Agências
Novo modelo de negócio promove parcerias mais produtivas entre marcas e agências de comunicação
A relação comercial entre empresas e agências de comunicação no Brasil é historicamente desgastante, seja pela expectativa de entrega, atendimento ou desalinhamento de serviços contratados. A fim de conectar a dor desse mercado com soluções assertivas, um modelo de negócio surgiu na pandemia com intuito de tornar as parcerias mais saudáveis e produtivas. Trata-se do serviço de matchmaking, que visa facilitar a busca de uma marca por um fornecedor capacitado na área.
Segundo Cáh Morandi, CEO e fundadora da B.done, criadora do serviço em questão, a decisão de lançar a empresa se deu pela falta de estrutura dentro das áreas comerciais das agências, assim como a grande dificuldade das marcas em encontrar parceiras que pudessem atendê-las de acordo com seus desafios, modelos de negócios e budgets. “A ideia sempre foi apoiar comercialmente as agências a se desenvolverem e terem mais expertise para geração de negócios, desenvolvendo e otimizando seus serviços de acordo com as demandas de mercado”, conta Morandi.
Até por isso, o matchmaking garante que uma estrutura eficaz de relações comerciais seja montada ao recorrer à mescla do uso de ferramentas tecnológicas com o acompanhamento individualizado das organizações envolvidas. “Utilizamos sistemas que compilam uma série de agências, as quais atendem diferentes atividades e budgets. Esses parceiros passam por um processo de qualificação e somente os que cumprem critérios importantes, como estrutura, atendimento e entregas, são incorporados a fim de serem indicados para alguma concorrência e, consequentemente, apresentados para uma marca”, afirma Morandi.
O efeito dessa estratégia é fugir da probabilidade das empresas escolherem uma agência incapaz de atender as demandas requisitadas, situação em que 82% dos casos acontece, segundo estimativas da B.done. “Geralmente há falta de pesquisa prévia e realizações distorcidas de serviços, escopos e orçamento durante a concorrência e comparação de propostas e estruturas”, explica. “Já com o serviço de matchmaking, como o próprio nome diz, é possível criar um ‘match’ perfeito, em que a companhia tem uma economia de até 95% de tempo na busca do fornecedor ideal e uma diminuição de cerca de 48% nos custos de recursos de equipes e financeiros”, reforça.
Além disso, um dos grandes focos da área é garantir esses benefícios aos envolvidos dentro de uma jornada humanizada. “Estamos falando de soluções reais para as dores comuns de uma parceria. Assim, mais do que reduzir tempo e custos para as marcas, a ideia é que as relações comerciais estabelecidas se transformem em colaborações de longo prazo, de modo que haja um crescimento conjunto das empresas e um desenvolvimento interno que vá além do cumprimento de um simples contrato”, pontua a CEO da B.done.
Agências
Accuracy entra para o pool de agências de PepsiCo
Depois de vencer um processo de concorrência, a Accuracy anuncia a PepsiCo como novo cliente. Com a nova conquista, a agência entra para o pool de agências de Live Marketing da companhia e será responsável por estratégias integradas que contemplam ativações em mais de 1 mil pontos de venda, eventos para redes de PDV, campanhas de degustação e promoções com mecânica de “Junte e Troque”, que oferecem prêmios exclusivos aos consumidores.
A agência já está à frente de ações para a campanha promocional da marca “Verão com Sabor”, que acontece de 1º de dezembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025 em todo o país. O plano foi desenhado com ações estratégicas que buscam gerar pontos de conexão entre as marcas e os consumidores, fomentar vendas e proporcionar experiências de experimentação e engajamento. A abordagem combina inovação, positivação e visibilidade para alcançar os objetivos traçados pela PepsiCo, alinhando criatividade às prioridades estratégicas da marca.
“Estamos muito felizes com a chegada de PepsiCo, que tem uma plataforma promocional tão forte e enraizada em seu calendário. Sem dúvida, será uma imensa oportunidade de mesclarmos nossa expertise em ativações de trade e promoções com uma marca madura e estratégica, que entende profundamente o potencial das ações para gerar impacto no varejo, além de reforçarmos nossa posição como parceira estratégica para companhias globais que reconhecem o valor do live marketing na construção de conexão com o consumidor”, explica Marco Centenaro, CCO da Accuracy.
Agências
F/Malta desenvolve espaço da Crunchyroll na CCXP
Em parceria com a agência F/Malta, a Crunchyroll traz para a CCXP24 um espaço de 360 m² inspirado em alguns dos títulos favoritos da audiência da plataforma de conteúdo. Com uma estrutura central em formato de espiral, o local será ponto de encontro para meet & greets diários com dubladores brasileiros de grandes títulos, além de oferecer uma área que promove a interação entre o público de anime e algumas das histórias de maior sucesso entre os fãs brasileiros.
A F/Malta também é responsável pela curadoria dos painéis da Crunchyroll que vão acontecer nos três principais palcos da CCXP, como: “Vozes brasileiras de Freiren: a jornada para o além”, do dia 6/12; “Vozes de Kaiju: Dando vida à força de defesa”, em 7/12; e “Vozes de Tower of God”, dia 8/12, entre vários outros ao longo da programação do evento.
As ações da Crunchyroll durante o evento ainda contam com brindes – braceletes, pôsteres em edições limitadas e adesivos colecionáveis – distribuídos aos visitantes nos quatro dias de evento. Com a hashtag #CrunchyrollNaCCXP, promotores desafiarão os participantes a publicar conteúdos criativos nas redes sociais, com direito a prêmios para os que mais engajarem.
Felipe Malta, CEO da F/Malta, ressalta o desafio criativo de trazer à vida as ativações para um público tão exigente e conectado. “Desenvolver as ativações da Crunchyroll para a CCXP foi uma experiência enriquecedora. Sabíamos que precisávamos criar algo que fosse além de uma experiência visual; era necessário entregar emoção e conexão real. Cada elemento foi cuidadosamente pensado para tornar o espaço um ponto de destaque no evento”, finaliza.