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O consumo como sentido da vida

Talvez a pandemia tenha feito com que aparecesse a nossa pobreza. Não necessariamente a pobreza material, que também foi salientada drasticamente em muitos casos, mas a pobreza de sentido de vida. Parece que consumir tornou-se mais importante que a própria vida, consumir passou a dar o sentido da vida, chegou-se completamente a era do ter para ser.
Efetivamente vivemos para consumir, e se não podemos consumir, simplesmente não vale a pena viver. Não podemos aguentar shoppings fechados, como podemos viver sem frequentarmos os templos do consumismo?
Edgar Morin, destaca no seu livro A via para o futuro da humanidade que, “a onipresença publicitária nas mídias e nos muros das cidades, a valorização de produtos dotados de virtudes ilusórias para o paladar, para a saúde, para a beleza, para a sedução, tudo isso, estimula os consumismos para os quais, mais adiante, proporemos os antídotos”. O consumo transforma-se em um gerador de experiências, o objetivo é demostrar uma nova sensação, sentimento, emoção. Em alguns casos, parece que até mesmo a religião se transformou em uma pequena filial do mega templo hiper capitalista que se tornou a própria vida, oferecendo experiências religiosas.
Precisamos consumir, mas não para nós mesmos, para satisfazer uma necessidade material ou pessoal. Precisamos consumir para mostrar aos outros, sim o consumo solitário não nos satisfaz, não é em decorrência de necessidade que consumimos, e nem tanto pelo prazer do objeto material em si, mas consumimos para mostrar, exibir, demonstrar ao outro quem somos, que somos felizes, realizados, mas só somos se pudermos demostrar, e essa felicidade dura o tempo do número de “curtidas” que obtivermos nas redes sociais, a nossa vitrine para exibirmos nossa felicidade. Como afirma Lipovetsky em Os tempos hipermodernos, “o que caracteriza o hiperconsumo, ou consumo-mundo, é o fato de que até o não-econômico – família, religião, sindicalismo, escola, procriação, ética – é permeado pela mentalidade do homo consumericus”.
Porém essa felicidade que nos toca é fugaz, passageira. Enquanto as dos outros parecem maiores, plenas, então nosso olhar busca uma nova felicidade, em uma nova oferta, ao alcance do cartão de crédito, e logo vendemos uma parte da nossa vida futura para adquirir um pedaço da felicidade agora, negociamos com a própria vida para exibirmos a nossa felicidade, mesmo que isso signifique aumentarmos o peso das amarras no futuro.
Por isso não faz sentido para muitas pessoas proteger a vida, se não se pode consumir, pois sem consumir e exibir, não há mais vida, então vale a pena arriscar a vida, agora desprovida de sentido que não seja o de consumir.
Por Roberto Rohregger é professor da área de Humanidades da Escola Superior de Educação Centro Universitário Internacional Uninter.
Matéria publicada no portal de notícias ADNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
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Ronaldo fenômeno se torna motorista de aplicativo por um dia

Você tem o hábito de conversar com o seu motorista de aplicativo? Muitas vezes, entramos no carro, colocamos nossos fones de ouvido e nem reparamos quem está atrás do volante. Quando Eli Zamboni, diretor técnico, decidiu ter um bate-papo com seu motorista, não esperava que ele seria ninguém menos que Ronaldo fenômeno, ex-camisa 9 da seleção brasileira e vencedor do penta.
Ronaldo foi convidado pela Betfair para substituir André Ferreira, motorista que levaria Eli para uma gravação, e com seu jeito divertido e destemido, o embaixador da marca aceitou a brincadeira. Sutilmente disfarçado, o pentacampeão mundial buscou Zamboni e logo emendou uma conversa descontraída, deixando pistas de quem realmente era, como todos os diferentes países nos quais ele já “jogou bola”.
No vídeo compartilhado nas redes sociais da Betfair, é possível ver claramente o momento em que a “ficha cai”, e o diretor técnico percebe que está em uma corrida realmente fenomenal. A surpresa tem o propósito de ilustrar o poder de uma substituição, que pode parecer simples, como trocar quem está atrás do volante, mas que por fim traz muito mais emoção a uma situação mundana.
A ação traz as vantagens da “Substituição Segura”, uma funcionalidade que mantém a aposta viva mesmo quando o jogador é substituído durante uma partida. A campanha continua mostrando o DNA inovador da marca e sua conexão com o futebol, oferecendo aos apostadores mais diversão e emoção na hora de jogar.
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BrandLovers surpreende marcas e agências com ação para expor desperdício bilionário no marketing de influência

Na última semana, os principais anunciantes e agências brasileiras, incluindo CMOs, equipes de marketing e publicidade, receberam uma entrega inusitada: pizzas incompletas. Mais precisamente, com apenas ⅓ das fatias. Longe de ser um erro do delivery, a entrega incompleta faz parte de uma ação da BrandLovers, que enviou mais de 800 caixas com a mensagem “Pague 1, Leve ⅓”.
“Através de uma análise de dados, descobrimos que ⅔ do orçamento destinado a mídia de creators pode estar sendo desperdiçado. É como se você comprasse uma pizza e, na hora da entrega, chegassem apenas ⅓ da pizza que você comprou, com a diferença de que, no caso do dinheiro perdido nas campanhas, estamos falando de uma frustração bem maior”, explica Rapha Avellar, CEO da plataforma que conecta creators e grandes anunciantes.
A ação serviu como uma analogia para o estudo mais recente da BrandLovers que provou que essas frações desperdiçadas representam um rombo significativo — até R$ 1,57 bilhão pode estar sendo jogado fora anualmente em mídia de influência sem a tecnologia certa para otimizar decisões. A fim de chamar a atenção para esse problema invisível, a plataforma realizou a ação inusitada, deixando um alerta para os profissionais da área: marcas estão pagando por uma campanha de influência completa, mas recebendo apenas uma fração do impacto esperado.
A analogia da pizza foi escolhida para ilustrar de forma simples e direta o que os dados mostram, mas a BrandLovers não parou por aí. “Além de apontar a perda, nosso objetivo com a ação era apresentar as causas do desperdício. No fim das contas, queremos ajudar as marcas a desvendarem o ‘mistério’ de quem ‘comeu’ as demais fatias do orçamento”, diz Avellar.
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