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Novo time de colunistas da Revista Live Marketing

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O portal de notícias da Revista Live Marketing começa o ano de 2023 apresentando o seu novo time de colunistas. São oito profissionais do mais respeitado gabarito. E mostrando estar adequado ao novo padrão de ESG e também respeitando o que sustenta a Organização das Nações Unidas (ONU), promovemos uma igualdade de gênero, ao entender que a discriminação histórica contra a mulher causa um impacto negativo no crescimento econômico e social do país e do mundo. Essa promoção da igualdade faz parte de nossa filosofia na medida em que entendemos esse movimento não apenas como um direito inalienável, mas como um princípio central de desenvolvimento cultural, social e econômico.

Assim, nosso time está formado por:

Ricardo Amorim – Economista mais influente do Brasil de acordo com a Forbes, maior influenciador latinoamericano do LinkedIn e vencedor do prêmio Ibest 2023 nas categorias Economia e Negócios, Influenciador do Linkedin e Opinião e Cidadania.

Dil Mota – Premiado profissional e diretor da Dil Mota & TheThingThinkers, é designer e publicitário, atua há mais de 25 anos como diretor de criação e planejamento em algumas das maiores agências de comunicação do Brasil. Especializado em Live Marketing: ações de brand and customer experience, brand activation, promoção e eventos, tem uma grande expertise em trabalhos focados na relação marca x trade x consumidor, inclusive com planejamentos estratégicos para a construção de marcas, campanhas e lançamentos de produtos e promoções.

João Riva – CEO da Duovozz, agência com projetos de marketing, comunicação e vendas para o Brasil e América Latina com projetos para empresas como Honda, Centauro, Life Fitness, Edenred, McDonalds, Grupo Sinop, Grings, InvestCorp, LDC, entre outros. Professor, tendo ministrado cursos de graduação, pós-graduação e MBA para inúmeras universidades e escolhas de negócios, como FIA / USP, Cásper Líbero e FAAP. Co-autor de dois livros, palestrante e host dos podcasts Commerce Connections On Air By Google e Universo Marketing.

Alexis Thuller Pagliarini – Fundador da ESG4. Especialista em ESG e processos de Criatividade e Inovação. Além de ter atuado em grandes empresas e agências de propaganda, foi presidente executivo da Ampro (Associação de Marketing Promocional) presidente de comitê da ABA, diretor da AMCHAM, presidente da MPI (Meeting Professionals International) e diretor superintendente da FENAPRO. Além de prêmios importantes, foi jurado convidado em diversas premiações, tendo sido presidente do júri do Prêmio Colunistas Promoção nos últimos 3 anos e do Prêmio Desafio Estadão Cannes 2018 e 2019. Internacionais: WINA, AME New York Festivals (2021) e Globes Awards. Também foi palestrante no Cannes Lions Festival em duas edições e apresenta o Cannes Lions Road Show há 5 anos.

Dilma Souza Campos – CEO e sócia-fundadora da Outra Praia, Head de ESG da B&Partners.co – The Growth Network, conselheira da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, da São Paulo Companhia de Danças e da Solum Capital,  Winning Women 2016 da Ernst Young, mentora da Rede Mulher Empreendedora- RME, facilitadora do programa Google Woment Will e TEDx Speaker, Finalista do Prêmio Jabuti de Literatura como coautora do livro Publicidade Antirracista.

Débora Tenca – Do marketing direto à promoção e da publicidade ao experiential mkt, o trabalho desta criativa foi sempre orientado em buscar soluções de comunicação integrada com foco nas pessoas, suas histórias e desejos. E foi esse propósito que gerou inúmeras campanhas, projetos e eventos que lhe renderam quase 40 prêmios nacionais e internacionais, entre eles Cannes Festival, Echo Awards, London Festival e One Show Case. Há quase duas década no Rio de Janeiro, essa paulista é sócia-fundadora da Fino Trato Eventos, uma agência carioca que transforma sonhos em experiências reais e marcantes provando que o live marketing é o grande momento de touchpoint da estratégia de branding de todas as empresas.

Denise Garrido – Conta com 22 anos de experiência em comunicação, é CEO da Atenas.ag, agência que tem como um dos seus principais pilares a diversidade e representatividade, onde 75% da liderança é feminina, 40% de colaboradores são negros e pardos, 40% de nordestinos e 20% LGBTQIA+. Atenas é responsável pela plataforma de música de sustentabilidade da Heineken, pela plataforma de música de Devassa e atende clientes como TikTok, Eisenbahn, Amstel, Vivo, O Boticário e Trident.

Naty Sanches – É jornalista com especialização em gestão estratégica em comunicação organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP. Atua há 15 anos com estratégias integradas de comunicação corporativa e já desenvolveu projetos para marcas como IBM, Audi, Philips, Shopping Vila Olímpia, Shopping Anália Franco, ParkShopping São Caetano, Cambridge English, Gama Italy e Multilaser.

Como podem perceber escolhemos um time plural, com representatividade nacional e que mensalmente trarão um conteúdo de qualidade para você nosso leitor.

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Pesquisa revela nova jornada de compra no Brasil

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A mLabs, plataforma de gestão inteligente de mídias sociais, em parceria com a Conversion, agência de performance digital e SEO, lançam a pesquisa “A Nova Jornada de Compra”. O estudo  revela como diferentes faixas etárias se comportam nos diversos canais digitais — incluindo IAs, redes sociais e mecanismos de busca — e como se relacionam com marcas, conteúdo e produtos. A pesquisa, realizada com 800 entrevistados de todo o Brasil, traça um retrato detalhado das gerações Baby Boomer, X, Millennial e Z, e aponta as tendências que devem guiar o consumo em 2026.

“Criamos este estudo para mapear como as quatro gerações coexistem no mercado brasileiro, cada uma dominando ferramentas diferentes para consumir. Os dados revelam não apenas uma mudança comportamental, mas a necessidade de repensar estratégias de marketing”, explica Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion.

“Mais do que acompanhar tendências, é preciso entender a nova lógica da influência —  construída por meio de dados, relevância e credibilidade. O comportamento online de cada geração revela que a relação entre marcas e pessoas está cada vez mais guiada por propósito e contexto, e não apenas por visibilidade online”, completa.

Diferenças entre gerações: o que move cada público

O estudo revela um Brasil digitalmente diverso e gerações que, embora convivam nas mesmas plataformas, têm motivações e critérios distintos.

  • Geração Z (18 a 26 anos): é a mais conectada e socialmente ativa. 87% descobrem produtos, serviços ou marcas no Instagram e 80% no TikTok, plataformas usadas não só para lazer, mas também como fonte de informação, aprendizado e consumo. É o grupo que mais valoriza autenticidade e posicionamento de marca, e 67,2% deles já afirmam utilizar IA (como ChatGPT) para perguntar sobre vantagens e desvantagens de produtos. É a geração que usa a inteligência artificial como uma espécie de “consultor digital” para validar e tomar decisões.

  • Millennials (27 a 42 anos): são a geração mais híbrida e estratégica. 83,5% descobrem produtos no Instagram, 73,5% no YouTube e 72% no Google. Também estão entre os que mais utilizam IA (56%) como ferramenta de pesquisa e decisão. Preferem marcas que ensinam, inspiram e entregam utilidade: 58% dizem confiar mais nas IAs do que em pessoas próximas para obter informações atualizadas.

  • Geração X (43 a 58 anos): busca equilíbrio entre canais. O Google lidera com 84,5% das pesquisas, seguido por YouTube (60%) e Instagram (45,5%). Essa geração valoriza credibilidade, experiência e comparação, com 47,5% já utilizando IA em suas buscas. Embora demonstrem abertura à tecnologia, mantêm cautela e priorizam a validação em fontes oficiais e lojas físicas.

  • Baby Boomers (59+): têm presença digital crescente. 77,5% utilizam o Google e 58,5% o YouTube como principais canais de descoberta de produtos, serviços ou marcas. O Instagram (50,5%) e o Facebook (37,5%) aparecem como redes de uso mais frequente. Ainda que o uso de IA seja menor (31%) para pesquisar marcas ou produtos, quase 48% dessa geração afirmam usá-la para encontrar o menor preço ou melhor oferta, demonstrando um perfil prático e orientado à eficiência.

As plataformas que dominam o país

O estudo aborda o tema sob duas perspectivas complementares. Quando o assunto é descobrir novos produtos ou marcas, destacam-se como principais fontes o Google (76%), seguido por Instagram (73,3%), YouTube (69%), TikTok (55,4%) e televisão (49,9%).

Já quando o foco é buscar informações sobre produtos, serviços ou marcas já conhecidas, os canais mais utilizados são o Google (78,8%), YouTube (59,5%), Instagram (51,13%), inteligências artificiais (48,5%) e TikTok (38,75%).

Fatores que mais influenciam na decisão de compra final

  • Preço (80,6%)

  • Qualidade do produto (77,4%)

  • Frete grátis (77,3%)

  • Reputação/confiabilidade da marca (45,8%)

  • Avaliações de outros compradores (45,4%)

A IA como divisor geracional e o futuro do consumo no Brasil

O destaque da pesquisa, além da presença das redes sociais em toda a jornada de compra, para todas as gerações, é a presença relevante da inteligência artificial nas jornadas, ainda que em diferentes medidas.

A IA surge como um dos principais divisores geracionais do consumo brasileiro. A Geração Z (59,5%) e os Millennials (56%) já transformaram os algoritmos em verdadeiros consultores digitais de compra, estabelecendo uma relação de confiança que supera muitas fontes tradicionais. Para eles, consultar a IA é tão natural quanto usar o Google.

Por outro lado, a Geração X (47,5%) demonstra uma adoção mais cautelosa, porém crescente, enquanto os Baby Boomers (31%) seguem um ritmo mais gradual e ainda enfrentam barreiras de entrada. Essa diferença de quase 30 pontos percentuais entre os extremos evidencia como a IA se tornou um marco entre as gerações nativas digitais e aquelas em processo de adaptação ao ambiente online.

“O crescimento da IA e das redes sociais entre os mais jovens não representa uma substituição do Google, mas a expansão das buscas. Os usuários jovens descobrem produtos e serviços através das redes sociais de forma fluida, utilizam o Google para buscar informações factuais de forma ativa e vão para a IA fazer análises contextuais, comparativas. Isso cria uma experiência de pesquisa híbrida mais rica e personalizada do que qualquer geração anterior teve acesso”, afirma Rafael Kiso.

Os dados reforçam que essa transformação já antecipa o futuro do consumo no Brasil. 41,5% da Geração Z e 37% dos Millennials acreditam que a IA vai revolucionar completamente a forma como compramos, percepção que reflete o quanto essas gerações já a incorporaram ao dia a dia. Entre os mais maduros, 35% da Geração X e 35,5% dos Baby Boomers veem a IA como muito importante, mas não acreditam que ela substituirá totalmente as formas tradicionais de consumo.

“Cada geração se relaciona com as IAs do seu jeito, mas nenhuma delas deixa de se relacionar. Não é mais possível pensar no futuro do consumo sem pensar nas IAs”, conclui Kiso.

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Doritos acelera com a Fórmula 1

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Doritos, marca de tortilhas da PepsiCo – uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo – dá a largada na sua campanha que marca a estreia oficial no universo de Fórmula 1 em 2025. A iniciativa é um dos pilares da marca que reforça seu posicionamento de autenticidade e ousadia. O público vai poder acompanhar os desdobramentos desse momento icônico de Doritos online e pelas ruas de São Paulo, além de poder participar da promoção da marca e concorrer a capacetes oficiais de corrida e mini capacetes.

“Doritos sempre se conectou com quem ousa e tem coragem de ser você mesmo. A parceria com a F1 é extremamente estratégica, pois reforça essa atitude, unindo a energia das arquibancadas, a ousadia dos pilotos e o espírito global do esporte. É a chegada da intensidade de Doritos às pistas, com patrocínio previsto para os próximos 5 anos”, explica Samia Chehab, diretora de marketing da PepsiCo Brasil.

A fanzone acontece de 7 a 9 de novembro no kartódromo de Interlagos (ingressos à venda) e oferecerá shows, simuladores e telões para acompanhar as corridas. Ativações de marca, como de Doritos, também estarão disponíveis para o público participante. No espaço da marca, criado pela agência Valiant, o público poderá mergulhar ainda mais no universo da Doritos. O estande contará com uma ativação chamada “Crunch Radio”, onde o público poderá espelhar a intensa comunicação por rádio das equipes de corrida, proporcionando uma imersão direta e divertida da F1. E o ponto alto será com uma corrida de bolinhas que desafia os fãs e entrega pura diversão no clima da Fórmula 1. O espaço ainda conta com um photo opportunity temático para registrar a experiência.

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