Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Organizadores da EXPO RETOMADA assinam Carta de Santos com entidades da indústria de Eventos

Publicado

em

Organizadores da EXPO RETOMADA assinam Carta de Santos com entidades da indústria de Eventos

A organização da EXPO RETOMADA, que abriu a agenda dos 30 eventos-teste do Governo do Estado de São Paulo, juntamente com os representantes de cinco entidades realizadoras do evento – ABEOC BRASIL, ABRACE, SINDIPROM SP, UBRAFE e Visite Santos – acabam de assinar a Carta de Santos.

O documento é um manifesto em prol do setor de eventos de negócios, com o posicionamento das principais lideranças a favor da legalidade dos eventos presenciais com a aplicação de protocolos comprovados; o reconhecimento da amplitude econômica, de conteúdo e de geração de negócios do setor de feiras, congressos e eventos de negócios; o reconhecimento de que o setor não pode ser confundido com outros tipos de eventos e o posicionamento favorável e incentivador à ampla vacinação da população.

“A EXPO RETOMADA foi uma oportunidade para discutirmos a atualização de conhecimento e a vivência de protocolos. O próximo passo é conversar com interlocutores nos três níveis de poder o que pudemos mostrar no evento. Não queremos que o dia a dia do setor fique longe da legislação. Queremos a flexibilização consciente. Somos pró legalidade. A Carta é dirigida aos legisladores para entenderem a magnitude e os desafios do nosso setor, além de reverberar o que foi discutido na EXPO”, afirma Paulo Octávio Pereira de Almeida, diretor da Live Marketing Consultoria e um dos idealizadores da EXPO RETOMADA.

Somente a indústria de Eventos impacta mais de 50 setores da economia e movimenta, anualmente, no país, mais de R$ 930 bilhões, o que representa quase 13% do PIB – índice maior que o das indústrias automobilística, farmacêutica e a petrolífera -, com a geração de 25 milhões de empregos diretos e indiretos. “Agora, é o momento de começar a recuperar a confiança, mostrando que com a aplicação de protocolos de segurança testados e comprovados, é possível voltar a movimentar os eventos de negócios”, defende o diretor da Rede Feiras e um dos idealizadores da EXPO RETOMADA, Fernando Lummertz.

Confira a íntegra do da Carta de Santos:

 

Carta de Santos – Elaborada em julho 2021 após a realização da EXPO RETOMADA SANTOS

Nós, organizadores de eventos com foco em negócios (Feiras de Negócios e Congressos), declaramos publicamente os conceitos fundamentais que norteiam as atividades do setor:

1) somos pró-legalidade. Eventos presenciais são seguros desde que obedeçam a protocolos.

2) somos solidários também a todas as famílias e indivíduos afetados por esta terrível pandemia, mas acreditamos que chegamos ao momento da flexibilização com consciência e, portanto, os protocolos autorizados pelas autoridades sanitárias são o nosso exemplo de realização segura dos eventos presenciais com foco em negócios.

3) o setor de feiras, congressos e eventos de negócios tem ampla relação com o poder público que deverá ser norteada pelo amplo espectro econômico envolvido com a organização de eventos de negócios e não somente pelo viés de indutor do turismo de negócios. Iniciativas de associação com a economia criativa e empreendedorismo devem ser incentivadas e ampliadas.

4) políticas de fomento aos diversos destinos devem ser ampliadas cidades e locais que recebem feiras, congressos e eventos de negócios, geram desenvolvimento local, turismo e atividades relacionadas à economia criativa como um todo.

5) o setor de feiras, congressos e eventos de negócios com pleno reconhecimento por parte do poder público nas três esferas, trabalha em ambientes monitorados e com eficaz controle de visitação. Não devemos ser confundidos com outros formatos de eventos. Geramos negócios. Entendemos que a quantidade de participantes seja estabelecida de acordo com as normas do AVCB de cada ambiente.

6) as feiras, congressos e eventos de negócios geram também conhecimentos, conteúdos, novas ideias, novas conexões comerciais, ampliam relacionamentos e estabelecem novos vínculos sociais e inspiram pessoas e empresas a inovarem e a se atualizarem. Seres humanos são gregários e os eventos são a sua mais forte forma de expressão social e econômica.

7) somos totalmente favoráveis e incentivadores da ampla vacinação da população em todos os seus extratos. Acreditamos que a vacinação é o principal vetor na obtenção da necessária confiança sanitária de todos os envolvidos. Como consequência a testagem obrigatória para participação em eventos não deverá fazer parte das exigências regulatórias da retomada do setor, seguindo os mesmos parâmetros dos shoppings centers e varejo.

8) empresas idôneas na organização e gestão, aplicação de todos os protocolos de biossegurança na realização e regulamentação pelo setor público fazem parte da equação do retorno seguro do setor as suas plenas atividades econômicas.

ABEOC BRASIL – Associação Brasileira de Empresas de Eventos – Fátima Facuri – Presidente

ABRACE – Associação Brasileira de Cenografia e Estandes – Marcelo Soares – Presidente

SINDIPROM SP – Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo – Carlos Sauandag – Presidente

UBRAFE – União Brasileira Feiras e Eventos de Negócios – Abdala Jamil Abdala – Presidente do Conselho de Administração

VISITE SANTOS – Santos Convention And Visitors Bureau – Vanessa Lombardi – Presidente

EXPO RETOMADA – Paulo Otavio de Almeida – Curadoria e Organização EXPO RETOMADA – Fernando Lummertz – Curadoria e Organização

 

Evento modelo

A EXPO RETOMADA foi o primeiro de uma agenda de 30 eventos-teste chancelados pelo Governo de São Paulo e o único B2B na modalidade Feiras de Negócios e Congressos. Nos últimos dias 21 e 22 de julho, recebeu 1.309 visitantes únicos, não simultâneos, e 245 profissionais envolvidos na montagem, no Santos Convention Center, em Santos, todos testados antecipadamente para a covid 19.

Foi, também, exemplo na aplicação de rígidos protocolos de biossegurança antes, durante e pós-evento. Uso obrigatório de máscaras, planta baixa do evento desenhada para respeitar o distanciamento, tecnologia para aferição de temperatura a distância, acesso por QR Code, catracas eletrônicas automáticas e dispensers de álcool gel espalhados por todo o evento fizeram parte dos protocolos adotados. Outro detalhe foi a definição da capacidade reduzida, ou seja, o número total de participantes se manteve bem abaixo da capacidade máxima permitida do Santos Convention Center, que é de 4.000 pessoas simultaneamente. Houve ainda acompanhamento e fiscalização pela Secretaria de Saúde Estadual, Municipal, Vigilância Sanitária, entre outros órgãos, durante toda a EXPO.

Uma retestagem com 463 participantes voluntários também foi concluída no último dia 27, em São Paulo e em Santos, para a consolidação dos protocolos aplicados durante o evento. Todos os participantes serão ainda acompanhados pela organização da EXPO RETOMADA por duas semanas, com o objetivo de gerar um relatório com informações técnicas para municiar o Governo do Estado e atestar a possibilidade de retomada segura dos eventos de negócios, desde que cumpram todos os protocolos praticados durante o evento. Os dados gerados já começaram a ser enviados serão enviados à Secretaria Estadual de Saúde e ao Comitê de Saúde de São Paulo, aos cuidados da Secretária do Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, do Presidente do Comitê de Contingência da Covid 19 do Estado de São Paulo, João Gabardo, e do Secretário de Turismo, Vinícius Lummertz, que participaram da EXPO RETOMADA.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Eventos

Rock in Rio lança hub oficial de benefícios

Publicado

em

A partir de hoje, aqueles que compraram o Rock in Rio Card já podem aproveitar o melhor do estado do Rio de Janeiro! Nesta sexta-feira, entra oficialmente ao ar o ‘Viva o Rio com o Rock in Rio’, hub oficial de benefícios que transforma o ingresso do festival em um passaporte para vivenciar o melhor do Estado.

Até outubro de 2026, os titulares dos ingressos poderão acessar o site do Rock in Rio para encontrar todos os benefícios disponíveis e, ao escolher aquele que deseja, será redirecionado para o canal oficial do parceiro responsável para efetuar o resgate. Por meio do hub, o público poderá aproveitar o Rio em diferentes épocas do ano e em um período especialmente favorável para viajar, já que nove dos dez feriados nacionais de 2026 cairão em dias úteis, incluindo Réveillon de 2025, Carnaval, Semana Santa e o feriadão de 7 de setembro, quando o festival estará acontecendo. A plataforma conta com a parceria do Visit Rio, HotéisRIO, ABIH-RJ, Setur-RJ e TurisRio, disponibilizando diversos benefícios para os fãs, como descontos em atrativos turísticos do Rio e vantagens exclusivas em hotéis no estado do Rio, oferecendo promoções tanto em diárias, quanto nos restaurantes. Dessa forma, mais uma vez, o Rock in Rio reforça o seu compromisso em exaltar, movimentar e valorizar o Rio de Janeiro ao longo de todo o ano, gerando impacto positivo para o turismo, fortalecendo parceiros estratégicos e ampliando a experiência do fã para além da Cidade do Rock.

“Ao transformar o Rock in Rio Card em um passaporte de benefícios distribuídos ao longo do ano, convidamos os fãs a começarem sua jornada muito antes da abertura dos portões da Cidade do Rock, explorando o estado e a cidade, circulando pelos atrativos e fortalecendo esse vínculo afetivo que sempre existiu entre o festival e o Rio. Já observamos, inclusive, o reflexo desse movimento na própria venda do Card: tivemos um aumento de 20% no número de compradores de fora do estado em relação à edição anterior, alcançando 55% do público total. Esse dado reforça o quanto o festival segue expandindo fronteiras, atraindo visitantes e impulsionando a economia criativa e o turismo local. Para nós, é muito potente ver como essa conexão se renova e ganha novas camadas a cada edição.”, afirma Ana Deccache, diretora de marketing do Rock in Rio.

Em 2026, o ‘Viva o Rio com o Rock in Rio’ ampliou a variedade de benefícios para o festival após resultados potentes com a parceria realizada com a Visit Rio em 2024. A campanha desenvolvida em conjunto na época alcançou 20 milhões de pessoas, impulsionou a produção de mais de mil conteúdos por creators e levou mais de 8 mil visitantes a utilizarem benefícios em atrativos icônicos como o Parque Bondinho Pão de Açúcar, o Corcovado e o Museu do Amanhã apenas no mês de setembro, demonstrando o potencial de impacto e alcance da iniciativa.

Agora, a plataforma oficial de benefícios do festival chega ainda mais potente, reunindo informações, ofertas e vantagens disponibilizadas por parceiros turísticos e hoteleiros do estado. O hub integra pilares essenciais do ecossistema turístico e amplia o alcance do Rock in Rio para além da Cidade do Rock, estimulando hospedagens, visitas e circulação pelo estado ao longo de todo o ano. Esse movimento se fortalece em um cenário de crescente interesse do público de fora do Rio, evidenciado já na venda do Rock in Rio Card realizada na última terça-feira, quando os ingressos se esgotaram em 56 minutos. Benefícios em atrações turísticas, hotéis e experiências, somados aos shows exclusivos e ao feriadão em meio ao festival, foram alguns dos fatores determinantes para o aumento de 20% no número de compradores de outros estados em relação a 2024, totalizando 55% do público total que adquiriu o ingresso para 2026.

Para obter os benefícios dos atrativos turísticos, o processo é feito diretamente na loja online do Visit Rio: basta que o comprador utilize o Número do Pedido do ingresso do Rock in Rio 2026 – que pode ser encontrado no e-mail de confirmação de compra de ingresso enviado pela Ticketmaster ou na área “Meus Pedidos” do site –, para que os descontos sejam aplicados no momento da compra. Nesta etapa inicial, já é possível aproveitar 10% de desconto em experiências nos atrativos Parque Bondinho Pão de Açúcar® ️, Trem do Corcovado, Carnaval Experience, Roxy Dinner Show e Rio Boat Tour, e passeios completos guiados pela C2Rio com novos atrativos sendo adicionados progressivamente ao longo das próximas semanas.

Já para os hotéis parceiros, o comprador do ingresso recebe um cupom exclusivo, enviado diretamente ao e-mail usado na compra do ingresso. O cupom, pessoal e intransferível, garante condições especiais nos hotéis parceiros do HotéisRIO e ABIH-RJ e poderá ser utilizado diretamente no site de cada hotel. Já estão disponíveis para compra hospedagens em hotéis da cidade do Rio de Janeiro como o Hotel Nacional, em São Conrado, que disponibiliza 20% de desconto para reservas feitas para dezembro de 2025 e 10% nas reservas realizadas de janeiro a 19 de setembro de 2026; o Arena Ipanema Hotel, o Arena Copacabana Hotel e o Arena Leme Hotel, no Leme, que disponibilizam 15% de desconto sobre as tarifas públicas do site oficial durante o Rock in Rio e também em outras datas ao longo de 2026; o Radisson Rio de Janeiro Barra que oferece 15% de desconto em reservas realizadas entre março e agosto de 2026 diretamente pelo site; entre diversas outras ofertas espalhadas pela capital. Já em hospedagens em outras cidades algumas das opções são o Hotel Pousada Brava Club e o Costa do Sol Boutique Hotel, ambos em Búzios, que oferecem 10% de desconto na tarifa e drink de boas-vindas aos hóspedes.

“O Rock in Rio é uma marca que carrega o Rio no nome e unir atrativos turísticos à experiência do festival só reforça sua alma carioca. Para o turismo, principalmente para as atrações fora do eixo principal, é um grande reforço na promoção”, comenta Ronaldo Porto, gerente de marketing do Visit Rio Convention Bureau.

 

Alfredo Lopes, presidente do Hotéis Rio, destaca: “Eventos e turismo andam de mãos dadas. Os eventos são um convite para que o visitante conheça a infraestrutura turística da cidade e desfrute de seus atrativos. A iniciativa da organização do Rock in Rio amplia essa oportunidade ao oferecer vantagens e condições especiais para quem já possui o seu ingresso para o festival. A cidade, o Brasil e o mundo reconhecem o Rock in Rio como um dos maiores eventos musicais do planeta e ações como essa só consolidam essa parceria estratégica com o Rio de Janeiro.”

“O ‘Viva o Rio com o Rock in Rio’ resgata e atualiza o conceito da campanha TurisRock, lançada em 2019, transformando o festival em uma porta de entrada para todo o estado e fortalecendo o posicionamento do Rio de Janeiro como um destino único e diverso. Ao levar o espírito e a energia do Rock in Rio para além da capital, o projeto se alinha à vocação turística do interior do estado, que oferece experiências autênticas em gastronomia, cultura, natureza e hospitalidade. Dessa forma, o visitante é convidado a ampliar sua conexão com o Rio de Janeiro, conhecendo destinos que refletem a mesma diversidade e criatividade que fazem parte da identidade do festival.”, pontua Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio.

Continue lendo

Eventos

Exposição “Cazuza Exagerado” estreia sua maior edição em São Paulo com novas experiências imersivas

Publicado

em

Depois de conquistar o público carioca e atrair mais de 60 mil visitantes, a exposição “Cazuza Exagerado” desembarca em São Paulo em sua maior edição. A partir de 22 de dezembro, o Shopping Eldorado recebe uma montagem de 1.800 m², mais ampla e detalhada, que mantém o espírito irreverente do artista enquanto apresenta novas experiências imersivas criadas especialmente para a capital.

No Rio de Janeiro, a mostra emocionou personalidades como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Marieta Severo, Frejat, Bebel Gilberto e Sandra de Sá, além de mobilizar fãs de todas as idades. A chegada a São Paulo atende a uma demanda que cresceu nas redes sociais e entre admiradores que aguardavam a oportunidade de viver a exposição de perto. Entre as novidades da temporada está o palco Cantos e Contos, espaço dedicado à música, poesia e encontros especiais que aproxima ainda mais o público do universo do artista.

Apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco, a exposição tem realização da Sorria!, com coprodução da Hit Makers, empresa do Grupo 4ZERO4, Caselúdico e Sociedade Viva Cazuza. Celebrando os 40 anos do álbum “Exagerado”, a mostra propõe uma imersão sensorial e afetiva na trajetória do artista. O público terá acesso a mais de 700 itens originais preservados por Lucinha Araujo ao longo de décadas, entre roupas emblemáticas, documentos, manuscritos, fotos raras, registros audiovisuais e objetos pessoais. Ambientes históricos também foram recriados, como a Pizzaria Guanabara, o palco do Chacrinha, a Galeria Alaska e o camarim do último show no Canecão.

Com curadoria de Ramon Nunes Mello, a edição paulistana apresenta onze salas imersivas que atravessam infância, Barão Vermelho, carreira solo e sua faceta de cronista de uma geração. A montagem inclui ainda conteúdos inéditos sobre a relação de Cazuza com São Paulo, como registros do primeiro show da turnê Ideologia no Aeroanta e lembranças do período em que parte de seu tratamento ocorreu na cidade.

“Cazuza nos inspira a enxergar a vida com mais coragem, irreverência e arte. Depois de tantos pedidos para levar a exposição a São Paulo, é muito especial atender esse desejo do público. Estamos chegando com uma versão extendida, mas com a mesma qualidade que emocionou tantas pessoas no Rio”, afirma Fernando Ligório, CEO do Grupo 4ZERO4.

O uso de tecnologia, hologramas, inteligência artificial e projeções expande a força imersiva da mostra e reforça sua proposta de oferecer uma experiência sensorial completa ao visitante. A edição paulista leva essa abordagem ainda mais longe, ampliando a escala das instalações e aprofundando a relação entre memória afetiva, arte e inovação.

Continue lendo