Conecte-se com a LIVE MARKETING

Agências

Pessoas desaparecidas viram personagens de videogame

Publicado

em

O desaparecimento de pessoas no Brasil é um fenômeno social que atinge principalmente famílias de baixa renda. Só no Estado de São Paulo, em média 25.000 pessoas somem por ano. É em prol desta causa que a ABCD – Associação Brasileira de Busca e Defesa da Criança Desaparecida, conhecida como Movimento Mães da Sé, desempenha desde 1996 um papel fundamental ao auxiliar as famílias na procura por entes desaparecidos.
Neste início de ano, então, momento em que muito se fala sobre renovação da esperança, o tema pode ganhar força e atenção, e voltar a tornar a causa mais latente. Com isso em mente, a DRUID Creative Gaming, agência especializada em comunicação e estratégia criativa para o mundo dos games, desenvolveu um projeto inovador para trazer a comunidade para perto dessa causa tão importante e aproveitar a popularidade e alcance dos jogos eletrônicos como plataforma de mídia e divulgação.
Com o lançamento de “Starfield”, um game de aventura sobre exploração no espaço e cotado como grande sucesso dos últimos meses com a venda de mais de 10 milhões de cópias no mundo, se deu o insight para a criação da oportunidade, já que um dos aspectos que mais chama atenção é o “Criador de Personagem” – ferramenta em que os jogadores podem definir as características de seus avatares. Esse asset do Starfield é tão avançado, que ficou mais famoso ainda em meio a comunidade após vários jogadores começaram a postar tutoriais e vídeos sobre como conseguiram replicar personagens famosos dentro do game – dentre eles artistas como Keanu Reeves e Willem Dafoe.
Assim, a DRUID criou o projeto que “transforma” as fotos das pessoas desaparecidas cadastradas no ABCD em personagens do jogo Starfield e convidou grandes influenciadores gamers a doarem seu tempo e audiência para a causa do Movimento, se comprometendo a jogarem com esses avatares específicos. “Por que não aproveitar a oportunidade que o jogo oferece e dar visibilidade em ajudar causas importantes como as pessoas desaparecidas?” questiona Rafael Hessel, diretor geral de criação da DRUID. Para alcançar a modelagem perfeita dos rostos do banco de dados da Instituição, a agência contou com uma equipe expert em captações in-game.
Grandes nomes do segmento gamer, como RakinSMZinho e Menye B apoiaram a ação, e utilizaram de suas redes sociais e canais de streaming para contar sobre o Movimento Mães da Sé e o trabalho executado pela Instituição. O intuito é gerar awareness para a Mães da Sé ao passo que, com mais pessoas seguindo os perfis da Instituição, o banco de dados com as pessoas desaparecidas também ganha mais acessos. Durante todas as lives realizadas, os streamers foram treinados pela DRUID sobre a história da ABCD para poderem conversar em seus chats sobre o assunto com seus seguidores.
A ação já está em andamento. “Nossa expectativa é conseguir engajar os gamers, uma comunidade enorme, unida e ativa, para aumentar o fluxo de informações sobre os desaparecidos, além do conhecimento, o trabalho sério e propósito da Instituição. E, claro, que o maior sonho de todos nós e os que abraçaram essa ideia com a gente é encontrar algum ente querido que está sendo procurado por sua família”, afirma Rafael Hessel.
FICHA TÉCNICA
Cliente: Mães da Sé + Starfield
Produto: Institucional
Agência: DRUID CREATIVE GAMING
Título: Avatares Desaparecidos
Planejamento: Bruna Pastorini
Diretor Geral de Criação: Rafael Hessel
Criação: Ana Agra, Ivana Ribeiro e Matheus Carrera
Diretora Geral de Atendimento: Mariana Nunes
Atendimento: Thamires Barros
Gestão de Projetos: Leandro Silva, Gabriel Businari
Continue lendo

Agências

LGL Case encerra 2025 com projetos icônicos e consolida protagonismo no live marketing brasileiro

Publicado

em

Após um primeiro semestre marcado por grandes ativações culturais e experiências de marca em larga escala, a exemplo do estande da Mercedes-Benz Caminhões na Fetranslog 2025, a LGL Case manteve um ritmo intenso no segundo semestre do ano, assinando projetos proprietários, festivais, lançamentos globais e ações reconhecidas pelo mercado. No segundo semestre, a agência reforçou seu posicionamento como referência em live marketing, brand experience e cross marketing no Brasil.

O período começou com um reconhecimento emblemático: em julho, o palco do Réveillon da Paulista, produzido pela LGL Case, venceu o Prêmio Live (Megafone de Ouro) na categoria Projeto Cenográfico. Ainda nas experiências proprietárias, a agência realizou mais uma temporada de sucesso do Dinner in the Sky Brasil, no Parque Villa-Lobos, com mais de 14 mil participantes. O projeto marcou também a entrada da LGL Case na sociedade da operação brasileira, em parceria com a agência Mestiça, já com edição confirmada para 2026 e pré-venda de ingressos já disponível ao público.

Em setembro, a LGL Case realizou o Rocas Festival, em Itu (SP), reunindo cerca de 3 mil pessoas em uma programação que integrou negócios, cultura, gastronomia e lifestyle. No mesmo mês, assinou o estande da Mercedes-Benz Caminhões na TranspoSul, em Porto Alegre.

Outubro foi marcado por grandes lançamentos e eventos proprietários. A agência conduziu o lançamento nacional dos smartphones OPPO Reno14 e Reno14 F, no Allianz Parque, e produziu o Sports Summit São Paulo, maior evento B2B da indústria esportiva da América Latina, no WTC Events Center.

Nos últimos meses do ano, a LGL Case esteve à frente de projetos importantes como lançamento oficial da marca JOVI e Série V no Brasil, o Toyota Gazoo Racing no FIA World Endurance Championship, Toyota Lexus no Festival Interlagos, em Chapecó (SC), e o BMW M Festival, no Autódromo de Interlagos, celebrando os 30 anos da BMW no Brasil.

No mesmo período, também foi reconhecida no Prêmio Caio 2025, com o Jacaré de Prata em Marketing Estratégico para Eventos, pelo projeto para a Coca-Cola e Schweppes no Taste São Paulo Festival.

Encerrando o ano, a agência assinou a produção cenográfica do Natal Iluminado de São Paulo, projeto gratuito da Prefeitura que transformou o Centro Histórico e a Avenida Paulista em um grande circuito de luzes e experiências imersivas, com programação até janeiro de 2026, e comemora o fechamento de três contratos já para 2026.

“Encerrar 2025 com um portfólio tão diverso reforça nossa capacidade de transformar conceitos em experiências memoráveis. Foi um ano de entregas emblemáticas, expansão estratégica e reconhecimento do mercado”, afirma Gustavo Costa, CEO da LGL Case.

Reforçando seu compromisso com sustentabilidade e impacto social, a LGL Case desenvolveu, ao longo de 2025, projetos cenográficos com foco em reaproveitamento e transformação de materiais, substituindo lonas impressas por tecidos sustentáveis. Um exemplo é o Sports Summit Brasil, que atingiu 97% de materiais sustentáveis em seus estandes. A agência mantém ainda uma parceria com o Grupo Primavera e, somente em 2025, doou cerca de 1.900 m² de tecidos, transformados em produtos como lençóis, almofadas e bonecas de pano, gerando renda para famílias e reduzindo o impacto ambiental dos eventos.

Continue lendo

Agências

Execution amplia portfólio com dois novos clientes

Publicado

em

A Execution anuncia a conquista de dois novos clientes para incrementar seu portfólio. A agência passa a ser responsável pela comunicação da marca Almond Breeze®, uma das principais marcas de leite de amêndoa do mundo; e CETREL, maior plataforma nacional de soluções ambientais para a indústria.

Após processo de concorrência, a Execution foi escolhida para liderar, em escopo full service, a comunicação da Almond Breeze no Brasil, englobando planejamento, criação, mídia e atuação com influenciadores. A marca – liderada pela cooperativa americana Blue Diamond, um dos maiores produtores globais de cultivo de amêndoas, sediada na Califórnia (EUA) – contará com a agência tanto na condução de campanhas institucionais como para lançamentos de produtos.

Já para CETREL, referência em soluções ambientais para indústrias, a Execution fica responsável pelo planejamento, criação e mídia da corporação. A campanha que estreia o atendimento, já em produção, destacará a atuação da CETREL em resposta a emergências ambientais, apresentando suas soluções completas em água, efluentes, economia circular e consultoria ambiental – além de enfatizar atributos como vantagens, qualidade técnica e transparência.

“Essas conquistas reforçam nossa capacidade de atuação e execução de forma integrada, mostrando que podemos fazer mais com menos recursos, usando e inteligência criativa para marcas de diferentes setores”, conta Geraldo Rocha Azevedo, CEO da Execution.

Continue lendo