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Novo time de colunistas da Revista Live Marketing

O portal de notícias da Revista Live Marketing começa o ano de 2023 apresentando o seu novo time de colunistas. São oito profissionais do mais respeitado gabarito. E mostrando estar adequado ao novo padrão de ESG e também respeitando o que sustenta a Organização das Nações Unidas (ONU), promovemos uma igualdade de gênero, ao entender que a discriminação histórica contra a mulher causa um impacto negativo no crescimento econômico e social do país e do mundo. Essa promoção da igualdade faz parte de nossa filosofia na medida em que entendemos esse movimento não apenas como um direito inalienável, mas como um princípio central de desenvolvimento cultural, social e econômico.
Assim, nosso time está formado por:
Ricardo Amorim – Economista mais influente do Brasil de acordo com a Forbes, maior influenciador latinoamericano do LinkedIn e vencedor do prêmio Ibest 2023 nas categorias Economia e Negócios, Influenciador do Linkedin e Opinião e Cidadania.
Dil Mota – Premiado profissional e diretor da Dil Mota & TheThingThinkers, é designer e publicitário, atua há mais de 25 anos como diretor de criação e planejamento em algumas das maiores agências de comunicação do Brasil. Especializado em Live Marketing: ações de brand and customer experience, brand activation, promoção e eventos, tem uma grande expertise em trabalhos focados na relação marca x trade x consumidor, inclusive com planejamentos estratégicos para a construção de marcas, campanhas e lançamentos de produtos e promoções.
João Riva – CEO da Duovozz, agência com projetos de marketing, comunicação e vendas para o Brasil e América Latina com projetos para empresas como Honda, Centauro, Life Fitness, Edenred, McDonalds, Grupo Sinop, Grings, InvestCorp, LDC, entre outros. Professor, tendo ministrado cursos de graduação, pós-graduação e MBA para inúmeras universidades e escolhas de negócios, como FIA / USP, Cásper Líbero e FAAP. Co-autor de dois livros, palestrante e host dos podcasts Commerce Connections On Air By Google e Universo Marketing.
Alexis Thuller Pagliarini – Fundador da ESG4. Especialista em ESG e processos de Criatividade e Inovação. Além de ter atuado em grandes empresas e agências de propaganda, foi presidente executivo da Ampro (Associação de Marketing Promocional) presidente de comitê da ABA, diretor da AMCHAM, presidente da MPI (Meeting Professionals International) e diretor superintendente da FENAPRO. Além de prêmios importantes, foi jurado convidado em diversas premiações, tendo sido presidente do júri do Prêmio Colunistas Promoção nos últimos 3 anos e do Prêmio Desafio Estadão Cannes 2018 e 2019. Internacionais: WINA, AME New York Festivals (2021) e Globes Awards. Também foi palestrante no Cannes Lions Festival em duas edições e apresenta o Cannes Lions Road Show há 5 anos.
Dilma Souza Campos – CEO e sócia-fundadora da Outra Praia, Head de ESG da B&Partners.co – The Growth Network, conselheira da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, da São Paulo Companhia de Danças e da Solum Capital, Winning Women 2016 da Ernst Young, mentora da Rede Mulher Empreendedora- RME, facilitadora do programa Google Woment Will e TEDx Speaker, Finalista do Prêmio Jabuti de Literatura como coautora do livro Publicidade Antirracista.
Débora Tenca – Do marketing direto à promoção e da publicidade ao experiential mkt, o trabalho desta criativa foi sempre orientado em buscar soluções de comunicação integrada com foco nas pessoas, suas histórias e desejos. E foi esse propósito que gerou inúmeras campanhas, projetos e eventos que lhe renderam quase 40 prêmios nacionais e internacionais, entre eles Cannes Festival, Echo Awards, London Festival e One Show Case. Há quase duas década no Rio de Janeiro, essa paulista é sócia-fundadora da Fino Trato Eventos, uma agência carioca que transforma sonhos em experiências reais e marcantes provando que o live marketing é o grande momento de touchpoint da estratégia de branding de todas as empresas.
Denise Garrido – Conta com 22 anos de experiência em comunicação, é CEO da Atenas.ag, agência que tem como um dos seus principais pilares a diversidade e representatividade, onde 75% da liderança é feminina, 40% de colaboradores são negros e pardos, 40% de nordestinos e 20% LGBTQIA+. Atenas é responsável pela plataforma de música de sustentabilidade da Heineken, pela plataforma de música de Devassa e atende clientes como TikTok, Eisenbahn, Amstel, Vivo, O Boticário e Trident.
Naty Sanches – É jornalista com especialização em gestão estratégica em comunicação organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP. Atua há 15 anos com estratégias integradas de comunicação corporativa e já desenvolveu projetos para marcas como IBM, Audi, Philips, Shopping Vila Olímpia, Shopping Anália Franco, ParkShopping São Caetano, Cambridge English, Gama Italy e Multilaser.
Como podem perceber escolhemos um time plural, com representatividade nacional e que mensalmente trarão um conteúdo de qualidade para você nosso leitor.
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Apro+Som e entidades do setor criativo se mobilizam pela proteção cultural e autoral

A ascensão da inteligência artificial (IA) na indústria da dublagem tem gerado preocupações importantes entre profissionais do setor, especialmente no que tange aos direitos autorais e de personalidade. A capacidade da IA de replicar vozes humanas levanta questões sobre identidade, pagamentos e preservação da cultura nas produções audiovisuais.
No Brasil, o Projeto de Lei 2.338/2023, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, busca diretrizes para o uso da IA, incluindo a proteção dos direitos autorais contra utilizações não autorizadas em sistemas de IA generativa. “A dublagem de inteligência feita por artificial envolve questões de direito autoral e direito de personalidade. Hoje, no Brasil, um dos principais usos da IA nesse mercado é a recriação da voz original em inglês para que soe em português com o mesmo timbre”, explica Bia Ambrogi, presidente da Apro+Som.
A Apro+Som (Associação Brasileira das Produtoras de Som), juntamente com mais de 40 entidades da indústria criativa, musical, jornalística e de comunicação, inveja uma carta ao Senado em defesa do projeto de lei, no ano de 2024. O documento enfatiza a necessidade de um marco regulatório que assegure a transparência no uso de obras e proteja os interesses dos criadores de conteúdos artísticos, intelectuais e jornalísticos no contexto da IA.
Dubladores brasileiros vêm conscientizando que a utilização indiscriminada dessa tecnologia pode comprometer a qualidade das adaptações culturais e ameaçar postos de trabalho no setor. “A dublagem vai muito além da simples reprodução de uma voz. O trabalho dos diretores de dublagem, locutores e dubladores inclui a adaptação do roteiro à cultura local, ajustando piadas, expressões e referências para tornar a experiência mais natural. Além disso, há um cuidado técnico para garantir que a sincronização labial seja precisa. Com a IA, grande parte desse processo se perde, resultando em uma dublagem que muitas vezes não se adequa à realidade cultural do país”, alerta Bia Ambrogi.
A clonagem de voz por meio de IA também gera debates jurídicos. Atualmente, a legislação brasileira de propriedade intelectual não abrange especificamente a proteção da voz isolada, isso faz parte dos direitos de personalidade protegidos pelo Código Civil e relacionados com a proteção à dignidade humana que está na Constituição Federal, sendo estes direitos extrapatrimoniais, o que deixa uma lacuna na tutela dos profissionais da voz, que utilizam este recurso como fonte de renda contra usos não autorizados de suas identidades vocais. “Diante desse cenário, estamos trabalhando em conjunto com diversas associações que representam dubladores e profissionais de voz, como o Movimento Dublagem Viva, Clube da Voz e Interartis, associação de gestão coletiva do setor audiovisual formada por artistas brasileiros, para ampliar o debate sobre a regulamentação da IA. Isso inclui a participação em fóruns, seminários e festivais, além do diálogo constante com o legislativo para avanço na construção do marco regulatório da IA e na tramitação do PL 2338”, ressalta.
A Apro+Som, em conjunto com outras entidades, segue atuando na frente “IA Responsável”, acompanhando as comissões especiais da Câmara dos Deputados que analisam o projeto de lei. “Estamos em uma campanha de conscientização para a população sobre o impacto do uso da IA na dublagem e promovendo conversas com assessores e deputados para garantir que compreendam os desdobramentos dessa tecnologia. Como o PL 2338 tramita há quase dois anos no Senado, é essencial o processo de conscientização para todos os envolvidos na Câmara dos Deputados, para que se aprofundem no tema e considerem suas implicações para o Brasil antes das votações”, explica Bia.
“Além disso, associações de gestão coletiva, como a Abramus, Interartis e a UBC, têm espaços abertos de discussão para que entidades do setor contribuam com perspectivas e demandas. Nesse contexto, o papel da Apro+Som é acompanhar o PL de perto, garantindo que os diferentes recortes sejam contemplados e que as constantes adaptações e atualizações sigam os desdobramentos do tema de forma eficaz”, completa.
A luta reforça a necessidade de que a tecnologia não avance em detrimento dos direitos dos profissionais das indústrias criativas e da integridade cultural. A preocupação vai além da garantia de remuneração justa aos profissionais de identidade vocal: trata-se de proteger a produção das produções audiovisuais brasileiras. A mobilização coletiva dessas organizações tem sido fundamental para garantir que a regulamentação da IA ocorra de maneira ética e responsável, garantindo que os interesses dos profissionais e da cultura nacional sejam devidamente contemplados no processo legislativo.
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Heineken apresenta ativação que reúne diferentes espaços de São Paulo

A Heineken apresenta o Single Night Bar, ativação proprietária que reúne em um só prédio, no centro de São Paulo, ambientes e bares, destacando algumas das pluralidades de espaços icônicos da capital paulista. A iniciativa faz parte da campanha Bar Dating e do lançamento do Hei App, ambos co-criados pela LePub São Paulo e Milão.
O Hei é um aplicativo da marca com curadoria exclusiva sobre a noite paulistana, com a finalidade de ajudar os consumidores a descobrirem mais locais na cidade. Segundo uma pesquisa realizada pela marca em parceria com a Onepoll, a maioria (68%) da Geração Z e Millennials afirma que costuma frequentar sempre o mesmo bar para socializar. No entanto, outro dado relevante é que 66% dos entrevistados afirmam que o desejo de explorar mais lugares, ter novas experiências e conhecer novas pessoas é mais forte agora do que há cinco anos. Com os aplicativos de namoro já incorporados ao dia a dia, a Heineken está unindo os mundos do swiping e da socialização – oferecendo uma maneira inteligente e descomplicada de “combinar” com um bar e renovar sua vida social.
A entrada para o evento é gratuita com ingressos limitados mediante apresentação de ingresso gerado por QR Code. Para garantir o seu, basta baixar o aplicativo Hei. Após o download, é necessário fazer um rápido cadastro. Em seguida, é só acessar o banner do Single Night Bar dentro do app, escolher a data, o horário da reserva e a quantidade de ingressos desejada (limitada a dois por pessoa). Os ingressos ficam disponíveis automaticamente no aplicativo.
O Single Night Bar está localizado no coração da cidade, no edifício Misericórdia, no Centro Histórico de São Paulo. O edifício terá quatro andares dedicados ao evento. Toda a ação foi criada e desenvolvida pela ATENAS.ag – agência de brand experience e parceira no planejamento, criação e execução de projetos da marca Heineken no Brasil – e conta com a curadoria de Facundo Guerra, um dos principais pioneiros da vida noturna e da cena cultural paulistana — também embaixador do projeto.