Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Pesquisa da HSR aponta 36% dos brasileiros na escala mais elevada de preocupação com a COVID-19

Publicado

em

Levantamento mostra também mudanças significativas nos hábitos de consumo no País

A pandemia do novo coronavírus está gerando preocupação crescente nos brasileiros e 36% da população estão extremamente apreensivos com a doença. Na contramão da inquietação em ascensão, estão 13% das pessoas veem histeria em relação à enfermidade. No total, 85% dos entrevistados se mostram apreensivos e, desse conjunto, o Sudeste representa 29%, seguido pelo Nordeste (23%), Sul (18%), Centro-Oeste (9%) e Norte (6%). As constatações são de o levantamento COVID-19 – Preocupação e Primeiro Impacto nos Hábitos de Consumo dos Brasileiros, realizada HSR Specialist Researchers.

Em uma escala de 1 a 10 na preocupação com o novo coronavírus, o grupo composto pelas pessoas acima de 54 anos demonstram maior ansiedade, com média de 7,2 pontos, seguidos pelas pessoas na faixa entre 25 a 24 anos, com 6 pontos. Na sequência, adolescentes até 15 anos marcaram 5,9 pontos e o conjunto entre 16 e 24 anos vem logo atrás, com 5,8 pontos. A faixa etária de 35 a 54 anos tem as pessoas menos preocupadas, chegando a 4,9 pontos. Na segmentação por gênero, as mulheres se demonstram mais preocupadas, 5,9 pontos, e os homens tiveram, em média, 5,4 pontos na escala. Renda ou faixa etária também não interferem substancialmente na relação entre a percepção de preocupação e histeria.

“O discurso de quem acredita ser histeria tende a ter pouquíssimo apoio, pois o brasileiro enxerga a crise com preocupação, com mais de um terço apontando o nível mais elevado de apreensão”, explica Lucas Pestalozzi, diretor da HSR e responsável pela pesquisa.
Mudanças nos hábitos de consumo – Com relação a hábitos de consumo, quase um quarto da população (23,4%) já fez compras abastecedoras para estoque de produtos. Além disso, dos 76,6% que ainda não fizeram, 28% têm intenção de adotar essa medida. Como esperado, o produto mais procurado para estocagem foi álcool gel, citado por 24% dos entrevistados. Outros itens bastante mencionados foram arroz (18%), feijão (12%) – sendo que muitos declararam “alimentos” de forma geral (16%) – e produtos de limpeza (7%). Aqueles com intenção de ainda fazer compras abastecedoras apresentam perfil semelhante em relação aos produtos desejados. Esses produtos que se sobressaíram são os que foram noticiados como faltando nas prateleiras, ao longo da semana.

Dois terços dos ouvidos declararam já ter deixado de ir a shoppings ou lojas físicas, com percentual mais elevado entre as mulheres. Ademais, parte significativa dos brasileiros já está adiando alguma decisão grande de compra, pois 29% confirmaram que não pretendem comprar automóvel, residência ou outra aquisição mais significativa. Esse percentual pula para 33% entre os homens. As compras online vêm se consolidando como alternativa nesse momento, sendo que 38% dos pesquisados disseram ter aumentado o uso de aplicativos de comida, com 16% comprando roupas online, o que antes fariam em loja física; 14% compraram produtos de farmácia dessa forma e 12% de supermercado.
“Os dados confirmam a tendência de compra abastecedora, principalmente de álcool gel e alimentos. Tendência que se mantém por enquanto. Existe uma parcela considerável que não mudou os hábitos ainda, mas a maioria já o fez em alguma medida. É interessante já poder observar um fortalecimento dos canais online, que despontam como caminho para o consumo em momento de menor interação social presencial”, conclui Pestalozzi.

O estudo foi realizado em 17 março, com amostra de 889 pessoas ouvidas por meio de painel online, em todo o País. Par ver o estudo completo, clique aqui .

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

Hellmann’s escala Marcos Mion e lança cabine de vento gigante na 10ª edição da NBA House em São Paulo

Publicado

em

A Hellmann’s, marca de molhos do portfólio da Unilever e patrocinadora oficial da NBA no Brasil, confirmou seu retorno à NBA House para mais uma temporada de ativações de alto impacto. Em 2026, o evento celebra sua 10ª edição histórica consolidado como o principal ponto de encontro entre o basquete, o entretenimento e a cultura pop no país. A arena de experiências funcionará durante o período das Finais da liga, entre os dias 3 e 21 de junho, ocupando o Shopping Eldorado, em São Paulo.

“A NBA House se tornou um dos momentos mais aguardados pelos fãs brasileiros por traduzir toda a energia, o entretenimento e o lifestyle que fazem parte da cultura em torno do basquete. Para Hellmann’s, estar presente nesse contexto é uma forma de participar activemente dessa conversa”, destaca Carolina Riotto, vice-presidente de marketing Unilever Foods e Food Solutions para a América Latina.

Para a abertura oficial da temporada, no dia 3 de junho (primeira Game Night), a Hellmann’s escalou o apresentador Marcos Mion como embaixador e host oficial. Colecionador de tênis e fã declarado da liga, Mion comandará dinâmicas interativas com convidados diretamente na Quadra de LED do evento.

O estande proprietário da marca foi projetado para gerar forte engajamento digital e foca na interatividade. A principal atração deste ano são os Squeezes Gigantes, cabines de vento que simulam as embalagens de maioneses saborizadas da marca. Nelas, os participantes entram para capturar o maior número possível de minibolas de basquete flutuantes.

A dinâmica adota o formato de fila virtual via aplicativo oficial da NBA House e premiará todos os participantes com produtos do portfólio. Os competidores com melhor pontuação ganham meias estilizadas exclusivas e todos recebem um vídeo personalizado da ação via QR Code para compartilhamento nas redes sociais. O espaço conta ainda com um cenário instagramável composto por uma bola de basquete iluminada em grande escala.

A marca também distribuirá totens fotográficos interativos pela arena. As estações capturam fotos dos visitantes e, por meio de renderização digital, os transformam em avatares personalizados no estilo desenho animado da NBA. Os fãs recebem o conteúdo em formato digital para as redes e uma versão impressa em formato de figurinha colecionável.

A presença da Hellmann’s se estende por toda a infraestrutura da NBA House. Ela terá a “Ilha de Molhos”, uma praça de alimentação que contará com estações de amostragem e experimentação do portfólio tradicional e das maioneses saborizadas (Bacon, Verde, Churrasco e Queijo), além da linha premium Hellmann’s Supreme; “Desafio de Arremessos na Quadra de LED”, onde o público será dividido entre os times “Maionese Supreme” e “Ketchup Supreme” em uma competição de arremessos valendo brindes oficiais; “Parceria com a Sadia”. Aqui a Hellmann’s renova sua tradicional collab de live marketing com a Sadia, promovendo a combinação casada entre os snacks e empanados da marca de alimentos e os molhos da Unilever durante as transmissões dos jogos.

Para os torcedores que não puderem comparecer ao evento físico, a Hellmann’s estendeu o território da campanha para os supermercados e canais de e-commerce com uma coleção de embalagens temáticas em edição limitada.

Os produtos foram personalizados com as identidades visuais das franquias mais populares do mundo: a maionese de Bacon veste o uniforme do Miami Heat; a de Alho representa o New York Knicks; a versão Verde estampa o Boston Celtics; a de Churrasco homenageia o Los Angeles Lakers e a de Queijo traz o Orlando Magic. Completando a escalação, o Ketchup Tradicional adota a identidade do Chicago Bulls e a Maionese Tradicional estampa o Golden State Warriors.

Continue lendo

Universo Live

Coca-Cola Femsa lança promoção com 230 mil pins colecionáveis para agitar o período do mundial

Publicado

em

A Coca-Cola Femsa acaba de apresentar sua nova estratégia de live marketing para o maior torneio de futebol do planeta: uma coleção exclusiva de pins. A iniciativa transforma os principais rituais do torcedor — como a boa comida, as comemorações e as reuniões entre amigos — em itens colecionáveis. Ao todo, serão distribuídos 230 mil pins em cinco modelos colecionáveis: três inspirados diretamente no universo do futebol e dois formatos especiais que celebram as principais combinações gastronômicas das partidas: pizza e hambúrguer.

O cronograma da campanha possui um forte apelo sazonal, iniciando-se em 28 de maio (Dia do Hambúrguer) e estendendo-se até o dia 10 de julho (Dia da Pizza). Toda a ativação foi concebida e desenvolvida pela agência de comunicação Elemento Cultural, focando na união entre o ato de torcer e o prazer de comer. “O futebol é um dos principais pontos de conexão entre as pessoas e a Coca-Cola está sempre presente nesses momentos. Mais do que acompanhar as partidas, queremos criar experiências que tornem o ato de torcer ainda mais especial”, destaca Hugo Medeiros, diretor de trade marketing da Coca-Cola Femsa.

Para garantir o brinde, a dinâmica é simples: na compra de um combo contendo duas unidades de Coca-Cola nos estabelecimentos parceiros, o consumidor ganha na hora um pin colecionável surpresa. A ação abrange 440 pontos de venda distribuídos estrategicamente pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os acessórios serão entregues em embalagens lacradas e sem opção de escolha prévia, ativando o gatilho do mistério e incentivando a cultura de troca de figurinhas e colecionáveis entre os torcedores. O ecossistema de parceiros reúne grandes redes de foodservice, como Patties Burger, Cabana Burger, Pizza Crek, Bella Capri, Dídio Pizza, Holy Burger e Netão Bom Beef.

Para impulsionar a campanha, a engarrafadora colocará no ar um filme hero focado no ambiente digital e nas redes sociais, além de suportar os restaurantes participantes com materiais de ponto de venda e ações integradas de comunicação.

Fernanda Bianco, CEO da Elemento Cultural, ressalta que a força do projeto está na valorização do cotidiano do público. “Transformamos hábitos e momentos já presentes no dia a dia do público em uma experiência de marca contínua, capaz de gerar engajamento ao longo de toda a campanha”, finaliza.

Continue lendo