associação: Heloísa Santana, como presidente executiva; ao lado de Alexa Carvalho, vice-presidente regional; Felipe Malta,  vice-presidente nacional;  Ricardo Beato, vice-presidente administrativo, financeiro e jurídico e Celio Ashcar Jr., que permanece como presidente do Conselho Deliberativo.

Heloísa Santana afirmou que a escolha dos nomes para esse ano foi estratégica. “Pensamos em criar um grupo que se complementasse em conhecimentos, por isso, os novos representantes vêm de áreas distintas”, disse ela.

Certificada com o selo Women on Board, que tem por objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos em que as mulheres fazem parte do conselho de administração, a AMPRO reforça seu posicionamento de representatividade e inclusão, com destaque  às mulheres em posições de liderança. Atualmente, a estrutura organizacional da AMPRO – Conselho, Diretoria Nacional, Diretoria Setorial e Colaboradores, o quadro é composto 52% por mulheres e 48% por homens. Salientando que a diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em eficiência, criatividade e práticas em ESG.

Já para Celio Ashcar Jr., presidente do Conselho Deliberativo da AMPRO, a gestão continuará trabalhando pela união do mercado. “A nova gestão continuará sendo protagonista da construção de um mercado mais justo e sustentável através do diálogo e principalmente do esforço e união de todos.”

A entidade aproveitou ainda para comunicar mudanças em seus comitês, que agora se tornaram diretorias setoriais, divididos entre frentes de conhecimento e mercadológico; ESG, relações institucionais; relações humanas; marketing de incentivo e trade marketing.

Continue lendo

Universo Live

UBRAFE participa de Audiência Pública sobre impactos da possível revogação do PERSE

Publicado

em

Na manhã do último dia 15 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo foi palco de uma importante manifestação sobre o futuro do setor na cidade. Sob a presidência do vereador Rodrigo Goulart, a audiência pública da Comissão de Política Urbana ouviu os representantes dos segmentos econômicos que compõem a cadeia do turismo e eventos sobre os impactos da possível revogação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

O evento contou com a participação da UBRAFE e de especialistas, empresários, representantes do setor e autoridades locais, que demonstraram os impactos da possível revogação do PERSE e solicitaram o apoio da Edilidade para a busca de solução de consenso que garanta a manutenção do programa.

“É difícil para o setor de eventos estarmos aqui, para defender a permanência do Perse. Num país onde até o passado é incerto, precisamos defender dia após dia a permanência de um programa emergencial criado para auxiliar a sobrevivência das empresas pós-pandemia. Porém, temos que enaltecer ao poder legislativo que permanece entendendo o sentido da criação do Perse e nos apoiando em iniciativas, como essa audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Paulo, casa das leis do município que sedia grande número de feiras e eventos de negócios. Como diz o vereador Rodrigo Goulart, que presidiu esta audiência, o trabalho continua!”, destaca Paulo Ventura, presidente da UBRAFE.

O PERSE tem desempenhado um papel essencial na manutenção das atividades do setor durante um período desafiador, e ainda determinante para muitos que estão em processo de recuperação. Embora haja vozes em Brasília sugerindo que os setores já se recuperaram, a realidade em São Paulo e em muitas outras partes do país é diferente. Diversos hotéis, restaurantes, empresas e profissionais do ramo ainda estão em processo de reabilitação e dependem do apoio contínuo do programa para se restabelecerem completamente.

Continue lendo