Empresa
Pesquisa da Sellesta revela os desafios diários enfrentados pelos gerentes de marketing online do Brasil

Gerar um retorno de investimento (ROI) em campanhas promocionais é o maior desafio enfrentado pelos gerentes de marketing online do Brasil (de acordo com 87% dos profissionais locais), seguido pelo conhecimento da marca (13%), de acordo com nova pesquisa publicada pela Sellesta, fornecedora global de ferramentas de e-commerce baseadas em inteligência artificial para impulsionar as vendas online.
O estudo – realizado com 200 profissionais de comércio eletrônico que operam no Brasil e no México – revelou os desafios diários para impulsionar as vendas online em um ambiente de mercado cada vez mais competitivo. Segundo os dados, 91% dos gerentes de e-commerce brasileiros enfrentam a concorrência online de pelo menos 10 outras marcas, enquanto apenas cerca da metade (56%) têm acesso às tendências diárias do mercado e informações sobre concorrentes para ajudá-los a tomar suas decisões.
Quando questionados sobre o quão conscientes e informados eles se consideram sobre as ofertas online dos concorrentes (descrições, preços, promoções, etc.), apenas 15,4% dos entrevistados brasileiros se descreveram como “extremamente atentos”, preparados para acompanhar diariamente os desenvolvimentos do mercado.
Max Zagrebin, CEO da Sellesta, afirma que esses insights são fundamentais para os profissionais de marketing, especialmente diante do aumento da concorrência online no Brasil. “Analisar e acompanhar constantemente os concorrentes de um mesmo setor é fundamental para que uma empresa de e-commerce se destaque e tenha sucesso. Atrás de milhões de anúncios e vendas que ocorrem todos os dias, há uma riqueza de dados competitivos inestimáveis que, caso contrário, estariam fora do alcance dos vendedores”, disse ele.
A pesquisa também revelou outro problema enfrentado pelos profissionais de marketing online da região: 13,6% dos entrevistados brasileiros atualmente precisam de pelo menos 5 dias para lançar uma campanha online, enquanto 11% mantêm a mesma precificação ao longo do ano.
Max acrescentou que o surgimento da IA transformará drasticamente esse cenário, permitindo que profissionais de marketing em geral – de PMEs a grandes companhias – tenham acesso e respondam à dinâmica do mercado em tempo real.
“Enquanto a ferramenta Insights de Mercado da Sellesta utiliza IA para ajudar os profissionais de marketing em marketplaces de terceiros, como a Amazon, a entender e responder às necessidades dos clientes, equipando as empresas com dados em tempo real e tendências de mercado, nosso questionário generativo com IA aprimora o envolvimento do cliente nas páginas do produto, fornecendo recomendações personalizadas e coleta de informações valiosas dos clientes”, disse ele.
Principais dados a serem destacados referentes ao Brasil:
91,4% enfrentam concorrência online de pelo menos 10 outros produtos
38,2% dos gerentes de e-commerce verificam manualmente os preços dos concorrentes
Para 87,1% dos gerentes de e-commerce no Brasil, gerar ROI é o maior desafio que enfrentam
Apenas 55,7% têm acesso às informações diárias sobre as tendências do mercado
No Brasil, 93,6% dos gerentes de e-commerce atualmente precisam de pelo menos 2 semanas para criar e implementar uma campanha de marketing online; 14,3% necessitam de pelo menos um mês
Apenas 55,8% dos gerentes de e-commerce têm acesso a informações de mercado e tendências em tempo real; tornando difícil para eles se adaptarem e responderem às oportunidades de mercado
13,6% dos profissionais de e-commerce local precisam de pelo menos 5 dias para lançar uma campanha online.
Empresa
Spaten lança collab com Singa Store

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no segmento das artes marciais, anuncia o lançamento de uma coleção especial em parceria com a Singa, marca referência no streetwear brasileiro. A colaboração é inspirada no universo do boxe e exalta um ângulo mais profundo e menos conhecido da modalidade: “CHAMPIONS ARE MADE IN SILENCE” – Campeões são formados em silêncio.
A collab celebra a disciplina, o foco e a dedicação silenciosa necessários para a construção de um campeão, valores que Spaten compartilha em sua plataforma de lutas. A parceria conecta a força do boxe com a atitude autêntica do streetwear e traz um olhar sofisticado e contemporâneo para a moda no esporte.
A coleção-cápsula conta com: conjunto de moletom, camisetas em dois modelos, boné e shorts, em edição limitada de peças que estão sendo vendidas exclusivamente no site da Singa. A campanha está conectada ao ringue e conta com o protagonismo dos pugilistas Luiz “Bolinha” Oliveira e Jucielen Romeu, participantes dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Bolinha foi Medalha de Prata no Campeonato Mundial de Boxe (até 60 kg) em 2025 e Ouro no Continental de Boxe (até 57 kg) em Guaiaquil 2022, além de ser neto do ex-pugilista Servílio de Oliveira, primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica no boxe em 1968. Já Jucielen foi Medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos (até 57 kg), em Santiago 2023, e é Tetracampeã Brasileira de Boxe.
“Esta coleção com a Singa nos permite levar a mensagem de força e disciplina, tão presente no boxe, para um novo território: o streetwear. A moda é uma forma poderosa de expressar atitude, e as peças refletem exatamente o que o nosso tagline diz: ‘CHAMPIONS ARE MADE IN SILENCE’. É sobre a garra invisível do treino, o foco e a autenticidade que celebramos tanto em uma cerveja tradicional como Spaten quanto nos esportes de combate”, destaca Cinthia Klumpp, diretora de marketing de Spaten.
A coleção foi concebida criativamente pela Singa, contemplando os valores de sustentabilidade da marca de vestuário. A marca segue práticas agroecológicas, como o cultivo de algodão orgânico no semiárido brasileiro, e tem um compromisso com a redução do impacto ambiental em suas ações e escolhas, buscando simplicidade, atemporalidade, bem-estar e longevidade de suas peças.
“Esta coleção nasce do encontro entre o silêncio contemplativo da Singa e a força de Spaten. Buscamos nas expressões do boxe dos anos 70 e em sua ligação com movimentos contraculturais o recorte estético que nos guiou. O boxe, tão expressivo quanto uma dança, moldou o mood da coleção. Mas esta colaboração vai além: fala sobre algo universal, o momento em que um campeão é realmente forjado, longe dos holofotes, no seu instante mais humano: o treino.”, destaca Lucas Verissimo, fundador e diretor criativo da Singa.
Empresa
V3A assina a campanha de Natal da Petrobras









